Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

  • Membro VIP
Olá EribertoTorres

Obrigado por ter respondido.

voce citou que:

...É da linha interativa, ou seja, offline.

vou verificar com o fabricante, apesar de ja ter tentado e sem solucao,

mas acredito que seja Online,

outro detalhe, se a saida ao estar utilizando o no-break em modo baterias, for onda quadrada (nao senoidal), nao vai servir, por tenho um note da dell, que a bateria nao aceita se a forma de onda nao for senoidal, adquiri um desses um poucoa mais simples, tipo os da sms/ups tshara, desses residenciais, de 1.5kva, e nao funcionou, a fonte do note comecou a vibrar e fazer barulho, e devolvi o nobreak.

Agora, de tanto falarem do nobreak da APC, estou vendo se resolve o meu problema.

Mais alguma sugestao meu amigo ?

Cleber

No próprio link que voce passou dizia que a topologia é interativa

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=SUA1500-BR

UPS interativos sao offline. Se você precisa de um online pode pular para a linha SURT, pegando um modelo SURT1000XLi por exemplo (eu tenho um). Só com a bateria que vem de fábrica ele me dura entre 90 a 120 minutos.

EDIT: Um detalhe: você usa o notebook o tempo todo com a bateria conectada? Se sim, tire a bateria e use-a somente quando tiver que usar o notebook sem uma tomada por perto. Se você sempre tiver uma tomada, tire a bateria e deixe-a guardada.

Bateria com 40% de carga e complete-a quando for utilizar. Uma vez a cada duas semanas pode dar uma usada na bateria e voltar a cargar (40%). Também nao deixe a bateria descarregar mais do que 20%, pois a partir daí o circuito que regula a carga fica doido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK EribertoTorres

Muito obrigado por ter me alertado com os detalhes.

Mais uma questao:

na sua opiniao, qual vale mais a pena

esse que você me passou o link ou que eu estava cotando,

ambos, estão por volta de R$ 1.500,00

A principio, o que vai ficar conectado o tempo todo no nobreak

nao passa de 150Wats,

sei que este consumo é baixissimo para ambos os no-breaks, mas quero autonomia, pois o que vou ligar é :

2 cameras segurança

1 roteador

1 sistema de alarmes para monitoramento

esses acimas, ficaram o tempo todo conectados,

o que eu vou conectar avulso.

1 pc

1 monitor

1 notebook

qual sua opiniao ?

Grato.

Cleber

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
OK EribertoTorres

Muito obrigado por ter me alertado com os detalhes.

Mais uma questao:

na sua opiniao, qual vale mais a pena

esse que você me passou o link ou que eu estava cotando,

ambos, estão por volta de R$ 1.500,00

A principio, o que vai ficar conectado o tempo todo no nobreak

nao passa de 150Wats,

sei que este consumo é baixissimo para ambos os no-breaks, mas quero autonomia, pois o que vou ligar é :

2 cameras segurança

1 roteador

1 sistema de alarmes para monitoramento

esses acimas, ficaram o tempo todo conectados,

o que eu vou conectar avulso.

1 pc

1 monitor

1 notebook

qual sua opiniao ?

Grato.

Cleber

Por partes:

Se vai usar o notebook ligado ao UPS, tire a bateria com 40% de carga e guarde-a. Isso evita viciá-la e vai manter a autonomia da mesma (nao vai ter tanto desgaste).

Ligar pouca carga ao UPS é bom porque aumenta sua autonomia, e o que eu uso, dá uns 24% de load, tenho uns 175W de consumo, e isso me dá entre 90 a 120 minutos de autonomia (segundo o software de monitoramento).

Você precisa de um UPS online? Se sim, esse é um modelo recomendado, outro seria a Série 9130 da Eaton, e talvez algum UPS Emerson. Se puder, compre a placa SNMP e configure-a para monitorar o UPS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK,

mas a autonomia de 90 a 120 minutos que voce relata, voce nao acha que está pouco pela carta que consumida em relação a potencia do seu no-break ?

vi um outro no site da apc

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=SURTA2200XL-BR&tab=models

de 2.2 kva, é o dobro do seu, mas veja no grafico,

com consumo de carga de 200watts, dá autonomia de mais de 14horas.

como voce recomendou, vou ligar na altera amanha, e coletar algumas informações, dentre as empresas que sao revendedoras, parece ser a com mais opções de escolha.

Depois, posto aqui o nobreak que me oferecerem.

Abcs

Cleber

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
OK,

mas a autonomia de 90 a 120 minutos que voce relata, voce nao acha que está pouco pela carta que consumida em relação a potencia do seu no-break ?

vi um outro no site da apc

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=SURTA2200XL-BR&tab=models

de 2.2 kva, é o dobro do seu, mas veja no grafico,

com consumo de carga de 200watts, dá autonomia de mais de 14horas.

como voce recomendou, vou ligar na altera amanha, e coletar algumas informações, dentre as empresas que sao revendedoras, parece ser a com mais opções de escolha.

Depois, posto aqui o nobreak que me oferecerem.

O teu nao é da mesma série do meu, mas em nenhum lugar indica autonomia de 14 horas só com a bateria interna. Com um banco de bateria em 180W sobe para 10 horas e com 2 sobe para 17 horas.

você tem msn ?

Sim mas nao uso. Toda informacao postada no fórum deve ser resolvida no fórum. Por favor retire o teu e-mail da tua última postagem, pois é contra as regras do fórum ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá EribertoTorres

Nao consigo chegar num bom senso.

Veja se pode me ajudar.

Preciso de um nobreak entre de 1 a 1,5KVA, saida onda senoidal, online.

e que tenha disponibilidade de baterias externas.

Das baterias externas, estava pensando em automotiva, mas alguns disseram que nao é viável.

Se for para adquirir baterias externas, do proprio no-break, tipo "camelo", é caro demais e ta fora do meu orcamento no momento.

voce teria alguma sugestao ?

Preciso tomar uma decisão o mais breve, se puder me dar dicas, agradeço.

valeu.

Cleber

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá EribertoTorres

Nao consigo chegar num bom senso.

Veja se pode me ajudar.

Preciso de um nobreak entre de 1 a 1,5KVA, saida onda senoidal, online.

e que tenha disponibilidade de baterias externas.

Das baterias externas, estava pensando em automotiva, mas alguns disseram que nao é viável.

Se for para adquirir baterias externas, do proprio no-break, tipo "camelo", é caro demais e ta fora do meu orcamento no momento.

voce teria alguma sugestao ?

Preciso tomar uma decisão o mais breve, se puder me dar dicas, agradeço.

valeu.

Cleber

Eu fui de APC por recomendacao, mas você pode ir de APC (SURT1000XLi 1KVa) ou pegar algum da série 9130 da Eaton, eles tem o de 1.5 KVa, ou algum Emerson. A desvantagem da Eaton é que a autonomia com a bateria de fábrica é menor que da APC, mas o produto é mais barato, bem como os módulos de expansao.

Você nao precisa usar a bateria do fabricante, pode usar uma bateria estacionária (ai alguém tem que indicar as especificacoes).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
OK,

mas com a bateria estacionário, o nobreak irá conseguir me informar qual a autonomia real ?

...(ai alguém tem que indicar as especificacoes).

onde eu poderia encontrar esse alguem (seria numa assistencia tecnica da apc)?

Grato amigo.

Obrigado.

Aqui no fórum mesmo ou com algum técnico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá EribertoTorres

To vendo um SURTA2200XL-BR

tá bem puxado, pro meu caso, mas acha q vale a pena ?

você teria uma outra indicacao de um mais em conta, com onda Senoidal e Topoligia Dupla conversao, que aceita uma bateria estacionaria no futuro ?

Valeu.

Cleber

Eaton serie 9130 sao mais em conta. Você também pode ver da marca Emerson, que aqui para mim estavam mais baratos que os APC.

Tem modelos que aparecem na página da APC Brasil que nao figuram na APC Peru, então algumas especificacoes e modelos eu nao conheco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Ola EribertoTorres

mais uma vez, obrigado por compartilhar o seu conhecimento.

Estou analisando este

APC SUA2200-BR 120V

nao é senoidal com dupla conversao.

voce acha que vale a pena ?

Grato

Nobreak Eaton EDX1000LB 1KVA 120/120 é senoidal, dupla conversão e custa pouca coisa mais de 1.000 reais na Atera

Nobreak Engetron Volt 1400KVA deve achar por menos de 1.300 reais por aí, eu sei que é senoidal, só não achei nada no site sobre a dupla conversão, mas suspeito que é híbrido.

Essa lista tem vários modelos de nobreaks senoidais:

http://www.atera.com.br/lista.asp?exfab=&promocao=&f1=45&f2=12&f3=2&f4=&ord=P&disp=1

Esses UPS são boas aquisições?

CyberPower CP1350PFCLCD UPS 1350VA / 810W PFC compatible Pure sine wave

CyberPower CP1500PFCLCD UPS 1500VA / 900W PFC compatible Pure sine wave

CyberPower Intelligent LCD Series GreenPower UPS CP1500AVRLCD 1500VA 900W 8 Outlets UPS

TRIPP LITE SMARTONLINE Series SU1000RTXLCD2U 1000 VA 900 Watts 6 Outlets On-Line Double-Conversion UPS, 2U Rack/Tower, Interactive LCD display

TRIPP LITE SMARTONLINE Series SU1000RTXLCD2U 1000 VA 900 Watts 6 Outlets On-Line Double-Conversion UPS, 2U Rack/Tower, Interactive LCD display

A empresa de um cliente necessita de um equipamento deste tipo para algumas máquinas, a solução em território nacional de preço mais em conta ronda a casa dos 950 reais, mas o cliente me pediu para pesquisar alternativas para reduzir este custo já que ele pretende comprar mais de 2 destes aparelhos, este acima são boas recomendações ou é melhor caçar outra coisa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom hoje em dia não tenho mais problemas com oscilação de tensão pois antes tinha uma fonte genérica , depois comprei uma corsair cx- 430 , como precisei trocar a placa de vídeo por uma gtx 550 TI eu colocquei uma corsair VX 550 , que mesmo com muitas oscilações na rede elétrica ela continua funcionando , e olha que no local do RJ onde eu moro as vezes a tensão cai abaixo dos 90 volts , chegando a desarmar os compressores de freezer , geladeira e condicionador de ar , e aqui falta luz dia sim dia também , por isso estou pensando em comprar um no-break , somente para o problema da falta de luz , uma vez que com essa fonte que eu tenho no momento a energia aqui já esteve com um mínimo de 84 volts e o pc continuou funcionando.

Já li que no-break tem que ser de onda senoidal pura , então eu vi esse no-break aqui

Manager III Senoidal de 1400VA ele é o mais barato de onda senoidal que eu encontro aqui no rio de janeiro. Eu vi até este vídeo dde um osciloscópio testando ele

Bom queria saber com os mais experientes se vale a pena comprar um desses , no momento é o que eu posso pagar , pois se não valer a pena eu espero mais algum tempo para comprar outro.

Só pra acrescentar esse no-break citado por mim o modelo de 1400VA está girando entre 750 e 850 reais aqui nas lojas do rio de janeiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dá até para se ver ai que a forma de onda gerada pelo no-break, senoidal puro, chega a ser melhor, visivelmente, que a forma de onda da rede elérica, e isso é bom..

Esse nobreak do ponto de vista de forma de onda gerada é sim muito bom. Ele não chega a ser ótimo somente pelo fato de que não é um no-break de dupla conversão, e desse modo, ele só opera quando da falta de energia.. Na presença da mesma ele se comporta como um maldito estabilizador.. Único problema dele é esse dai..

Rede presente => Estabilizador

Rede ausente => Gerador senoidal puro..

Mas é melhor do que os no-breaks interativos de forma de onda retangular...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita que ***** , já vi que vou ter juntar mais dinheiro para comprar um no-break , ou você meu caro faller conhece algum nessa faixa de preço de pelo menos 1200Kva , que seja de dupla conversão , e assim , poderia explicar para os leigos o que é essa tal de dupla conversão , uma vez que eu de energia só entendo de ligar as coisas na tomada , todo o resto eu sigo tutoriais que eu vejo por ai na Net.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita que ***** , já vi que vou ter juntar mais dinheiro para comprar um no-break , ou você meu caro faller conhece algum nessa faixa de preço de pelo menos 1200Kva , que seja de dupla conversão , e assim , poderia explicar para os leigos o que é essa tal de dupla conversão , uma vez que eu de energia só entendo de ligar as coisas na tomada , todo o resto eu sigo tutoriais que eu vejo por ai na Net.

Tem este aqui de 1kva, mas suporta 700W por ter FP 0,7 ao invés do FP0,5 desse no-breaks mais baratos.

http://www.atera.com.br/produto/EDX1000LB/Nobreak+Eaton+1KVA+700W,+EDX1000LB+120+120V+dupla+conv.

http://www.atera.com.br/produto/EDX1000HB/Nobreak+Eaton+1KVA+700W,+EDX1000HB+220+220V+dupla+conv.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eita que ***** , já vi que vou ter juntar mais dinheiro para comprar um no-break , ou você meu caro faller conhece algum nessa faixa de preço de pelo menos 1200Kva , que seja de dupla conversão , e assim , poderia explicar para os leigos o que é essa tal de dupla conversão , uma vez que eu de energia só entendo de ligar as coisas na tomada , todo o resto eu sigo tutoriais que eu vejo por ai na Net.

E eu que pensei que havia explicado isso justo no começo desse tópico.

Se chama de dupla conversão pois a energia que vai alimentar seu PC é convertida em DC de baixa tensão (geralmente 36 Volts, de 3 baterias de 12 Volts em série), e logo convertida novamente desses 36 Volts DC para os 127 ou 220 Volts AC de que se alimenta seu PC..

Por isso dupla conversão..

Qual a vantagem???

A rede elétrica, transformada e convertida em 36 Volts DC alimenta o conversor que gera 220 Volts AC para o PC. Quando falta a rede, sem a menor interrupção, passa a bateria a fornecer esses 36 Volts DC para alimentar seu PC, e assim o fará até durar a energia dessa bateria..

Releia a primeira página dese tópico e verás como isso funciona..

Quanto a uma boa indicação, de um no-break de 1 KVA, de dupla conversão, veja ai, com custo abaixo dos R$ 1.000: http://www.atera.com.br/produto/EDX1000HB/Nobreak+Eaton+1KVA+700W,+EDX1000HB+220+220V+dupla+conv.

Tem outros muitos outros é só saber procurar...

Outra dica importante: procure dimensionar seu no-break em Watts necessários. O dimensionamento em VA´s deixa dúvidas. Procure sempre saber o fator de potência (fp) que do no-break podes exigir.

Watts = VA x fp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá faller

acabei optando por este modelo

APC SUA2200-BR

Fator de potencia: 0,9 garantindo por volta de 1.980w.

na presenca de energia, vai se comportar com estabilizador, infelizmente.

mas pelo menos, é senoidal pura na falta da mesma.

para chegar no dupla conversao, neste porte, teria que desembolsar +- 1.000,00 a mais, e agora nao da.

das outras marcas, como eaton e emerson, é mais barato, porém, com autonomia menor. Mas nao me senti a vontade de adquirir.

O que me diz ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá faller

acabei optando por este modelo

APC SUA2200-BR

Fator de potencia: 0,9 garantindo por volta de 1.980w.

na presenca de energia, vai se comportar com estabilizador, infelizmente.

mas pelo menos, é senoidal pura na falta da mesma.

para chegar no dupla conversao, neste porte, teria que desembolsar +- 1.000,00 a mais, e agora nao da.

das outras marcas, como eaton e emerson, é mais barato, porém, com autonomia menor. Mas nao me senti a vontade de adquirir.

O que me diz ?

Qual o preço desse modelo?? Pois eu vi vários modelos por só 200 reais a mais que esse modelo com dupla conversão e onda senoidal pura.

Na Atera mesmo vi modelos com 1600W de Potência nominal por menos de 2 mil reais, ou modelos de 2100 W de potência nominal por 2.300, 200 reais a mais que esse modelo. A autonomia vai depender de quanto w você estará puxando do nobreak, e não se baseie por nome, pois na maioria das vezes vai fazer um mal negocio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu que pensei que havia explicado isso justo no começo desse tópico.

Se chama de dupla conversão pois a energia que vai alimentar seu PC é convertida em DC de baixa tensão (geralmente 36 Volts, de 3 baterias de 12 Volts em série), e logo convertida novamente desses 36 Volts DC para os 127 ou 220 Volts AC de que se alimenta seu PC..

Por isso dupla conversão..

Qual a vantagem???

A rede elétrica, transformada e convertida em 36 Volts DC alimenta o conversor que gera 220 Volts AC para o PC. Quando falta a rede, sem a menor interrupção, passa a bateria a fornecer esses 36 Volts DC para alimentar seu PC, e assim o fará até durar a energia dessa bateria..

Releia a primeira página dese tópico e verás como isso funciona..

Quanto a uma boa indicação, de um no-break de 1 KVA, de dupla conversão, veja ai, com custo abaixo dos R$ 1.000: http://www.atera.com.br/produto/EDX1...20V+dupla+conv.

Tem outros muitos outros é só saber procurar...

Outra dica importante: procure dimensionar seu no-break em Watts necessários. O dimensionamento em VA´s deixa dúvidas. Procure sempre saber o fator de potência (fp) que do no-break podes exigir.

Watts = VA x fp

Obrigado por sua ajuda meu caro faller , eu sei que você falou da dupla conversão no início do tópico , mas para leigos é um pouco difícil de entender.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não se esqueçam que no-break on-line gatam pelo menos 10% a mais de energia o tempo todo enquanto alimentam a carga.

Até me lembrei agora que estive avaliando um no-break de 30Kva da LG, e o mesmo tinha a opção de faze-lo funcionar em modo interativo para economizar energia.

Os no-break online dupla conversão da engetron também tem está opção de funcionar como interativo para poupar energia.

inclusive vi um da engetron de 40Kva com esta opção.

Eu sempre fiz preventivas nestes no-breaks engetron, (Os melhores de tecnologia puramente brasileira usado principalmente na industria), algumas vezes via eles trabalhando em modo of-line, mas nunca ninguém reclamou de nada, e nunca interferiu em nada.

Este que estavam of line, provavelmente ao ser ativado, o técnico esqueceu de configura-lo para on-line.

Pouquíssimas aplicações requer no-breaks online e todas elas são industriais como sensíveis máquinas de laboratório por exemplo. de resto existe um pouco de mito e de modismo.

Basta ser interativo e senoidal.

O SMS senoidal que colocaram o videio do osciloscópio, ele usa processador DSP.

Ele é bem rápido na transferência rede bateria, bateria rede.

Na transferência de rede para bateria, ele é tão rápido e a falta que acontece pode ser encarada como uma pequena distorção na onda.

Já na transferência de bateria para a rede, ele é praticamente online.

Tanto é que os caras colocam lá no manual que ele é online de conversão simples.

porém sofre do mal dos relés do estabilizador.

Este é um mito da industria, pois os melhores no-breaks deste tipo, tem este circuito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá albert_emule.

Obrigado por compartilhar a sua opiniao e dicas.

Eu optei mesmo por um interativo senoidal, modelo SUA2200-BR da APC 2,2KVA, fator potencia 0,9 , onde garante 1.980W +-. Garantia total de 5 anos, inclusve para bateria.

Estou com ele faz 3 dias, até agora estou gostando bastante.

o que liguei nele sao equipamento de baixissimo consumo.

2 Cameras IP

1 Router

1 Central de alarme.

fiz alguns testes de simulacoes, e também, de autonomia.

estes equipamentos ligados nele, o nobreak suporta quase 6 horas em modo bateria, pra mim, atende o que eu preciso.

Alem, tenho outros equipamentos que também liguei nele, mas é eventual.

Estava querendo mesmo um online, mas depois de tantos "vai e vem", pesquisas, precos e principalmente custo x beneficio, fiquei com esse interativo. (por enquanto, nao tenho a reclamar).

Agradeco a todos que contribuiram aqui no forum, para mim, foi essencial para minha decisão.

valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...