Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CrossFire / SLI - Review técnico.


Posts recomendados

Me ajudem por favor, a questão é a seguinte, tenho uma HD7850 powercollor em minha maquina, e uma HD7750 guardada, minha duvida é, vale a pena colocar as duas pra rodar ou melhor vender a HD7750 e ficar apenas com a mais forte?

 

 

I5 3330 3,0ghz

8 GB ram

HD7850

Placa Gigabyte (não lembro modelo mas tem duas pci)

HD Seagate 500GB

SSD kingston 120GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BF com 0 frames ou tela vermelha com CrossFire R7 260 + Catalyst 14.7

 

eai Gurizada,

 

Preciso da ajuda de vocês, montei meu pc do zero, instalei o windows 8.1, atualizei a bios, instalei os programas, e instalei o catalyst 14.7 beta..... o bf3 e bf4 quando iam iniciar a partida dava tela vermelha, dai desistalei e instalei o catalyst 14.4, o jogo carregava mais ficava com zero frames, impossivel de jogar, o engraçado que teste do outro jogo, o fifa words, e ficou com media de 130 frames com resolução no maximo, sei que o jogo é bem mais leve, ta ai minha configuração:

MB MSI Z97 GAMING 5

Core i7 4790

8 GB RAM CORSAIR

HD SSD 250GB (2X) RAID 0

R7 260X (2x) CROSSFIRE

FONTE CS750M CORSAIR

 

todas as peças novas compradas há uma semana.

 

esse é o video que eu fiz para dar uma ideia do problema:

 

https://www.youtube.com/watch?v=GDITDBEeIoQ&google_comment_id=z12awhe4gtvkjh0ep232th4wmtfxsh50e&google_view_type#gpluscomments

 

to precisando  muito de ajuda pois acho que já tentei de tudo e to na abstinência de jogar faz uns 2 meses hehhe,valeu gurizada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mateusfiga, A HD 7850 e HD 7750 juntas não fazem Crossfire. É melhor vender as duas e comprar uma melhor, ou até mesmo vender só a HD 7750.

 

 

@Leonardo Correa Dias, Um pessoal (inclusive eu) tinha te falado sobre esses problemas de multi-GPU...

 

Bem vamos lá:

 

1° - já testou as placas separadas?

2° - o problema só ocorre no BF? ou em jogos mais pesados também acontece?

3° - já passou algum benchmark pesado (3DMark Vantage ou Unigine Valley, por exemplo) ou algum teste de stress que utilize todo o PC?

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz um upgrade completo e comprei uma placa mãe para AMD com dois slots PCI-E 16x para fazer CrossFire. A AMD atualmente não tem placas mãe com slots PCI-E 3.0, só 2.0. Mas eu não queria (e nem tenho esse poder aquisitivo) pagar quase mil reais num Core i7 Haswell; por isso comprei um FX 8-Core, que custa menos da metade.

 

Depois, através de teste do CdH, acabei descobrindo que um Core i5 Haswell custa apenas cerca de 100 reais a mais que o FX 8-Core, mas é cerca de 30% mais rápido; para a minha surpresa, já que eu achei que o FX, que tem 8 núcleos, contra 4 do Core i5 e i7, seria mais rápido, ou no mínimo equivalente. Eu achei que o abismo na diferença de preço do FX 8-Core da AMD pro Core i7 Haswell da Intel fosse meramente status / popularidade da marca, mas eu estava redondamente enganado, já que até o Core i5 é mais rápido que o FX 8-Core.

 

Depois que eu descobri isso, fiquei amargamente arrependido de ter comprado um FX 8-Core com placa mãe com slots PCI-E 2.0, apenas, quando poderia ter pago 100 reais a mais num Core i5 e ter um processador mais rápido e ainda poderia comprar uma placa mãe com slots PCI-E 3.0.

Mas pesquisando agora por placas mãe para soquete do Core i5 Haswell (1150), descobri que não existe nenhuma placa mãe para Intel soquete 1150 com dois ou mais slots PCI-E 3.0 rodando ambos em 16x! A maioria é um 3.0 e o outro 2.0; ou ambos 3.0, mas rodando em 8x; ou ambos 3.0 com um rodando em 16x e o outro em 8x. Sendo que as placas mãe nesses dois últimos tipos já são absurdamente caras. E as que são um 3.0 e o outro 2.0 (a maioria), se ligasse CrossFire, daria no mesmo que a minha placa mãe da AMD que só tem slots 2.0, já que o CrossFire roda na largura de banda da placa mais fraca (que seria a conectada no slot 2.0). O slot 3.0 da placa para Intel só valeria a pena se fosse usar só uma placa de vídeo mesmo.

 

Então eu cheguei à conclusão que, afinal, eu talvez não tenha feito um negócio tão ruim em comprar uma placa mãe para AMD que só tem slots PCI-E 2.0, mas ambos rodando em 16x! Se eu quisesse dois slots PCI-E 3.0, teria que pagar a partir de R$ 800,00 numa placa mãe (salvo por uma da Asus que eu vi por R$ 625,00, mas rodando ambos em 8x)! Isso as mais básicas! Enquanto a que eu comprei, paguei R$ 505,00 e é uma placa high end, top de linha, de alta qualidade, cheia de recursos, com som Dolby Digital e mais o diabo a quatro; que é a Gigabyte GA-990FXA-UD3 (rev. 4.0): http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4672&dl=1&RWD=0#ov

 

A minha dúvida é a seguinte, para saber se eu realmente não fiz um mal negócio; o que é melhor:

 

2x PCI-E 2.0 rodando em 16x ou

2x PCI-E 3.0 rodando em 8x?

 

Se os 3.0 forem melhores, então, estas opções fariam diferença?

 

2x PCI-E 3.0 rodando ambos em 8x, contra

2x PCI-E 3.0 rodando um em 16x e o outro em 8x.

 

Acredito que não, né? Já que, como disse antes, o CrossFire roda ambas as placas na mesma velocidade/largura de banda, baseando-se na placa mais lenta (que seria a conectada no slot 8x).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai pessoal,

 

Atualizando o Problema

Minha configuração:
I7 4790
MB MSI Z97 GAMING 5
8 GB RAM CORSAIR
VGA R7 260X CORSSFIRE
SSD 250 GB SAMSUNG EVO 840 2X(RAID 0)
FONTE CS 750M CORSIAR

CATALYST 14.4

Meu problema:
1º CrossFire no Battlefield 4 dando gargalo: A GPU 2 fica quase o tempo todo em 0% e no maximo em 15%. Já a GPU 1 quase sempre em 100%. CrossFire ativo no Catalyst, monitorado pelo MSI Afterburner (no BF 3 ta rodando com as duas GPU rodando a 100%)

 

2º Na configuração de video do BF3 e BF4 a opção api grafica não aparece, não posso saber qual esta em uso (directx ou mantle) como aparece na foto, tenho o directx 11 instalado

sem+op%25C3%25A7%25C3%25A3o+api+grafica.

já tentei de tudo galera, valeu pela força!!!!


@Jonny Henrique

Obrigado por responder. Consegui resolver o problema em partes, já testei uma de cada vez. No BF3 ta otimo, mas no BF4 ta dando gargalo. VGA 1 100% e VGA 2 2 0%, e a opção de api grafica no video não aparece, como aparece no post acima,

 
Obrigado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me ajudem por favor, a questão é a seguinte, tenho uma HD7850 powercollor em minha maquina, e uma HD7750 guardada, minha duvida é, vale a pena colocar as duas pra rodar ou melhor vender a HD7750 e ficar apenas com a mais forte?

 

 

I5 3330 3,0ghz

8 GB ram

HD7850

Placa Gigabyte (não lembro modelo mas tem duas pci)

HD Seagate 500GB

SSD kingston 120GB

 

Esse arranjo de VGAs em Crosfire não é possível. Veja a tabela:

 

60530383418395-o.jpg?w=1040

Pessoal, fiz um upgrade completo e comprei uma placa mãe para AMD com dois slots PCI-E 16x para fazer CrossFire. A AMD atualmente não tem placas mãe com slots PCI-E 3.0, só 2.0. Mas eu não queria (e nem tenho esse poder aquisitivo) pagar quase mil reais num Core i7 Haswell; por isso comprei um FX 8-Core, que custa menos da metade.

 

Depois, através de teste do CdH, acabei descobrindo que um Core i5 Haswell custa apenas cerca de 100 reais a mais que o FX 8-Core, mas é cerca de 30% mais rápido; para a minha surpresa, já que eu achei que o FX, que tem 8 núcleos, contra 4 do Core i5 e i7, seria mais rápido, ou no mínimo equivalente. Eu achei que o abismo na diferença de preço do FX 8-Core da AMD pro Core i7 Haswell da Intel fosse meramente status / popularidade da marca, mas eu estava redondamente enganado, já que até o Core i5 é mais rápido que o FX 8-Core.

 

Depois que eu descobri isso, fiquei amargamente arrependido de ter comprado um FX 8-Core com placa mãe com slots PCI-E 2.0, apenas, quando poderia ter pago 100 reais a mais num Core i5 e ter um processador mais rápido e ainda poderia comprar uma placa mãe com slots PCI-E 3.0.

Mas pesquisando agora por placas mãe para soquete do Core i5 Haswell (1150), descobri que não existe nenhuma placa mãe para Intel soquete 1150 com dois ou mais slots PCI-E 3.0 rodando ambos em 16x! A maioria é um 3.0 e o outro 2.0; ou ambos 3.0, mas rodando em 8x; ou ambos 3.0 com um rodando em 16x e o outro em 8x. Sendo que as placas mãe nesses dois últimos tipos já são absurdamente caras. E as que são um 3.0 e o outro 2.0 (a maioria), se ligasse CrossFire, daria no mesmo que a minha placa mãe da AMD que só tem slots 2.0, já que o CrossFire roda na largura de banda da placa mais fraca (que seria a conectada no slot 2.0). O slot 3.0 da placa para Intel só valeria a pena se fosse usar só uma placa de vídeo mesmo.

 

Então eu cheguei à conclusão que, afinal, eu talvez não tenha feito um negócio tão ruim em comprar uma placa mãe para AMD que só tem slots PCI-E 2.0, mas ambos rodando em 16x! Se eu quisesse dois slots PCI-E 3.0, teria que pagar a partir de R$ 800,00 numa placa mãe (salvo por uma da Asus que eu vi por R$ 625,00, mas rodando ambos em 8x)! Isso as mais básicas! Enquanto a que eu comprei, paguei R$ 505,00 e é uma placa high end, top de linha, de alta qualidade, cheia de recursos, com som Dolby Digital e mais o diabo a quatro; que é a Gigabyte GA-990FXA-UD3 (rev. 4.0): http://www.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4672&dl=1&RWD=0#ov

 

A minha dúvida é a seguinte, para saber se eu realmente não fiz um mal negócio; o que é melhor:

 

2x PCI-E 2.0 rodando em 16x ou

2x PCI-E 3.0 rodando em 8x?

 

Se os 3.0 forem melhores, então, estas opções fariam diferença?

 

2x PCI-E 3.0 rodando ambos em 8x, contra

2x PCI-E 3.0 rodando um em 16x e o outro em 8x.

 

Acredito que não, né? Já que, como disse antes, o CrossFire roda ambas as placas na mesma velocidade/largura de banda, baseando-se na placa mais lenta (que seria a conectada no slot 8x).

 

Olá @Thorcsf

 

Leia o seguinte artigo: Tudo o que você precisa saber sobre a conexão PCI-E.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse arranjo de VGAs em Crosfire não é possível. Veja a tabela:

 

60530383418395-o.jpg?w=1040

 

Olá @Thorcsf

 

Leia o seguinte artigo: Tudo o que você precisa saber sobre a conexão PCI-E.

 

 

Obrigado, coloquei a venda essa 7750 ou talvez, troque a 7750 e a 7850 por uma melhor, ou ainda, troque a 7750 e meus 2 - i5 por um i7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Eai pessoal,

 

Atualizando o Problema

Minha configuração:

I7 4790

MB MSI Z97 GAMING 5

8 GB RAM CORSAIR

VGA R7 260X CORSSFIRE

SSD 250 GB SAMSUNG EVO 840 2X(RAID 0)

FONTE CS 750M CORSIAR

CATALYST 14.4

Meu problema:

1º CrossFire no Battlefield 4 dando gargalo: A GPU 2 fica quase o tempo todo em 0% e no maximo em 15%. Já a GPU 1 quase sempre em 100%. CrossFire ativo no Catalyst, monitorado pelo MSI Afterburner (no BF 3 ta rodando com as duas GPU rodando a 100%)

 

2º Na configuração de video do BF3 e BF4 a opção api grafica não aparece, não posso saber qual esta em uso (directx ou mantle) como aparece na foto, tenho o directx 11 instalado

sem+op%25C3%25A7%25C3%25A3o+api+grafica.

já tentei de tudo galera, valeu pela força!!!!

@Jonny Henrique

Obrigado por responder. Consegui resolver o problema em partes, já testei uma de cada vez. No BF3 ta otimo, mas no BF4 ta dando gargalo. VGA 1 100% e VGA 2 2 0%, e a opção de api grafica no video não aparece, como aparece no post acima,

 
Obrigado

 

 

Para que o cross funcione efetivamente, o game precisa dar suporte. Talvez o suporte pro cross de 260X no BF4 não seja bom.

 

Tente também com outra versão do Catalyst.

 

Verifique no site da placa-mãe se há alguma atualização de bios. Novas versões por vezes abrem o leque de compatibilidade / estabilidade da mesma.

 

Verifique se a ponte crossfire está corretamente encaixada.

 

Verifique se as VGAs estão corretamente encaixadas na placa-mãe.

 

Quanto ao game não estar mostrando a opção DX / Mantle, isso só está disponível com uma versão do patche do BF4, que disponibilizou o mantle para o game. Se necessário, acesse sua conta do Origin e baixe o game novamente.

Teste também o Win. 7 ao invés do 8.

Obrigado, coloquei a venda essa 7750 ou talvez, troque a 7750 e a 7850 por uma melhor, ou ainda, troque a 7750 e meus 2 - i5 por um i7.

 

Pensando em games, venda as duas VGAs e pegue a VGA single mais potente que seu dinheiro puder comprar.

 

Recomendações de peças, você pode pedir no setor de Micro para Jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse arranjo de VGAs em Crosfire não é possível. Veja a tabela:

 

60530383418395-o.jpg?w=1040

 

Olá @Thorcsf

 

Leia o seguinte artigo: Tudo o que você precisa saber sobre a conexão PCI-E.

 

 

Obrigado, @Dieg@o.

 

Então, pelo que eu entendi, PCIe 3.0 8x = PCIe 2.0 16x, já que ambos têm uma taxa de transferência de 8.000 MB/s (O PCIe 2.0 16x sendo 16 x 500 MB/s = 8.000 e o PCIe 3.0 8x sendo 8 x 1000 MB/s = 8.000), correto?

 

Mas tem uma outra dúvida minha que não foi respondida nesse artigo. Eu já tenho quase certeza disso, mas gostaria de confirmar: uma placa mãe com dois slots PCIe, um rodando a 16x e o outro a 8x, ao usar CrossFire, daria no mesmo que uma placa mãe com dois slots PCIe rodando a 8x, né? Já que em CrossFire as duas placas rodariam na mesma largua de banda, baseando-se na menos potente (a conectada no slot de 8x), correto?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, ambos os padrões se equivalem em largura de banda.

 

Creio que sim, pois ficaria "limitado" pela placa ligada ao slot x8. Esses x8 apenas seriam um pequeno gargalo para placas de vídeo bastante robustas, chuto aquelas que custam próximo dos R$1.300,00 ~ R$1.500,00 ou até mesmo acima disso. Ainda assim, não teria taaanta influência nos FPS gerados. Então pode usar tranquilo o seu cross em x16 e x8. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @Dieg@o

Consegui resolver meus problemas, obrigado:

 

meu cossfire (r7 260X) por algum motivo não pode ser usado a ponte brigde, sem a ponte esta ok;

o win 8.1 há uma atualização no windows uptade para as vgas da amd;

sobre não aparecer a  opção de escolher no bf4 entre o directx ou mantle, instalei o mozilla e há um plugin do batlelog que pede para ser instalado na primeira vez de se abre com o mozilla o bf4, após isso, apareceu a opção de escolha.

 

recomendo este crossfire, saiu para min por 900 dilmas mais já vi para venda por 399 cada uma (kabum).

bf4 no ultra com todos os filtro ligados média de 60-70fps, no alto (tenho monitor de 144hz fica lindo) média de 100-120.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas, se a sua motherboard tiver os 4 slots pci-ex 16 x é possivel sim, não esqueça é das fitas de SLI e se sua fonte de alimentação tem capacidade suficiente para alimentar o computador e as 4 placas, recomendo uma fonte com 900W ou uma de 1050 W da corsair . Para calcular a capacidade em Watt que o computador consome juntamente com as placas graficas utilize esta calculadora - http://extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

 

Basta preencher com os componenetes que tem no seu computador e depois carregar em calculate e ele indica os watt's que são precisos para alimentar seu computador .

 

Espero ter ajudado, alguma duvida disponha. Se já não tiver duvidas agradeço que selecione a minha resposta como a melhor e fexe o tópico. Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um PC com as seguintes configurações:Core i5-3470
                                                                           Placa mãe Gigabyte Z77M-D3H
                                                                           Memory Kingston 2 de 8gb ddr3 1333mhz

                                                                           Hd Seagate 1TB ST1000DM003 
                                                                           Fonte Cooler Master Silent Pro M600W 80 Plus Bronze 
                                                                           Placa de Vídeo MSI r6850 cyclone 1gd5 power edition oc 

                                                                          

Então galera, queria saber se compensa eu fazer um crossfire com a placa msi r6850 cyclone 1gd5 power edition oc e se meu computador aguenta! 
Obrigado desde já! :D 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho um PC com as seguintes configurações:

 

Core i5-3470

Placa mãe Gigabyte Z77M-D3H

Memory Kingston 2 de 8gb ddr3 1333mhz

Hd Seagate 1TB ST1000DM003 

Fonte Cooler Master Silent Pro M600W 80 Plus Bronze 

Placa de Vídeo MSI r6850 cyclone 1gd5 power edition oc 

                                                                          

Então galera, queria saber se compensa eu fazer um crossfire com a placa msi r6850 cyclone 1gd5 power edition oc e se meu computador aguenta! 

Obrigado desde já! :D

 

A placa-mãe do seu PC suporta o crossfire e a fonte também, porém, como sua VGA apesar de ainda render um bom caldo, já é um tanto antiga, melhor vender ela e juntar mais uma grana e pegar uma VGA single mais forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GTX 260 SLI

 

Tenho em meu pc a seguinte config ! Processador Core i7 4770k , Placa mãe ASUS Z87 Pro , SSD Intel de 240 , 16 Gb RAM DDR3 14900 , 2x GTX 260 , Fonte de 1000W Raidmax , SO W7 Ultimate 64 bit e Monitor Lg 27 pol , meu problema é o seguinte , quando estava usando só uma placa de vídeo , não dava nada , mas agora que coloquei elas em SLI , a tela apaga por uns 20 seg e volta em seguida ! Já atualizei o software das placas e continua a apagar ! Alguém por gentileza , poderia me ajudar ? Desde já agradeço ! Sei que seria melhor trocar as placas por DDR5 , mas como já tinha elas , achei melhor colocá-las ! Apesar que não jogo !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FPSDrop em Crossfirex de HD 6850

 

Eai pessoas, a algumas semanas comprei mais uma HD 6850 para melhorar meu micro sem gastar muito, eu já havia visto vários videos assim como gameplays e etc mostrando que o cross de 6850 fica estável e bom, só que os videos são do ano de 2011/2012, significa que os drivers não são os mesmos então pode estar ai a diferença. Eu jogo Battlefiled 3 principalmente e, no bf3 jogando no ultra ocorre um terrível fpsdrop, em que as quedas chegam de por exemplo 120 fps para 18 fps e sobem de novo. Sendo assim fica impossível jogar no ultra e fui obrigado a jogar no high, eu queria saber se é possível rodar o bf3 no ultra com minha config. O problema não é gargalo nem nada, meu processador é um i5 4440 @3,1 ghz, 8 GB de ram 1333 mhz, corsair cx650m. Já rodei esse cross no crizys 3 deluxe e fico bom, tudo no máximo rodando a 45/60 fps; Testei também Metro Last Light que fico bom também. Espero que possam me ajudar. Obrigado pela Atenção!

 

att. Alã Klein

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Eu Fiz o SLI da GTX 760 Mais estou com Um Grave problema Eu Estou tentando Jogar o Watch Dogs  mais esta Travando Muito antes Quando eu usava apenas uma GPU eu conseguia jogar agora com SLI nao esta dando Tipo o FPS oscila 80 , depois o fps pra 5 fica nessa oscilação alguem tem alguma dica de qual o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando SLI/CrossFire vale a pena?

 

Pessoal, sou do tempo que essas coisas não existiam, então tenho essa dúvida: quando é vantajoso partir para uma configuração com 2 ou mais placas de vídeo? Existem comparativos entre sistemas com 1 e também com mais de 1 placa? Costumava recorrer as tabelas do Tomshardware, mas acho que lá só comparam sistemas com 1 placa...

Estou montando um pc novo que por enquanto não devo usar para jogos e por isso não vou comprar a placa de vídeo ainda, mas pretendo comprar depois, e a decisão de comprar uma ou duas placas impacta nos requisitos de fonte e nobreak agora. Então, vale a pena pensar em duas placas mais baratas ao invés de uma mais cara? Como funciona isso?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...