Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] SONY VAIO VPC-SB15GB/B Intel Core i5-2410M, HD6470m, 4GB RAM, 500GB HD

cheeta

Posts recomendados

Sim, acho que é normal vir apenas uma bateria.

E está configurado para carregar até 80% da bateria, para otimizar a vida da mesma.

interessante essa ideia...

se não for pedir demais você poderia fazer uma breve descrição de como você configurou?

edit: acho que consegui aqui. mas obrigado de qualquer forma, fui no vaio control center e na opção de energia>bateria>ativar configuração de cuidados[...]

espero que isto tenha alguma serventia realmente :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

interessante essa ideia...

se não for pedir demais você poderia fazer uma breve descrição de como você configurou?

Sim, sem problemas. Vi que já conseguiu, mas de qualquer forma segue a maneira.

Como eu não desinstalei nenhum programa que veio instalado, justamente para não perder funcionalidades exclusivas, tenho acesso à algumas funções.

-No VAIO Control Center, vá até a aba "Gerenciamento de energia" e selecione "Bateria".

-Verifique se o campo "Ativar a função Cuidados da Bateria" está marcada, caso não esteja, marque-a para permitir configurações avançadas da bateria.

-Após marcada, clique no botão "Config. avanç." e escolha a porcentagem desejada, essa porcentagem será o máximo que a bateria carregará e depois manterá nesse nível.

Que isso, toda vez que necessário a utilização do note fora da tomada, consigo sim a autonomia de 6,5H como diz a propaganda do note com uma bateria.

Sim, aqui dura horas também, mas desconecte da tomada no modo speed e utilize a placa de vídeo, seja em jogo, filme ou qualquer outra atividade que exija o uso da placa de vídeo, não durará muito tempo. Já no modo stamina, durá várias horas realmente, nunca cheguei ao máximo, raramente tiro da tomada por muito tempo.

Tava vendo agora no site da Sony, alguns modelos é fascinante. Modelos que vem Bluray + Placa de vídeo separada, como se fosse um leitor externo que conecta ao notebook. Impressionante, o preço também, é equivalente, haha.

Abraços.

• Curtir 1
Link para o comentário

Troquei o HD do meu por SSD. Tá muito bom. Além de ser bem mais rápido, gasta menos energia e é mais leve. Segui as dicas do link da minha última mensagem sobre como trocar e foi bem tranquilo.

Fiz uma instalação limpa do Windows 7 no SSD, e uma sugestão: atualizem completamente o Windows antes de instalar os drivers e programas da Sony, ou não vão funcionar.

A minha única reclamação sobre o note é que a ventoinha fica muito barulhenta quando no modo SPEED e em algo mais pesado. Em STAMINA ele é bem quieto.

Alguém tem sugestão de um case bom pro note?

Link para o comentário

Gauche, trocou por SSD 'puro' ou ´híbrido? estou pensando em trocar por 1 híbrido.

Tô meio com medo de instalar o Win7 do zero e alguma coisa no note deixar de funcionar. Acho que vou usar o utilitário da Seagate para copiar o HD original. Daí, pergunto: alguém já fez isso e deu tudo certo?:confused:

Link para o comentário

Puro. Coloquei um Corsair Force 120gb.

Olha, aqui deu certo. No começo não deu certo porque o windows estava desatualizado, e a mudança do botão speed-stamina não fazia nada. Depois da atualização funcionou normalmente - mas também instalei uma versão bem velha do W7 (a de lançamento, de 2009).

Aqui tem bastante informações sobre como fazer uma instalação limpa do Windows http://forum.notebookreview.com/sony-owners-lounge-forum/563759-official-sony-sb-sa-sc-sd-series-owners-thread.html

Link para o comentário

-No VAIO Control Center, vá até a aba "Gerenciamento de energia" e selecione "Bateria".

-Verifique se o campo "Ativar a função Cuidados da Bateria" está marcada, caso não esteja, marque-a para permitir configurações avançadas da bateria.

-Após marcada, clique no botão "Config. avanç." e escolha a porcentagem desejada, essa porcentagem será o máximo que a bateria carregará e depois manterá nesse nível.

Essa funcionalidade é mais pra quem usa muito a bateria certo?!

No meu caso, que uso o note quase sempre na tomada, e faço em média 2 ciclos por mês pra calibrar a bateria... será que vale a pena também?

Por enquanto deixei essa opção desmarcada... pois não entendi mt bem como funciona...

Link para o comentário

Alguém já testou o Battlefield 3 nele?

Se sim, em que configuração e com qts fps roda?

Já rodei no SB25 e até q fico bom, porém só na tomada, na bateria o desempenho cai bastante, isso tudo na resolução nativa e em graficos baixos.

Fico em 20-25 fps na tomada e 15-20 na bateria.

Esse é um problema que estava reparando, o note perde muito desempenho na bateria, tentei varia opções de desempenho com a bateria mas nem uma rodo igual na tomada.

.

Link para o comentário

Essa funcionalidade é mais pra quem usa muito a bateria certo?!

No meu caso, que uso o note quase sempre na tomada, e faço em média 2 ciclos por mês pra calibrar a bateria... será que vale a pena também?

Por enquanto deixei essa opção desmarcada... pois não entendi mt bem como funciona...

Não sei te afirmar isso, porque eu também uso muito pouco o notebook apenas na bateria.

Mas deixei marcada a opção, piorar o processo dos ciclos da bateria acho que não vai, então, deixei marcada, qualquer ganho é lucro hehe.

Já rodei no SB25 e até q fico bom, porém só na tomada, na bateria o desempenho cai bastante, isso tudo na resolução nativa e em graficos baixos.

Fico em 20-25 fps na tomada e 15-20 na bateria.

Esse é um problema que estava reparando, o note perde muito desempenho na bateria, tentei varia opções de desempenho com a bateria mas nem uma rodo igual na tomada.

.

Instalei aqui o BF3: Jack Sparrow, nas configurações automáticas setou tudo no low, porém, do jeito que estava, o gráfico me 'agradou', já que a jogabilidade estava muito boa (sem travar, lag ou coisa do tipo). Só não vi quantos FPS tava rodando, já até zerei.

Agora no Online espero que fique da mesma forma (se um dia comprar pra jogar) :lol:

Link para o comentário

Uma coisa é não carregar sempre a bateria até 100% da capacidade dela, porque a Sony diz que isso estraga a bateria mais depressa. Não é esgotar/drenar mais depressa, é estragar mais depressa, coisa do tipo não pegar mais carga depois de uns meses ou anos.

É nisso que entra o VAIO CONTROL CENTER: Em GErenciamento de Energia/Bateria. Se marcar "Ativar função de Cuidados de BAteria", você pode escolher se quer carregar a bateria sempre só até 80% ou 50% da capacidade dela. Eu tenho usado 80%, perdendo uns 20% de autonomia na bateria, mas deixando pra gastar dinheiro numa nova um pouco mais tarde. Quem sabe.

Outra coisa é como funciona o note quando está na bateria e quando está na tomada...

Em OPÇÕES DE ENERGIA, configuração 'MAXIMO DESEMPENHO'/'ALTERAR CONFIGS AVANÇADAS':

1- na chave 'GERENC DE ENERGIA DO PROCESSADOR'/Estado de Desempenho máximo, setar em 100% na bateria e 100% na tomada.

2- na chave 'INTEL® GRAPHICS SETTINGS/INTEL GRAPHICS PWR PLAN', setar 'Maximum Performance' na bateria e na tomada.

3- na chave 'CONFIGS ENERGIA PLACA ATI/CONFIGS ATI PWRPLAY', setar 'Maximizar desempenho' na bateria e na tomada.

Isso deve fazer que o desempenho não caia quando usar bateria. Claro que se é assim mesmo, a bateria vai esgotar muito mais depressa.

Acho que é isso. Pra mim tá funcionando. Deixo tudo em 100% na tomada e em 70% na bateria.

Link para o comentário

Eu tenho uma má noticia sobre o note: os speakers deixaram de funcionar, não sai nada além de alguns estalos. Pelo fone de ouvido funciona normalmente, e o microfone também está ok, mas não os speakers.

Já desinstalei e reinstalei drivers, testei live cd do ubuntu e o HD original e acontece a mesma coisa e o windows "reconhece" que está emitindo som, então só pode ser hardware. Não durou 10 dias o note sem problema...

Link para o comentário

Não sei, não fiz a atualização de bios. De qualquer forma o SSD é geração antiga, não satura os 3gb.

A assistência por email da Sony respondeu bem rápido, falando que poderia ser eletricidade estática e sugeriu um procedimento pra resolver. Mas ele não teve resultado nenhum. Amanhã vou deixar na assistência e ver no que dá.

Link para o comentário

Não sei, não fiz a atualização de bios. De qualquer forma o SSD é geração antiga, não satura os 3gb.

A assistência por email da Sony respondeu bem rápido, falando que poderia ser eletricidade estática e sugeriu um procedimento pra resolver. Mas ele não teve resultado nenhum. Amanhã vou deixar na assistência e ver no que dá.

Se você executou o VAIO Update é possível que tenha atualizado, ao menos no meu SB15GB/B já atualizei 2~3 vezes a BIOS, e não tive problema algum.

Esse procedimento de eletricidade estática, se não me engano, foi o mesmo que me passaram quando meu note não ligava. Pediram que tirasse a bateria e apertasse o botão "Power" por 60~90 segundos, e depois disso meu VAIO voltou a ligar.

Link para o comentário

Se você executou o VAIO Update é possível que tenha atualizado, ao menos no meu SB15GB/B já atualizei 2~3 vezes a BIOS, e não tive problema algum.

Esse procedimento de eletricidade estática, se não me engano, foi o mesmo que me passaram quando meu note não ligava. Pediram que tirasse a bateria e apertasse o botão "Power" por 60~90 segundos, e depois disso meu VAIO voltou a ligar.

Não sei é a versão do Vaio Update ou se eu configurei pra não instalar automaticamente, mas não tá instalado não. Ele indica que dá pra instalar em "Novo Software", mas não instalei. Eu saí de uma má experiência com atualização de bios recentemente - que me fez comprar o SB25 - então não vou atualizar.

Exatamente, esse é o procedimento que indicaram. Mas não resolveu por aqui.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Parabéns OP,pela imparcialidade no review,dei até verdinhas!

"A tela é finissima, tem o logo da SONY na frente e do VAIO atrás e é áspera. A qualidade da tela é sofrível, ãngulo de visão pobre, contraste baixo, mas vou tentar melhorar."

Esse notebook no geral pode ser ótimo(principalmente com as atuais promos),mas é fato que exceto os MBA e ThinkPad X220 IPS,não existe nenhum note com tela 768p minimamente decente no mercado(o vaio confirma a regra,ver review do anand e nbcheck).

O triste é ver em fórum BR nego empolgado porque comprou o note falando que qualquer tela "768p" dessas tem "cores e contraste excelente e boa resolução",isso acaba com a credibilidade dos "user reviews".. :(

Link para o comentário

E aí, Gauche. TEve resposta da assistencia da Sony sobre os speakers?

Ainda não. A previsão é que eles deem alguma resposta no máximo até amanhã.

Tem como instalar um SSD SATA III nele?

Seria esse modelo aqui:

http://www.amazon.com/Crucial-256GB-SSD-SATA-CT256M4SSD2/dp/B004W2JL2A/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1322040325&sr=8-1

Na Saraiva tá saindo por R$ 1.671,00 à vista.

Funciona SSD SATA II, não tem por que não funcionar SATA III. Só não sei se o controlador do note é 6gb/s ou 3gb/s

• Curtir 1
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.