Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é driver?


spockbranco

Posts recomendados

Olá pessoal,

Este é meu primeiro post...Sou estudante de engenharia eletrônica, porém com ênfase em microeletrônica e nunca e tive experiência com circuitos de automação. Tenho visto em muitas aplicações (driver para leds, driver para servos, drivers utilizando pwm, etc) a utilização do termo driver. Gostaria de saber a definição de driver, pois é fato que o controle de luminosidade, tensão entre outros por pwm é muito eficaz.

Mas e driver? O que é um circuito driver e quando necessito disso? Se puderem me indicar alguma referência bibliográfica para estudo de automação eu agradeço.

valeu pessoal, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom no google tem muitas informações sobre driver mas o que eu acho quando alguem se refere a driver e dado para o circuito mestre o circuito principal ou o transistor principal do circuito visto que seria o testa de ferro ou o braço que sustenta ou a mola mestre me corrijan se estiver errada é logico que não fiz serimonia para te responder pois no google a uma coletania para isto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Nunca trabalhei com automação, mais uso muito esse termo quando trabalho com BJT e FET (MOSFET e IGBT principalmente). No sentido literal e contextual, driver pode significar "guia", você está usando-o para guiar um componente (sevo-motores e etc...).

Eu costumo referir-me a driver, como sendo a parte entre o sinal de controle (PWM) e o componente de potencia (MOSFET, IGBT, etc...), ou seja, é a parte que faz funcionar a etapa de potencia.

Em automação, o termo pode ter um significado a mais, no geral é isso.

Os documentos abaixo podem ser úteis nesse caso:

www.irf.com/technical-info/appnotes/an-937.pdf

www.vishay.com/docs/81227/81227.pdfSimilares

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Driver no meu entendimento é o estagio de potencia de um determinado circuito.

Por ex, para controlar um motor de passo com um microcontrolador, é necessario vamos dizer , 12v e 1A , só que o microcontrolador nao consegue fornecer essa corrente, nem tensão ... ai entra o driver ... que é o estagio de potencia, que liga a parte logica do circuito a parte mais "bruta" ... isso é o que eu entendo por driver.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi gente. Poxa valeu pela ajuda aí. São coisas muito simples mas que atrapalha no dia a dia. Por causa de uma simples nomenclatura nós ficamos boiando nos projetos.

Ah Caroline, me perdoe mas não encontrei definições de driver em automação e eletrônica no google, apenas driver na área de software.

valeu, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...