Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

doidaofox, entendi a questão do tarja preta. Mas sem levar em consideração o tamanho do bolso, mas também sem ter que gastar uma fortuna (nobreak-online). O que é melhor para a vida do PC:

A) Usar um short-break para apenas salvar arquivos quando faltar energia.

ou

B) Usar um filtro de linha, e sem estress, salvar mais do que o normal os arquivos.

Se a B for uma alternativa boa, seria muito interessante, pois seria muito mais barata.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
doidaofox, entendi a questão do tarja preta. Mas sem levar em consideração o tamanho do bolso, mas também sem ter que gastar uma fortuna (nobreak-online). O que é melhor para a vida do PC:

A) Usar um short-break para apenas salvar arquivos quando faltar energia.

ou

B) Usar um filtro de linha, e sem estress, salvar mais do que o normal os arquivos.

Se a B for uma alternativa boa, seria muito interessante, pois seria muito mais barata.

Se voce pode ficar salvando a todo instante os arquivos a alternativa B e a resposta, e mesmo precisando de tempo pra salvar os arquivos a alternativa B não deixa de ser algo desejável, pois proteção contra surtos é sempre bom ter.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, depois de ler todos os tópicos aqui do fórum, diga-se passagem à maioria feita pelo nosso colega fahler, liguei o PC com filtro de linha na tomada. Foi um momento difícil, senti aquele frio na barriga, mas deu tudo certo. O problema é que agora vou ter que arrumar alguma coisa para ligar minha caixa de som que é 110v e aqui no DF é 220v. Por falar nisso há alguma solução mais barata que não seja um estabilizador para ligar a caixa de som?

Com respeito ao filtro, realmente é a posição mais viável econômicamente. Até refleti sobre o fato de que é realmente importante investir até um pouco mais na fonte.

Muito obrigado pessoal, e vamo que vamo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, depois de ler todos os tópicos aqui do fórum, diga-se passagem à maioria feita pelo nosso colega fahler, liguei o PC com filtro de linha na tomada. Foi um momento difícil, senti aquele frio na barriga, mas deu tudo certo. O problema é que agora vou ter que arrumar alguma coisa para ligar minha caixa de som que é 110v e aqui no DF é 220v. Por falar nisso há alguma solução mais barata que não seja um estabilizador para ligar a caixa de som?

Com respeito ao filtro, realmente é a posição mais viável econômicamente. Até refleti sobre o fato de que é realmente importante investir até um pouco mais na fonte.

Muito obrigado pessoal, e vamo que vamo.

Um auto transformador é a resposta, daqueles simples de uma tomada apenas (bem pequenos mesmo, quase do tamanho de um adaptador).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Faller, ótimo tópico. Indo um pouco além, gostaria de saber sobre a energia de geradores a combustível...

Neste último mês a Eletropaulo teve problemas graves em sua rede e acabei ficando sem energia por mais de 24 horas, isso me custou um dia de trabalho que não poderia perder. Com isso, tenho pensado em adquirir um gerador elétrico a gasolina para ser usado em conjunto ao nobreak que já tenho hj (Manager III Senoidal da SMS) nestes momentos emergenciais onde não há previsão de restabelecimento da energia.

http://www.toyama.com.br/produtos_det.asp?cod_categoria=2&cod_linha=8&cod_sublinha=6&cod_produto=5

Um gerador a gasolina seria prejudicial ao pc ou no-break?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Geradores são máquinas elétricas naturais, senoidais portanto. São menos prejudiciais que os no-breaks de onda retangular, no tocante a forma de onda gerada..

O que não sei nem as características citadas permitem avaliar é o quanto seu controle de rotação (que acaba refletindo na frequência da tensão gerada) e de geração é eficaz a ponto de compensar, corrigir e manter as variáveis básicas da geração, dentro de variação tolerada.. Não sei, não tenho a experiência e nem as características informam...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Seria bacana se as fontes dos pcs viessem com um sistema "Nobreak" e bateria interna,

seria uma grande ideia para os fabricantes, pois poderiam vender mais caro e chamariam a atenção de mais compradores

Não venderia e não chamaria minha atenção, pois não uso pc mais que 5h por dia e não deixo a fonte energizada no resto do período, então pra que ter um no breake, o ideal é se ter apenas se necessário e não sempre te-lo, no meu caso nobreake é jogar dinheiro fora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de qualquer coisa só posso agradecer por um tópico tão detalhado como esse. Impressionante! Vale a pena ler cada um dos posts..

Eu tenho uma dúvida: imaginando que queira comprar um nobreak que forneça a anda senoidal pura, esse aqui é uma boa opção? http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=MA3-14KVABP

Ao menos na descrição está como "senoidal pura" e o preço é o menos assustador que encontrei. Importante: eu teria problema usando esse nobreak com uma fonte com PFC ativo? É uma boa opção para uso doméstico? (PC, 2 monitores, roteador, impressora)? Preciso de aterramento para utilizar?

Diversas vezes nesse tópico foi citado o filtro de linha como uma opção pra quem não tem problemas com queda de energia. Seria possível alguém indicar um filtro REALMENTE bom? Se possível, não só a marca, mas o modelo também. Algum desses vale a pena? http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4=

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Antes de qualquer coisa só posso agradecer por um tópico tão detalhado como esse. Impressionante! Vale a pena ler cada um dos posts..

Eu tenho uma dúvida: imaginando que queira comprar um nobreak que forneça a anda senoidal pura, esse aqui é uma boa opção? http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=MA3-14KVABP

Ao menos na descrição está como "senoidal pura" e o preço é o menos assustador que encontrei. Importante: eu teria problema usando esse nobreak com uma fonte com PFC ativo? É uma boa opção para uso doméstico? (PC, 2 monitores, roteador, impressora)? Preciso de aterramento para utilizar?

Diversas vezes nesse tópico foi citado o filtro de linha como uma opção pra quem não tem problemas com queda de energia. Seria possível alguém indicar um filtro REALMENTE bom? Se possível, não só a marca, mas o modelo também. Algum desses vale a pena? http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4=

Valeu!

Estabilizador interno com 4 estágios de regulação.

senoidal de simples conversão

Não agrada, pelo preço e por ter estabilizador e não ser online, nada mais que um short break de luxo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ele é um no-break off-line, que passa a gerar energia senoidal a partir da falta da energia primária. Isso é o que ele tem de bom, sua operação em modo bateria..

No modo rede ele é um simples e maldito estabilizador, com todos os problemas inerentes aos mesmos.. Mas é menos ruim que os short-breaks que por ai andam, com suas formas de onda retangulares..

Quanto aos filtros dê uma boa olhada ai nesse comparativo: Comparação entre Upsai FHT-1200, Clone F8 e SMS Clean Energy

Ai no cabeçalho dessa análise tem um modo de entrar em todo o tópico e desse modo observar a aalise de mais de 10 filtros de linha.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa discussão tomou outros rumos... Tentei convencer a um usuário que diz que entende muito de eletrônica (na verdade tem até qualificação). Mas com ele viu que não tenho conhecimento nessa área não convenci ele a entender que um no-break off-line como o dele acaba com a fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Supondo a seguinte situação:

um nobreak short break (Ex.SMS NEW STATION UST 700Bi) e um bom filtro de linha (Ex: Upsai FHT-1200)

Ambos no mesmo valor (suposição).

Moro em um local perto de uma fábrica onde queda de luz não é constante na minha cidade, coisa de 1 por mês. Porém minha luz sofre muita oscilação (as vezes ocorre da lâmpada ficar mais fraca e alguns aparelhos não ligar, não sei o termo certo para isso)

O que mais me aconselha comprar para preservar e conservar meu aparelho (hardware) ?

Aparelhos: CPU, Monitor 23" LDC, Caixa de SOM, TV LED 40", roteador, modem e Microsystem 600W de potência

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Supondo a seguinte situação:

um nobreak short break (Ex.SMS NEW STATION UST 700Bi) e um bom filtro de linha (Ex: Upsai FHT-1200)

Ambos no mesmo valor (suposição).

Moro em um local perto de uma fábrica onde queda de luz não é constante na minha cidade, coisa de 1 por mês. Porém minha luz sofre muita oscilação (as vezes ocorre da lâmpada ficar mais fraca e alguns aparelhos não ligar, não sei o termo certo para isso)

O que mais me aconselha comprar para preservar e conservar meu aparelho (hardware) ?

Aparelhos: CPU, Monitor 23" LDC, Caixa de SOM, TV LED 40", roteador, modem e Microsystem 600W de potência

A maioria desses equipamentos tem ou pode ter fontes com entrada Full Range (para o PC uma fonte com PFC ativo)

Desse modo o PC, o Monitor a TV led com certeza e provavelmente o roteador e também o modem não teriam problema algum pois poderia ser alimentados com qualquer tensão de qualquer valor entre 90 e 264 Volts AC, sem nem ter de trocar nenhuma chave seletora de tensão que nem tem..

Restam as caixas de som e o microsystem, ambos com bastante tolerância às varições de tensão..

Para proteger os mesmos, um bom filtro de linha /proteção contra surtos..

Veja ai, só como exemplo, uma fonte com PFC ativo segurando as tensões, que ela mantém estáveis, para o PC mesmo com alimentação de entrada variando de 30 a 254 Volts AC..

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria desses equipamentos tem ou pode ter fontes com entrada Full Range (para o PC uma fonte com PFC ativo)

Desse modo o PC, o Monitor a TV led com certeza e provavelmente o roteador e também o modem não teriam problema algum pois poderia ser alimentados com qualquer tensão de qualquer valor entre 90 e 264 Volts AC, sem nem ter de trocar nenhuma chave seletora de tensão que nem tem..

Restam as caixas de som e o microsystem, ambos com bastante tolerância às varições de tensão..

Para proteger os mesmos, um bom filtro de linha /proteção contra surtos..

Veja ai, só como exemplo, uma fonte com PFC ativo segurando as tensões, que ela mantém estáveis, para o PC mesmo com alimentação de entrada variando de 30 a 254 Volts AC..

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Meu pc possui fonte real (não sei bem o que quis dizer com o termo PFC, desculpe sou um pouco leigo no assunto).

Muito obrigado pela explicação, foi bem esclarecedor

Apenas para finalizar, o filtro de linha que citei resolveria meu problema? pois vejo citarem muito ele em vários tópicos.

Utilizo um estabilizador a mais de 6 anos e nunca senti confiança no mesmo, ja queimei fonte umas 4 vezes.

Ja os outros aparelhos ficam ligados apenas na tomada e está na hora de eu tomar mais cuidado.

Abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pc possui fonte real (não sei bem o que quis dizer com o termo PFC, desculpe sou um pouco leigo no assunto).

Muito obrigado pela explicação, foi bem esclarecedor

Apenas para finalizar, o filtro de linha que citei resolveria meu problema? pois vejo citarem muito ele em vários tópicos.

Fonte real todo PC do mundo tem, a fonte existe, é real. Tudo que existe é real. PFC ativo significa correção do fator de potência. O filtro dá proteção contra surtos, mas o que resolve seu problema é uma boa fonte com PFC ativo.

A sua fonte provavelmente nem é boa, nem tem PFC ativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte real todo PC do mundo tem, a fonte existe, é real. Tudo que existe é real. PFC ativo significa correção do fator de potência. O filtro dá proteção contra surtos, mas o que resolve seu problema é uma boa fonte com PFC ativo.

A sua fonte provavelmente nem é boa, nem tem PFC ativo.

minha fonte é essa

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193326787-fonte-400w-reais-c3-tech-400r-nf-gar-1ano-_JM

minha máquina é um core 2 duo 2.4 , 2gb DDR2, geforce 8600 gt

já vi que já esta fugindo um pouco do assunto to tópico, mas essa minha fonte não é boa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
minha fonte é essa

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193326787-fonte-400w-reais-c3-tech-400r-nf-gar-1ano-_JM

minha máquina é um core 2 duo 2.4 , 2gb DDR2, geforce 8600 gt

já vi que já esta fugindo um pouco do assunto to tópico, mas essa minha fonte não é boa?

Rapaz, ora pra não ter subtensão ai na sua casa, pois se tiver não ligue o pc em hipótese alguma (risco de explosão).

Sugiro a troca por fontes de outras marcas de mesma potencia (400~450W) como Seasonic, antec, corsair, OCZ, dentre outras, com PFC ativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
minha fonte é essa

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-193326787-fonte-400w-reais-c3-tech-400r-nf-gar-1ano-_JM

minha máquina é um Core 2 Duo 2.4 , 2gb DDR2, GeForce 8600 gt

já vi que já esta fugindo um pouco do assunto to tópico, mas essa minha fonte não é boa?

É, o tópico não é destinado a analisar fontes, portanto sugiro você mesmo analisar essa sua dai, através de seu Review feito pelo CdH.

Sente-se para não ter um treco: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-C3Tech-400R-PUF-400S/1984/7

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ressuscitando o tópico.....acho que coompreendi bem sobre os nobreaks, mas minha situação é a seguinte, vou morar em um lugar onde existe uma considerável variação de energia, inclusive quedas (área rural), e estou levando para lá uma TV LED 32 novinha e gostaria de saber se compensa colocar um nobreak para protegê-la. Penso nisso porque acho que estas TVs de hoje são mais sensíveis. Penso num APC de 600va bivolt de 250 reais. Grato pela ajuda.

E o que acham deste para minha situação: Nobreak SMS Manager III senoidal 700VA (490W) biv/115V

E este? Só parece q tem padrão antigo para tomadas. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-197640357-nobreak-sms-manager-iii-senoidal-700va-novo-na-caixa-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa discussão tomou outros rumos... Tentei convencer a um usuário que diz que entende muito de eletrônica (na verdade tem até qualificação). Mas com ele viu que não tenho conhecimento nessa área não convenci ele a entender que um no-break off-line como o dele acaba com a fonte.

Quem diz que entende muito geralmente entende é "muito pouco" ou até nada. Qualificação por si só não basta, se é que a pessoa de fato tem, porque até isso muitos inventam. Em se falando de qualificação, basta ver a quantidade de advogados reprovados nos exames da OAB todo ano. É de deixar o cabelo em pé. De repente o cara nem mesmo sabe que o nobreak que tem é off-line. De repente ele pode ser de fato experiente e bem qualificado numa determinada área da eletrônica e entender muito pouco de nobreaks e estabilizadores e proteção elétrica. Como por exemplo o ótimo ortopedista que não tem ideia nem experiência de como fazer um parto ou de como lidar com um infarto.

Ressuscitando o tópico.....acho que coompreendi bem sobre os nobreaks, mas minha situação é a seguinte, vou morar em um lugar onde existe uma considerável variação de energia, inclusive quedas (área rural), e estou levando para lá uma TV LED 32 novinha e gostaria de saber se compensa colocar um nobreak para protegê-la. Penso nisso porque acho que estas TVs de hoje são mais sensíveis. Penso num APC de 600va bivolt de 250 reais. Grato pela ajuda.

Já eu acho que você entendeu foi muito pouco, nem a metade do que leu. Sua TV suporta uma tensão de 90 a 264V. A variação considerável de energia que você atribui ao local supera aquela faixa suportada pela TV?

Você pensa em colocar um nobreak para protegê-la. Protegê-la de quê?

Nobreak é proteção para quedas de energia. Se há quedas constantes de energia um shortbreak não vai solucionar o problema, porque a autonomia deles é muito pequena. São produtos feitos para o usuário salvar rapidamente o trabalho e desligar o computador. Não há como salvar a programação da TV.

Quedas de energia podem vir acompanhadas por surtos de tensão na rede elétrica. Proteção contra surtos quem dá são os protetores contra surtos, conhecidos no Brasil como filtros de linha.

Alguns nobreaks até têm dispositivos internos de proteção, que equivalem aos de um filtro de linha mediano. Melhor então comprar o filtro mediano, que custa bem menos e não prejudica. O nobreak funciona como um estabilizador quando operando com energia elétrica e fornece uma energia de qualidade ruim, quando no modo bateria. Evite. Não use sem necessidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...