Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

Nesses casos um melhor processamento, uma filtragem adequada na energia destinada a alimentar o equipamento de áudio geralmente resolve ou atenua grandemente o problema...

Outro caminho importante e a geração, de parte do equipamento interferente, de energia interferente via rádio frequência, tal fosse o equipamento interferente um transmissor e o de áudio um receptor..

 

faller, valeu pela resposta, mas nao ficou muito claro. ate onde eu li, nobreak online de dupla conversao c onda senoidal era a solucao definitiva para a filtragem... como isto atenuaria o problema? achei que fosse a solucao, por isso comprei um...

e essa interferencia por radiofrequencia seria possivel ser proveniente de um ventilador (aqueles portateis de 50 reais)?

 

seriamente, este assunto esta me deixando em panico, porque ja gastei uma grana e ainda nada do problema ser resolvido. no meu caso sao apenas equipamentos de audio, mas e se fossem equipamentos medicos que mantem alguem respirando e nao pudesse de forma alguma ter picos e oscilacoes, por exemplo? alguma coisa nesse mundo tem que garantir uma energia "limpa"...

 

obrigado abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Cauê Bravim..    A energia que seu no-break libere pode até ser a mais limpa do mundo, não introduzir nenhum ruído em seu sistema de áudio. Esse ruído pode estar vindo, chegando ao seu sistema de áudio por meio de RF (radiofrequência) por ondas eletromagnéticas.. Ai não tem muito o que fazer, não é o no-break o culpado, e sim seu ventilador de R$ 50 reais...

O que eu faria para definir se é via RF ou via energia elétrica??

Ligaria o mesmo ventilador, na mesma rede elétrica ai de sua casa, o maios distante possível do equipamento de áudio..

Se for pela rede elétrica o ruído não desaparecerá nem mudará, ficará no mesmo nível. Se for via RF é bem possível que ele desapareça ou atenue alguma coisa..

 

Isso só para saber a origem dele..

 

Para resolver, quem sabe outro ventilador...  Experimente ai..  Só você pode fazer isso..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Saudações, acabo de chegar!

 

Primeiramente gostaria de agradecer a toda comunidade, principalmente ao Faller, por toda boa vontade, ciência e esclarecimentos. Importantíssimo o papel de uma comunidade ativa, especializada, acessível e independente como essa para combater os vícios de um mercado selvagem e antiético que não respeita o consumidor e considera apenas o lucro. Sem a ajuda de vocês, confiando apenas na leiga intuição, descrição técnica (mais marketeira do que técnica) dos fabricantes e sugestões de vendedores, provavelmente iria continuar a incorrer no mesmo erro eternamente.

 

Como usuário de PC o que mais temo e o que mais sofro é a perda de HDs. Já perdi alguns na época em que utilizava fonte ruim e estabilizador. Hoje uso uma fonte boa (Corsair HX620) e utilizava, até agora, um no-break off-line (iPower da Microsol/APC de 700VA, que, também acabo de descobrir com a ajuda do fórum, estava subdimensionado (http://www.atera.com.br/produto/IP700-STNRD/Nobreak+APC+Ipower+Standard+700VA+(350W)+bivolt+115V). Utilizava esse no-break há dois anos, "tudo tranquilo" até semana passada quando acabei de perder outro HD. O no-break desligou do nada, sozinho, e o PC não inicializou mais. Dava aquele famoso erro: "falta ntldr". Achei que fosse apenas o SO corrompido, mas era o próprio HD (hardware) que não estava dando mais sinal de vida, aparentemente "morreu". Havia uns três dias que o no-break vinha comportando-se assim, desligando sozinho, sem motivo aparente. Não sei se por sobrecarga, ou fim da vida útil da bateria etc, enfim...

 

O motivo de ter adotado o no-break é que percebia que os problemas com os HDs aconteciam sempre durante as quedas de energia. Então, pensei leigamente: "o no-break irá evitar as quedas de energia e, sem queda de energia, não haverá mais problemas". Optei pelo iPower, pois como não tenho aterramento (moro num prédio, e isso parece difícil de ser resolvido), vi, na descrição do produto, que o iPower incluía um módulo isolador que dizia dispensar o aterramento. Segundo o vendedor, este iPower também estaria bem dimensionado para o meu PC/fonte/etc (muito cuidado em conversas com vendedores).

 

Lendo o fórum, começo a entender que os problemas no HD (no que diz respeito ao hardware) dificilmente são decorrentes da queda de energia em si, mas dos surtos decorrentes desta, surtos que o no-break off-line (short-break) é incapaz de coibir devido ao lento tempo de comutação (0,05s), ausência de varistores etc. Pior, na maior parte do tempo, os short-breaks comportam-se como um estabilizador, agredindo a fonte do PC (já tinha notícia de que estabilizador era dispensável/ruim, mas não sabia que era tanto e nem que o no-break sofria do mesmo mal).

 

Aposentei o no-break. Acabei de encomendar um filtro de linha, o "multi proteção com contador de surtos" da Clamper. No-breaks on-line de dupla conversão, por enquanto, estão fora de questão devido ao alto preço, barulho e necessidade de troca periódica de bateria.

 

Após esse longo depoimento, aqui vão minhas dúvidas:

 

Dúvida 1) Faller, vi no tópico "Você já viu seu filtro de linha por dentro?..." , post #532, (http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/?p=5513725) que você, ao avaliar muito bem o filtro de linha "multi proteção com contador de surtos" da Clamper diz que este tem uma topologia melhor do que "seu irmão sem contador". Gostaria de saber se esse "irmão sem contador" refere-se ao "multi proteção" sem contador também da Clamper (http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-8-tomadas-preto.html)? Se sim, qual seria a diferença entre os dois? Não ficou claro pra mim no post.

 

Ainda na mesma dúvida. Vi neste tópico, "No-break realmente é a salvação?", no post #483, (http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/827485-no-break-realmente-é-a-salvação/?p=5759758) que você recomenda como "bons filtro de linha no Brasil" tanto os "Clamper multi proteção com contador de surtos" (http://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-preto.html), o "Clamper multi proteção" sem contador (já exibido no link do parágrafo acima), o " Clamper multi energia" (http://www.lojaclamper.com.br/index.php/http-www-clamperlojavirtual-com-br-clampermultienergia.html), e o "UPSAI FHT 1200". Gostaria de saber se, além do contador de surtos em si, há alguma diferença significativa na topologia desses citados filtros de linha sem contador da Clamper e o filtro "multi proteção com contador de surtos" (também citado e também da Clamper)? Pergunto, pois tenho outros equipamentos que são ligados apenas na rede elétrica e gostaria de saber se o "multi energia" me forneceria uma proteção tão boa quanto o "multi proteção com contador de surtos"? Um é praticamente o dobro do preço do outro.

 

 

Dúvida 2) A segunda dúvida é menos prática e mais conceitual. Sou leigo, e após ler todos esses posts fiquei pensando: por que só existem no-breaks off-line que, no modo rede (sem utilizar a bateria), comportam-se como estabilizadores? Por que essa obrigatoriedade de se comportar como um estabilizador no modo rede? Não poderia existir no-breaks off-line (short-breaks) que no modo rede comportassem-se apenas como bons filtros de linha? Quero dizer algo tipo um short-break que quando a rede elétrica estivesse de pé, alimentando (short-break no modo rede), funcionasse simplesmente como um bom filtro de linha (sem as gambiarras dos estabilizadores e com varistores etc); e, quando a rede elétrica caísse, este entrasse no modo bateria impedindo a perda de arquivos e danos no SO? Resumindo, por que ao invés do combo "bateria + estabilizador" nos short-breaks não podemos ter o combo "bateria + filtro de linha", ou simplesmente "bateria + rede elétrica pura"?  Existe alguma limitação técnica pra isso ou seria mais má vontade/oportunismo mesmo?

 

Desculpem o post extenso, mas percebi que vocês não correm de post/tópico grande e preferem depoimentos/explicações/perguntas mais detalhadas.

 

Muitíssimo obrigado!   :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua Dúvida 1) Basta reparares que o Clamper Multi Proteção com contador de surtos tem um filtro melhor, que incorpora indutor duplo, que nos demais não está presente.

ClamperMultiProteoContadorSurto-Indutord

 

 

Sua Dúvida 2) A segunda dúvida é menos prática e mais conceitual. Sou leigo, e após ler todos esses posts fiquei pensando: por que só existem no-breaks off-line que, no modo rede (sem utilizar a bateria), comportam-se como estabilizadores? Por que essa obrigatoriedade de se comportar como um estabilizador no modo rede? Não poderia existir no-breaks off-line (short-breaks) que no modo rede comportassem-se apenas como bons filtros de linha? Quero dizer algo tipo um short-break que quando a rede elétrica estivesse de pé, alimentando (short-break no modo rede), funcionasse simplesmente como um bom filtro de linha (sem as gambiarras dos estabilizadores e com varistores etc); e, quando a rede elétrica caísse, este entrasse no modo bateria impedindo a perda de arquivos e danos no SO? Resumindo, por que ao invés do combo "bateria + estabilizador" nos short-breaks não podemos ter o combo "bateria + filtro de linha", ou simplesmente "bateria + rede elétrica pura"?  Existe alguma limitação técnica pra isso ou seria mais má vontade/oportunismo mesmo?

 

Resposta: É que existem heranças malditas que se perpetuam. Essa é uma delas..  Porque a maioria absoluta dos estabilizadores rebaixam a tensão de 220 para 110 Volts, é outra maldita herança. Em 110 Volts a coisa é pior, melhor toda a vida trabalhar em 220 Volts..  Por isso que os malditos short-breaks incorporam estabilizadores internos..  (quer saber porque, leia ai: Devo alimentar o PC em 110 ou 220 Volts???  )

 

Eu diria que é o efeito Chicó, parafraseando Selton Melo que, no filme Auto da Compadecida vivia respondendo às perguntas com um "Não sei, só sei que as coisas por aqui sempre foram assim"

 

Então respondendo objetivamente.. Short Breaks incorporam estabilizador por efeito Chicó..

 

EfeitoChico_zpsc33febad.jpg

 

 

Esse tipo de no-break, na presença da rede elétrica comercial se comportam tal qual estabilizador com todos os problemas inerentes aos mesmos...

Ao faltar energia eles passam a gerar uma forma de onda que não presta nem para sogra ruim...

E ainda colocaste um ai mal, bem mal dimensionado.. Tudo isso para melhorar a energia de seu PC... Imagina só se quisesses piorar????  Ai não podes estranhar se queimar fonte se queimar HD se queimar o saco... Tudo derivado de má escolha somada a mau dimensionamento...

 

Haverá um fabricante que se ligue a lance um no-break sem estabilizador interno..  Só que isso é difícil pois todos os fabricantes de no-break fabricam também estabilizadores.. Como vão eles justificar agora que o no-break sem estabilizador é melhor, que o estabilizador não presta?????  É tiro no pé...

 

Adote um no-break de operação on-line (forçosamente com geração senoidal de de dupla conversão)

- Esse não tem estabilizador interno, ele já gera a energia na tensão correta;

- Esse gera energia senoidal exatamente como é e deve ser a energia da tomada, só que sem ruídos e sem surtos de tensão...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, você sabe onde posso encontrar no-breaks de dupla conversão para equipamentos de áudio (estúdio de gravação)? procurei, mas não consegui achar, porque os que encontrei são os normais, que fazem muito barulho. Existe algum que não faça ou que seja bem reduzido para este tipo de caso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, você sabe onde posso encontrar no-breaks de dupla conversão para equipamentos de áudio (estúdio de gravação)? procurei, mas não consegui achar, porque os que encontrei são os normais, que fazem muito barulho. Existe algum que não faça ou que seja bem reduzido para este tipo de caso?

Porque não adotas uma alternativa de colocar o no-break em outra dependência e traz a alimentação somente para dentro do estúdio..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal,

 

Estou ciente dos problemas que os short-breaks causam, mas no meu caso é difícil viver sem eles. Faço experimentos científicos que as vezes rodam por horas, dias, até semanas. Por mais que eu inclua "checkpoints" onde eu salvo os dados em disco, quedas de energia são sempre problemáticas e causam perda de trabalho (meu e dos PCs).

 

Depois de experiências frustradas com SMS e TS Shara encontrei os APC. Já tive dois deles que deram defeito, mas tenho outros 10 em funcionamento, alguns com vários anos. O modelo que eu vinha comprando ultimamente é o Back UPS Pro, que apesar da onda quadrada que faz minhas fontes com PFC ativo trabalharem pesado (pelo menos o ruído é grande), ele parece não ficar interferindo na tensão. Pelo Powerchute consigo inclusive configurar as tensões mínima e máxima que ele deixa passar sem intervir e sempre deixo o mínimo no mínimo possível e o máximo no máximo possível porque sei que a fonte aguenta as variações. Não ouço nenhum barulho de relê como ouvia nos modelos mais antigos.

 

O Back UPS Pro também tem a vantagem de o Windows reconhecê-lo e instalar os drivers automaticamente. O mesmo se aplica a vários modelos de NAS. Assim eles trabalham monitorando a carga e hibernam automaticamente quando ela está acabando, e voltam automaticamente depois que a energia retorna e continuam o trabalho, tudo sem intervenção humana. No Windows dá para usar o Powerchute para ter informações e configurações adicionais, mas não é essencial.

 

O problema é que a APC resolveu tirar esse modelo de linha no Brasil (nos EUA eles ainda existem) e deixou apenas umas porcarias herdadas da Microsol no mercado de short-breaks. Os modelos da Microsol não são identificados pelo Windows e mesmo instalando o driver eles não são reconhecidos como no-break. NAS nenhum também reconhece esses no-breaks. Por fim, o software para monitoramento não é o Powerchute, é um tal SGM Light, uma porqueira feita em Java que não roda como serviço, não hiberna o Windows, dá pau na instalação, enfim, um completo lixo.

 

Minha dúvida é: algum no-break no mercado entrega pelo menos o que o Back UPS Pro da APC entregava? Já pesquisei alguns modelos da Eaton, mas tenho dúvidas se o driver deles é decente ou se é outra gambiarra que fica dependente de software.

 

Nos EUA falam bem do Cyberpower, mas é outro que não existe por aqui. É lamentável o descaso da APC com o mercado brasileiro descontinuando o melhor short-brake que eles tinham e deixando só porcaria no lugar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, você sabe onde posso encontrar no-breaks de dupla conversão para equipamentos de áudio (estúdio de gravação)? procurei, mas não consegui achar, porque os que encontrei são os normais, que fazem muito barulho. Existe algum que não faça ou que seja bem reduzido para este tipo de caso?

O fabricante APC possui uma linha para essa aplicação. A linha se chama AV Power.

Segue link

http://www.apc.com/products/family/index.cfm?id=310

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fabricante APC possui uma linha para essa aplicação. A linha se chama AV Power.

Segue link

http://www.apc.com/products/family/index.cfm?id=310

Daudt86, obrigado por responder! Infelizmente não achei modelos 220v, só 110v. Procurei na página do Brasil dessa página. Para eu ligar 110v precisaria de um transformador potente (e super pesado também), já que essas belezas aí começam nos 1 kVA, não? De qualquer forma, minha preferência seria pela APC, já que tenho um servidor NAS que possui mais compatibilidade com produtos dessa marca.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daudt86, obrigado por responder! Infelizmente não achei modelos 220v, só 110v. Procurei na página do Brasil dessa página. Para eu ligar 110v precisaria de um transformador potente (e super pesado também), já que essas belezas aí começam nos 1 kVA, não? De qualquer forma, minha preferência seria pela APC, já que tenho um servidor NAS que possui mais compatibilidade com produtos dessa marca.

Dê uma olhada nos produtos da Eaton, que também é uma marca "das grandes" no sertor:

http://powerquality.eaton.com/Products-services/Backup-Power-UPS/Default.asp?cx=3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi seu @faller

Tudo bem?

 

Estou achando que ao invés de ter criado um tópico novo deveria ter botado ele direto aqui para aproveitar a sua expertise e ao mesmo tempo já compartilhava a resposta com todo mundo.

Será que não da para mover para cá?

 

Enfim, se tiver tempo por favor de uma olhada nele.

 

Aqui o link:

 

No-break para Servidor Torre

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1093101-no-break-para-servidor-torre/

 

 

Muito obrigado

 

Abraço

 

 

Alvaro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

seria este o nobreak mais "aceitável" dentre aqueles q mesmo sendo senoidais ainda possuem um determinado tempo para acionar o inversor?

 

 

http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Mirage

 

 

diz ser de DUPLA CONVERSAO..

 

 

no kabum tem um de 1kva -> 800W por 1376,00

 

 

vale?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seria este o nobreak mais "aceitável" dentre aqueles q mesmo sendo senoidais ainda possuem um determinado tempo para acionar o inversor?

 

 

http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Mirage

 

 

diz ser de DUPLA CONVERSAO..

 

 

no kabum tem um de 1kva -> 800W por 1376,00

 

 

vale?

Cara, eu não confio muito nessa marca. Prefiro as consolidadas no mercado. Principalmente para missão critica. Tipo APC, Eaton e Emerson.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu não confio muito nessa marca. Prefiro as consolidadas no mercado. Principalmente para missão critica. Tipo APC, Eaton e Emerson.

 

 

eu gosto da SMS, tive um por alguns anos sem probls.. com relação a essas outras marcas, as lojas por aqui nao vendem nem a pau.. so se forem modelos de entrada.. mas perguntei por ser um nobreak de dupla conversao com um preco até acessivel pois o de 2kva (1600w) passa dos 2 mil..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Nobres amigos

 

O Faller colocou muito bem o problema dos no breaks não senoidais. Eu achei interessante e pesquisei bastante. Mas como há muita maquiagem no mercado não sei o quanto posso confiar nos que aparecem na internet.

 

Eu quero usar no meu computador (e periféricos) e no meu teclado (piano elétrico).

 

Achei esses dois modelos. Questiono:

 

- São mesmo senoidais (posso confiar ou são algum tipo de onda quadrada disfarçada que vai queimar meus aparelhos)?

- São bons e confiáveis para eu usar nessas aplicações?

- Se não são, quais são indicados???

 

No-Break Manager III Senoidal 1400VA Bivolt - SMS (R$ 860)

 

No-Break UPS Senoidal 1400VA Bivolt - TS Shara (R$ 475)

 

Muito obrigado!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nobres amigos

 

O Faller colocou muito bem o problema dos no breaks não senoidais. Eu achei interessante e pesquisei bastante. Mas como há muita maquiagem no mercado não sei o quanto posso confiar nos que aparecem na internet.

 

Eu quero usar no meu computador (e periféricos) e no meu teclado (piano elétrico).

 

Achei esses dois modelos. Questiono:

 

- São mesmo senoidais (posso confiar ou são algum tipo de onda quadrada disfarçada que vai queimar meus aparelhos)?

- São bons e confiáveis para eu usar nessas aplicações?

- Se não são, quais são indicados???

 

No-Break Manager III Senoidal 1400VA Bivolt - SMS (R$ 860)

 

No-Break UPS Senoidal 1400VA Bivolt - TS Shara (R$ 475)

 

Muito obrigado!!!

 

 

desses ai, conheco o sms e tenho um de mesma capacidade e ele é realmente senoidal.. agora quanto a diferenca de precos, nao sei porque esse da ts shara é estão barato.. tb pesquisei por ele mas nao quis arriscar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desses ai, conheco o sms e tenho um de mesma capacidade e ele é realmente senoidal.. agora quanto a diferenca de precos, nao sei porque esse da ts shara é estão barato.. tb pesquisei por ele mas nao quis arriscar...

Pois é, mas se o UPS é metade do preço não valeria a pena? Ele é ruim demais??? Outra questão que retiro da resposta do Daut86 - pensei que senoidal e dupla conversão era a mesma coisa, já que não acho nenhum na internet que fale que é dupla conversão - qual a diferença?^Onde encontro esses de dupla conversão? Obrigado 

Se quiser algo que realmente possa confiar, tem que partir para nobreaks de dupla-conversão.

 

Pensei que senoidal e dupla conversão era a mesma coisa, já que não acho nenhum na internet que fale que é dupla conversão - qual a diferença? Onde encontro esses de dupla conversão e quais marcar são confiáveis? Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei que senoidal e dupla conversão era a mesma coisa, já que não acho nenhum na internet que fale que é dupla conversão - qual a diferença? Onde encontro esses de dupla conversão e quais marcar são confiáveis? Obrigado

 

Uma coisa e forma de onda, outra e tempo de transferencia do nobreak. Um nobreak que é dotado de dupla conversão possui mais tecnologia, bypass, carregador de baterias inteligente, inversor e retificado com igbt. Isso aumenta muito o rendimento do equipamento e sua eficacia em levar uma forma de onda mais "perfeita" possivel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei que senoidal e dupla conversão era a mesma coisa, já que não acho nenhum na internet que fale que é dupla conversão - qual a diferença? Onde encontro esses de dupla conversão e quais marcar são confiáveis? Obrigado

 

http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=45&f2=12&f3=2&f4=

Esses são exemplos de no-break de dupla conversão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, os senoidais de dupla conversao nao tem o tempo de troca da rede pra bateria já q é direto, ja os senoidais comuns tem.. enfim, se o cara pode comprar um de dupla conversao, vá em frente.. caso contrario pegue um senoidal de marca conhecida

 

 

nao sei dizer a respeito da qualidade do ts shara, mas como ja tive nobreak sms antes e nunca tive problemas, decidi pegar outro.. até cogitei um de dupla conversao da sms onde postei a duvida acima mas como ele estava 300 reais mais caro q o senoidal "comum", desisti.. até porque vou usar uma bateria externa pra aumentar a autonomia e com o de dupla conversao o modulo de bateria era tb mais caro e diferente do que eu comprei..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Clamper tem novos modelos, muito mais modernos, de apresentação mais profissional e com mais recursos, por preço assemelhado. Veja ai na própria loja virtual da Clamper:

Linha Multi Proteção: http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/rede-eletrica-e-telefonica.html

Linha Multi Energia: http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/eletrica.html

Olá,finalmente encontro alguém que pode me ajudar.

Comprei um orgao eletrônico faz uns 5 meses, ele esta apresentando umas falhas..o técnico da empresa já olhou e disse que o problema é proveniente da oscilação de energia.

O problema é o seguinte: Ele esta ligado num estabilizador,porém toda vez que o estabilizador da uns estalos,o orgão falha..fica com os leds piscando e não funciona as teclas..mas volta a funcionar logo em seguida...mas isso é constante...toda fez que o estabilizador instala acontece isso..ou quando ligo o microondas,chuveiro elétrico,maquina de lavar...

você poderia me ajudar? Não sei mais o que fazer...Comprei um aparelho tão caro e praticamente não posso usar..SOS...

Pensei no caso de um No Break...será que resolveria meu problema?

Preciso de alguma solução para o orgão parar de ter interrupções no funcionamento e funcionar corretamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...