Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CrossFire / SLI - Review técnico.


Posts recomendados

voce tem como testar as placas em outro sistema (outra placa mãe) o do técnico por exemplo.

Verifique se sua placa mãe não é 16x@4x o modo SLI.

Isso da placa-mãe eu sou ignorante demais...não sei direito o que significa...no site da minha placa-mãe está assim: 3 x PCIe 2.0 x16 , support x16; x16/x16; x16/x8/x8 configurations

Não sei o que isso significa.

Em relação à testar minhas VGAs no PC do meu técnico, não tem como, o PC dele é muito pior e poderia até dar uns conflitos meio loucos...sem contar que ele ligou minhas VGAs em SLI com a Bridge de Tri-SLI...eu que tive que ver na net que a que ele colocou estava errada e depois arrumei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso da placa-mãe eu sou ignorante demais...não sei direito o que significa...no site da minha placa-mãe está assim: 3 x PCIe 2.0 x16 , support x16; x16/x16; x16/x8/x8 configurations

Não sei o que isso significa.

Em relação à testar minhas VGAs no PC do meu técnico, não tem como, o PC dele é muito pior e poderia até dar uns conflitos meio loucos...sem contar que ele ligou minhas VGAs em SLI com a Bridge de Tri-SLI...eu que tive que ver na net que a que ele colocou estava errada e depois arrumei.

Pelo menos poderia tentar ler todos os posts?! As vezes as soluções são simples nós que não conseguimos vê-las sem ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos poderia tentar ler todos os posts?! As vezes as soluções são simples nós que não conseguimos vê-las sem ajuda.

Tudo isso que você falou eu já tinha feito...antes de montar eu tentei me informar através do google mesmo, principalmente isso de deixar um slot livre entre as VGAs.

Em relação às frequências, está tudo normal também.

A minha fonte está na minha assinatura...de acordo com o cara da loja e google, a minha fonte deveria dar conta do recado.

Agora isso do processador com a PhysX eu não sabia...eu vi várias pessoas colocando a segunda VGAs tomando conta da PhysX, mas nunca o processador...mas do mesmo jeito, não é só no Mafia que está dando pau aqui, meu PC no geral está ruim.

Qual o melhor programa que você recomenda para acompanhar a temperatura do processador???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não passa de 60fps é o Vsync e nada mais.

Desinstala os drivers, usa o driversweeper, limpa tudo, reinstala e desabilita o Vsync no Jogo e principalmente nas configurações da placa de video.

Valeu Carlos, nem precisei desinstalar os drivers...fui na VSync, desabilitei ela e os jogos estão atingindo os números de FPS que vi no youtube...um problema pelo menos já foi resolvido, agora só falta descobrir o porque do SLI estar "ferrando" com a minha máquina...já formatei ela 4 vezes e continua a mesma coisa...mas obrigado por ter resolvido um dos meus problemas...a propósito, p/ que serve o VSync??? até hoje eu não descobri p/ que serve essa parada, o que muda nos jogos, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Carlos, nem precisei desinstalar os drivers...fui na VSync, desabilitei ela e os jogos estão atingindo os números de FPS que vi no youtube...um problema pelo menos já foi resolvido, agora só falta descobrir o porque do SLI estar "ferrando" com a minha máquina...já formatei ela 4 vezes e continua a mesma coisa...mas obrigado por ter resolvido um dos meus problemas...a propósito, p/ que serve o VSync??? até hoje eu não descobri p/ que serve essa parada, o que muda nos jogos, etc.

Brock32, outro amigos já tinham dito que você precisava desativar o Vsync, no setup dos jogos ou direto no driver, abaixo segue link com explicação completa sobre VSync.

V-Sync - Materia completa.

Atualizando o post Videos / Tutoriais / Links úteis com o link acima !!!

Juntao !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Carlos, nem precisei desinstalar os drivers...fui na VSync, desabilitei ela e os jogos estão atingindo os números de FPS que vi no youtube...um problema pelo menos já foi resolvido, agora só falta descobrir o porque do SLI estar "ferrando" com a minha máquina...já formatei ela 4 vezes e continua a mesma coisa...mas obrigado por ter resolvido um dos meus problemas...a propósito, p/ que serve o VSync??? até hoje eu não descobri p/ que serve essa parada, o que muda nos jogos, etc.

O que está acontecendo com sua maquina quando o SLI está habilitado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que está acontecendo com sua maquina quando o SLI está habilitado?

Ela fica mais lenta...eu percebi isso na contagem de FPS em todos os jogos que entrei...nos mais leves não se nota tanta diferença assim, mas nos mais pesados, tipo o mafia 2 com o physx ativado, os FPS pioram uns 35%, no mínimo.

Sem contar que teve uma hora que o tema Aero do Win7 voltou para o Basic por "falta de memória"...eu fiz o que um amigo falou, remover o pente de memória RAM que poderia estar dando conflito na máquina e isso parou, mas o desempenho continua ruim.

Brock32, outro amigos já tinham dito que você precisava desativar o Vsync, no setup dos jogos ou direto no driver, abaixo segue link com explicação completa sobre VSync.

V-Sync - Materia completa.

Atualizando o post Videos / Tutoriais / Links úteis com o link acima !!!

Juntao !!!

Eu sei disso, e como eu falei para o sirroman, o desempenho melhorou um pouco, mas eu cometi a falha de testar apenas no Mafia II, que a taxa de FPS estava horrível e não deu tanta diferença assim...quando eu falei com o Carlos eu já tinha os benchmarks do DMC 4 e RE 5 instalados corretamente e deu p/ perceber a diferença de maneira correta.

Peço desculpas pela falha, mas eu já tinha visto o conselho do amigo antes, o problema é que testei com o jogo errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ela fica mais lenta...eu percebi isso na contagem de FPS em todos os jogos que entrei...nos mais leves não se nota tanta diferença assim, mas nos mais pesados, tipo o mafia 2 com o physx ativado, os FPS pioram uns 35%, no mínimo.

Sem contar que teve uma hora que o tema Aero do Win7 voltou para o Basic por "falta de memória"...eu fiz o que um amigo falou, remover o pente de memória RAM que poderia estar dando conflito na máquina e isso parou, mas o desempenho continua ruim.

Eu sei disso, e como eu falei para o sirroman, o desempenho melhorou um pouco, mas eu cometi a falha de testar apenas no Mafia II, que a taxa de FPS estava horrível e não deu tanta diferença assim...quando eu falei com o Carlos eu já tinha os benchmarks do DMC 4 e RE 5 instalados corretamente e deu p/ perceber a diferença de maneira correta.

Peço desculpas pela falha, mas eu já tinha visto o conselho do amigo antes, o problema é que testei com o jogo errado.

8GB de ram e o SO acusar falta de memória, tem algo muito sério ai, e creio que o problema não é o SLI, pois eu com meu conjunto em over, sem arquivo de paginação, o PC ta voando, e dando pra jogar os jogos no médio (bem capado devido a placa de vídeo, que será substituida até o final do ano). Bom no momento estou só com uma 8600, pois a outra ta emprestada pra cuidar do problema do forno que o colega meu tem (uma GTX470 modelo referencia) que ta usando a 8600 pra fisica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o link pra resolver os problemas com o Crysis 2? Acho que não é...

Falando em SLI no Crysis 2 ta osso de resolver aqui, já segui todos os tutorias que achei na net e nenhum resolveu tudo, que incompetência da Nvídia pra acabar com essa tela tremendo, e isso que lançaram driver novo a pouco tempo.

...

Não sei se no SLI vai funcionar, mas aqui no meu CrossfireX, a única coisa que realmente resolveu foi alterar o nome do executável do jogo para " Bioshock.exe ", muda da água pro Whisky

Pessoal ontem instalei o jogo Crysis 2, e para minha surpresa o jogo fica muito ruim, fiz algumas pesquisas e descobri que muitos usuários com PCs que utilizam CrossFire reclamam de problemas, no meu caso em CrossFire com Eyefinity resolução 5760x1080p tudo no máximo, constatei os seguintes problemas:

1) A tela fica piscando.

2) Fps muito baixos não passando de 17 FPS.

Inconformado com essa situação fui atrás e descobri um tutorial muito simples que resolveu o problema, estou atualizando o post Videos / Tutoriais / Links úteis com o tutorial, que resolveu o meu problema, a tela parou de piscar e os Fps subiram para 25 Fps passando de 32 Fps dependendo da situação do jogo.

Juntao !!!

Juntao, você consegue utilizar Crossfire + Eyefinity?

Pelo que andei lendo Crossfire funciona somente com 1 monitor, inclusive está escrito na tela de ativação do crossfire:

CrossfireX delivers exceptional performance on a single display by combining the processing power of two or more Graphics Processing Unites (GPUs)

Fiquei curioso agora o.0

Quanto a questão que foi levantada anteriormente sobre o desempenho em com ou sem o Crossfire/SLI ativado, vale lembrar que muitos jogos não suportam esse modo, ou seja, pode ser pior com multi-GPU ativado.

Multi GPU é caro, mas:

SevocequiserjogaremfullHDcomtudonotalosemsepreocuparcomreduçãodeFPS, vale a pena =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a propósito, p/ que serve o VSync??? até hoje eu não descobri p/ que serve essa parada, o que muda nos jogos, etc.

VSync sincroniza a taxa de atualização do seu video com os frames da GPU para que não tenha problema com parte da tela usar um frame e outra parte usar outro frame (monitor é burro, ele mostra o que chega para ele na hora), o que pode deixar a imagem estranha.

Geralmente é desnecessário e só faz esquentar a cabeça. Mas é vital para aqueles jogos em que a placa está produzindo FRAMES DEMAIS!!!!

Ela fica mais lenta...eu percebi isso na contagem de FPS em todos os jogos que entrei...nos mais leves não se nota tanta diferença assim, mas nos mais pesados, tipo o mafia 2 com o physx ativado, os FPS pioram uns 35%, no mínimo.

Sem contar que teve uma hora que o tema Aero do Win7 voltou para o Basic por "falta de memória"...eu fiz o que um amigo falou, remover o pente de memória RAM que poderia estar dando conflito na máquina e isso parou, mas o desempenho continua ruim.

Limpa as memórias com borracha, n deve ter problema na RAM não, deve ser sujeira mesmo (acontece).

Eu sei disso, e como eu falei para o sirroman, o desempenho melhorou um pouco, mas eu cometi a falha de testar apenas no Mafia II, que a taxa de FPS estava horrível e não deu tanta diferença assim...quando eu falei com o Carlos eu já tinha os benchmarks do DMC 4 e RE 5 instalados corretamente e deu p/ perceber a diferença de maneira correta.

Peço desculpas pela falha, mas eu já tinha visto o conselho do amigo antes, o problema é que testei com o jogo errado.

Sem problema, hehe.

Mas eu não entendi, desativar o VSync resolveu o seu problema ou não?

Juntao, você consegue utilizar Crossfire + Eyefinity?

Claro que sim. Inclusive é a única forma atualmente de usar 3 monitores com placa nVIDIA e mais de 3 com placa AMD (salvo se você tiver uma placa especial).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Sirroman, desativar o VSync resolveu UM dos meus problemas...o problema principal mesmo, que é o do SLI nãu funcionar direito ainda não resolvi...mas o problema dos benchmarks não exibirem a taxa de FPS que eu via no youtube resolveu...agora o DMC 4 chega nos 294 fps...e me desculpe viu cara, mas como eu disse antes, quando você me falou do VSync, eu estava apenas com o Mafia II e PhysX no HIGH...aí fica meio difícil ver se o VSync resolveu ou não o problema, já que a taxa com o VSynx estava em no máximo 37 fps.

A memória pode até ter sido sujeira, porque quando eu tirei o pente diferente que poderia estar dando conflito, eu retirei todos, limpei eles, e coloquei apenas os dois que são iguais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mafia 2 é um jogo canalha, eu rodava ele mais rápido e com physX ativado com um Phenom 965 e uma HD5770 do que a maioria da galera com nvídia.

Na real a tua máquina não tem problema algum, o problema está em você querer ver 400FPS na tela sem utilidade alguma, esquece isso e ativa o Vsync, os jogos ficam bem mais fluidos a tela fica perfeita e não uma droga toda esquisita, até difícil explicar a bagunça que acontece sem o Vsync, na real é "sincronia vertical", repara bem que vai ver o que estou dizendo.

Testa com outros jogos e testa com o benck Unigine heaven 2.5 o teu SLI, se estiver certo terá que dar quase o dobro a pontuação com as duas placas, pode testar com o 3D mark 11.

Como falaram aí tem jogos que não suportam SLI e programas também, então não se estresse muito que com uma só VGA tu já roda tudo no máximo, duas GTX580 é até exagero, no Brasil não compensa comprar elas, melhor pegar duas 460 1GB, ou duas 560Ti ou então uma só 580.

CRYSIS 2 - Resolvido todos os problemas no SLI depois de mudar no programa Nvidia Inspector o Perfil da configuração do SLI, retirei o Crisys2.exe do perfil CRYSIS2 e coloquei o executável no perfil do Bioshock, ficou perfeito, obrigado pela dica no post anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mafia 2 é um jogo canalha, eu rodava ele mais rápido e com physX ativado com um Phenom 965 e uma HD5770 do que a maioria da galera com nvídia.

Na real a tua máquina não tem problema algum, o problema está em você querer ver 400FPS na tela sem utilidade alguma, esquece isso e ativa o Vsync, os jogos ficam bem mais fluidos a tela fica perfeita e não uma droga toda esquisita, até difícil explicar a bagunça que acontece sem o Vsync, na real é "sincronia vertical", repara bem que vai ver o que estou dizendo.

Testa com outros jogos e testa com o benck Unigine heaven 2.5 o teu SLI, se estiver certo terá que dar quase o dobro a pontuação com as duas placas, pode testar com o 3D mark 11.

Como falaram aí tem jogos que não suportam SLI e programas também, então não se estresse muito que com uma só VGA tu já roda tudo no máximo, duas GTX580 é até exagero, no Brasil não compensa comprar elas, melhor pegar duas 460 1GB, ou duas 560Ti ou então uma só 580.

Algum problema ela deve ter, porque com o SLI ativado ela fica pior...mas isso do VSync é fato...é que quando eu via no youtube os caras com 200 fps, o vídeo estava tão zuado que nem dava p/ perceber o Screen Tearing (aprendi isso graças à matéria que nosso amigo Juntao postou)...fiz o teste no Mafia II com e sem VSync, e o que você falou é a pura verdade: o jogo fica mesmo mais fluido e natural, nada de cortes nas imagens...o fps cai um pouco, mas se for comparar ao pé da letra os cortes sem VSync com alguns lags sem cortes nem nada com o VSync, eu prefiro a segunda opção.

Vou procurar esse Unigine Heaven e o 3D Mark que você falou...Obrigado pelas dicas!

Fiz o teste com o Unigine Heaven 2.5 que você recomendou:

Settings: DirectX 11 - 8x AA - Shaders High - Textures High - Filter Trilinear - Anisotropy 16x - Oclusion, refraction e Volumetric enabled - Tesselation Extreme

SLI Ativado: 703 pontos (27.8 fps)

SLI Desativado: 710 pontos (28.2 fps)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, fiz um crossfire ontem e hj quando liguei o pc vi q minha placa XFX q está no 2ª slot não está sendo identificada direito, já q nao mostra mais sua temperatura e nem a velocidade da ventoinha. e enquanto isso seus clocks ficam no maximo!

o q eu faço ?

PS

entrei num jogo agora, e no jogo parece estar tudo normal, mas o msi afterburner e o CCC não estão reconhecendo a 2ª ´placa direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algum problema ela deve ter, porque com o SLI ativado ela fica pior...mas isso do VSync é fato...é que quando eu via no youtube os caras com 200 fps, o vídeo estava tão zuado que nem dava p/ perceber o Screen Tearing (aprendi isso graças à matéria que nosso amigo Juntao postou)...fiz o teste no Mafia II com e sem VSync, e o que você falou é a pura verdade: o jogo fica mesmo mais fluido e natural, nada de cortes nas imagens...o fps cai um pouco, mas se for comparar ao pé da letra os cortes sem VSync com alguns lags sem cortes nem nada com o VSync, eu prefiro a segunda opção.

Vou procurar esse Unigine Heaven e o 3D Mark que você falou...Obrigado pelas dicas!

Fiz o teste com o Unigine Heaven 2.5 que você recomendou:

Settings: DirectX 11 - 8x AA - Shaders High - Textures High - Filter Trilinear - Anisotropy 16x - Oclusion, refraction e Volumetric enabled - Tesselation Extreme

SLI Ativado: 703 pontos (27.8 fps)

SLI Desativado: 710 pontos (28.2 fps)

Quer dizer que não importa o que você faça os frames sempre caem quando usa SLI? Aqueles 200fps é com single, no caso?

Diminua alguns efeitos, desligue PhysX e etc, e compare os testes single e SLI (se você já não fez isso).

E você se certificou que está com o application profile (se esse for o nome que a nVIDIA usa) e o driver atualizados, não é?

Notei q basta abrir qualquer aplicativo 3d q a 2ª placa é identificada normalmente. Só não entendi o porque da frescura.

Provavelmente porque SLI/CF só funciona em modo 3D, e em apenas alguns programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mafia 2 é um jogo canalha, eu rodava ele mais rápido e com physX ativado com um Phenom 965 e uma HD5770 do que a maioria da galera com nvídia.

Na real a tua máquina não tem problema algum, o problema está em você querer ver 400FPS na tela sem utilidade alguma, esquece isso e ativa o Vsync, os jogos ficam bem mais fluidos a tela fica perfeita e não uma droga toda esquisita, até difícil explicar a bagunça que acontece sem o Vsync, na real é "sincronia vertical", repara bem que vai ver o que estou dizendo.

Testa com outros jogos e testa com o benck Unigine heaven 2.5 o teu SLI, se estiver certo terá que dar quase o dobro a pontuação com as duas placas, pode testar com o 3D mark 11.

Como falaram aí tem jogos que não suportam SLI e programas também, então não se estresse muito que com uma só VGA tu já roda tudo no máximo, duas GTX580 é até exagero, no Brasil não compensa comprar elas, melhor pegar duas 460 1GB, ou duas 560Ti ou então uma só 580.

CRYSIS 2 - Resolvido todos os problemas no SLI depois de mudar no programa Nvidia Inspector o Perfil da configuração do SLI, retirei o Crisys2.exe do perfil CRYSIS2 e coloquei o executável no perfil do Bioshock, ficou perfeito, obrigado pela dica no post anterior.

Eu rodei Mafia 2 com physX ativado, configuração no máximo, resolução de 1680x1050, com SLI de GTS250 e ainda mais em 3d sem problema algum em um Athlon 64 X2 6000+, na época achei o jogo muito bom, que eu vi muito em fóruns é o pessoal com problemas nela mais em placas da AMD (ATI) e não nas placa da nVidia.

Serio mesmo nunca tive problemas com o SLI, não mexo em nada no painel de controle tipo ativar ou desativar efeitos e sempre funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer dizer que não importa o que você faça os frames sempre caem quando usa SLI? Aqueles 200fps é com single, no caso?

Diminua alguns efeitos, desligue PhysX e etc, e compare os testes single e SLI (se você já não fez isso).

E você se certificou que está com o application profile (se esse for o nome que a nVIDIA usa) e o driver atualizados, não é?

Provavelmente porque SLI/CF só funciona em modo 3D, e em apenas alguns programas.

Exatamente....quando eu ativo o SLI a máquina fica pior em qualquer aplicação...e sim, está tudo atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela fica mais lenta...eu percebi isso na contagem de FPS em todos os jogos que entrei...nos mais leves não se nota tanta diferença assim, mas nos mais pesados, tipo o mafia 2 com o physx ativado, os FPS pioram uns 35%, no mínimo.

Sem contar que teve uma hora que o tema Aero do Win7 voltou para o Basic por "falta de memória"...eu fiz o que um amigo falou, remover o pente de memória RAM que poderia estar dando conflito na máquina e isso parou, mas o desempenho continua ruim.

Se o tema Aero foi pra o basic não tem nada a ver com memória ram, isso é memória de video..

Agora a que tudo indica esse teu problema é com drivers. Tu já falou que removeu os drivers e tal mais de uma vez... então a unica coisa que resta é formatar o pc e instalar o driver WHQL mais recente o possível.

Te garanto que o teu problema vai ser resolvido no SLI.

Dica: quando formatar o pc e for instalar os drivers, retire uma placa de video e instale ela como se fosse sem SLI. Depois que instalar reinicie o pc e desligue-o. E ai instale a outra placa e habilite o SLI.

Boa sorte.

Na real a tua máquina não tem problema algum, o problema está em você querer ver 400FPS na tela sem utilidade alguma, esquece isso e ativa o Vsync, os jogos ficam bem mais fluidos a tela fica perfeita e não uma droga toda esquisita, até difícil explicar a bagunça que acontece sem o Vsync, na real é "sincronia vertical", repara bem que vai ver o que estou dizendo.

Cara, sobre esse fato do Vsync é muito complicado.... eu sei que isso é bom pro PC no todo, e mais de 60fps cravados realmente não há necessidade...

Agora aqu eu sofro de um problema que não sei como resolver...

Eu jogo BFBC2 todo maxemizado e tal, na média de 110 fps @1080p. comos filtros no máximo.

Agora se eu uso o Vsncy o jogo fica estranho, o mouse fica "pesado" vamo dizer, e não tem possibilidade de jogar... parece que tudo fica em slow motion... é estranho isso.

Alguém sabe o porque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o tema Aero foi pra o basic não tem nada a ver com memória ram, isso é memória de video..

Agora a que tudo indica esse teu problema é com drivers. Tu já falou que removeu os drivers e tal mais de uma vez... então a unica coisa que resta é formatar o pc e instalar o driver WHQL mais recente o possível.

Te garanto que o teu problema vai ser resolvido no SLI.

Dica: quando formatar o pc e for instalar os drivers, retire uma placa de video e instale ela como se fosse sem SLI. Depois que instalar reinicie o pc e desligue-o. E ai instale a outra placa e habilite o SLI.

Boa sorte.

Cara, sobre esse fato do Vsync é muito complicado.... eu sei que isso é bom pro PC no todo, e mais de 60fps cravados realmente não há necessidade...

Agora aqu eu sofro de um problema que não sei como resolver...

Eu jogo BFBC2 todo maxemizado e tal, na média de 110 fps @1080p. comos filtros no máximo.

Agora se eu uso o Vsncy o jogo fica estranho, o mouse fica "pesado" vamo dizer, e não tem possibilidade de jogar... parece que tudo fica em slow motion... é estranho isso.

Alguém sabe o porque?

beleza, vou tentar formatar novamente, mas dessa maneira que você falou...não queria ter que fazer isso de novo, esse meu gabinete é meio chato de colocar/tirar as peças.

Uma dúvida, acredito que seja cretina p/ vocês que entendem de PC:

eu instalei o MSI Afterburner como o amigo Sambaquy sugeriu, e percebi que a BIOS de ambas as placas estão diferentes, e o GPU core clock também...não sei direito o que significa, como disse sou bem ignorante no assunto, mas p/ o SLI funcionar corretamente não deveria estar tudo igual??? eu postei a imagem p/ vocês darem uma olhada e ver se ajuda em alguma coisa.

Obrigado novamente pelas ajudas.

msiafterburnergpus.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...