Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NET Vírtua - Bloqueio por MAC Address


mrgustavo

Posts recomendados

Olá pessoal,

Sou novo no fórum e estou aqui com o intuito de reportar-lhes um fato que aconteceu comigo nessa semana.

Eu possuo o Vírtua de 10Mbps e desde a última quarta-feira a minha taxa de transferência não passava de 500kbps.

Entrei em contato com a NET reclamando e eles me enviaram um técnico.

Como eu possuo um roteador wireless, o técnico pediu que eu ligasse o modem diretamente ao computador.

Ao fazê-lo, a internet voltou a 10Mbps.

Dispensei o técnico e fiquei encucado com a situação.

Voltei a ligar o modem ao roteador e continuou o problema.

Passei a tentar resolver o problema de todas as formas, troquei cabos, resetei o roteador, fiz upgrade de firmware, etc e nada.

Depois de tudo isso, estava eu nas páginas de configuração do roteador quando vi a opção de alterar o MAC address utilizado na conexão WAN.

Alterei para o MAC do meu notebook e... voilà... minha internet voltou ao normal.

Posso tirar duas conclusões do ocorrido:

- O modem, por algum motivo, limitou o meu acesso (ingênuo né...)

- A NET limitou minha banda a partir do MAC address do meu roteador.

Enfim pessoal... tirem suas próprias conclusões.

Gostaria apenas de divulgar o fato ocorrido.

Fiquem de OLHO! :zoio:

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Gustavo, sinto te informar que essa prática da Net é lendária... e já tem anos que vem sendo praticada...

Clonar o MAC address no roteador é o primeiro passo para iniciar a configuração...

A net, quando instala o serviço na tua casa, pega o MAC da tua placa de rede... e faz isso para só habilitar o sinal nos servidores deles para as placas registradas... caso contrário, o pessoal roubaria o sinal direto dos postes!

Ultimamente estão pegando pesado com roteadores, já que muita gente tem cancelado suas assinaturas e optado por compartilhar o sinal...

O truque de não interromper o sinal e optar por diminuir a banda é justamente para obter a reclamação do cliente e corroborar o uso de um roteador...

Tenho relatos de um sinal "mortífero" q eles mandam q queima a porta WAN do roteador, deixando o modem intacto... leia isto:

http://www.cfgigolo.com/2006/12/virtua-queima-roteadores-e-placas-de-rede/

http://www.google.com.br/search?q=net+queima+porta+wan&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:en-US:official&client=firefox-a

Agora q eles sabem positivamente que você tem um roteador, sugiro deixá-lo desligado quando não for usado....

[]s - miguel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Sou novo no fórum e estou aqui com o intuito de reportar-lhes um fato que aconteceu comigo nessa semana.

Eu possuo o Vírtua de 10Mbps e desde a última quarta-feira a minha taxa de transferência não passava de 500kbps.

Entrei em contato com a NET reclamando e eles me enviaram um técnico.

Como eu possuo um roteador wireless, o técnico pediu que eu ligasse o modem diretamente ao computador.

Ao fazê-lo, a internet voltou a 10Mbps.

Dispensei o técnico e fiquei encucado com a situação.

Voltei a ligar o modem ao roteador e continuou o problema.

Passei a tentar resolver o problema de todas as formas, troquei cabos, resetei o roteador, fiz upgrade de firmware, etc e nada.

Depois de tudo isso, estava eu nas páginas de configuração do roteador quando vi a opção de alterar o MAC address utilizado na conexão WAN.

Alterei para o MAC do meu notebook e... voilà... minha internet voltou ao normal.

Posso tirar duas conclusões do ocorrido:

- O modem, por algum motivo, limitou o meu acesso (ingênuo né...)

- A NET limitou minha banda a partir do MAC address do meu roteador.

Enfim pessoal... tirem suas próprias conclusões.

Gostaria apenas de divulgar o fato ocorrido.

Fiquem de OLHO! :zoio:

Um abraço!

Olá mrgustavo, desculpe usar seu tópico, mas instalei a NET Virtua 1Mb ontem lá em casa e tenho um roteador D-link 524. Acontece a mesma coisa: quando conecto o notebook direto ao modem funciona que é uma beleza. Mas, quando ligo o modem ao roteador e uso o sinal wireless a internet fica uma porcaria. Falha o tempo todo, as vezes abre um site, as vezes não.

Eu tava lendo que deveria copiar o macadress da placa de rede do meu notebook para o roteador. Fiz isso, mas mesmo assim continua o problema... e aí volto a ligar direto no modem e fica tudo certo.

Você poderia explicar melhior como fez essa mudança do macadress? Não entendi bem se usou um outro endereço. Só sei que minha internet só tem 1Mb e ainda fica falhando com o roteador... impossível de usar.

Se alguém puder ajudar!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é novidade a NET limitar a banda através de MAC. Ela sempre fez e vai continuar fazendo pois é um controle que eles possuem para a tecnologia utilizada de cable modem.

Como neste caso após a clonagem do MAC no roteador, a velocidade voltou ao normal, logo era uma simples configuração para sanar o problema.

Agora nem sempre a vida é tão simples, alguns roteadores mais simples e baratos com conexões de banda larga mais parrudas (acima de 10 Mbits) promovem o mesmo problema citado, porém o problema é o roteador que não consegue gerenciar o compartilhamento de internet. Neste casos existem soluções como mudar segurança wireless, etc, porém são paliativos, neste caso a troca do roteador é quase que mandatória. (Existem diversos tópicos sobre isso, mas um dos campeões com esse problema é o DI-524 por exemplo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é novidade a NET limitar a banda através de MAC. Ela sempre fez e vai continuar fazendo pois é um controle que eles possuem para a tecnologia utilizada de cable modem.

Como neste caso após a clonagem do MAC no roteador, a velocidade voltou ao normal, logo era uma simples configuração para sanar o problema.

Agora nem sempre a vida é tão simples, alguns roteadores mais simples e baratos com conexões de banda larga mais parrudas (acima de 10 Mbits) promovem o mesmo problema citado, porém o problema é o roteador que não consegue gerenciar o compartilhamento de internet. Neste casos existem soluções como mudar segurança wireless, etc, porém são paliativos, neste caso a troca do roteador é quase que mandatória. (Existem diversos tópicos sobre isso, mas um dos campeões com esse problema é o DI-524 por exemplo)

Então, estou lendo tudo muita coisa sobre roteadores + Net Virtua. Acho informações desde 2006 e o pessoal sempre comentando essa dificuldade no funcionanto do Virtua quando roteado. Tem a informação da clonagem do IP para o roteador, mas muitos ainda assim relatam problemas, como o meu caso.

Aqui em casa acontece algo estranho. Num dado momento está tudo funcionando muito bem, mas passa um tempo o site que estava visitando não abre mais, nã funciona. Fico atualizando algumas vezes e volta com velocidade boa, depois para. Isso que é estranho, pois ligado direto ao modem funciona muito bem. Para mim era pra funcionar direito ou não funcionar nada. Realmente é complicado entender isso. Tenho medo de comprar outro roteador e o problema continuar.

Vou tentando aqui, se conseguir resolver posto pro pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faz um bom tempo que não utilizo NET, pois depois que migrei para GVT me mantive com ela.

Acredito que possa ser uma configuração novamente. As conexões IP possuem um timeout que pode ser personalizado, em seu modem (NET) está configurado com um valor diferente do roteador, como ele deve estar configurado com valor menor que do roteador ele perde a configuração antes do roteador. Assim o PC acredita que ainda tem conexão, mas como no modem ele já foi resetado perde-se o link.

Pode ser também um problema no roteador.

1. Qual roteador você possui?

2. Ele está atualizado com o último firmware?

3. Este problema aparece quando você está conectado com cabo ou wireless?

4. Como está configurado seu modem NET?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz um bom tempo que não utilizo NET, pois depois que migrei para GVT me mantive com ela.

Acredito que possa ser uma configuração novamente. As conexões IP possuem um timeout que pode ser personalizado, em seu modem (NET) está configurado com um valor diferente do roteador, como ele deve estar configurado com valor menor que do roteador ele perde a configuração antes do roteador. Assim o PC acredita que ainda tem conexão, mas como no modem ele já foi resetado perde-se o link.

Pode ser também um problema no roteador.

1. Qual roteador você possui?

2. Ele está atualizado com o último firmware?

3. Este problema aparece quando você está conectado com cabo ou wireless?

4. Como está configurado seu modem NET?

dwatashi muito obrigado por tentar ajudar. Eu estou usando NET porque é a mais em conta aqui pro meu prédio - também prefiro GVT. Não vou poder informar agora as respostas as suas questões, mas assim que tiver um tempo lá em casa informo tudo.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde

Em casa não tem essa frescura não, isso esta acontecendo só com as instalação nova pois uso net já faz uns 8 ano e nunca precisei clonar o mac da placa de rede; e o esquema da franquia graças a Deus não esta funcionando :joia:

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nos anos aqui de Fórum, eu percebi que a NET tem diferentes políticas de tráfego dependendo da região, por causa das diferenças de sistemas por causa de fusão de empresas que ela comprou. Normalmente não é necessário clonar o MAC address para ter boa conexão, mas nos casos em que isso foi necessário é porque o modem tem um firmware bastante limitado para múltiplas conexões e um controle arcaico da operadora (NET) na região atendida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz um bom tempo que não utilizo NET, pois depois que migrei para GVT me mantive com ela.

Acredito que possa ser uma configuração novamente. As conexões IP possuem um timeout que pode ser personalizado, em seu modem (NET) está configurado com um valor diferente do roteador, como ele deve estar configurado com valor menor que do roteador ele perde a configuração antes do roteador. Assim o PC acredita que ainda tem conexão, mas como no modem ele já foi resetado perde-se o link.

Pode ser também um problema no roteador.

1. Qual roteador você possui?

2. Ele está atualizado com o último firmware?

3. Este problema aparece quando você está conectado com cabo ou wireless?

4. Como está configurado seu modem NET?

Desculpe pela demora!

Meu roteador é o D-link DI 524, e estou com a última versão do firmware (atualizei hoje).

O problema aparece quando estou conectado seja com cabo ou wireless, via roteador.

O modem da net é o Motorolla sb5101n, algumas informações dele: Software Version: SB5101NU-2.1.2.0-GA-01-NOSH

Hardware Version: 1

MIB Version: II

GUI Version: 1.0

Frequency519000000 Hz Signal To Noise Ratio37.1 dB Power Level3.0 dBmV

The Downstream Power Level reading is a snapshot taken at the time this page was requested. Please Reload/Refresh this Page for a new reading

O técnico da NET veio hoje aqui em casa reduzir o sinal que estava muito forte (Tx alto, segundo ele). Então, vou fazer mais uns testes e ver se melhorou a qualidade do wireless com isso.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, pessoal, a luta continua... a internet ficou melhor (quando usada direto do modem), assim como a imagem da TV. Mas, quando utilizo o roteador a novela continua. Em um momento, a internet funciona muito - como nesse momento em que estou postando. Do nada, ela para... como se não houvesse sinal e daqui a pouco melhora, após algumas tentativas de carregar a mesma página. Isso só ocorre via roteador, pois quando está ligada direto no modem é uma maravilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, algo que reparei só agora. Bom, como disse, conexão direta modem-notebook é ótima, sem reclamação. Quando utilizo o roteador (seja por cabo ou wireless) aí começa o problema... Num momento funciona muito bem, em outro para. Mas, reparei agora quando vou acessar um site demora, preciso recarregar algumas vezes. Depois que acessa o site a primeira vez, todas as páginas desse site abrem muito rápido de primeira, sem problemas de não funcionar. Mas, aí vou pra outro site até então não aberto e nada... preciso recarregar algumas vezes e aí quando carrega a primeira página desse site, pronto, as outras carregam normalmente. Vai entender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, algo que reparei só agora. Bom, como disse, conexão direta modem-notebook é ótima, sem reclamação. Quando utilizo o roteador (seja por cabo ou wireless) aí começa o problema... Num momento funciona muito bem, em outro para. Mas, reparei agora quando vou acessar um site demora, preciso recarregar algumas vezes. Depois que acessa o site a primeira vez, todas as páginas desse site abrem muito rápido de primeira, sem problemas de não funcionar. Mas, aí vou pra outro site até então não aberto e nada... preciso recarregar algumas vezes e aí quando carrega a primeira página desse site, pronto, as outras carregam normalmente. Vai entender...

Estranho, parece que está com algum problema com o DNS, já que ele demora a "resolver" o endereço. Depois que ele acha fica rápido...

Que DNS você está usando? O próprio da Virtua ou aqueles Open DNS que a gente acha por aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, parece que está com algum problema com o DNS, já que ele demora a "resolver" o endereço. Depois que ele acha fica rápido...

Que DNS você está usando? O próprio da Virtua ou aqueles Open DNS que a gente acha por aí?

Opa, Ph4n70m!

Eu acho que você acertou o problema! O MSN normalmente demora para entrar, e aí ontem eu cliquei na resolução de problemas dele. Abre uma outra janela em que o MSN Messenger vai testando alguns componentes e exatamente no DNS ele diz que há erro que foi mais ou menos isso: DNS não consegue resolver o endereço IP. Eu clico em reparar e o MSN entra normalmente. Agora, como resolver isso eu não sei.

Estou usando só o Virtua, nada além disso. O cabo conectado ao modem, conectado ao Roteador DI-524. Quando ligo o notebook direto no modem funciona muito bem, quando uso o roteador dá esse problema.

Nem sei como funciona esse Open DNS, cara. Será que teria alguma dica pra me ajudar?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, Ph4n70m!

Eu acho que você acertou o problema! O MSN normalmente demora para entrar, e aí ontem eu cliquei na resolução de problemas dele. Abre uma outra janela em que o MSN Messenger vai testando alguns componentes e exatamente no DNS ele diz que há erro que foi mais ou menos isso: DNS não consegue resolver o endereço IP. Eu clico em reparar e o MSN entra normalmente. Agora, como resolver isso eu não sei.

Estou usando só o Virtua, nada além disso. O cabo conectado ao modem, conectado ao Roteador DI-524. Quando ligo o notebook direto no modem funciona muito bem, quando uso o roteador dá esse problema.

Nem sei como funciona esse Open DNS, cara. Será que teria alguma dica pra me ajudar?

Obrigado!

É alguma configuração do Roteador Wireless... talvez ele não esteja pegando o endereço de DNS do modem... Procure na página de configuração do DI-524 se não existe uma opção para pegar DNS automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É alguma configuração do Roteador Wireless... talvez ele não esteja pegando o endereço de DNS do modem... Procure na página de configuração do DI-524 se não existe uma opção para pegar DNS automaticamente.

Endereço de DNS é a mesma coisa que MAC adress? O MAC adress eu já copiei. Procurei e não encontrei nenhuma opção para pegar DNS automaticamente. O que mais posso fazer? Esse problema está me deixando chateado já. O fio do modem é pequeno e não chega à mesa para usar o notebook. Preciso do roteador, mas do jeito que está não funciona direito.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...