Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com fontes de alimentação


Posts recomendados

Boa tarde,

minha configuração é Placa mãe: msi z97m, processador i5 4670k, Placa de vídeo: Saphire Hd 7970 dual X, SSD: Corsair Force Series Gs 240gb, Hd: Seagate 1tb Barracuda 7200rpm 6bg/s 64 cach, Ram:2xcorsair revenge 4gb, Fonte: Seasonic S12 II Bronze 620W Atx 12v, Gabinete:Aerocol strike X Xtreme. Meu pc está com o seguinte problema, ligo ele e ele acende todas as luzes e apaga sem dar o boot, faz isso algumas vezes espero um tempo, tento novamente e ele liga e funciona sem nenhum problema. A placa mãe e o processador troquei quando o problema já exisitia, testei as memórias e a placa de vídeo e nada então sobrou a fonte mas tenho receio de ser o gabinete.... Não conheço nenhum bom técnico aqui onde moro e gostaria de indicação de uma boa fonte e algum teste para confirmar que é a fonte o problema.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então sobrou a fonte mas tenho medo de ser o gabinete...

 

Como assim, o gabinete?

 

Você já fez inspeção visual e testes básicos com a fonte?

 

Com uma fonte dessas eu procuraria conserto. Iria a um técnico eletrônico, não a um técnico de computador, pois estes só querem substituição de peças (sem exceção para fontes).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Edson Gagliardi_430870, técnico eletrônico geralmente conserta televisores. Você não levaria o computador a ele, apenas a fonte. Você conhece se chegar lá e a bancada de trabalho tiver, para uso frequente, equipamentos de medição tais como multímetros e capacímetro, e, de preferência, uma estação de solda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Certo obrigado, mais tem certeza ? Não pode passar muito nem ser muito menor que o correto. você acha que o de 6 estava antes ? É 500w bivolt.

A gente não necessita ter certeza das coisas, não se trata de memória.. Se faz o cálculo

Fonte de 500 Watts com digamos 80% de eficiência vai demandar da tomada, e por dentro do fusível, coisa de 500 Watts / 0,80 = 625 Watts

Damos uns 10% de tolerância e fica 1,1 x 625 = 687 Watts

Imagine essa fonte trabalhando em 115 Volts, ela vai demandar cerca de 687 Watts / 115 Volts = 5,97 Amperes que arredondamos para 6 Amperes.. Portanto não é certeza, é certeza absoluta amparada por cálculo de dimensionamento..

 

Se ela operar em 220 Volts fica melhor ainda pois 687/220 = 3,125 Amperes..

 

Não sei se esse dai era o valor que lá estava pois assim como se pode dar uma tolerância de 10% a mais na corrente se pode dar uma tolerância de até 30% a mais e o resultados será outro. Mas não se preocupe. Se quiseres te preocupar com alguma coisa tente encontrar o fusível no tipo "retardado" que é o comumente usado em fontes justo porque as fontes tem grandes capacitores na entrada e o pico de corrente na hora do ligamento, da energização de uma fonte pode ultrapassar os 50 Amperes brincando. O que vale é que esse pico dura coisa de meio a um ciclo de rede, menos de 20 mili segundos, não suficientes para fundir ou queimar fusíveis, principalmente aqueles de resposta retardada..  Fusíveis de fontes de alimentação não são colocados para queimar por nada. Fosse assim eles estariam num porta fusível com acesso lá no painel traseiro..

Fusível de fonte geralmente aparece assim, soldado na placa:

e68512b84f30fcdc704582b0ec023653_zps1b9afusivel-varistor.jpg

 

Esse tipo de fusível, retardado, ai está somente como segurança para evitar que uma fonte uma vez queimada ainda continue a puxar energia que poderá virar fogo e queimar sua casa. São portanto proteção para sua casa não pegar fogo.. As peças da fonte são muitas mas bota muitas nisso, vezes mais rápidas para se danificar que o fusível da fonte. Por essas e por outras que te afirmei que dificilmente um desses queima sem que os diodos ou o transistor ou algum varistor da fonte tenha se danificado...

 

Difícil mesmo é você fazer um balconista de loja de componentes, figura cada vez mais rara, entender o que isso significa. Além do que de retardado lá quem sabe só ele mesmo...

Certa feita fui procurar um centelhador a gás ( http://www.dvtecnologia.com.br/produtos.asp?sck=5 ) em uma loja dessas e ele, o balconista, disse que isso dai só encontraria em lojas que trabalham com conserto de fogão a gás.

Agradeci a dica e fui embora..

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Difícil mesmo é você fazer um balconista de loja de componentes, figura cada vez mais rara, entender o que isso significa. Além do que de retardado lá quem sabe só ele mesmo...

Certa feita fui procurar um centelhador a gás ( http://www.dvtecnologia.com.br/produtos.asp?sck=5 ) em uma loja dessas e ele, o balconista, disse que isso dai só encontraria em lojas que trabalham com conserto de fogão a gás.

Agradeci a dica e fui embora..

 

Mestre!!! Sempre uma aulinha... e uma boa prosa! Ariano Suassuna deve estar rindo até 2030.

:lol:  :lol:  :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Experimente procurar por termistor ou NTC, pois é isso que ele é, e não capacitor de poliester..

Termistores:

366929747_118.jpg

 

Olhe ai, por exemplo..

http://www.soldafria.com.br/termistor-ntc-10r-11mm-p-1432.html

 

Note que seu nome em inglês é thermistor https://en.wikipedia.org/wiki/Thermistor

e por isso o label, da placa de impresso, é THR, que jamais seria pensável para um capacitor que geralmente é C ou CX..

Thermal%20resistor_zpsb96jvzxg.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um mero chute: desequilíbrios causam desequilíbrios.

 

De quanto é a diferença?

Parece que o normal dos fio amarelo é 12v e do vermelho é 5v. Isso para aquele cabo de alimentação que vai para o hd e para o drive de cd (se não me engano). Achas que 1v ou 2v a menos pode causar problemas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que alguém pode me ajudar? Ontem teve uma tempestade aqui em Curitiba e eu saí de casa e deixei o computador ligado (muito antes de prever que poderia ocorrer uma tempestade). Acontece que caiu o disjuntor do quarto e não subia mais (apresentando faíscas quando tentava subir). Fiz alguns testes, e descobri que quando desligava o filtro de linha com computador, modem e outros aparelhos, a chave subia. Testei ligar várias coisas (incluindo um aquecedor de 1200W) pra testar se era problema na elétrica da casa, mas ligando o computador em outra peça e caindo a chave da outra peça constatei que o problema é no computador, mas nunca vi algo parecido antes. Minha fonte é uma OCZ 500W (ocz500mxsp).

Resumindo, sempre que ligo o computador e ativo a chave da fonte (mesmo sem ligar o computador em si), a chave do disjuntor da peça cai.

Acredito que seja alguma coisa com a fonte mas pra desencargo segue o resto da configuração:

AMD Phenom II 1090T
2Gb OCZ 1600 + 4GB Kingston 1600
Asus M4A89TD PRO
Point Of View GeForce 260gtx 213 core
HD Seagate 1TB

Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo? Se for algum problema na fonte tem alguma forma viável de consertar? Porque uma fonte dessas não é muito barata..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo? Se for algum problema na fonte tem alguma forma viável de consertar? Porque uma fonte dessas não é muito barata..

 

Está parecendo com varistores de fonte ou de filtro escoando grande quantidade de energia para a terra ou para o neutro; uma sobretensão diminuindo a resistência dos varistores. Mas posso estar falando uma grande bobagem, até porque, segundo me lembro de todos os outros relatos sobre varistores atuando, já deviam ter torrado. Ou será que torraram e ficaram com o curto de escoamento? Não sei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A fonte, ou seu filtro de linha, algum deles deve estar com um curto circuito, o que faz desarmar ou não deixar armar o disjuntor. Identifique qual dos dois está defeituoso.Troque o elemento defeituoso e tudo voltará ao normal, isso se o defeito não se propagou para o PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller, isso é normal em situação de proteção? É tipo o que falei sobre varistores?

 

Eu pensei que o padrão era "abrir"...

Normalmente os varistores ao ter de enfrentar um surto mais forte, ou seu final de vida útil, se abrem com muita fumaceira, mas pode até acontecer deles ficar ainda conduzindo alguma coisa..

Por isso da importância dos fusíveis térmicos. Varistores ao abrir ou ao ter de drenar maior corrente aquecem e muito. Se tem fusíveis térmicos eles se abrem interrompendo o processo de queima e dasalimentando os varistores e seu equipamento..

Quando não se tem fusíveis térmicos a fumaceira e eventualmente o dano e o pretume em seu filtro são inevitáveis..

 

Filtro de linha que sofreu queima de varistores internamente, mesmo com fusível térmico:

Explosodevaristor.jpg

 

Sem fusível térmico:

IMG_20150329_092852.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu estou com um problema já há algum tempo, e tenho quase certeza de o problema ser a fonte, toda vez que abro algo um pouco mas pesado o meu PC da Blue Screen(Erro de Hardware) ou apenas reinicia, (acontece mais em jogos), E isso só começou a acontecer depois que troquei de fonte... Todos os drivers estão att, já testei cada hardware do meu PC separadamente e não apresentou nada.
Configuração do meu PC:
Processador: Phenom II x6 1090T
RAM: 8 GB DDR3
Vídeo: Radeon 5670 GDDR5
Placa mãe: Asus M4N68T-M LE
Fonte: Zalman ZM500-LE

Agradeço a ajuda desde já!
:/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller, isso é normal em situação de proteção? É tipo o que falei sobre varistores?

 

Eu pensei que o padrão era "abrir"...

 

Normalmente os varistores ao ter de enfrentar um surto mais forte, ou seu final de vida útil, se abrem com muita fumaceira, mas pode até acontecer deles ficar ainda conduzindo alguma coisa..

Por isso da importância dos fusíveis térmicos. Varistores ao abrir ou ao ter de drenar maior corrente aquecem e muito. Se tem fusíveis térmicos eles se abrem interrompendo o processo de queima e dasalimentando os varistores e seu equipamento..

Quando não se tem fusíveis térmicos a fumaceira e eventualmente o dano e o pretume em seu filtro são inevitáveis..

 

Filtro de linha que sofreu queima de varistores internamente, mesmo com fusível térmico:

Explosodevaristor.jpg

 

Sem fusível térmico:

IMG_20150329_092852.jpg

 

 

Então, é a fonte mesmo, só que não sei exatamente o que fazer ainda... tenho essa máquina desde o final de 2010 e nunca tive problemas, quando fui comprar fiz uma pesquisa extensa do hardware e essa era uma das melhores fontes que encontrei (já não me lembro todos os detalhes). Eu não estava no momento em que a chave caiu, mas depois testei 2 ou 3 vezes pra testar o que era (e depois não testei mais por medo de acontecer algo pior), mas nenhuma das vezes saiu fumaça ou algo parecido. Pensei em abri-la daqui a pouco pra dar uma olhada... O que eu gostaria de saber é se era viável consertá-la, ou se só comprando outra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que eu gostaria de saber é se era viável consertá-la [a fonte de alimentação], ou se só comprando outra.

 

Se eu tiver acertado em ser circuitos de proteção, e se o problema não passar deles, sim, será muitíssimo viável. Será como consertar "o protetor eletrônico que a fonte embute". Ele está ali pra isso mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma fonte com um problema que eu não tinha visto.

 

É uma Extream Black Master de 750W real. O problema é o seguinte.

 

Está funcionando, liga o pc, consigo ver a bios e notar que as voltagens estão sempre abaixo do normal na bios.

A de 5 vs fica 4,400 ou abaixo em vermelho.

 

Em uma ocasião ficou como fazendo barulho de faísca que influenciava até na luz de casa. A lâmpada ficou querendo desligar.

 

A placa mãe não funciona nenhuma das satas só as usbs. Nem o hd funciona. O caso é claro que está com corrente fraca mesmo sendo de 750w.

 

Gostaria de saber se tem solução. Qual componente precisaria trocar para voltar a dar a corrente normal? Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...