Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é driver?


spockbranco

Posts recomendados

Olá pessoal,

Este é meu primeiro post...Sou estudante de engenharia eletrônica, porém com ênfase em microeletrônica e nunca e tive experiência com circuitos de automação. Tenho visto em muitas aplicações (driver para leds, driver para servos, drivers utilizando pwm, etc) a utilização do termo driver. Gostaria de saber a definição de driver, pois é fato que o controle de luminosidade, tensão entre outros por pwm é muito eficaz.

Mas e driver? O que é um circuito driver e quando necessito disso? Se puderem me indicar alguma referência bibliográfica para estudo de automação eu agradeço.

valeu pessoal, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom no google tem muitas informações sobre driver mas o que eu acho quando alguem se refere a driver e dado para o circuito mestre o circuito principal ou o transistor principal do circuito visto que seria o testa de ferro ou o braço que sustenta ou a mola mestre me corrijan se estiver errada é logico que não fiz serimonia para te responder pois no google a uma coletania para isto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Nunca trabalhei com automação, mais uso muito esse termo quando trabalho com BJT e FET (MOSFET e IGBT principalmente). No sentido literal e contextual, driver pode significar "guia", você está usando-o para guiar um componente (sevo-motores e etc...).

Eu costumo referir-me a driver, como sendo a parte entre o sinal de controle (PWM) e o componente de potencia (MOSFET, IGBT, etc...), ou seja, é a parte que faz funcionar a etapa de potencia.

Em automação, o termo pode ter um significado a mais, no geral é isso.

Os documentos abaixo podem ser úteis nesse caso:

www.irf.com/technical-info/appnotes/an-937.pdf

www.vishay.com/docs/81227/81227.pdfSimilares

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Driver no meu entendimento é o estagio de potencia de um determinado circuito.