Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste de encoder


MVTEC

Posts recomendados

MVTEC,

Normalmente a saída são dois "trens de pulsos" defasados. Basta possuir um contador e alguma eletrônica que dê para visualizar os resultados (algum tipo de contador, ou mesmo direto do osciloscópio). Se possuir a documentação do encoder facilita também.

Já trabalhei com alguns encoders. Se desejar algo envie-me PM ok?

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas !!!

O encoder esta num conjunto motor +encoder o motor funciona mas o encoder funciona um pouco e da erro, é um encoder absoluto multiturn

Os sinais que saem dele são:

clock +

clock -

data -

data+

sense

Dgnd

up +

Tenho um osciloscopio mas não sei como alimentar esse encoder alguem pode me ajudar?

MVTEC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MVTEC,

Essa pinagem aparenta que o encoder possui uma comunicação padrão RS-485 (DATA+ e DATA-). Clock+ e Clock- não faço ideia do que seja. Sense deve ser a saída para leitura do consumo do motor. Você possui o PN e fabricante desse conjunto para termos acesso a documentação do mesmo?

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Diego!!!

Desculpe pela demora.

Este encoder é do fabricante Heidenhain e esta acoplado diretamente no motor, entrei em contato com o fabricante para tirar duvidas de como testar segundo ele com o osciloscopio é difícil de testar, eles me passaram o data sheet deste encoder, e tambem falaram que as vezes se tirar o encoder do lugar onde esta acoplado ele perde o sincronismo com o motor e tem que fazer o sincronismo novamente e segundo eles meio complicado.

Sera que é verdade o que ele falou? você ja testou algum encoder absoluto com protocolo indata.

Não consigo anexar o pdf do data sheet me mande seu email que te passo via email

MVTEC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Colegas!!

Gostaria de dicas de como testar encoder, estão acoplados em motores servo drives.

Alguen pode me ajudar

MVTEC

Meu amigo, existem dois tipos de encoder, incremental e absoluto, cada um deles tem uma forma de se testar, basta um osciloscopio de 2 canais para fazer o teste completo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...
Em 03/05/2011 às 06:25, MVTEC disse:

Colegas !!!

O encoder esta num conjunto motor +encoder o motor funciona mas o encoder funciona um pouco e da erro, é um encoder absoluto multiturn

Os sinais que saem dele são:

clock +

clock -

data -

data+

sense

Dgnd

up +

Tenho um osciloscopio mas não sei como alimentar esse encoder alguem pode me ajudar?

MVTEC

Encoder deste tipo heindenhain já usei sim em elevadores thyssen .máquinas imãs permanentes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...