Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CrossFire / SLI - Review técnico.


Posts recomendados

n tem condições amigo ^^ croosfire so fazem em placas iguais por exemplo 2 r7 260x independente de marca abrasss

Só uma correção, também é possível fazer crossfire entre, por exemplo, a R9 270 e a HD7870, pois são praticamente as mesmas placas, a AMD tá reciclando tudo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Sou novo nesse site e gostaria de uma explicação. Não sei se já tiveram essa dúvida? Tenho uma placa de vídeo hd 6950 Shappire ( 2gb 286 bit ) e queria saber se vale à pena fazer um crossfire dela com outra igual ou é melhor comprar uma r9 280 ( 3 gb 384 bit )?

Desde já agradeço.

 

 

Olá, @Alexandre Moreira, bem vindo.

 

A placa Radeon HD 6950 da Sapphire tem na verdade 256 bits, não 286. De acordo com experiência pessoal, constatei que o CrossFire com duas VGAs melhora a performance gráfica em aproximadamente 82,5% (de acordo com teste de benchmark feito na minha máquina com o programa Catzilla (www.catzilla.com)).

 

Se você pegar a taxa de transferência da memória da HD 6950 (160 GB/s) e multiplicar por 1,825 você vai ter *na teoria* 292 GB/s de taxa de transferência da memória para um CrossFire de duas HD 6950, contra 240 GB/s na R9 280. Eu digo "na teoria" porque a taxa de transferêcia não se multiplica efetivamente com o CF, mas se você considerar que o trabalho de processamento gráfico vai ser dividido para as duas placas, é como se a capacidade de transferêcia da memória passasse para 292 GB/s, considerando um ganho de performance de 82,5% com o CF.

 

Eu vi um teste de benchmark na internet de duas R9 270X. Eles testaram esse CF em 13 jogos, sendo um online e 12 singleplayer. Em apenas dois jogos - o online sendo um deles - o CF não apresentou uma boa performance. Nos outros 11 o CF dessas placas se equivaleu a uma R9 290X sozinha para aproximadamente a metade desses 11 jogos testados, sendo que na outra metade o CF das R9 270X teve uma performance aproximadamente 50% (!) melhor que a R9 290X sozinha!

Se você for considerar aquela conta que eu fiz, de pegar a taxa de transferência da R9 270X e multiplicar por 1,852, o CF delas vai ter a taxa de transferência mais ou menos equivalente a da R9 290X, e mesmo assim esse CF teve uma performance aproximadamente 50% melhor que a R9 290X em quase metade dos jogos testados!

 

Há muita gente que prefere ter uma placa de vídeo só do que CF ou SLI, porque duas VGAs vão consumir mais energia, vão esquentar mais o gabinete, pode ter problema de micro stuttering em alguns jogos e - o que eu considero a pior desvantagem - o CF não vai funcionar em todos os jogos (podendo até *diminuir* a performance, em comparação com uma única VGA); não são todos os jogos que são otimizados para CF/SLI. Mas mesmo com esses problemas eu ainda prefiro o CrossFire do que uma única VGA e estou satisfeito com o meu; a melhora na performance é incrível! E como você pôde ver pelo benchmark que eu mencionei, dos 13 jogos testados, só dois não tiveram a performance melhorada com o CF; então a maioria dos jogos que você for jogar rodarão bem com o CF.

 

Se eu fosse você, faria o CF sim com outra HD 6950 ou uma equivalente (desde que seja compatível para o CF, pesquise isso antes). Serão, na teoria, 292 GB/s contra 240 da R9 280, e ainda serão duas GPUs de 800 MHz contra uma de 933 na R9 280.

 

P.S. Se você tiver problema de micro stuttering com o CF em algum jogo, teste esta solução: http://sharenoesis.com/article/fix-crossfire-microstuttering/1551

Mas eu não testei ainda (até porque não estou tendo esse problema), só vi a dica por um usuário no Tom's Hardware.

 

Referência:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/520

http://www.tweaktown.com/articles/5984/sapphire-radeon-r9-270x-2gb-toxic-video-cards-in-crossfire/index.html

http://www.sapphiretech.com/presentation/product/product_index.aspx?pid=1021&lid=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Sou novo nesse site e gostaria de uma explicação. Não sei se já tiveram essa dúvida? Tenho uma placa de vídeo hd 6950 Shappire ( 2gb 286 bit ) e queria saber se vale à pena fazer um crossfire dela com outra igual ou é melhor comprar uma r9 280 ( 3 gb 384 bit )?

Desde já agradeço.

Eae, tudo beleza!

 

Alexandre, CrossFire vale a pena SIM, porém, não é possível fazer CrossFire com placas de famílias diferentes.

 

Modos corretos.

 

HD 6950 + HD 6950

HD 6950 + HD 6970

R9 280 + R9 280

R9 280 + R9 280X

 

Modos incorretos.

 

HD 6950 + HD 7950

HD 6950 + R9 280

R9 270x + R9 280

R9 280x + R9 290x

 

Com essa explicação acima fica mais fácil, no seu caso seria interessante ver os seguintes pontos.

 

1) Encontrar uma outra HD 6950 por um bom preço.

2) Analisar se você tem fonte pra usar um CrossFire.

3) Comparar o desempenho do CrossFire de HD 6950 contra o desempenho das placas mais novas.

4) Dependendo do custo pra montar o CrossFire e do seu desempenho, pode ser melhor comprar uma placa mais nova.

 

Cara é muito difícil achar testes de placas antigas e placas mais novas em jogos iguais, ou seja, testes com os mesmos jogos, porém, encontrei no site techpowerup, teste do CrossFire de HD 6950, HD 280X e GTX 970 no jogo Crysis, segue abaixo para sua análise.

 

Techpowerup CrossFire HD 6950

 

Techpowerup R9 280X

 

Techpowerup GTX 970

 

Observando os testes feitos na resolução 2560X1600, pois, é a única resolução que se repete nos testes, comparamos o desempenho.

 

CrossFire HD 6950 - Crysis - 2560X1600 = 41,2 FPS

R9 280X - Crysis - 2560X1600 = 37,1 FPS

R9 280X OC - Crysis - 2560X1600 = 38,9 FPS

GTX 970 - Crysis - 2560X1600 = 46,2 FPS

 

Vamos dar uma olhada nos preços:

 

Mercado Livre - HD 6950 - Modelos Usados na faixa de R$ 400,00 a R$ 600,00, nada impossibilida de você achar uma dessas nova.

 

Pichau - R9 280x - R$ 838,10

 

Pichau - GTX 970 - R$ 1.470,50

 

Outros fatores devem ser observados, como: Consumo de energia e Dissipação Termica.

 

Então Alexandre analise bem as condições acima e determine o que será melhor no seu caso, você também pode tentar uma outra solução, dependendo das oportunidades que forem aparecendo.

 

Boa sorte e boa escolha.

 

Abraço!

 

Juntao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma correção, também é possível fazer crossfire entre, por exemplo, a R9 270 e a HD7870, pois são praticamente as mesmas placas, a AMD tá reciclando tudo.

Desculpe amigo, você pode postar onde você leu essa informação, outra coisa vamos levar essa discussão para o tópico oficial de CrossFire / SLI, pra não poluir o fórum.

 

Abraço!

 

Juntao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma correção, também é possível fazer crossfire entre, por exemplo, a R9 270 e a HD7870, pois são praticamente as mesmas placas, a AMD tá reciclando tudo.

pode mais n é muito recomendado ^^ pois vai casar uma vga com aspectos mais antigos com uma vga com tecnologia novas ^^ , si a amd so ta rotulando os nomes por exemplo : a minha xfx 7750 é a r7 250e so com o nome mudado ^^

ps: ressaltando pode fazer o croos mais n é recomendado alias eu ainda n vi esse tipo de croos pode postar onde você leu isso amigo? abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode mais n é muito recomendado ^^ pois vai casar uma vga com aspectos mais antigos com uma vga com tecnologia novas ^^ , si a amd so ta rotulando os nomes por exemplo : a minha xfx 7750 é a r7 250e so com o nome mudado ^^

ps: ressaltando pode fazer o croos mais n é recomendado alias eu ainda n vi esse tipo de croos pode postar onde você leu isso amigo? abrass

Opa, eu vi isso aqui: http://www.legitreviews.com/amd-radeon-7000-radeon-r200-series-mixed-crossfire-testing_126124

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sou muito experiente no assunto placas de video mesmo gostando de jogar mas como nunca tenho muito tempo nao é a minha necessidade prioritária!.. entretanto, por esses dias, um amigo meu me deixou jogar no pc dele o battlefield 4 e eu simplesmente achei fantástico.. tanto que vou comprar um pra mim.. instalei aqui uma versao para testar e com essa 7770 da minha assinatura consigo rodar com tudo no ultra a 30 fps em média... ou seja, para uma placa q comprei sem intuito de jogar há 2 anos, até que ela dá um bom caldo ainda.. gosto de jogar no ultra mas no high tb nao deixa a desejar e o fps chega a 50 de média

 

 

vi que o xodó atual do pessoal q gosta de jogar é a tal da gtx 970 q por sinal ta em falta em muitas lojas.. o preco dela quando vi ainda disponivel rondava os 1300-1400 reais

 

 

dei uma pesquisada e vi muita gente falando do custo x beneficio da linha r9 da amd.. e de fato, você pega uma r9 280 por 850 ou menos dependendo do fabricante e com ela é possivel rodar BF no ultra com 60 fps sem muitas quedas bruscas

 

 

 

foi ai que comecei a ver o lance do crossfire.. li alguns reviews, assisti alguns videos gringos e nao sei se estou certo, mas me corrijam ai

 

 

um CF de r9 280 é igual a uma gtx 970? ou chega a ser superior a ela?!

 

 

 

dependendo do valor q ela venha ter no mercado pelos proximos meses e pelo valor das r9, creio q um cf de r9 seria bem interessante, mesmo q passasse 200 ou 300 reais do valor da 970.. o que acham? falei alguma mherda?

 

 

nao me fuzilem feito no BF4...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. só estou querendo sanar essa duvida e entender melhor essa questao..

 

 

Obrigado desde já a quem puder esclarecer isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira

 

Como indiquei pro amigo ali em cima, dê uma olhada nesta review do CrossFire de duas R9 270X:

http://www.tweaktown.com/articles/5984/sapphire-radeon-r9-270x-2gb-toxic-video-cards-in-crossfire/index.html

 

Na review testaram 13 jogos com esse CF e com outras configurações de VGAs, dentre elas a R9 290X (a melhor placa de vídeo single GPU da AMD atualmente): 2 não tiveram uma boa performance com o CF; 5 tiveram uma performance equivalente a R9 290X; e 6 tiveram uma performance *superior* a R9 290X, sendo na maioria uma performance 50% melhor que a R9 290X sozinha!

 

Então se o CF de duas R9 270X tiveram, em geral, uma performance superior a R9 290X (que é a melhor placa single GPU da AMD atualmente), então com certeza (minha opinião, baseada nessa review) um CF de duas R9 280 terá uma performance superior a uma GTX 970 sozinha.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira

 

Como indiquei pro amigo ali em cima, dê uma olhada nesta review do CrossFire de duas R9 270X:

http://www.tweaktown.com/articles/5984/sapphire-radeon-r9-270x-2gb-toxic-video-cards-in-crossfire/index.html

 

Na review testaram 13 jogos com esse CF e com outras configurações de VGAs, dentre elas a R9 290X (a melhor placa de vídeo single GPU da AMD atualmente): 2 não tiveram uma boa performance com o CF; 5 tiveram uma performance equivalente a R9 290X; e 6 tiveram uma performance *superior* a R9 290X, sendo na maioria uma performance 50% melhor que a R9 290X sozinha!

 

Então se o CF de duas R9 270X tiveram, em geral, uma performance superior a R9 290X (que é a melhor placa single GPU da AMD atualmente), então com certeza (minha opinião, baseada nessa review) um CF de duas R9 280 terá uma performance superior a uma GTX 970 sozinha.

 

 

pois é, baseado nos reviews, com certeza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@rodrigo.dcvieira, De maneira geral (e no BF4 também), o crossfire de R9 280 é mais forte que a GTX 970, porém temos que levar em conta os "problemas" do crossfire, tais como:

- alto consumo de energia.

- maior nível de ruido.

- maior dissipação de calor.

- baixa escalabilidade em certos jogos.

- baixa escalabilidade em processadores AMD.

- quedas de FPS em certos jogos, até piores que com uma placa só.

- micro stuttering mais alto.

- etc...

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira, De maneira geral (e no BF4 também), o crossfire de R9 280 é mais forte que a GTX 970, porém temos que levar em conta os "problemas" do crossfire, tais como:

- alto consumo de energia.

- maior nível de ruido.

- maior dissipação de calor.

- baixa escalabilidade em certos jogos.

- baixa escalabilidade em processadores AMD.

- quedas de FPS em certos jogos, até piores que com uma placa só.

- micro stuttering mais alto.

- etc...

 

Abraços.

 

 

pois é, to ciente desses fatos.. so nao to muito por dentro do que viria a ser esse tal de micro stuttering.. do que se trata?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pois é, to ciente desses fatos.. so nao to muito por dentro do que viria a ser esse tal de micro stuttering.. do que se trata?

Aqui explica de forma fácil, rápida e em português, dê uma olhada: http://framebuffer.com.br/Arquivo/105492

 

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, to ciente desses fatos.. so nao to muito por dentro do que viria a ser esse tal de micro stuttering.. do que se trata?

Sobre o que o amigo Jonny falou, vai ter mais consumo de energia sim, mas vai ser só durante os jogos, já que quando não se está jogando, a segunda placa se desliga automaticamente.

Sobre o ruído, o meu CF não me incomoda nisso não, as ventoinhas são relativamente silenciosas, mesmo em alta rotação, e olha que são 4 ventoinhas (duas em cada placa); o som do jogo sempre supera o barulho vindo do gabinete, ainda mais se você jogar com headset, com headset eu nem ouço o barulho vindo do gabinete; e quando você estiver fora de jogo, a segunda placa vai se desligar, e se você ainda tiver controle das ventoinhas do gabinete, pode também diminuir a rotação delas quando não estiver jogando. Meu PC quando não estou jogando fica super silencioso, dá até pra dormir com ele ligado; e mesmo nos jogos não fica muito barulhento.

A geração de calor vai ser bem maior mesmo, mas contanto que você mantenha o gabinete bem ventilado, isso não vai ser problema.

Com relação à queda de FPS, inclusive mais do que com uma única VGA em alguns jogos, eu expliquei exatamente isso numa resposta mais acima. Nem todos os jogos são otimizados para CF/SLI, mas hoje em dia a maioria é; como você pôde ver pela review que eu te mostrei, só 2 dos 13 jogos testados não tiveram uma boa performance com o CF.

O micro stuttering já é meio que coisa do passado, tanto a nVidia quanto a AMD já fizeram um bom trabalho pra eliminar isso. Eu particularmente ainda não vivenciei esse problema com o meu CF; mas ainda não testei muitos jogos com o CF, pois estou com ele há poucos meses.

Mas se por acaso você vier a ter esse problema, eu encontrei esta solução na internet, no entanto não testei ainda, porque, como disse, ainda não tive problema de micro stuttering: http://sharenoesis.com/article/fix-crossfire-microstuttering/1551

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira, desde que eu coloquei este CF, já rodei 6 jogos nele. Dois tiveram uma performance ruim e 4 tiveram uma performance boa. Os que não se saíram bem foi o Total War: ROME II e o Assassin's Creed III. Os que tiveram uma boa performance foi o The Witcher 2, Lara Croft and the Guardian of Light, Total War: SHOGUN 2 e o The Elder Scrolls V: Skyrim.

Eu fiz um teste de benchmark na minha máquina usando o programa Catzilla (www.catzilla.com) e tive uma melhora de performance de 82,5% no processamento gráfico em comparação a uma só VGA; e nos jogos é mais ou menos esse nível de melhora mesmo que eu noto na contagem de FPS do FRAPS. Normalmente jogo que roda na média de 30 FPS com uma VGA só (com tudo no very high ou ultra), passa pra 50 com o CF.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thorcsf bom, muito bom.. vou baixar esse catzilla ai...

 

 

outra coisa q eu tenho duvidas hj é com relação a memoria.. temos placas de 1gb, 2, 3 e até 4 ou mais.. isso faz diferenca no fim?

 

 

porque eu sei q antigamente, fazia.. uma coisa era você ter uma placa de video de 8, outra era ter uma de 32 ou 64.. quem tinha, era luxo.. mas muito antigamente mesmo.. 

 

 

hj em dia eu vejo mais é todo mundo falando de steam processors, FPS, etc, etc, mas essa questao nunca é muito abordada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira, uma maior quantidade de memória é necessário para rodar os jogos numa resolução maior. Uma pessoa que for rodar um jogo com três monitores em 1080p (5760x1080) ou em um monitor 4K (3840x2160) vai precisar de uma placa poderosa de pelo menos 4 GB, preferencialmente com um CrossFire ou SLI. Se você for rodar os jogos em um monitor só de 1920x1080, uma placa com 2 GB de memória já é ótimo. Acho que uma placa com 3 ou 4 GB de memória para uma resolução de 1920x1080 não faria muita diferença; o que vai fazer diferença mesmo é o clock da GPU e da memória, a quantidade de bits que placa tem e, consequentemente, a taxa de transferência da memória, que é obtida multiplicando-se o clock da memória pelos bits transformados em bytes. Ex.: A R9 290 tem 5 Ghz de clock da memória e 512 bits, logo: 5 x 512 / 8 (1 byte = 8 bits) = 320 GB/s. Essa vai ser a taxa de transferência da memória dessa placa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira, uma maior quantidade de memória é necessário para rodar os jogos numa resolução maior. Uma pessoa que for rodar um jogo com três monitores em 1080p (5760x1080) ou em um monitor 4K (3840x2160) vai precisar de uma placa poderosa de pelo menos 4 GB, preferencialmente com um CrossFire ou SLI. Se você for rodar os jogos em um monitor só de 1920x1080, uma placa com 2 GB de memória já é ótimo. Acho que uma placa com 3 ou 4 GB de memória para uma resolução de 1920x1080 não faria muita diferença; o que vai fazer diferença mesmo é o clock da GPU e da memória, a quantidade de bits que placa tem e, consequentemente, a taxa de transferência da memória, que é obtida multiplicando-se o clock da memória pelos bits transformados em bytes. Ex.: A R9 290 tem 5 Ghz de clock da memória e 512 bits, logo: 5 x 512 / 8 (1 byte = 8 bits) = 320 GB/s. Essa vai ser a taxa de transferência da memória dessa placa.

 

 

pode crer, ficou claro agora.. é o tipo de informacao q normalmente nao se ve.. o pessoal se preocupa mais em ter muito do quer ter o necessário! valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TioChico Dayz, eu uso CrossFire. Quando eu entro em um jogo, minha 2ª placa fica direto a 99% de utilização, enquanto a primeira fica normal, variando de acordo com as necessidades do jogo, e quando eu minimizo a janela do jogo a utilização da 1ª placa cai drasticamente, enquando a da segunda permancece em 99%. A única maneira de resolver esse problema é saindo do jogo (ou fazendo isso até antes de entrar em qualquer jogo), desativando o CrossFire, reativando de novo e depois entro no jogo novamente, aí a 2ª placa passa a funcionar normalmente, que nem a primeira. Não sei se é o mesmo tipo de problema que está acontecendo contigo.

 

Mas pode ser outra coisa: a primeira placa é "a mestre"; se a segunda placa tiver uma capacidade inferior à primeira, ela pode ficar tentando rodar em alta performance para tentar alcançar a mesma performance da primeira, aí nesse caso é normal se for ela que está rodando a 80% de utilização e a primeira a 15%. Para resolver isso você pode colocar a placa mais fraca como a "mestre" - a primeira - assim a segunda (a mais forte) não vai precisar "se esforçar" para alcançar a mesma velocidade da primeira. Você não vai perder performance, já que em CF/SLI as placas sempre rodam na velocidade da menos potente, para se igualar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...