Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial:Intel K overclock com ênfase nas ASUS P67


THE LEGENDARY SOLID SNAKE

Posts recomendados

Eu estava procurando informações sobre over na minha mobo e caí num precioso post de um cara da ASUS sobre over na série K da Intel e nas mobos da série P67, mesmo quem não tenha mobo ASUS vai achar algo relevante nas informações prestadas por ele mesmo sendo de Janeiro, pois eles fizeram testes sintéticos e disso se tira algumas “estatísticas” digamos assim.

Tomei a liberdade de traduzir o texto para quem não está familiarizado com inglês (nada de tradutor online e deu um trabalho do cão fazer e revisar isso hehe , eventuais erros poderão se notados mesmo assim eu creio), para os acostumados com inglês creio ser melhor ir direto para o link aqui.

A propósito, a segunda parte é um guia rápido com fotos da bios de como se fazer over numa ASUS P8P67 para 4.8 GHz para quem não tiver paciência de ler todo o tópico.

Olá a todos,

Faz um pouco de tempo desde o lançamento e disponibilidade do novo processador Intel Sandry Bridge (especialmente a versão K) assim como as correspondentes placas mãe P67.

Nós da ASUS gostariamos primeiramente de agradecer a todos os usuários que mais uma nova vez confiaram na ASUS e compraram uma de nossas placas mãe da série P8P67. Temos trabalhado muito duro para assegurar uma gama de qualidade de placas com bios de qualidade que estejam prontas no tempo de lançamento.

Considerando isto, há várias mudanças que os usuários necessitarão estar cientes. Como tal, estou liberando esta informação na esperança que os usuários saberão como melhor usar suas placas e as novas opções da UEFI.

Esperançosamente, este guia proverá um detalhamento sólido de muitos novos aspectos que os usuários estão interessados.

Por último, como sempre a ASUS não tem responsabilidade por qualquer dano que você ou seu hardware possam ter durante a busca pelo overclock.

Detalhei nossas recomandações para maximizar o potencial/aumento de overclock na série de placas mãe ASUS P67. Este guia foi desenvolvido depois de extenso teste interno com várias placas, configurações de bios e uma alta taxa de amostras de CPUs D1 e D2. Enquanto este guia não é um artigo definitivo listando cada combinação possível de overclock, a informação contida provê resultados repetíveis em nossos testes. É claro que a qualidade do CPU e o sistema de refrigeração são muito importantes mas no geral cremos que os resultados em nossas placas devem exceder em outras com configurações semelhantes.

Expectativas quanto a overclock na série K em geral e em placas ASUS P67.

Previamente às recomendações de overclock na série K, estou sumarizando nossos resultados para estabelecer as expectativas.

Os resultados são representações de 100 CPUs D2 que foram testadas para estabilidade sob carga, estes resultados provavalmente representarão CPUs vendidas no varejo.

1. Aproximadamente 50% das CPUs podem ir até 4.4~4.5 GHz

2. Aproximadamente 40% das CPUs podem ir até 4.6~4.7 GHz

3. Aproximadamente 10% das CPUs podem ir até 4.8~5 GHz (CPUs com multiplicadores acima de 50 são 2% desse grupo)

Adicionalmente, é recomendado manter as opções C1E e EIST ativas para um melhor aumento no Over. Isso é diferente das expectativas anteriores de overclock em um Intel onde um melhor aumento era obtido desativando power states ou opções de power management.

Atualização específica à CPU D2 e peças do varejo: 11 de Janeiro 2011:

Como sempre a ASUS se esforça para estar na vanguarda do desempenho e funcionalidade oferecidas por uma bios de qualidade. Tendo isso em mente a ASUS tem diligentemente trabalhado em conjunto com a Intel para otimizar o potencial de overclock nas mobos P8P67 e CPUs série K. Com as últimas revisões de bios (série 1000) ou série 600 para otimizações específicas ROG feitas no micro-código e tabelas correspondentes que são relacionadas ao D2 e peças de varejo. Estas são melhorias adicionais à melhoramentos gerais em todos os aspectos. Nessa nova configuração da UEFI está presente uma nova opção/valor chamada "Intel PLL Overvoltage", ela aumenta consideravelmente a disponibilidade do multiplicador*. Ademais, devido ao aumento na escalabilidade, as mais exóticas formas de refrigeração não podem ser usadas e serão necessárias sob certo intervalo de multiplicador e correspondentes voltagens. O máximo alcance geral para o mais performático cooler dual fan a ar ainda permanece de 50x a 52x.

* Intel PLL Overvoltage (deixar ativo para aumento no overclock das séries K)

Em geral, em nossos testes internos a máxima frequência agora atingível (com LN2 - Nitrogênio Líquido) é 5.8 GHz. Até o presente momento não temos em nossa base de dados uma compilação referente a melhorias no aumento geral da escalabilidade ou nova % de CPUs capazes de chegar a multiplicadores 50+. Com isto, atualmente temos visto o mínimo de incremento de multiplicador 2x a no máximo 7x com o este valor habilitado em CPUs D2 e os de varejo.

Exemplo:

Uma amostra D2 com pico de 44x tendo a opção PLL ativa e correspondente tensão aplicada, temos visto resultados onde agora com multiplicador 50x fica estável no post/boot e permanece. (anteriormente sem o valor PLL a mesma CPU falhava ao completar o boot com qualquer multiplicador acima de 45x)

Além disto, aumentar o alcance do multiplicador tem um "feito colateral" que é a necessidade de mais Vcore para se manter no post/boot e testes de estabilidades. O novo nível de tensão não está alinhado com o padrão de escalabilidade padrão de tensão (em uma CPU já capaz de atingir/manter multiplicadores comparáveis.)

Exemplo:

Geralmente, estabilidade para 4.8 GHz pode ser atingida à 1.400 - 1.425 Vcore, com PLL ativo as CPUs D2 excedendo seu multiplicador máximo anterior o aumento seria de 1.425 - 1.450. É importante notar que essa opção geralmente deve ser apenas utilizada com cpus D2 e peças do varejo e não com cpus D1. Internamente termos resultados parciais que indicam a degradação da estabilidade nos valores anteriores alcançados dos multiplicadores. Alguns testes internos em amostras limitadas tem mostrado que algumas melhorias são possíveis (geralmente num intervalo de 1x e possivelmente 2x). Além do mais, testes continuados com a opção PLL ativo e cpus D2 e de varejo tem mostrado ser beneficiadas quando CStates está desabilitado quando aproximando ou excedendo 50x. Uma nota importante, tenha em mente que ao desabilitar CStates pode consideravelmente afetar o desempenho do HD (especialmente SATA 6G). Por favor, tenha isto em mente quando for para níveis alto de over.

Expectativas quanto a implementações das opções de over na série K em mobos ASUS - Usar Speedstep ou não?

Rápida nota quanto a implementação do controle do Turbo Multiplier na série K: Enquanto nossa Digi+ VRM opção possui vastos ajustes para tensão, multiplicadores e Bclk (como incrementos de .1 - ex 106.8 ou 108.1), uma diferença específica é citada abaixo.

Com as novas revisões das bios as placas ASUS têm um alto nível de flexibilidade em customizar a eficiência e consistência dos valores do over setados na UEFI. É possível fazer over e manter o Speedstep ativo e usar o método Offset voltage para aumento do Vcore, isto proverá em geral o melhor desempenho na temperatura e cooler assim como uma geral eficiência e aumento da vida útil dos componentes da placa mãe e cpu. Isto se deve ao Turbo Multiplier trabalhando e executando as alterações de estado como pretendido pela Intel.

Exemplo, deixando CStates e Speedtep ativos habilitará a Cpu baixar seu Vcore enquanto estiver ociosa assim como a frequência ( 1.6 GHz ) e subir quando estiver sob carga para 4.8 quando necessário. Se o usuário preferir manter o clock todo o tempo então deve desativar Speedstep e manter o Intel Turbo multiplier overclocking ativo.

* Note que desativar totalmente ou fazer ajustes no Speedstep e CStates não afeta o alcançe do over (diferentemente das primeiras gerações onde estados de economia de energia eram aconselhados ser desativados quando se fosse exceder 3.8 a 4.0 GHz)

Benefícios de over da série K em differentes mobos ASUS P67

Rápida nota referente a camadas nas Placas mãe - O que há de bom em aumentar as camadas na placa mãe?

Toda a linha P67 da ASUS se caracterizam por ter uma implementação Digi+ VRM de alto desempenho que permitem um desempenho superior em over; haverão diferenças entre certas placas no entanto.

Enquanto toda nossa linha de placas foi internamente testada para suportar completamente a linha de processadores K, quando em over em intervalos de 50x a 54x as placas mães topo de linha se beneficiarão em 2 pontos:

1. Melhor eficiência no Vdroop

2. Habilidade de levar e manter um over de 50+ sob carga máxima. Exemplos de placas que focam nesse nível: Deluxe, WS, Sabertooth e Maximus IV extreme.

A barreira do multiplicador - Over na série K

Rápida nota quanto a barreira do multi na série K: Gerações anteriores de cpus Intel devido a diferenças na arquitetura tinham 2 aspectos que podiam prontamente mudar o potencial de escalabilidade do over. Estes eram TDP (dissipação térmica sob carga) assim como a tensão do Núcleo (CPU/VTT) entregue. Nas gerações anteriores de cpus, melhorias como coolers a ar topo de linha, refrigeração a água (watercooling) ou formas mais extremas como Nitrogênio líquido além de extremos incrementos na tensão podiam potencialmente prover aumentos no clock num contínuo acréscimo até que os limites da cpu fossem atingidos. Mas esse não é o caso da série K no chipset P67.

Em testes internos descobrimos que com multiplicadores máximos como 50 (até 54x) tem sido capaz de realizar testes de estabilidade por completo sob refrigeração a ar e com voltagens de cup vid sob 1.525V. Na verdade, os processadores começarão a baixar seu clock logo que ficarem mais frios com temperaturas sob -20C e desempenhando pior que os coolers a ar às vezes. Um intervalo ótimo em nossos testes seria aproximadamente 15 ~ 20C.

Exemplo:

Se tivesse uma cpu em mãos que atinge o 47x facilmente (posting/booting e rodando teste de estabilidade completo com Vcore 1.375) você tentaria pular para o próximo multiplicador. Com as cpus da série K você pode ter alcançado o multiplicador máximo independente do sistema de refrigeração e tensão usados, ajustes para qualquer uma dessas configurações não mudarão a habilidade da placa e cpu em dar o post a 48x. A única vez que continuará a escalar seria se a cpu em mãos suportasse multiplicadores mais altos ou se pudesse ser minuciosamente ajustada para alcançar o próximo multiplicador, neste caso sugerimos usar o multi 47x e ajustar o Bclk até você alcançar os limites da estabilidade.

100BCLK + 47 Turbo Multiplier com Vcore de 1.375 e LLC ( load line calibration de ultra high ) = 4.7GHz

100BCLK + 48 Turbo Multiplier com Vcore de 1.400 e LLC ( load line calibration de ultra high ) = Não dá boot

100BCLK + 48 Turbo Multiplier com Vcore de 1.425 e LLC ( load line calibration de ultra high ) = Não dá boot

100BCLK + 48 Turbo Multiplier com Vcore de 1.450 e LLC ( load line calibration de ultra high ) = Não dá boot

Importante notar que um post ainda ocorrerá com um multi que esteja na barreira do multiplicador. Isto se deve ao fato que apenas quando a inicialização do Sistema Operacional (O.S) inicializa e o Turbo ratio é inicializado (entra em ação e altera de estado) o Turbo multiplier será elevado para o multi que foi definido e neste ponto cessará de "bootar" devido a ter chegado na barreira do multiplicador.

Recomendações de tensão - Over na série K

1. Para a série K, a tensão padrão habilitará um over consistente geralmente até um multiplicador de 43x, há um potencial para o multi ser levado a 44x dependendo da carga induzida à cpu. O valor padrão da tensão se situa aproximadamente de 1.240 à 1.260 sob carga (autor da tradução: eu ouvi dizer que é 1.200 a padrão mas notei que se deixar em auto o sistema eleva as vezes para esse patamar citado pelo cara estando minha cpu a 4.0)

2. Intervalos 44 a 47x geralmente requisitarão tensão entre 1.300 à 1.375 com a opção LLC (load line calibration) em High ou Ultra high.

3. Intervalos 48 a 50x geralmente requisitarão tensão entre 1.400 à 1.500 com a opção LLC (load line calibration) em Ultra high.

4. Intervalos 50 a 52x (52 seria considerado como pico máximo exceto algumas unidades que chegam a 54x) geralmente requisitarão tensão entre 1.515 à 1.535 com a opção LLC (load line calibration) em Ultra high e potencial ajustes finos na CPU Skew Range.

Em suma, um item importante a notar que a melhor tensão para o melhor potencial de alcance escalar do over para o turbo multiplier é 1.400 à 1.425 Vcore. Usar essa tensão com um LLC recomendado de Ultra High geralmente provê o melhor potencial de aumento no over com temperaturas sob carga adequadas*. Descobrimos que geralmente exceder essa tensão não fornecerá um aumento na escalabilidade ou aumentará as temperaturas sob carga quando em alto nível de carga em aplicações de carga sintéticas (como Prime, Linx, OCCT). Seria ideal usar testes de carga mais realistas (nossa recomendação é a combinação do AIDA64 stress test, PC Mark Vantage) então as temperaturas estarão consideravelmente abaixo da taxa máxima de TDP.

* a recomendação e teste de desempenho foram feitas com um CoolerMaster Hyper 212+ com um Fan, essa é a recomendação mínima para multiplicadores acima de 46x. Para 50+ recomendamos a solução com Dual Fan ou refrigeração melhorada. Overclock na série K se beneficia de ajustes não baseados na tensão do cpu (Valores da UEFI para gerência de energia, Cstates, PCH, etc)

Rápida nota sobre valores da bios que devem ser ajustados

- Por um longo ciclo de testes e ajustes a ASUS tem desenvolvido uma classe de bios elevada com capacidade de auto-overclock superior. Esse desempenho superior traduz-se em overclock de duas formas, manual ou automático através do uso de nosso aplicativo Auto Tuning. Com isso em mente, muitos dos processadores da série K serão capazes de ter multiplicadores baixo de 50x, nosso aplicativo Auto tuning foi modelado para auto ajustar até 50x se a cpu o suportar, ou seja, alcançando o clock máximo absoluto que um usuário pode chegar fazendo ajustes manuais. Ademais, o Auto Tuning pode servir como uma boa opção para ver o potencial de um dado processador e o máximo multiplicador que possa ter antes de se fazer ajustes finos no sistema. Um exemplo abaixo é mostrado.

Placa mãe P8P67 (Versão Padrão) com um 2600K, Cooler Hyper 212+, Corsair 1600 C8 de 4 módulos de memória.

Caso você continue com um overclock manual estes são os valores recomendados.

4.7 GHz ou menor.

Todos os valores em AUTO exceto os citados -

CPU Turbo MUltiplier - valor desejado

Dram Voltage de acordo com a especificação da mesma.

Testes internos revelam que valores Automáticos habilitarão estabilidade em todas as formas de testes incluindo aplicações sintéticas de alta carga (Linx, Prime95, OCCT). No caso de uma geral estabilidade não alcançada nestes aplicativos você pode ajustar os valores citados para uma melhor estabilidade.

Opções do Digi+ VRM

VRM Frequency para 350 - Requere ajuste manual especificando o valor.

4.7 GHz ou Superior.

CPU Turbo MUltiplier - valor desejado

Dram Voltage de acordo com a especificação da mesma.

VRM Frequency para 350 - esse valor permitirá aumento para 50+ sem problemas

Phase Control mudar para Extreme - esse valor permitirá aumento para 50+ sem problemas

Duty Control mudar para Extreme - esse valor permitirá aumento para 50+ sem problemas

Nenhum outro valor necessita ser mudado a não ser que todos os outros valores citados da UEFI usados estejam em AUTO.

O over na série K e seus efeitos no desempenho do subsistema especialmente no desempenho do HD

Rápida nota sobre opções que afetem o desempenho do subsistema. Não é aconselhável fazer ajustes no Cstate já que pode consideravelmente impactar do desempenho da taxa de transferência (especialmente SATA 6G SSD ou baseados no Sandforce 2 SSD). É recomendado deixar todas as configurações de estado de energia da cpu nos valores padrões.

Testes de over tem mostrado nenhum aumento na escalabilidade do multiplicador quando ajustando tais valores. * em algus casos especiais um cpu com alta capacidade no multiplicador e em aplicativos sintéticos de alta carga (linx, prime, occt) poderão requerir desabilitar o Cstates, isso geralmente só foi confirmado em algumas cpus com capacidade de 51x a 54x.

Benefícios de se ajustar as opções do Digi+ VRM

Recomendações das opções avançadas do Digi+ VRM:

VCCSA

Em testes internos não representou melhorar o over, mas pode manter o mesmo nível de estabilidade se for baixado para manter a cpu mais fria.

VCCIO

Este ajuste de tensão pode ajudar a melhor discretamente a capacidade de over do IMC / DRAM, mesmo embora a tensão padrão seja suficiente em uma frequência de 2133 MHz de DRAM. Uma configuração de 1.20v é mais do que adequada para maximizar o over de memória em muitos casos.

CPU PLL

Esta configuração não representou melhorias no over, mas pode manter o mesmo nível de estabilidade se for baixado para manter a cpu mais fria.

PCH voltage

Esta configuração não representou melhorias no over, mas pode manter o mesmo nível de estabilidade se for baixado para manter a CPU/PCH mais fria.

PCH PLL

Esta configuração não representou melhorias no over, mas pode manter o mesmo nível de estabilidade se for baixado para manter a CPU/PCH mais fria.

Rápida nota sobre ajustes no BCLK

O clock do BCLK é consideravelmente reduzido nesta nova arquitetura de processador e como tal é recomendado em focar nos ajustes do Turbo Multiplier para overclock. Tendo isso em nota, se você optar para fazer ajustes no BCLK a ASUS habilitou uma vasto controle para que se possa maximizar a escalabilidade dessa parte. Teste internos mostram intervalos de BCLK de 102 à 109.1 com o mais alto nível de escalabilidade dependendo da qualidade do processador.

A frequência da CPU e velocidade é também diretamente ligada à escalabilidade do BCLK. Internamente sabemos que ajustes no BCLK dependem largamente da CPU mas temos notado até 20% de dependência no potencial da escalabilidade baseado no design da placa e PWM utilizado.

A 4.9 GHZ,

Geralmente a velocidade do Clock não irá mudar com diferentes combinações de multiplicadores e BCLK neste exemplo em particular. Exemplo:

100x49 = 4.9GHz

103x48 = 4.9xx GHz

No geral uma CPU não fará muito mais do que seu máximo alcance do multiplicador for. Tendo isso em mente, nós ofertamos ajustes finos de 0.1x incrementos para possibilitar o máximo de ajuste no BCLK.

Por fim, se for considerar realizar ajustes no intervalo do BCLK é importante lembrar-se que afetará o divisor de memória e a frequência da mesma. Tenha isso em mente se for fazer o ajuste para um divisor menor se sua memoria não tiver frequências mais altas. Isso é especialmente verdadeiro quando tentando manter 4 módulos e memórias de densidade alta (capacidade) com altos BCLK e altos valores de Turbo Multiplier.

---

Informação adicional para aqueles que não querem ler todo o guia

Partindo do pressuposto que a CPU possa executar e manter um multiplicador de 48x as telas abaixo mostram como rapidamente partir para um over de 4.8 GHz

110117160750.png

1. Selecione Ai Overclock tuner, Selecione Manual

110117160757.png

2. Agora observe as opções expandidas para Turbo Ratio Control e selecione By ALL cores in OS

110117160803.png

3. Manualmente defina o valor 48 para cada Núcleo (1,2,3,4)

110117160817.png

4. Dependendo do que seu processador for capaz (o qual Auto Tuning pode dar uma ideia do que ele é) habilite esta opção! Essa opção foi especificamente projetada para D2/Cpus do Varejo e permite multiplicadores maiores para overclock especialmente quando em 48x ou mais. Adicionalmente, esta opção pode ser usada quando se pode dar boot com um multi mais alto. Essa opção é recomendada em caso você tenha tentado todas as opções padrões, esta opção não para aumentar estabilidade de um Over que já consegue dar post e boot até o Sistema operacional.

110117160844.png

5. Selecione Load Line Calibration, selecione Ultra High, este valor proporcionará no geral o mais próximo nível de carga de tensão definido na bios ou AiSuite II

110117160857.png

6. Digite o valor de 350. É o melhor para manter a estabilidade de multis de 48x ou maiores. Este é primordial para rodar testes de carga irreais tais como prime e linx

110117160900.png

7. Phase Control ativo para Extreme, isso assegura o maior nivel de corrente e disponibilidade geral de energia para a placa sob carga pesada.

110117160905.png

8. Assegura que o gerenciamento do sistema de VRM está balanceando para o maior suprimento de energia possível, geralmente apenas para 48x ou maiores.

110117160917.png

9. Selecione Manual Voltage. Isso permite uma tensão consistente para alimentar a cpu e assegurar estabilidade. Tenha em mente que você deve desejar o mais eficiente over e você vai querer usar o Offset já que ele permitirá a tensão rastrear o VRD da CPU e ter a tensão subindo ou diminuindo conforme a carga da CPU.

110117160927.png

10. Digite a tensão da CPU de 1.415 à 1.425

postado por Juan Jose - ASUS Technical Marketing Specialist em http://hardforum.com/showthread.php?t=1578110 no dia 17-01-2011.

Edit: Sobre a bios em si, como o próprio cara da asus afirma sobre mudanças ocorrem com o tempo devido ao amadurecimento natural, uma que pude notar é sobre o offset, ele está diferente do que se mostra nas fotos das dicas de over rápido para 4.8. Ao que parece a lógica do offset mudou pois não se coloca nada a mais que 0.62x para + ou para - (estou sem tempo pra confirmar tudo mas há mudanças).

Músicas escutadas durante a tradução:

EU.7 - 02 A New Beginning

EU.7 - 03 Galaxy of Solace

EU.7 - 14 Star Guardian

http://etherealuniverse.bandcamp.com/album/ethereal-universe-vol-7

EU.6 - 13 Twilight Night

http://etherealuniverse.bandcamp.com/album/ethereal-universe-vol-6

Ethereal Universe (Xaltus) - Ambient House

Ethereal Universe (Xaltus) - Full 260 Electronica

Espero que tenha sido útil a todos como foi para mim :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

cara simpleste perfeito esse tutorial.. muito trampo pra montar...

porém eu estou querendo fazer um over.. no meu cpu + ainda to lendo muito sobre os riscos,, para nao ter problemas pois um i5 2500k custo 550 reais.. carinho né..

+ li todo o topico e irei reler... obrigado.. qual quer duvida minha eu crio um topico para ter ajuda necessaria..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

olá pessoal do forum, primieramente, topico muito interessante, valeu pela iniciativa e tenho umas duvidas. espero q possam me ajudar.

Com a placa-mãe asus p8p67 pro, pelo q eu fiquei sabendo, ativando a chave TPU da placa-mãe eu posso acionar um overclock automatico de fabrica. tenho um core i5-2500, acredito q de 3.7ghz ele fique em torno de 4.2 a 4.5ghz, nao sei se pod aumentar ou diminuir esses ghz.

quero saber c tem como ajustar o valor do ghz com o over de fabrica, e se isso realmente existi.

tb quero saber c o Cooler Master Hyper Tx3 é suficiente para a bom resfriamento do processador i5-2500 em torno de 4.3 a 4.5ghz, ou até mais.

espero q possam me ajudar,

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Garcia, não sou expert em over nessa nova plataforma mas eis minhas considerações. Pelo que li o TPU realmente seria uma forma de ter um over automático (mais indicado para quem não sabe mexer na bios ou que não tenha tempo para ficar testando qual a configuração boa para um over), seria o equivalente ao OC Tuner pelo que li, mas enfim, eu acho que não seria uma boa usar o TPU, pois você não seta a tensão que quiser e o sistema automáticamente por segurança vai usar uma margem boa de vcore para manter a 4.5 por exemplo, sendo que se você fizer testes certamente vai conseguir a cpu estável com bem menos.

Meu dilema atual por exemplo é o seguinte, descobrir como o offset realmente funciona. Infelizmente meu tempo é meio curto e a paciência junto nestes dias, mas meu objetivo era 4.0 a no máximo 1.200 de vcore portanto da última vez que mexi com isso fiz 2 testes (2500K cooler box + P8P67)

Pelo que o cara da Asus falou o vcore padrão desse processador varia entre 1.240 à 1.260 e em testes de monitoramente quando eu havia deixado tudo stock variava nesse tanto ou bem mais quando a carga de uso era alta, diante disso fui no offset e coloquei como -0.030 e fui jogar GTA 4 (jogo exigente na CPU), durante 1 hr notei que as voltagens em load chegaram a picos de 1.281, portanto talvez o valor de offset que coloquei esteja baixo mas irei dar uma testada com valores mais altos (em offset negativo).

Eu havia testado também o uso de tensão fixa em 1.200 e a cpu rodava tranquila a 4.0 porém manter a tensão fixa não é interessante, ficaria nesse valor mesmo com o CPU a 1.6 Ghz quando ocioso (varia até 0.980 no máximo nesse estado).

Obrigado pelos comentários pessoal. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela dica, pois estava pensando em comprar o core i5-2500 ( sem o K ) e acho q a unica diferença para o 2500k é q o primeiro nao permite overclock propriamente dito. isso é realmente verdade ?

e se caso eu faça um over para q ele passe a ter em torno de 4.0 - 4.5ghz um Cooler Master Hyper Tx3 para o processador daria conta do recado ? ou o proprio coolerbox já daria conta ? até qtos ghz, no i5-2500k, é aconsenhavel trocar o coolerbox por um mais eficiente ?

mais uma vez obrigado. to na espera.

#####

É FAZENDO M3RDA QUE SE ADUBA A VIDA.

ASUS P8P67 PRO REV 3.0 | CORE i5-2500K | KINGSTON 4GB DDR3 1333MHZ | SEAGATE 1TB SATA 3 | SEASONIC S12 II 520W | THERMALTAKE V3 BLACK EDITION | ASUS HD 5850 1GB DDR5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
obrigado pela dica, pois estava pensando em comprar o core i5-2500 ( sem o K ) e acho q a unica diferença para o 2500k é q o primeiro nao permite overclock propriamente dito. isso é realmente verdade ?

e se caso eu faça um over para q ele passe a ter em torno de 4.0 - 4.5ghz um Cooler Master Hyper Tx3 para o processador daria conta do recado ? ou o proprio coolerbox já daria conta ? até qtos ghz, no i5-2500k, é aconsenhavel trocar o coolerbox por um mais eficiente ?

mais uma vez obrigado. to na espera.

#####

É FAZENDO M3RDA QUE SE ADUBA A VIDA.

ASUS P8P67 PRO REV 3.0 | CORE i5-2500K | KINGSTON 4GB DDR3 1333MHZ | SEAGATE 1TB SATA 3 | SEASONIC S12 II 520W | THERMALTAKE V3 BLACK EDITION | ASUS HD 5850 1GB DDR5.

Amigo a partir de stock não é aconselhado usar o coolerbox, o seu tx3 acredito que seguraria com facilidade esse core até uns 4,3 sim.

Possivelmente até mais.

Bem são somente especulações porém eu acredito que sim.

E quanto ao 2500 e o 2500k a diferença é de que o 2500k tem o multiplicador destravado é como se fosse um AMD Black Edition.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pela assinatura o garcia ja escolheu o K, pena que não recebi notificação por email dai não vi seu post Garcia .. foi mal.

Pelo que sei o 2500 mesmo tendo o multi "travado" sobe sim um pouco acima do padrão, no modo turbo o padrão seria 3.7 Ghz mas você conseguiria ir até 3.8 com os 4 núcleos ativos e até 4.1 com apenas 1 ativo.

http://www.overclock.net/intel-cpus/912968-i5-2500-vs-i5-2500k.html#post11981659

Se a intenção é over mesmo o jeito é ir de K já que uma série de limitações não são impostas. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Meus testes com um processador Core i7 2600K indicam que o processador extrapola em muito seu limite de dissipação de calor se forem setadas tensão superiores a 1,35V. Quero dizer que, para estabilizar esse processador em uma temperatura dos núcleos aceitável (abaixo de 72ºC), seria necessário um water cooler topo de linha ou uma sala refrigerada a menos de 20ºC o tempo todo. Na nossa realidade, pelo menos no verão ou nos trópicos, isso custa muito caro.

Apesar de ser possível alcançar 4,8 - 5GHz com um Sandy Bridge, estabilidade somente com um cooler especial, tipo V10 (com placa de peltier), ou refrigeração de ambiente constante. Fora desses parâmetros provavelmente o processador não alcançará vida útil longa, degradando-se rapidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...