Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Explore Ao Máximo O Seu Teclado


X25

Posts recomendados

EXPLORE AO MÁXIMO O SEU TECLADO

Aproveite tudo o que o seu teclado pode oferecer, descubra as funções de todas as teclas e torne o seu uso simples e rápido

Apesar de ser um dos equipamentos mais utilizados do computador, o teclado geralmente não é bem aproveitado. Isso porque poucas pessoas conhecem os inúmeros recursos que ele oferece e que podem ser muito úteis no dia-a-dia diante do PC.

Se antigamente o teclado não era nada mais que um acessório herdado das tradicionais máquinas de escrever, hoje ele vai muito além disso. O equipamento passou por inúmeros avanços tecnológicos, o que

deu origem a modelos variados, cada vez

mais confortáveis e capazes de executar uma infinidade de funções no Windows. Os modelos mais recentes são capazes de abrir o navegador de Internet, desligar o computador e até acionar a calculadora do PC.

Nesta reportagem você vai conferir algumas dicas para aproveitar melhor os recursos dos seu teclado, além de curiosidades sobre o equipamento. Acompanhe as perguntas e respostas:

Por que as teclas não são organizadas em ordem alfabética?

A distribuição das teclas em um teclado de computador segue a mesma ordem encontrada nas máquinas de escrever. A combinação mais comum é a QWERTY, que foi inventada em meados de 1870 pelo norte-americano Christopher Latham Scholes. A ideia de Scholes foi organizar as teclas aproximando os pares de letras mais usados na língua inglesa. A origem do nome, por sua vez, são as seis primeiras letras que aparecem no teclado: Q, W, E, R, T e Y. Além da QWERTY existem outras combinações usadas em teclados, mas elas são uma raridade no Brasil.

O que são os teclados ABNT x ABNT2?

São os dois modelos de teclado usados no Brasil. Ambos seguem o padrão QWERTY e apresentam a tecla "ç". A única diferença entre eles é que o teclado ABNT2 apresenta uma tecla a mais: a Alt Gr. Ela fica à direita da barra de espaço e permite digitar os símbolos adicionais que aparecem no canto inferior direito de algumas teclas (os símbolos "º" e "ª" são bons exemplos). Para inserir estes símbolos em um texto, basta pressionar a tecla Atl Gr juntamente com a tecla em que o símbolo se encontra.

Qual é a utilidade da tecla Print Screen?

A tecla Print Screen captura a imagem da tela do seu computador e a transfere para a área de transferência (local onde ficam armazenados textos e figuras quando se utiliza os recursos Copiar ou Recortar do Windows). Você pode capturar uma imagem com esta tecla e abri-la no Paint, por exemplo. Para isso, pressione a tecla Print Screen em uma tela qualquer e abra o Paint apertando o botão Iniciar do Windows, entrando em Programas, em Acessórios e em Paint. Acesse o menu Editar e selecione a opção Colar. Pronto, a imagem capturada aparecerá na tela.

Para que serve a tecla Scrool Lock?

Esta tecla não exerce nenhuma função direta sobre o teclado. Entretanto, em alguns programas, ela desabilita determinadas funções. Um bom exemplo de sua utilidade pode ser verificado quando você executa o CD-ROM que acompanha a Revista CD-ROM Fácil. Se o Scroll Lock estiver ativado quando você inserir o disco no drive, as animações e sons da interface principal não serão executados.

O que ocorre se eu apertar a tecla Pause Break?

Essa tecla era mais utilizada nos tempos do MS-DOS, um sistema operacional que antecedeu o Windows. Sua função é pausar o processamento de dados exercido pelo computador e congelar a tela. No Windows, o Pause Break não tem muita utilidade. Entretanto, se você tiver curiosidade de saber o que aparece escrito na tela do seu computador quando ele está sendo iniciado, aperte esta tecla para travar a tela. A partir daí, utilize as setas direcionais para navegar e ler o texto.

Eu aperto as teclas Alt e Ctrl e nada acontece. Por quê?

As teclas Alt e Ctrl são consideradas neutras porque, quando pressionadas sozinhas, não têm função. Entretanto, elas servem para acessar funções secundárias do teclado, ou as chamadas teclas de atalho (veja quadro Teclas de Atalho).

Quais outras teclas pouco conhecidas podem me ajudar no dia-a-dia?

Uma tecla importante é a Num Lock, que altera as funções do teclado numérico. Quando ela está ativada, as teclas digitam números. Já quando ela está desativada, as teclas funcionam como setas direcionais. Outra tecla que traz funções interessantes é a Insert, que é usada em editores de texto como o Word. Se ela estiver desativada, tudo o que você digitar irá sobrescrever o texto que vem a seguir. Do contrário, o material digitado será inserido no ponto em que está o cursor.

Como eu faço para configurar o modelo do meu teclado no Windows?

Clique no botão Iniciar, selecione Configurações, Painel de Controle, e dê um duplo clique em Teclado. Para alterar o layout do teclado, entre na aba Idioma e aperte o botão Propriedades. Agora basta selecionar no campo Layout o modelo do seu teclado e clicar em OK.

As teclas de atalho nada mais são que combinações

de teclas que permitem executar funções especiais

nos mais variados programas. O Windows, por exemplo, permite realizar um grande número de tarefas usando combinações de teclas.

Normalmente, os atalhos são compostos por uma combinação das teclas Ctrl ou Alt com uma outra tecla qualquer.

... Confira a seguir alguns dos atalhos do Windows: post#3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por R3con@29 mar 2004, 21:51

Como eu faço para configurar o modelo do meu teclado no Windows? ::

Clique no botão Iniciar, selecione Configurações, Painel de Controle, e dê um duplo clique em Teclado. Para alterar o layout do teclado, entre na aba Idioma e aperte o botão Propriedades. Agora basta selecionar no campo Layout o modelo do seu teclado e clicar em OK.

.

---

Abraços e Boa Sorte!

ta mas no winXp não tem a aba idioma...

:rolleyes:

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atalhos para Windows:

Run Commands:

compmgmt.msc - Computer management

devmgmt.msc - Device manager

diskmgmt.msc - Disk management

dfrg.msc - Disk defrag

eventvwr.msc - Event viewer

fsmgmt.msc - Shared folders

gpedit.msc - Group policies

lusrmgr.msc - Local users and groups

perfmon.msc - Performance monitor

rsop.msc - Resultant set of policies

secpol.msc - Local security settings

services.msc - Various Services

msconfig - System Configuration Utility

regedit - Registry Editor

msinfo32 _ System Information

sysedit _ System Edit

win.ini _ windows loading information(also system.ini)

winver _ Shows current version of windows

mailto: _ Opens default email client

command _ Opens command prompt

Run Commands to access the control panel:

Add/Remove Programs control appwiz.cpl

Date/Time Properties control timedate.cpl

Display Properties control desk.cpl

FindFast control findfast.cpl

Fonts Folder control fonts

Internet Properties control inetcpl.cpl

Keyboard Properties control main.cpl keyboard

Mouse Properties control main.cpl

Multimedia Properties control mmsys.cpl

Network Properties control netcpl.cpl

Password Properties control password.cpl

Printers Folder control printers

Sound Properties control mmsys.cpl sounds

System Properties control sysdm.cpl

<span style="font-size: 10pt; font-family: Verdana;" lang="EN-US">

Command Prompt:

ANSI.SYS Defines functions that change display graphics, control cursor movement, and reassign keys.

APPEND Causes MS-DOS to look in other directories when editing a file or running a command.

ARP Displays, adds, and removes arp information from network devices.

ASSIGN Assign a drive letter to an alternate letter.

ASSOC View the file associations.

AT Schedule a time to execute commands or programs.

ATMADM Lists connections and addresses seen by Windows ATM call manager.

ATTRIB Display and change file attributes.

BATCH Recovery console command that executes a series of commands in a file.

BOOTCFG Recovery console command that allows a user to view, modify, and rebuild the boot.ini

... quer mais ?! abrir a img, com o winrar* :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
  • 3 meses depois...
Postado Originalmente por futurista@16 jun 2004, 01:52

um programa q você pode usar a tecla scroll lock é o ms-excel, não lembro agora o q ela faz.

apertando a tecla scroll lock no excel, va pode usar as barras de rolagem horizontal e vertical pelas setas do teclado.... :P

ta mas no winXp não tem a aba indioma...

  :rolleyes:

[]s

é não tem...^^

no winxp você tem que mudar o idioma do teclado pela configuração de idiomas regionais do painel de controle...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...

Boas dicas cara, são bem simples, mais ajudam muito!!!

Eu to com um problema aqui, mais num é assim nada de tão grave, é o seguinte de vez em quando as teclas - windows e shift - do lado esquedo não funcionam, e depois voltam a funcionar...

Já tirei elas pra ver se num era aquela borrachinha que tinha "rasgado" mais ta normal...

Será q pode ser algum bug do SP2 do XP??

desde agora eu agradeço :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Ai gente fina, tem uma tecla de atlho que é bastante desconhecida e que eu a considero super importante:

Alt+Barra de Espaço+Z >>> Minimizar apenas uma janela, no caso a principal

Alt+Barra de Espaço+X >>> Maximiza a janela principal que está aberta, porém não maximizada totalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 5 meses depois...

Eu recentemente comprei um compudaor e o teclado veio com botões de função... mais eles não funcionam, ligar, stand-by, etc.... se eu não me engano é mirax.... fraquinho coitado.... dá até pena de digitar forte nele... mais eu tenho compaixão, to gostando do pobre coitado até porque eu não sou coitado mais sou pobre :D

E ai, alguém sabe configurar essa parada?

Ps.: Modelo PS2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bem lembrado...

---

Já para quem usa o XP, nada mais chato quando aparece aquela mensagem de teclas de aderência, quem usa sabe do que estou falando...

No Painel de controle, Opções de acessibilidade, em Teclas de aderência - clique em configurações... e Desmarque tudo o que tiver lá! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é um saco....

O pessoal já colocou todos os atalhos que lembro.... sei que estes são manjados mais como ninguém os colocou eu coloco:

shift + insert = Colar

Ctrl + insert = Cortar

Ctrl + d = Duplicar

Shift ao iniciar o Access = Abrir o código fonte

Alt +ctrl + F12 = abrir novo banco de dados no Access mesmo rodando uma aplicação protegida.

Execel:

Ctrl + Page up = Muda de planilha para frente

Ctrl + Page down = Muda de planilha para traz

Ctrl + Home = muda para a 1ª celula da planilha, independente onde estiver o cursor

Ctrl + end = seleciona o final do trabalho, a ultima célula

ctrl + shift + end = seleciona todo o trabalho editado

ctrl + f10 = Maximiza ou restaura janela da área de trabalho

Ctrl + f11 = cria uma planilha com o nome Macro1 para a insersão de macros

Ctrl + f12 = abrir uma planilha

Ctrl + f9 = minimiza a janela da área de trabalho

Alt + f11 = abre a tela do Visual Basic para criação de macros e códigos vb para o Projeto

Shift + f12 = Salvar como

shift + f11 = acrescenta nova planilha à pasta de trabalho

Shift + f10 = abre o menu do mouse (botão direito)

O Atalho mais conhecido no mundo que não tem a menor necessidade de ser informado: CTRL + ALT + DEL :looka:

Este atalho até as versões do Windows 98 era usado somente para reiniciar a máquina, hoje, no XP e no ME é usado para fazer o login em um ambiente de usuários quando configurado

windows

Tecla Windows + R = Abre caixa executar

Tecla Windows + F = Abre Localizar arquivos

Tecla Windows + M = Minimiza todas as janelas

Deu branco.... não lembro de mais nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Até onde eu sei, dá para controlar completamente o PC só com o teclado, sem mouse e com muito mais eficiência (rapidez) do que com o mouse. Basta você conhecer os atalhos e funções do teclado. Mas isso acaba sendo um saco, né!

Pelo menos para programas bem desenvolvidos, ninguém tem que estar preso ao mouse. Mouse é acessório. Não existe desde os primórdios do PC. É conveniente sim, mas não indispensável.

Quem já passou por problemas de detecção de mouse no Win 3.1 ou no Win95 e 98 é que sabe o que que é usar um PC (não um computador das antigas como um msx ou CP-400) sem o mouse, enquanto tenta configurá-lo. No início é um horror, pois você não sabe fazer nada com o teclado, mas depois você vai pegando as manhas, e descobre que muitas vezes seria melhor que não estivésemos viciados em mouse.

Falando de atalhos e tal, ninguém se dignou a explicar pro pessoal como é que se navega em menus de programas, internet e tal com o teclado... Tipo, tem horas que é mais cômodo usar o teclado para isso que ficar usandoo mouse... Costumo fazer apresentações power point na faculdade, em lugares onde não tenho como apoiar um mouse direito. Aí o melhor é usar o teclado para tudo...

Ex: Em alguns programas DOS com interface gráfica, é o alt que leva à barra de menus.

Para selecionar caixas de checagem ou botões radiais no windows, você o faz com a barra de espaço.

O tab navega entre os diferentes objetos da área de trabalho do navegador internet ou da área de trabalho do windows. É ele quem muda o foco...

O Home volta ao início da linha de digitação. O end vai ao último caractere de uma linha digitada (ou buffer de texto)

Pg Up e Pg Dn acho que é conhecido de todo mundo, né! Paginação... Uma espécie de scroll rápido que move a extensão de uma tela inteira.

Alguém sabe mais? Eu pelo menos não tô lembrando. :P

Por fim, eu faria uma correçãozinha: O NumLock muda sim as funções do teclado numérico, mas não é entre números e setinhas direcionais não. Com o numlock aceso, você usa ele como calculadora, com todas as funções dessa, desde que guardadas as associações entre sinais e operadores. Com ele desligado, aí o teclado numérico assume as funções de baixo das teclas... Além das setas, você tem à disposição o Home, o End, o Pg Up, o Pg Dn, Ins e Del.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara, difíci de dizer, pois com tanta marca melhor por aí, eu não entenderia porque de piratear justamente o produto da Benq. Placa de som Sound Blaster que é tipo mítica, eu já vi pirateada. Processador pirateado (é um mais simples, overclocado e remarcado eu também já ouvi falar. O controle pirata de playstation eu conheço bem, etc. Mas teclado de marca comum? Tá certo, Benq/ Elgin/ Canon. No topo dessa tríade a Canon tem boa fama e poderia levar à pirataria, mas a marca Benq não é lá muito chamativa, você acha? Acho que teclado pirata seria mais pra Microsoft, IBM, Logitek... marcas de peso nesse setor.

Eu acredito que o fenômeno que você enfrentou talvez seja o teclado trazido da filial chinesa... Mas se recentemente você comprou um desses teclados Benq e ele afundou uma tecla... Eu tenho teclado aqui com mais de 8 anos e ele funciona perfeitamente (ops, eu quebrei ele num episódio muito estranho... ele voou para cima e bateu no chão com toda força, perdendo uma tecla, mas fora isso ainda funciona perfeito). Então seu teclado era para durar, e disso que você disse, acho que esse teclado é ruim e você deveria sim é evitá-lo.

Só que esta discussão está off-topic e não deve continuar por aqui. :P

Tá, quem deveria dizer isso é um moderador, mas vamos dar uma colher de chá para eles, né?!

Sugiro que você abra um novo tópico para discutir isso, ou que continuemos essa discussão em um outro tópico. Eu postei recentemente um tópico sobre qualidade de teclados, e lá é um lugar mais legal para isso, do que aqui onde se discutem atalhos e funções do teclado.

T+!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bicho, sou fumante e já fumei muito cigarro pirata na pindaíba.... credo...

O que pode ter acontecido é a fabricante terceirizar a fabricaçao, exemplo, NIKE.

A NIKE não fabrica nada, ela faz contrato com fabricantes em todo o mundo, claro, onde a mão de obra seja barata como a China, Brasil ou Índia.

Contudo, a fabricante do teclado pode não ter um rígido controle de qualidade como a NIKE onde esta última inspeciona a fabricante antes de encaminhar o produto para o comércio.

Tá certo que teclado não dura para sempre mais em 1999 eu montei um XP com peças usadas e o teclado dele funciona perfeitamente até hoje... trabalho com uma estação IBM Celeron de cor bege, ou seja, já foi branca um dia.... faço coleção de clips e fios de cabelo sob as teclas além das migalhas dos biscoitos Cream Cracker do meu lanche vespertino, mesmo assim, funciona que é uma beleza e nunca tive nenhum problema.... Comprei um computador montado pela Bit Way com um teclado cachorro.... dá até pena de digitar nele, mais aguenta o regaço com força...

Acho que você deveria procurar marcas de confiança e que não tenham a inscrição MADE IN CHINA no verso....

fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • mês depois...
Citação

vocês sabem como ligar o pc atraves do teclado?

aê não sei realmete o que você fala em ligar...,

Por exemplo se o seu teclado tiver as famosas teclas:

[Power|Sleep|Wake] - que na maioria das vezes só atrapalha os usuários - Funções de: [Desligar|Hibernar|Acordar] o sistema, mas se o pc estiver desligado aê já não sei, talvez nas configurações da BIOS...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

É isso que eu não consigo fazer no meu teclado ! ! ! Eu do o Print Screen mas, na hora de ir para o paint colar ele não cola fica em branco ainda, mesmo eu tentando colar a imagem, será que isso é problema de driver ou será que tem algum comando especial ??? ( Teclado Clone Office Keyboard , tem um tópico sobre a minha dúvida aqui também ).

TECLADO OFFICE SLIM - ABNT II - USB

- Windows 98 / ME / 00 / XP

- Teclas de membrana táctil de alta qualidade

- Funções Office, multimídia e internet

- 33 teclas de funções adicionais

- Teclas finas - "Super Flat"

- Oferece maior conforto ao digitar

- Scroll - roldana para rolagem de página

- Compatível com PC/ATX

- Conector USB

post-83864-13884921115841_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Uma pergunta... Existe teclado sem a limitação de teclas apertadas ao mesmo tempo?

Se 3 teclas forem apertadas ao mesmo tempo elas param e soa um bip no speaker... Mas isso depende de quais 3 teclas sâo, eu estava em um jogo e estava tendo problemas por caus de 3 teclas (setas para cima e esquerda, e acho que o 'g') e tentei mudar para outra (acho que o 'r') e funcionou a 3 teclas...

Acho que isso depende das trilhas das teclas no interior do teclado... Existe um teclado no qual eu possa todas as teclas ao mesmo tempo?

Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...