Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pesquisador de Sinais com Caixinha de PC


Sandrluiz

Posts recomendados

Sou iniciante em eletrônica,faz uns 4 meses,mas logo de cara ví a necessidade de ter um pesquisador de sinais para reparação de radios(q e a minha preferência),peguei varios projetos na internet e em revistas,mas como novato ainda acho comlplicado fazer as PCI então fui em busca de algo mais simples....pesquisei na internet e segui as ideias de um amigo...e ta ai o pesquisador...bem simples e útil

PESQUISADOR DE SINAIS

Materiais:

1 Caixinha de som para pc com trafo queimado(ou não)

1 garra de jacaré

1 ponteira de multimetro

1 Diodo comum (pode ser os retirados do amplificador)

fios,cola quente,fonte alimentação,solda.

Montagem:

Faça um cabo para a garra jacaré (50 cm ou mais)

Faça um cabo com a ponteira de multimetro e coloque um diodo

na ponta,ficando assim,cabo - diodo - ponteira (50 cm ou mais)

Usar o mesmo fio que vai ligado a placa de audio do pc,

apenas retire o plug stereo e coloque no lugar o diodo e

a ponteira

São três fios no mesmo cabo,faça os testes com o multimetro

para saber quem e quem,so usara um deles.

Abra a caixinha e retire o trafo

Retire os fios que ligam a outra caixinha

Retire os diodos e o regulador se tiver

No lugar dos diodos faça um jumper para fazer uma ligação direta

(obs: Não precisa colocar jumper em todos os diodos..

estude a plaquinha,um fio tem que passar pelo capacitor e o outro pela chave liga desliga)

Poderá alimentar com uma fonte de 6v a 9v,ou poderá ligar também

direto em um cabo USB e usar o pc como fonte para o pesquisador

OBS USB: Os dois cabos externos são energia +5V e -5V

e os dois do meio são dados,use os do meio,positivo vermelho...

Pronto,monte a caixinha novamente,poderá usar na pesquisa

tanto o falante da caixinha ou um fone de ouvido...

abaixo algumas fotos da montegem;

abaixo algumas fotos da montegem;

68823879.jpg

74824843.jpg

38029368.jpg

57557196.jpg

88900342.jpg

As imagen não estão muito boas pois tirei do meu celular,mas qualquer dúvida e so perguntar que tentarei responder.

Espero que gostem,

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza felipe236!!

O QUE E UM PESQUISADOR DE SINAIS:

O pesquisador de sinais é uma ferramenta muito pratica para analisarmos circuitos de amplificação de áudio em rádios, televisores, amplificadores, auto radio, toca cd e demais equipamentos, e um grande instrumento para se ter a mão no dia a dia do técnico reparador ou do hobista.

USO:

Tudo que você tem a fazer é conectar a ponta de terra (garra jacaré) ao aparelho que você está testando, ligue pesquisador de sinais e encoste a agulha (ponteira de multimetro) no ponto a testar no aparelho.

Flow!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poderia me explicar "pesquisador de sinais" como ele sera utilizado e o que ele faz? porque eu não entendi claramente a o funcionamento dele.

Só para complementar a explicação do colega, um pesquisador de sinais é basicamente um amplificador. Usamos a entrada deste amplificador (com a ponteira de testes) para ir vasculhando um circuito de áudio qualquer que esteja com problema, estágio após estágio, para identificar onde ocorre a interrupção no sinal (em qual etapa/componente está o problema).

Assim, imagine um aparelho de som. Você sabe que não funciona (pois não sai som) e sabe que aparentemente está "tudo funcionando", pois não há aquecimento elevado e nem ruídos nas saídas, a fonte de alimentação está com todas as tensões corretas, etc... Então você usa o pesquisador! Se você toca com a ponteira do pesquisador na saída de um estágio qualquer (na saída do sintonizador, por exemplo) vai escutar o som saindo no amplificador do pesquisador... Basta ir percorrendo o aparelho que está testando para identificar onde está o problema (ir seguindo o som, estágio após estágio, até chegar na saída de potência).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Sou iniciante em eletrônica,faz uns 4 meses,mas logo de cara ví a necessidade de ter um pesquisador de sinais para reparação de radios(q e a minha preferência),peguei varios projetos na internet e em revistas,mas como novato ainda acho comlplicado fazer as PCI então fui em busca de algo mais simples....pesquisei na internet e segui as ideias de um amigo...e ta ai o pesquisador...bem simples e útil

PESQUISADOR DE SINAIS

Materiais:

1 Caixinha de som para pc com trafo queimado(ou não)

1 garra de jacaré

1 ponteira de multimetro

1 Diodo comum (pode ser os retirados do amplificador)

fios,cola quente,fonte alimentação,solda.

Montagem:

Faça um cabo para a garra jacaré (50 cm ou mais)

Faça um cabo com a ponteira de multimetro e coloque um diodo

na ponta,ficando assim,cabo - diodo - ponteira (50 cm ou mais)

Usar o mesmo fio que vai ligado a placa de audio do pc,

apenas retire o plug stereo e coloque no lugar o diodo e

a ponteira

São três fios no mesmo cabo,faça os testes com o multimetro

para saber quem e quem,so usara um deles.

Abra a caixinha e retire o trafo

Retire os fios que ligam a outra caixinha

Retire os diodos e o regulador se tiver

No lugar dos diodos faça um jumper para fazer uma ligação direta

(obs: Não precisa colocar jumper em todos os diodos..

estude a plaquinha,um fio tem que passar pelo capacitor e o outro pela chave liga desliga)

Poderá alimentar com uma fonte de 6v a 9v,ou poderá ligar também

direto em um cabo USB e usar o pc como fonte para o pesquisador

OBS USB: Os dois cabos externos são energia +5V e -5V

e os dois do meio são dados,use os do meio,positivo vermelho...

Pronto,monte a caixinha novamente,poderá usar na pesquisa

tanto o falante da caixinha ou um fone de ouvido...

abaixo algumas fotos da montegem;

abaixo algumas fotos da montegem;

68823879.jpg

74824843.jpg

38029368.jpg

57557196.jpg

88900342.jpg

As imagen não estão muito boas pois tirei do meu celular,mas qualquer dúvida e so perguntar que tentarei responder.

Espero que gostem,

Abraços

Achei interessante esse pesquisador de sinal, usando cx de pc, mas uma coisa eu não entendi direito; Gostaria se possível me esclarecer essa dúvida; O cabo com a ponteira e o diodo é ligado em 1 dos 3 fios que vai ligado a placa de áudio do pc, e onde liga o cabo com a garra jacaré ? É obrigatório a retirada do potenciometro ? Desde já agradeço pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...