Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Notebook Samsung RF411 SD1BR


JeFFersO

Posts recomendados

o meu está uma novela... tem vez que ele funciona "normal", depois quando ele sai da hibernação ele tem dificuldades de conectar ou fica lenta, baixo o sinal dificultando a conexão, aí a solução é desconectar as portas usb 3.0 que volta ao normal

Você já tentou desabilitar a hibernação para ver se o problema persiste?

Abraço,

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente descobri a (minha) causa!

A "causa" se chama TuneUp Utilities™ 2011.

De novo, mais uma vez e novamente, reformatei o RF411 com os drivers originais da Samsung, todavia, não instalei qualquer programa imediatamente após a formatação. Simplesmente testei a USB/2.5/5.0 Gbs X WIFI.

Percebendo que o RF411 não apresentava qualquer problema, fui instalando programa a programa, sempre reiniciando o RF411 e testando a USB/WIFI com 2.5 Gb e 5.0 Gb.

Nesse passo, quando da instalação do TuneUp Utilities™ 2011, pude perceber que na opção Optimize System, nas sub-opções Disable Programs e Disable Startup Programs, se desativadas algumas "entradas" do sistema, o problema por mim relatado com a USB e a WIFI passava a se manifestar.

Nesse ponto, talvez alguém questionasse:

- E por que, "ser de conhecimentos informáticos ignóbeis", você não testou isso antes?

Simples.

Porque o problema só ocorre se as "entradas" do TuneUp Utilities™ 2011 forem desativadas e a USB estiver setada para 5.0 Gb.

Então, se a USB estiver setada para 2.5 Gb e as "entradas" do TuneUp Utilities™ 2011 forem desativadas, o RF411 não apresenta qualquer problema?

Não, não apresenta!

Quem entende? Eu não entendo!

Em suma, caso eu deseje utilizar o RF411 com a USB setada em 5.0 Gb, basta que eu volte a ativar as, até então desativadas, "entradas" do TuneUp Utilities™ 2011.

Simples assim! (Ao menos agora é! rs!)

Obrigado a todos que, gentilmente, enviaram informações com o fito de me auxiliar!

Abraços,

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente descobri a (minha) causa!

A "causa" se chama TuneUp Utilities™ 2011.

De novo, mais uma vez e novamente, reformatei o RF411 com os drivers originais da Samsung, todavia, não instalei qualquer programa imediatamente após a formatação. Simplesmente testei a USB/2.5/5.0 Gbs X WIFI.

Percebendo que o RF411 não apresentava qualquer problema, fui instalando programa a programa, sempre reiniciando o RF411 e testando a USB/WIFI com 2.5 Gb e 5.0 Gb.

Nesse passo, quando da instalação do TuneUp Utilities™ 2011, pude perceber que na opção Optimize System, nas sub-opções Disable Programs e Disable Startup Programs, se desativadas algumas "entradas" do sistema, o problema por mim relatado com a USB e a WIFI passava a se manifestar.

Nesse ponto, talvez alguém questionasse:

- E por que, "ser de conhecimentos informáticos ignóbeis", você não testou isso antes?

Simples.

Porque o problema só ocorre se as "entradas" do TuneUp Utilities™ 2011 forem desativadas e a USB estiver setada para 5.0 Gb.

Então, se a USB estiver setada para 2.5 Gb e as "entradas" do TuneUp Utilities™ 2011 forem desativadas, o RF411 não apresenta qualquer problema?

Não, não apresenta!

Quem entende? Eu não entendo!

Em suma, caso eu deseje utilizar o RF411 com a USB setada em 5.0 Gb, basta que eu volte a ativar as, até então desativadas, "entradas" do TuneUp Utilities™ 2011.

Simples assim! (Ao menos agora é! rs!)

Obrigado a todos que, gentilmente, enviaram informações com o fito de me auxiliar!

Abraços,

LM

ou cara, que bom que conseguiu resolver eim!

Esse programa você já tinha instalado antes? Quais entradas que quando desabilitadas davam problema?

Bom, o meu levei na AT ontem (GR Informática, Jundiaí/SP) e hoje já ligaram que o note tá pronto. Perguntei qual era o problema e a atendente disse que foram restauradas as configurações de fábrica, fizeram os testes e está funcionando normal. Bom, se só voltaram para as configs. default e pronto o problema não foi resolvido, já que o default é a USB em 2.5Gbps. Amanhã irei lá buscar o note e testarei para ver se foi tudo resolvido mesmo. Se tiver a mesma coisa, não sei se deixo lá para arrumarem mesmo ou se trago o note de volta e entro em contato com a loja (no email que me mandaram respondendo minha dúvida quanto à troca, disseram que caso o problema não fosse resolvido junto ao fabricante e à assistência técnica era pra entrar em contato com eles). Eu achei MUITO rápido esse conserto, visto que estamos aqui há quase umn mês (alguns até mais) tentando várias alternativas e nada. Bom, de qualquer forma, espero que tenha sido resolvido mesmo.

Qualquer novidade eu posto aqui

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou cara, que bom que conseguiu resolver eim!

Esse programa você já tinha instalado antes? Quais entradas que quando desabilitadas davam problema?

Bom, o meu levei na AT ontem (GR Informática, Jundiaí/SP) e hoje já ligaram que o note tá pronto. Perguntei qual era o problema e a atendente disse que foram restauradas as configurações de fábrica, fizeram os testes e está funcionando normal. Bom, se só voltaram para as configs. default e pronto o problema não foi resolvido, já que o default é a USB em 2.5Gbps. Amanhã irei lá buscar o note e testarei para ver se foi tudo resolvido mesmo. Se tiver a mesma coisa, não sei se deixo lá para arrumarem mesmo ou se trago o note de volta e entro em contato com a loja (no email que me mandaram respondendo minha dúvida quanto à troca, disseram que caso o problema não fosse resolvido junto ao fabricante e à assistência técnica era pra entrar em contato com eles). Eu achei MUITO rápido esse conserto, visto que estamos aqui há quase umn mês (alguns até mais) tentando várias alternativas e nada. Bom, de qualquer forma, espero que tenha sido resolvido mesmo.

Qualquer novidade eu posto aqui

Abraços!

Saudações, Nobre timrgt!

Já conhecia o TuneUp Utilities™ 2011 há um bom tempo.

Linhas gerais, aprecio referido programa, pois ele propicia uma inicialização do sistema mais rápida, programas são carregados mais rápidos, enfim, ele deixa o sistema mais "ágil".

Ocorre que, como nunca tive qualquer problema com este programa antes, sequer ventilei a hipótese dele ser o "causador do problema".

Para você ter uma noção da funcionalidade do mesmo, posto três imagens do programa:

1) Visão da opção Optimize System:

http://imageshack.us/photo/my-images/691/tuneupd.png/

2) Visão da sub-opção Disable Programs:

http://imageshack.us/photo/my-images/810/disableprograms.png/

3) Visão da sub-opção Disable Startup Programs:

http://imageshack.us/photo/my-images/43/disablestartupprograms.png/

Nesse rumo, observando a imagem (3), podemos perceber que ele possibilita a desabilitação de várias "entradas" e, visando a otimizar o sistema, eu desabilitei algumas.

Pois bem.

E como se manifesta o problema?

Pelo que percebi, estando setada a USB para 2.5 Gb, a desabilitação das "entradas", conforme constante na imagem (3), não produz qualquer efeito sobre o RF411, todavia, o mesmo não pode ser dito caso a USB esteja setada para 5.0 Gb.

Não posso afirmar conclusivamente qual a combinação de "entradas" deve estar ativada (enable) para que o problema de lentidão não ocorra, todavia, pelo rápido teste que fiz, ao que parece, habilitada a "entrada" Broadcom 802.11 Network Adapter Wireless Network Tray Applet, o problema não ocorre.

De qualquer forma, uma coisa é certa: se ativo todas as "entradas", o RF411 não apresenta qualquer problema, esteja a USB setada para 2.5 Gb, esteja a USB setada para 5.0 Gb.

Aliás, caso o equívoco não me vença, fato não muito difícil, acredito que meu RF411 não apresentava qualquer problema após a instalação de novos drivers para a Broadcom, justamente pelo fato de a nova instalação "se sobrepor" às configurações do TuneUp Utilities™ 2011.

Eu instalava os novos drivers, o problema, conforme mencionado aqui no tópico, desaparecia, entretanto, por questão de hábito, eu voltava a desabilitar as "entradas" habilitadas, voltando, via de consequência, a ocorrer o problema.

Por um acaso, você não instalou qualquer programa de "otimização de sistema" que possa desabilitar "entrada" necessária à plena funcionalidade do RF411?

Abraço,

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações, Nobre timrgt!

Já conhecia o TuneUp Utilities™ 2011 há um bom tempo.

Linhas gerais, aprecio referido programa, pois ele propicia uma inicialização do sistema mais rápida, programas são carregados mais rápidos, enfim, ele deixa o sistema mais "ágil".

Ocorre que, como nunca tive qualquer problema com este programa antes, sequer ventilei a hipótese dele ser o "causador do problema".

Para você ter uma noção da funcionalidade do mesmo, posto três imagens do programa:

1) Visão da opção Optimize System:

http://imageshack.us/photo/my-images/691/tuneupd.png/

2) Visão da sub-opção Disable Programs:

http://imageshack.us/photo/my-images/810/disableprograms.png/

3) Visão da sub-opção Disable Startup Programs:

http://imageshack.us/photo/my-images/43/disablestartupprograms.png/

Nesse rumo, observando a imagem (3), podemos perceber que ele possibilita a desabilitação de várias "entradas" e, visando a otimizar o sistema, eu desabilitei algumas.

Pois bem.

E como se manifesta o problema?

Pelo que percebi, estando setada a USB para 2.5 Gb, a desabilitação das "entradas", conforme constante na imagem (3), não produz qualquer efeito sobre o RF411, todavia, o mesmo não pode ser dito caso a USB esteja setada para 5.0 Gb.

Não posso afirmar conclusivamente qual a combinação de "entradas" deve estar ativada (enable) para que o problema de lentidão não ocorra, todavia, pelo rápido teste que fiz, ao que parece, habilitada a "entrada" Broadcom 802.11 Network Adapter Wireless Network Tray Applet, o problema não ocorre.

De qualquer forma, uma coisa é certa: se ativo todas as "entradas", o RF411 não apresenta qualquer problema, esteja a USB setada para 2.5 Gb, esteja a USB setada para 5.0 Gb.

Aliás, caso o equívoco não me vença, fato não muito difícil, acredito que meu RF411 não apresentava qualquer problema após a instalação de novos drivers para a Broadcom, justamente pelo fato de a nova instalação "se sobrepor" às configurações do TuneUp Utilities™ 2011.

Eu instalava os novos drivers, o problema, conforme mencionado aqui no tópico, desaparecia, entretanto, por questão de hábito, eu voltava a desabilitar as "entradas" habilitadas, voltando, via de consequência, a ocorrer o problema.

Por um acaso, você não instalou qualquer programa de "otimização de sistema" que possa desabilitar "entrada" necessária à plena funcionalidade do RF411?

Abraço,

LM

Olá caro Lucky Man,

Pelo visto somente a atualização dos drivers solucionou os problemas com a USB 3.0? digo isto porque ainda não tenho dispositivo desta taxa de transferência para efetuar testes.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá caro Lucky Man,

Pelo visto somente a atualização dos drivers solucionou os problemas com a USB 3.0? digo isto porque ainda não tenho dispositivo desta taxa de transferência para efetuar testes.

Grato

Nobre vini_loko,

A bem da verdade, o que soluciona o "meu problema" é eu não desabilitar as opções disponíveis no programa TuneUp Utilities™ 2011, tanto é que, não alterando qualquer configuração do RF411 via programa, a USB 3.0 (setada para 2.5 Gb ou 5.0 Gb) funciona perfeitamente com os drivers originais da Samsung.

Ou seja, chego à conclusão de que meu RF411 em si não tem, nem nunca teve qualquer problema, visto que o hipotético problema derivava da utilização do programa TuneUp Utilities™ 2011.

Vou além.

Não duvido que outros programas "ditos otimizadores" também possam causar o citado problema no RF411.

Abraço,

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

timrgt,,,,,,,,,,

você informou a AT a respeito do chiado na caixa de som ???

Saudações, Nobre timrgt!

Já conhecia o TuneUp Utilities™ 2011 há um bom tempo.

Linhas gerais, aprecio referido programa, pois ele propicia uma inicialização do sistema mais rápida, programas são carregados mais rápidos, enfim, ele deixa o sistema mais "ágil".

Ocorre que, como nunca tive qualquer problema com este programa antes, sequer ventilei a hipótese dele ser o "causador do problema".

Para você ter uma noção da funcionalidade do mesmo, posto três imagens do programa:

1) Visão da opção Optimize System:

http://imageshack.us/photo/my-images/691/tuneupd.png/

2) Visão da sub-opção Disable Programs:

http://imageshack.us/photo/my-images/810/disableprograms.png/

3) Visão da sub-opção Disable Startup Programs:

http://imageshack.us/photo/my-images/43/disablestartupprograms.png/

Nesse rumo, observando a imagem (3), podemos perceber que ele possibilita a desabilitação de várias "entradas" e, visando a otimizar o sistema, eu desabilitei algumas.

Pois bem.

E como se manifesta o problema?

Pelo que percebi, estando setada a USB para 2.5 Gb, a desabilitação das "entradas", conforme constante na imagem (3), não produz qualquer efeito sobre o RF411, todavia, o mesmo não pode ser dito caso a USB esteja setada para 5.0 Gb.

Não posso afirmar conclusivamente qual a combinação de "entradas" deve estar ativada (enable) para que o problema de lentidão não ocorra, todavia, pelo rápido teste que fiz, ao que parece, habilitada a "entrada" Broadcom 802.11 Network Adapter Wireless Network Tray Applet, o problema não ocorre.

De qualquer forma, uma coisa é certa: se ativo todas as "entradas", o RF411 não apresenta qualquer problema, esteja a USB setada para 2.5 Gb, esteja a USB setada para 5.0 Gb.

Aliás, caso o equívoco não me vença, fato não muito difícil, acredito que meu RF411 não apresentava qualquer problema após a instalação de novos drivers para a Broadcom, justamente pelo fato de a nova instalação "se sobrepor" às configurações do TuneUp Utilities™ 2011.

Eu instalava os novos drivers, o problema, conforme mencionado aqui no tópico, desaparecia, entretanto, por questão de hábito, eu voltava a desabilitar as "entradas" habilitadas, voltando, via de consequência, a ocorrer o problema.

Por um acaso, você não instalou qualquer programa de "otimização de sistema" que possa desabilitar "entrada" necessária à plena funcionalidade do RF411?

Abraço,

LM

Nobre vini_loko,

A bem da verdade, o que soluciona o "meu problema" é eu não desabilitar as opções disponíveis no programa TuneUp Utilities™ 2011, tanto é que, não alterando qualquer configuração do RF411 via programa, a USB 3.0 (setada para 2.5 Gb ou 5.0 Gb) funciona perfeitamente com os drivers originais da Samsung.

Ou seja, chego à conclusão de que meu RF411 em si não tem, nem nunca teve qualquer problema, visto que o hipotético problema derivava da utilização do programa TuneUp Utilities™ 2011.

Vou além.

Não duvido que outros programas "ditos otimizadores" também possam causar o citado problema no RF411.

Abraço,

LM

Olá colegas

Pois bem, retirei meu note na AT hoje e realmente foi MUITO rápido para ser verdade. Tentei testar o note na propria AT mas como não havia uma conexão wifi que eu pudesse usar não tive como testar. O som só deu pra testar através do gerenciador de som da Realtek, e aparentava estar bom (o problema foi informado à AT). Porém, ao chegar em casa e testar , vi que ambos os problemas NÃO FORAM RESOLVIDOS. O que fizeram foi formatar o note (no caso acho que fizeram o Recovery) e nada mais. Fizeram "testes" e concluíram que estava tudo funcionando. O note não apresenta nenhum sinal de que foi aberto (que seria o necessário para resolver o problema do alto falante). Sendo assim, entrei em contato com a Fast, já que fui instruído por eles que, caso o problema não fosse resolvido junto ao fabricante, eu deveria entrar em contato com eles. Pensei em voltar na AT e falar com o técnico responsável, porém , como moro em Indaiatuba e a AT fica em Jundiaí (+- 50 Km daqui) e tenho faculdade à tarde, hoje não poderei ir lá, e muito provavelmente terei que perder mais uma manhã para ir lá. Estou realmente decepcionado, já que perdi todo esse tempo para chegar lá e os caras fazerem praticamente o mesmo que fiz aqui, que foi formatar o note, sem , muito provavelmente, efetuar qualquer outro tipo de teste ou verificação.

Caro Lucky Man, no meu caso o problema não é relacionado com o utilitário da Broadcom, visto que quando reinstalei os drivers esse app foi instalado e não o desabilitei. E , inclusive, ele não veio habilitado/instalado de fábrica.

Pois bem, entrei em contato com a Fast Shop relatando o ocorrido e estou no aguardo da resposta.

Qualquer novidade volto a postar aqui no fórum

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucky Man,

O meu veio com o problema,e não possuou este utilitario.

Mas o samsung vem com um utilitario parecido,Easy startup não sei do que.

To sem o meu note,deixei ele na AT faz 2 dias.(mais por causa de um problema na placa de video do que pela USb).

Será que esse programa que vem de fabrica desabilita alguma entrada ??

Lembro de alguns usuarios terem formatado e não instalado eles,será que eles tiveram problemas ??

Araços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos,

Os dispositivos USB 3.0 tem uma corrente de pico maior que os dispositivos 2.0 (de 500mA nos 2.0 passaram para até 900mA nos 3.0).

Sendo assim, ao conectar um dispositivo USB 3.0 configurado para velocidade máxima de 5Gbps pode haver um surto de corrente na porta USB (consequentemente uma queda de tensão) poderia vir a interferir nos dispositivos que usam a mesma linha de 5V. Depois de todo este bla bla bla pergunto, vocês já testaram em outros modos de gerenciamento de energia do windows 7? Para estes modos, a bateria e a fonte estava conectada ao note?

Testaram também desativar o gerenciamento de energia:

Clique em Iniciar, digite devmgmt.msc e aperte [Enter] para iniciar o Gerenciador de Dispositivos, clique em Exibir> Dispositivos por tipo. Expanda Controladores Universal Serial Bus , botão direito do mouse em USB Root Hub , por sua vez, selecione Propriedades> Gerenciamento de Energia e desmarque “Permitir que o computador desligue este dispositivo para economizar energia”. Faça isso também para a placa de rede wi-fi!

Att.

Vini_loko

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucky Man,

O meu veio com o problema,e não possuou este utilitario.

Mas o samsung vem com um utilitario parecido,Easy startup não sei do que.

To sem o meu note,deixei ele na AT faz 2 dias.(mais por causa de um problema na placa de video do que pela USb).

Será que esse programa que vem de fabrica desabilita alguma entrada ??

Lembro de alguns usuarios terem formatado e não instalado eles,será que eles tiveram problemas ??

Araços

lucas230991,

Não disponho do necessário conhecimento para lhe responder.

Tudo o que aqui consegui foi através do "método da tentativa e erro".

O que você poderia tentar, penso eu, é formatar o RF411, instalar apenas os drivers originais da Samsung e verificar se o problema existe ou não, visto que, dessa forma, você eliminará a possibilidade de que o problema derive de algum programa específico.

Abraço,

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colegas

Bom, entrei em contato com a Fast Shop e terei que levar meu note de novo à AT, e depois enviar os dados da ordem de serviço e do estabelecimento para que a loja entre em contato com a Samsung. Porém, dessa vez, exigirei falar com álgum técnico que seja responsável pela manutenção dos notebooks e mostrar pra ele os problemas, já que ele "testou" e não achou nada. Estou muito desapontado com a situação, já que não estou podendo usar de verdade meu note (depois que eu formatei, não instalei mais nada, estou usando só pra internet) e, por ser técnico, não ter conseguido resolver o problema sozinho (já que o defeito aparenta ser físico, só abrindo o note, e nesse caso perco a garantia. Se mais pra frente dá algum problema mais grave, é preju pra mim :( ). Sempre tive desktop, e no meu primeiro note (que comprei depois de muita pesquisa rs) estou tendo problemas. Está sendo um tanto frustrante essa nova experiência, mas, é bom pra aprender rsrs

Olá a todos,

Os dispositivos USB 3.0 tem uma corrente de pico maior que os dispositivos 2.0 (de 500mA nos 2.0 passaram para até 900mA nos 3.0).

Sendo assim, ao conectar um dispositivo USB 3.0 configurado para velocidade máxima de 5Gbps pode haver um surto de corrente na porta USB (consequentemente uma queda de tensão) poderia vir a interferir nos dispositivos que usam a mesma linha de 5V. Depois de todo este bla bla bla pergunto, vocês já testaram em outros modos de gerenciamento de energia do windows 7? Para estes modos, a bateria e a fonte estava conectada ao note?

Testaram também desativar o gerenciamento de energia:

Clique em Iniciar, digite devmgmt.msc e aperte [Enter] para iniciar o Gerenciador de Dispositivos, clique em Exibir> Dispositivos por tipo. Expanda Controladores Universal Serial Bus , botão direito do mouse em USB Root Hub , por sua vez, selecione Propriedades> Gerenciamento de Energia e desmarque “Permitir que o computador desligue este dispositivo para economizar energia”. Faça isso também para a placa de rede wi-fi!

Att.

Vini_loko

Colega, até faz sentido que você disse mas acho que isso não tem a ver com o problema, já que o pessoal está tendo problemas quando usam dispositivos USB 2.0 na porta USB 3.0, e esse limite de 900mA é só na "parte" USB 3.0. E mesmo se fosse tanto na parte 2.0 como na 3.0, dispositivos 2.0 não puxam mais que 500mA, e , nesse caso, não era pra dar um surto de tensão. De qualquer modo, é uma suposição válida. Eu testei o que você sugeriu e não houve melhora. E as opções de energia só estão disponíveis nos controladores USB 2.0, no 3.0 não tem nada relacionado à isso.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera, acabei de comprar o meu, comprei a versão com i3 pois nao podia gastar mais do que ja gastei, ja estou ansioso pra que chegue logo! Espero que nao venha com os problemas que o pessoal ta tendo.

Estou acompanhando o topico e gostaria que me dessem dicas do que tenho que fazer quando o note chegar... sou usuario domestico, nao sei formatar e essas coisas, então estou na duvida de quais programas eu devo instalar, quais desinstalar, o que devo atualizar e por onde atualizar e outra duvida é a respeito das partiçoes... qual a melhor formar de fazer essas partiçoes do hd?

por enquanto é isso, quando chegar verifico se apresente algum dos problemas que o pessoal ta tendo e posto aqui os resultados!

boa noite a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite galera, acabei de comprar o meu, comprei a versão com i3 pois nao podia gastar mais do que ja gastei, ja estou ansioso pra que chegue logo! Espero que nao venha com os problemas que o pessoal ta tendo.

Estou acompanhando o topico e gostaria que me dessem dicas do que tenho que fazer quando o note chegar... sou usuario domestico, nao sei formatar e essas coisas, então estou na duvida de quais programas eu devo instalar, quais desinstalar, o que devo atualizar e por onde atualizar e outra duvida é a respeito das partiçoes... qual a melhor formar de fazer essas partiçoes do hd?

por enquanto é isso, quando chegar verifico se apresente algum dos problemas que o pessoal ta tendo e posto aqui os resultados!

boa noite a todos

Duas coisas que recomendo atualizar são: A bios (12HX) e o driver da nvidia 275.33 (se não me engano). De resto, desinstale a maioria dos programas que você acha desnecessário como os de edição de vídeo e imagem e os shareware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...