Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração - R$ 2000


Posts recomendados

Olá a todos. Meu nome é Victor Sabato e sou novo no fórum. Escrevo pois eu tenho um notebook ASUS X83VB-X1 com um chip gráfico Nvidia 9400M GS 512 MB que queimou (depois descobri que é uma falha comum para este chip em diversos notebooks de outras marcas também: Dell, HP, etc), comprado nos EUA em 2008.

Estou precisando de um novo computador. O antigo notebook me atendia pois rodava os programas de análise de som que uso em minhas pesquisas de comportamento animal (Raven Pro 1.3, consome bastante memória RAM para abrir sons de alta qualidade em arquivos grandes sem compressão em .WAV ou . AIFF) e ainda conseguia jogar jogos com graficos low ou mid.

Ainda estou decidindo se comprarei um novo notebook mais parrudo ou se partirei para um desktop + netbook. Estou inclinado a comprar um desktop pois passei muita raiva procurando um novo chip gráfico para o notebook cuja arquitetura só aceita um chip igual.

Assim sendo, eu gostaria da ajuda de vocês para escolher uma configuração boa, pois sou um leigo completo em termos de hardware. Eu andei lendo e gostaria de uma máquina que me permitisse fazer overclock para que eu pudesse adiar a data da substituição de componentes. Sempre usei Intel e Nvidia mas o "trauma" com o notebook me deixou inclinado a experimentar uma maquina com processador AMD e placa de vídeo ATI/AMD Radeon.

O que tenho em mente:

- Orçamento: R$2.000,00 (aceito algo em torno de R$2.100,00 ou 2.200,00 com uma boa justificativa)

- Precisa aceitar overclock de processador e placa de vídeo.

- Processador: AMD 2 núcleos TOP versus 4 núcleos versus 6 núcleos? Tem que aceitar um bom overclock!

- Placa-mãe: Deve permitir um bom upgrade, isto é, ainda ser razoável para uso daqui uns 3-4 anos. Muitas portas, PCI mais atual, slot para bastante RAM, aceitar placas que rodem com overclock.

- Placa de vídeo: Não sou heavy-gamer mas gostaria de uma placa que me atendesse com qualidade mid-high agora para que consiga ao menos um mid-low daqui uns 3-4 anos, se é que isto é possível. Gostaria de poder ver filmes Full HD ao conectar o pc em uma televisão. Não tenho intenção de usar 2 placas de vídeo agora, mas se no futuro for mais em conta usar 2 placas antigas juntas do que uma nova, posso aceitar isso. O valor da placa de vídeo pode ocilar entre R$ 700,00-1.000,00, se necessário. Ah, e a placa de video não pode consumir energia demais não, de preferência!

- Som: acredito que hoje em dia vários sons onboard atendem minha exigências, quando uso meu fone de ouvido Sony MDR 7506. Se souberem de algo que faça grande diferença, sou todo ouvidos, pois trabalho com comunicação animal e análise de espectrogramas.

- Memória RAM: como quero um pc que dure um bom tempo, pode ter 4 ou 6 GB de RAM agora, mas que permita que eu coloque mais memória no futuro.

- HD: acredito que algo entre 500 GB e 1 TB seja aceitável, pois acho que aproveitarei o HD do notebook antigo (250 GB) e já possuo um HD externo (500 GB). Não faço questão de um disco SSD.

- Portas USB: mínimo de 4 portas, de preferência na frente do gabinete.

- Gabinete: Não precisa ser bonito nem cheio de acrílico e leds, apenas que caiba a placa de video, ventile bem, possua bastante locais de instalação de coolers, custe pouco e permita upgrades (novas placas).

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte de som eu não manjo muito, pra mim fez um barulho está bom hahaha. Vou tentar montar um pra você que fique interessante:

Processador Intel Core i5-2500K - R$ 523

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:02:05:114&sugestao=OK

PLACA MÃE GIGABYTE GA-Z68MA-D2H-B3 - R$ 395

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=27482&Promocao=placa_m%C3%A3e_gigabyte_ga_z68ma_d2h_b3_matx_i3_i5_i7_ddr3_1333mhz_s_r_gbe_st_3_lga_1155_gigabyte

2 x 4GB DDR3 1333 MHz Kingston - 2x R$ 72 = R$ 144

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?Prod_id=21427

Gravador DVD Lite On - R$ 40

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?Prod_id=14054

Placa Video Xfx Hd-687a-zdfc Radeon Hd 6870 1gb 256-bit Ddr5 - R$ 533

http://www.ultrahardware.com.br/products.php?product=Placa-Video-Xfx-Hd%252d687a%252dzdfc-Radeon-Hd-6870-1gb-256%252dbit-Ddr5

Fonte XFX 450W - R$ 166

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:15:33:360&sugestao=OK

HD 1TB Samsung 7200 rpm - R$ 119

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:06:09:137&sugestao=OK

Gabinete CoolerMaster ATX Elite 430 RC-430-KKN1 Black - R$ 126

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:05:10:18:469&sugestao=OK

Algumas observações, mesmo você sendo aberto para soluções AMD de processador, hoje não há comparação entre os Phenom ii e os Sandy Bridge. Em breve deve sair novos processadores AMD, mas hoje eles estão 2 gerações atrás.

Se você não precisar de overclock, o custo da configuração deve cair bem, uns R$ 150, e fica dentro do orçamento. Caso pense em diminuir algo agora, eu deixaria um pente de 4 GB por enquanto apenas. Mas se você não pensa em jogar em full hd, pode trocar a placa de vídeo sem problemas, para baratear bem mesmo, eu iria na HD 6770 VaporX da Balão, isso eliminaria ainda um frete, além de ser R$ 200 R$ 150 a menos.

esqueci do total - R$ 2046

[edit] a fonte está em falta na kabum, sugiro então esta:

Fonte Antec 520W NEO ECO 520C - R$ 148

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:758,familia_id:105/fonte-antec-520w-neo-eco-520c

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu andei lendo e gostaria de uma máquina que me permitisse fazer overclock para que eu pudesse adiar a data da substituição de componentes.
Na verdade o Over Clock não é bem para adiar a data da troca pois reduz a vida útil dos componentes. Over Clock nenhum segura o equipamento por tanto tempo que nem você quer, nem mesmo um Xeon.

Você pode pesquisar pela Internet no mundo todo, CPU em Over Clock melhora sim o desempenho, mas com o passar dos anos muitos lançamentos irão aparecer por ai...

Novos modelos, menor consumo, mais desempenho, mais recursos, menor preço..

É mais interessante você comprar uma configuração sólida e trabalhar sossegado, daqui uns anos quando lançar tudo novo, venda a mesma e pegue tudo nova, não adianta é assim mesmo.

- Placa-mãe: Deve permitir um bom upgrade, isto é, ainda ser razoável para uso daqui uns 3-4 anos. Muitas portas, PCI mais atual, slot para bastante RAM, aceitar placas que rodem com overclock.
É muito tempo. Em 3 ou 4 anos irão aparecer muitos outros recursos, novas memórias, novas conexões e etc.
- Placa de vídeo: Não sou heavy-gamer mas gostaria de uma placa que me atendesse com qualidade mid-high agora para que consiga ao menos um mid-low daqui uns 3-4 anos, se é que isto é possível. Gostaria de poder ver filmes Full HD ao conectar o pc em uma televisão. Não tenho intenção de usar 2 disco rígido agora, mas se no futuro for mais em conta usar 2 placas antigas juntas do que uma nova, posso aceitar isso. O valor da placa de vídeo pode ocilar entre R$ 700,00-1.000,00, se necessário. Ah, e a placa de video não pode consumir energia demais não, de preferência!
Para tal uso até o Video Onboard Intel HD 3000 já te atende. Claro jogos apenas em Low.
- HD: acredito que algo entre 500 GB e 1 TB seja aceitável, pois acho que aproveitarei o HD do notebook antigo (250 GB) e já possuo um HD externo (500 GB). Não faço questão de um disco SSD.
Cuidado com esse HD de 250GB, se for 5400RPM o desempenho é reduzido e dependendo do tempo de uso, já está "cansado". Sugiro que tente comprar um novo e deixar esse para Backup.

Sugestão:

Processador Core I7 2600 - R$ 635

Placa Mãe Gigabyte GA-Z68MA-D2H-B3 - R$ 400

2X Memória Corsair 4GB (8GB) DDR3 1333Mhz - R$ 160,00

HD SATA 1TB - R$ 130

Gravador DVD - R$ 40

Fonte Antec 500W - R$ 140

Placa de Vídeo MSI GT440 - R$ 230

Gabinete CoolerMaster Elite 333 - R$ 120

= 1855

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Muito obrigado pelas respostas.

Baseado nas informações do Julio e do Duda, gostaria de reformular minha configuração.

O desgaste é inerente ao overclock mesmo com um bom resfriamento do conjunto (ou seja, está mais relacionado com o aumento da energia circulando no conjunto)? Se sim eu abro mão da necessidade de overclock.

Eu sempre tive placas mãe ASUS mas lendo o fórum vejo que esta gigabyte é bem recomendada pelos usuários. Fica então o pedido de colocar a de melhor custo x benefício, mas com um modelo que me dê mais flexibilidade de upgrades futuros (+ RAM, + HD, nova placa de vídeo ou Crossfire). Minha dúvida é: os modelos GA-Zxx são melhores do que os modelos GA-Hxx ?

Entendo que uma placa de video Intel me atende, mas então eu gostaria de ter algo melhor para jogar com resolução e FPS bons. O que eu costumo jogar é Left 4 Dead, Team Fortress, mas eu gostaria muito de poder jogar algo como Dragon Age ou Assassins Creed com gráficos no high.

Eu sempre usei Nvidia mas pelo que andei lendo as AMD ficam mais em conta quando comparadas placas de desempenho semelhante. Mas pode ser gráfico high (jogos menos exigentes estilo L4D) / mid-high (jogos mais exigentes estilo DA, Mass Effect, Fallout), pois se sobrar um dinheiro eu posso investir em um monitor melhor. Qual nvidia série 5xx ou AMD série 6xxx me atenderia melhor? Séries anteriores (nvidia 4xx e AMD 5xxx) compensam no custo benefício a médio / longo prazo (2 anos)?

A ventoinha que acompanha o gabinete é suficiente ou é interessante que eu acrescente ventoinhas adicionais? Quais são opções baratas, mas de qualidade e relativamente silenciosas?

Vejam se essa configuração é interessante:

Gabinete: Thermaltake V3 Black Edition ou Cooler Master 333? São equivalentes?

Processador: Core i5 2300 (para reduzir custos sem comprometer o desempenho)

Placa-mãe: Gigabyte GA Z68MA-D2H-B3 (Tem suporte Ivy Bridge?)

Memória: 2x Memória Corsair 4GB DDR3 1333Mhz (8GB)

Fonte: Seasonic S12II Bronze 520W ou Antec Earthwatts 500W ou Antec Neo Eco?

Oferece cabos com número de pinos correto para a placa de vídeo e a placa mãe (6 e ou 8 pinos)?

A quantidade de Watts é suficiente para futuros upgrades ou compensa investir em uma fonte de 600 Watts?

Disco Rígido: 1TB 7200 RPM (Qual marca? Toshiba, LG, Western Digital, Samsung?)

Placa de vídeo: AMD Radeon 6950 (Esta é boa para gráficos high / mid-high para os próximos 2 anos? Sapphire, XFX, qual marca? Vapor-X, Toxic, Black Edition, qual a diferença? Qual o similar nvidia série 5xx?)

Gravador de DVD: Qualquer um barato e confiável

Leitor de cartões SD e outros: Qualquer um barato e confiável

Monitor: LED. Quantas polegadas para usufruir bem a placa de video, 21" está de bom tamanho? Wide screen, refresh rate, contraste? (como acrescentei este item o preço pode chegar aos R$ 2.200,00, mas se possível tudo tem que ficar no limite! dos R$ 2.000,00 Talvez uma placa de video levemente mais humilde?)

Muito obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desgaste é inerente ao overclock mesmo com um bom resfriamento do conjunto (ou seja, está mais relacionado com o aumento da energia circulando no conjunto)? Se sim eu abro mão da necessidade de overclock.

Cada um tem uma opnião muito relativa de overclock. O Júlio deve trabalhar com isso a anos, e ele não vê necessidade disso até porque você está forçando mais o equipamento, e provavelmente na visão dele isso não deve ser feito. Já tem gente que consegue segurar uma configuração com over por anos.

Acredito numa coisa, se o over é prejudicial, por que existem peças preparadas para esse propósito? Essa é a questão que levanto.

Eu sempre tive placas mãe ASUS mas lendo o fórum vejo que esta gigabyte é bem recomendada pelos usuários. Fica então o pedido de colocar a de melhor custo x benefício, mas com um modelo que me dê mais flexibilidade de upgrades futuros (+ RAM, + HD, nova placa de vídeo ou Crossfire). Minha dúvida é: os modelos GA-Zxx são melhores do que os modelos GA-Hxx ?

Sim, os modelos com chipset Z68 são melhores porque lhe permitem overclock, usar o vídeo on, desligar a placa de vídeo quando ela estiver ociosa no intuito de economizar energia...

E o motivo que as placas Gigabyte estarem sendo bem recomendadas é esta notícia:

http://techreport.com/discussions.x/21433

: Gigabyte GA Z68MA-D2H-B3 (Tem suporte Ivy Bridge?)

Isso vale para essa placa também.

Eu sempre usei Nvidia mas pelo que andei lendo as AMD ficam mais em conta quando comparadas placas de desempenho semelhante.

Isso depende muito de cada placa de vídeo na sua faixa de preço. Tem situações que é melhor levar a placa AMD, outras Nvidia, depende da relação desempenho x preço.

Mas pode ser gráfico high (jogos menos exigentes estilo L4D) / mid-high (jogos mais exigentes estilo DA, Mass Effect, Fallout), pois se sobrar um dinheiro eu posso investir em um monitor melhor. Qual nvidia série 5xx ou AMD série 6xxx me atenderia melhor? Séries anteriores (nvidia 4xx e AMD 5xxx) compensam no custo benefício a médio / longo prazo (2 anos)?

Dependendo da situação, sim, mas você deve pagar pelo custo desempenho x custo mensal de desempenho. Como as placas das séries mais novas consomem menos, então geralmente o custo mensal de desempenho delas é menor.

A ventoinha que acompanha o gabinete é suficiente ou é interessante que eu acrescente ventoinhas adicionais? Quais são opções baratas, mas de qualidade e relativamente silenciosas?
Gabinete: Thermaltake V3 Black Edition ou Cooler Master 333? São equivalentes?

Sim, é suficiente dependendo do gabinete. Se for esses dois que você citou sim. Daria preferência para o CoolerMaster Elite 430 por ser mais espaçoso.

Memória: 2x Memória Corsair 4GB DDR3 1333Mhz (8GB)

Pode pegar 4GB e investir mais em processador. R$80 é uma diferença e tanto. E 4GB a mais você adiciona com o tempo. Processador não se troca por R$80...

Fonte: Seasonic S12II Bronze 520W ou Antec Earthwatts 500W ou Antec Neo Eco?

Oferece cabos com número de pinos correto para a placa de vídeo e a placa mãe (6 e ou 8 pinos)?

Vá de Seasonic S12II 520. É uma fonte mais eficiente que essas que você citou. Os gastos com luz serão menores ainda com ela sem perder em qualidade de energia que será fornecida o PC.

A quantidade de Watts é suficiente para futuros upgrades ou compensa investir em uma fonte de 600 Watts?

Não imagine que sua configuração passe dos 320W de consumo com a HD6950. E também não imagine que as configurações futuras consumam mais, porque a tendência é que esse consumo diminua e o desempenho aumente. Pode manter a fonte que te indiquei.

Disco Rígido
: 1TB 7200 RPM (Qual marca? Toshiba, LG, Western Digital, Samsung?)

Tanto faz, você não estará mudando desempenho e qualidade escolhendo marca. (Ou melhor, qualquer HD.)

Placa de vídeo: AMD Radeon 6950 (Esta é boa para gráficos high / mid-high para os próximos 2 anos? Sapphire, XFX, qual marca? Vapor-X, Toxic, Black Edition, qual a diferença? Qual o similar nvidia série 5xx?)

Similar a HD6950 de 1GB é a GTX560Ti 1GB. A HD6950 de 2GB é um pouco superior. Acredito que essa placa irá rodar os jogos nessa média de qualidade por esse período mesmo em 1080p.

Monitor: LED. Quantas polegadas para usufruir bem a placa de video, 21" está de bom tamanho? Wide screen, refresh rate, contraste? (como acrescentei este item o preço pode chegar aos R$ 2.200,00, mas se possível tudo tem que ficar no limite! dos R$ 2.000,00 Talvez uma placa de video levemente mais humilde?)

Tá de bom tamanho, só não bote muita fé nessas especificações de monitor, que não saõ nada sinceras. Recomendo que compre um monitor que seja 1080p (full-hd). E LCD LED mesmo, para diminuir o consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente pessoal.

Baseado nas sugestões fui em busca do preço. Tive que enxugar para fazer caber um monitor no orçamento, então eu gostaria de que vocês contribuissem para tentar enxugar mais e ou melhorar a configuração sem subir o preço. Todos os valores são da Kabum, exceto a placa mãe que é da Guerra.

Gabinete: CoolerMaster ATX Elite 333 RC-333-KKN1-GP R$ 140,00

Processador: Intel Core i5-2300 2.8Ghz 6MB LGA 1155 - BX80623I52300 R$504,00 (Já vem com HD Graphics, consigo jogar L4D2 e TF2 em qualidade MID?)

Placa-mãe: Gigabyte GA Z68MA-D2H-B3 R$425,00 (Não vou mais fazer overclock no processador, mas gostaria de poder pegar um conjunto placa-mãe + placa de vídeo mais barata, que aceite 2 placas de video para rodar jogos com melhor qualidade no futuro, caso usar 2 placas de vídeo seja mais em conta do que substituir a placa por uma mais nova)

Memória RAM: 1x Corsair 4096 MB (4GB) 1333MHZ DDR3 - CMV4GX3M1A1333C9 R$90,00

Fonte: Seasonic ATX 520W S12II-520 Bronze R$250,00

Disco Rígido: Western Digital SATA 2 1000GB (1TB) 64MB c/ IntelliPower Caviar Green - WD10EARS R$159,00

Placa de Vídeo: Sapphire Radeon HD6750 Vapor X 1GB DDR5 PCI-Express 11186-08-20G R$436,00 (Mais uma vez, pode ser alterada pois não sou heavy-gamer mas gostaria de poder experimentar jogos novos em resoluções boas)

Drive DVD: LG Gravador DVD-RW GH22NS70 22x Preto R$54,00

Monitor: LG LED 21.5 Polegadas E2260V Full HD HDMI Preto E60-Series R$494,00 (Foi o mais barato que achei Full HD, mas se existir um mais barato, LED full HD mesmo que com menos polegadas eu aceito).

Teclado + Mouse: Teclado Microsoft Padrão + Mouse Óptico Wired Desktop 400 Black OEM 00007 R$60,00 (O mais barato também, se existir outro mais barato ou um melhor no mesmo preço eu aceito)

Total: R$2612,00

À vista: R$2220,20

E aí, o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu colocaria duas memórias de 2gb em dual.

Qual a diferença em termos de desempenho e preço? O custo x benefício compensa?

Lembrando que estou no limite de estouro do orçamento tolerável...

Outra dúvida pessoal: Eu vi que a pichau dá desconto para comprar 2 peças ou mais. Assim sendo, alguém sabe me dizer se existe um cenário em que se eu comprar 2 placas de vídeo AMD Radeon série 5xxx ou série 6xxx mais fracas (65xx por exemplo) e fazer crossfire, eu consigo um desempenho de 69xx ou 68xx por um preço mais baixo? E o consumo de energia como fica (ou seja, custo mensal que o progamer citou)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de me desculpar pelo double post, mas tenho uma certa urgência em substituir meu notebook queimado pois preciso corrigir minha dissertação de mestrado.

Andei pesquisando mais um pouco e gostaria de saber se a solução Intel HD Graphics que vem integrada no processador core i5 é equivalente ou melhor a meu antigo notebook com nvidia 9400M GS 512MB (não lembro se ela era 256, 128 ou 64 bits, acho que era 128).

Caso seja igual ou melhor, eu pegaria o desktop inicialmente sem placa, e compraria a mesma no futuro. Aí fica mais tranquilo de pegar agora um conjunto bom que aceite 1 placa de vídeo boa. Mas continua a dúvida: o custo/benefício é melhor com 2 placas de video mais fracas ou 1 mais forte? Qual a opinião de vocês (Pesar o custo extra da placa-mãe, fonte, consumo de energia)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Outra dúvida pessoal: Eu vi que a pichau dá desconto para comprar 2 peças ou mais. Assim sendo, alguém sabe me dizer se existe um cenário em que se eu comprar 2 placas de vídeo AMD Radeon série 5xxx ou série 6xxx mais fracas (65xx por exemplo) e fazer crossfire, eu consigo um desempenho de 69xx ou 68xx por um preço mais baixo? E o consumo de energia como fica (ou seja, custo mensal que o progamer citou)?
Gostaria de me desculpar pelo double post, mas tenho uma certa urgência em substituir meu notebook queimado pois preciso corrigir minha dissertação de mestrado.

Andei pesquisando mais um pouco e gostaria de saber se a solução Intel HD Graphics que vem integrada no processador core i5 é equivalente ou melhor a meu antigo notebook com nvidia 9400M GS 512MB (não lembro se ela era 256, 128 ou 64 bits, acho que era 128).

Caso seja igual ou melhor, eu pegaria o desktop inicialmente sem placa, e compraria a mesma no futuro. Aí fica mais tranquilo de pegar agora um conjunto bom que aceite 1 placa de vídeo boa. Mas continua a dúvida: o custo/benefício é melhor com 2 placas de video mais fracas ou 1 mais forte? Qual a opinião de vocês (Pesar o custo extra da placa-mãe, fonte, consumo de energia)?

Amigo não entra na minha cabeça o seu desespero por Placa de Vídeo, duas placas, três placas, esqueça isso Brother!

Usuário viciado em jogos é uma coisa, usuários que trabalham e precisam da máquina para trabalhar também é outra.

Primeiro que no seu trabalho não irá precisar de Placa de Vídeo, segundo que para Vídeos em HD/Ligar na TV também não precisa de Placa de Vídeo.

Se o dinheiro está pouco, compre sem Placa de Vídeo mesmo e dê prioridade à trabalho e estudo, depois você compra a Placa de Vídeo. Não gaste mais dinheiro em Placas e outros componentes para Over Clock, com o valor a mais, dá pra pegar mais Processador, Memória e até mesmo uma cadeira confortável para sentar.

Vou sugerir uma configuração mais limpa, sem exageros:

Processador Core I5 2500 - R$ 541

Placa Mãe Gigabyte GA-H61M-D2P-B3 - R$ 260

Memória DDR3 1333Mhz 4GB Corsair - R$ 93,00

Memória DDR3 1333Mhz 4GB Corsair - R$ 93,00

HD SATA 1TB - R$ 140

Fonte Zalman 460W - R$ 180

Gabinete Cooler Master Elite 332 - R$ 110

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, Julio.

Não estou muito desesperado por placa agora, porém estou preocupado em pegar uma configuração que me permita adicionar uma placa gráfica boa no futuro. Por isto mesmo estou interessado na sua sugestão de contar apenas com o Intel HD Graphics embutido no processador por enquanto e depois partir para uma placa de vídeo.

Andei pensando e não vou fazer overclock nem usar 2 placas de vídeo (acho que não compensa para o meu ritmo atual de uso para jogos). Esta sua sugestão de placa mãe (Gigabyte GA-H61M-D2P-B3 ) e gabinete (Elite 332) me permite adicionar uma placa boa no futuro (Exemplo AMD série 67xx, 68xx ou 69xx)? A fonte Zalman (algum modelo específico?) irá comportar a demanda energética do conjunto + placa de video no futuro (séries citadas acima)?

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa também, mas seu orçamento já permite uma ótima placa de vídeo, como eu coloquei lá em cima.

Como não precisa de overclock, pegue o i5 2500 (mas o 2300 também é bom, e está com preço muito bom na balão) e uma Placa Mãe Gigabyte GA-H67M-D2-B3 por R$ 260 na balão mesmo. Ou a GA-H61M-S2V-B3 por R$ 226. Só veja se você não pretende usar os recursos que a z68 oferece...

A fonte, se a Zalman entrega pelo menos esses 460W mesmo, sem problemas, é uma marca boa então eu acho que não há problema... mas note que a fonte antec 520c é mas em conta e feita pela seasonic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não entra na minha cabeça o seu desespero por Placa de Vídeo, duas placas, três placas, esqueça isso Brother!

Usuário viciado em jogos é uma coisa, usuários que trabalham e precisam da máquina para trabalhar também é outra.

Primeiro que no seu trabalho não irá precisar de Placa de Vídeo, segundo que para Vídeos em HD/Ligar na TV também não precisa de Placa de Vídeo.

Se o dinheiro está pouco, compre sem Placa de Vídeo mesmo e dê prioridade à trabalho e estudo, depois você compra a Placa de Vídeo. Não gaste mais dinheiro em Placas e outros componentes para Over Clock, com o valor a mais, dá pra pegar mais Processador, Memória e até mesmo uma cadeira confortável para sentar.

Vou sugerir uma configuração mais limpa, sem exageros:

Processador Core I5 2500 - R$ 541

Placa Mãe Gigabyte GA-H61M-D2P-B3 - R$ 260

Memória DDR3 1333Mhz 4GB Corsair - R$ 93,00

Memória DDR3 1333Mhz 4GB Corsair - R$ 93,00

HD SATA 1TB - R$ 140

Fonte Zalman 460W - R$ 180

Gabinete Cooler Master Elite 332 - R$ 110

Julio, essa Zalman 460W está mais cara (vendo custo x benefício) que uma Seasonic S12 II de 520W (guerra digital - 190 reais) que como ele pretende adicionar uma VGA futuramente, eu acho que é uma opção também (com a potência na linha de 12V da Seasonic, dá para ele pensar em um SLI/CrossFireX depois sem troca da mesma, apenas da placa-mãe).

O i5 2500 tá mais barato no Balão da Informática, está por 470 reais.

Em questão de placa mãe, a GA-H67M-D2-B3 que tem recursos mais novos está mais barata no pichau, por 246 reais. (Não acredito que ele precisará de mais do que dois slots de memória atualmente com capacidades de 8GB por pente de RAM)

O resto eu achei muito bom.

E como ele tem um orçamento mais "espaçoso", será que não seria bom fazer um Raid, aproveitando os recursos da placa-mãe que recomendei? Um Raid com 2 HD's Seagate SATA3 500GB sai por 210 reais na Pichau.

Bom, com minhas sugestões, o preço final cai para 1334 reais (sem raid). Mas sei lá, sou meio "novo" no assunto pra ter um comentário muito forte e talvez esteja falando besteira.

Edit:

Acabei sendo redundante, não li todos os posts e já tinham falado praticamente o mesmo que eu disse, desculpem. ç_ç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Julio, essa Zalman 460W está mais cara (vendo custo x benefício) que uma Seasonic S12 II de 520W (guerra digital - 190 reais)
As fontes da Zalman não possuem um custo/benefício tão bom hoje, a não ser se custassem por volta de R$120 (no caso dessa de 460W). Ou então fontes como Antec Neo Eco e Seasonic S12II são opções bem melhores.
Pra mim não está.

A fonte está R$ 180, gasto R$ 1,80 de metrô para ir buscar + R$ 1,80 pra voltar.

Agora comprando a Seasonic no site, irá pagar uns R$ 30 reais de frete pra mais + 1 semana de espera.

Se o meu orçamento estivesse apertado e minha configuração não precisasse nem de 300W que é o caso dele, ficaria com a Zalman. Sem contar que como estou comprando na minha cidade, posso trocar caso houver qualquer defeito. Claro isso é opinião pessoal né rs

Tem coisa que não compensa comprar pela Internet, quem mora em BH tem ótimas lojas com ótimos preços: DHCP, Harplus e WAZ. Todas fáceis de chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim não está.

A fonte está R$ 180, gasto R$ 1,80 de metrô para ir buscar + R$ 1,80 pra voltar.

Agora comprando a Seasonic no site, irá pagar uns R$ 30 reais de frete pra mais + 1 semana de espera.

Se o meu orçamento estivesse apertado e minha configuração não precisasse nem de 300W que é o caso dele, ficaria com a Zalman. Sem contar que como estou comprando na minha cidade, posso trocar caso houver qualquer defeito. Claro isso é opinião pessoal né rs

Tem coisa que não compensa comprar pela Internet, quem mora em BH tem ótimas lojas com ótimos preços: DHCP, Harplus e WAZ. Todas fáceis de chegar.

Você paga barato na passagem, hem? Pois o metrô aqui é três contos...

Mas bem, a Antec Neo Eco 400C é uma fonte mais moderna que a Zalman, que não deixa de ser boa, mas esta última é uma fonte de projeto um pouco mais antigo que o da Neo Eco 400C. Como ela é barata, dá para engolir o frete. Mas já que ele é de BH também, recomendaria para ele a Antec EA-430D Green que é vendida na WAZ, pois essa fonte é de qualidade ainda melhor em relação a Neo Eco 400C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Você paga barato na passagem, hem? Pois o metrô aqui é três contos...

Mas bem, a Antec Neo Eco 400C é uma fonte mais moderna que a Zalman, que não deixa de ser boa, mas esta última é uma fonte de projeto um pouco mais antigo que o da Neo Eco 400C. Como ela é barata, dá para engolir o frete. Mas já que ele é de BH também, recomendaria para ele a Antec EA-430D Green que é vendida na WAZ, pois essa fonte é de qualidade ainda melhor em relação a Neo Eco 400C.

O metrô ai deve ser Executivo então. rs

Mas como assim projeto mais antigo? Onde posso ver os mesmos?

R$ 180 reais numa fonte de qualidade que em 200W oferece 85% de eficiência, comprando pessoalmente, não deixaria de comprar, pena que por esse valor deve ter poucas, acredito ser uma limpa no estoque.

Realmente tem outras por lá mesmo, mas o objetivo mesmo era informar que nem sempre as melhores opções estão na Internet e sim em boas lojas locais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O metrô ai deve ser Executivo então. rs

Mas como assim projeto mais antigo? Onde posso ver os mesmos?

R$ 180 reais numa fonte de qualidade que em 200W oferece 85% de eficiência, comprando pessoalmente, não deixaria de comprar, pena que por esse valor deve ter poucas, acredito ser uma limpa no estoque.

Realmente tem outras por lá mesmo, mas o objetivo mesmo era informar que nem sempre as melhores opções estão na Internet e sim em boas lojas locais.

Bom, na fonte tem isso né, ele pode ir buscar e economizar do frete.

Mas no processador que a economia é de 50 reais, o frete vai sair por uns 20 reais pois é uma peça pequena e leve, ainda vai manter economia. '-'

A placa-mãe, ele vai trocar um chipset H61 por um H67 e pagar menos, o frete da placa mãe saindo por uns 20 reais ainda é melhor pegar ela por um chipset que oferece mais possibilidades mesmo gastando 6 reais a mais. (Raid, portas SATA3, etc.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como assim projeto mais antigo? Onde posso ver os mesmos?

R$ 180 reais numa fonte de qualidade que em 200W oferece 85% de eficiência, comprando pessoalmente, não deixaria de comprar, pena que por esse valor deve ter poucas, acredito ser uma limpa no estoque.

Imagens das fontes:

Antec Neo Eco (520C)

cwtneopower480.jpg

Antec EA-430D Green

ea430dgreen06300.jpg

Zalman 460

imageview.php?image=25755

A primeira é fabricada pela Seasonic e a segunda pela Delta. A Zalman é da FSP. Percebe-se alguns capacitadores e circuito de regulação de tensão melhores que a da Zalman em ambos os modelos. As Antec Neo Eco não possuem um teste concreto, mas todas elas possuem o mesmo projeto das Seasonic S12II com alguns componentes barateados, mesmo assim de melhor qualidade que os encontrados na Zalman.

E andei pesquisando mais sobre a Zalman e vi alguns relatos de queimas:

http://www.adrenaline.com.br/forum/hardwares-em-geral/305551-fonte-zalman-460w-com-problemas.html

http://www.adrenaline.com.br/forum/hardwares-em-geral/265058-zalman-460w-queimada-com-fotos.html

http://www.euseiescrever.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=243682&start=30

http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?p=2182721

http://forum.hardmob.com.br/threads/412780-RMA-Zalman-%28fonte%29

Entre outros. São muitos, mas não sei se é para generalizar. Como as OCZ500SXS...

O metrô ai deve ser Executivo então. rs

Haha, não falaria isso se estivesse aqui no Rio para saber... A não ser que você entre de penetra no encontro carioca do CDH e resolva andar de metrô... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, andei pensando bastante e conversando com amigos meus e estou me decidindo por pegar uma maquina muito boa sem placa de vídeo agora, mas completamente preparada para receber a placa e sofrer um overclock no futuro, para aproveitar a placa mãe ao máximo. A ideia é que vou usar ela pra trabalhar agora e com mais grana no final do ano eu acabo de deixar a máquina bem nervosa, agregando uma placa de video e um monitor full HD ao conjunto.

Gostaria de que vocês opinassem sobre a configuração, se algo está desbalanceado.

A configuração:

Gabinete Cooler Master Elite 430 RC-430-KKN1-GP R$ 123,00 (Hardplus)

Placa mãe Gigabyte GA-Z68MA-D2H-B3 R$ 391,98 (Balão + Frete)

Processador Intel Core i5 2500K R$ 522,66 (Kabum)

Memória RAM Corsair 4GB DDR3 1333 MHz R$ 74,72 (Kabum)

Fonte Seasonic ATX 520W 512II-520 Bronze R$ 204,80 (Just Shop + Frete)

HD Western Digital Caviar Green SATA2 1TB R$ 135,06 (Kabum)

Gravador DVD Sony DVD-RW SATA 24x AD7260S OB R$ 44,11 (Kabum)

Teclado + Mouse Logitech MK120 R$ 59,42 (Kabum)

Hardplus (Produtos) = R$ 123,00

Balão (Produtos + Frete) = R$ 390,62

Just Shop (Produtos + Frete) = R$ 204,80

Kabum (Produtos + Frete) = R$ 853,75

TOTAL = R$ 1572,17

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não te entendo amigo..

trocou por configuração para Over se não faz questão de placa de video..

se for realmente pegar essa configuação, pegue essas memorias.

Patriot Gamer Series 2x2GB 1600Mhz (CL9 - 1.8V) - R$160 Pichau

Porque essas que você citou não se encaixam em over e não há nenhum proveito, gaste 2.3k e pega uma HD 6850...futuro CF e terá uma bela maquina.. Não entendo muito de cooler, mas terá que adquirir um..

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:193

se eu indiquei porcaria, favor me corrigirem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não te entendo amigo..

trocou por configuração para Over se não faz questão de placa de video...

Olá amigo. Não é que eu não faça questão da placa de video, eu faço questão sim!

O problema é o seguinte: sou biólogo e vivo viajando fazendo consultorias, além disso eu preciso corrigir minha dissertação de mestrado. Meu notebook queimou o video e eu não acho a placa de video para substituir.

A consultoria exige de mim MOBILIDADE. Isto significa que ou eu pego um notebook ou um netbook + desktop. Não quero um notebook porque:

1- Mais peso

2- Chama mais atenção para roubo (muitas vezes eu trabalho no interiorzão do Brasil onde até chuveiro elétrico é luxo)

3- Pelo preço, o desempenho para jogos é baixo comparando com o desktop

4- Fiquei muito chateado por não conseguir substituir a placa de video do meu notebook que estava em excelente estado e por isso vai ter que ser vendido peça por peça.

Como eu ainda preciso comprar um netbook, quis não comprar a placa de video AGORA, para não torrar todo meu dinheiro de uma só vez. Assim que a situação financeira melhorar eu "termino" de montar a máquina, deu pra entender?

Agradeço muito sua sugestão sobre as memórias, era exatamente o que eu achava que poderia estar "capando" a configuração, mas não tinha certeza absoluta disso! Entretanto, estas memórias sugeridas não estão disponíveis. Achei estas:

Patriot - R$ 54,31 (não sei se funciona em dual channel. Aliás, qual a vantagem de usar uma dual channel?)

Memória Patriot 2GB DDR3 1600 MHz PC3-12800 PSD32G16002H

Patriot G2 - R$ 121,00

Memória Patriot G2 Séries 4GB (2x2GB) DDR3 1600Mhz PC12800 PGD34G1600ELK

Esta atende ou precisa ser melhor?

Alguma sugestão de bom custo beneficio?

Quanto ao cooler, ele só será necessário quando eu fizer o overclock, correto? Usando as configurações de fábrica (que devo usar apenas agora no início, só mais pra frente farei o over) o arrefecimento que já vem nele e no gabinete resolvem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente não te entendo amigo..

trocou por configuração para Over se não faz questão de placa de video..

se for realmente pegar essa configuação, pegue essas memorias.

Patriot Gamer Series 2x2GB 1600Mhz (CL9 - 1.8V) - R$160 Pichau

Porque essas que você citou não se encaixam em over e não há nenhum proveito, gaste 2.3k e pega uma HD 6850...futuro CF e terá uma bela maquina.. Não entendo muito de cooler, mas terá que adquirir um..

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:16:25:193

se eu indiquei porcaria, favor me corrigirem.

Amigo, é totalmente inaceitável recomendar uma memória de 1.8V junto com um Sandy Bridge, a melhor coisa é ele já pegar uma Kinston LoVo que é 1.35, ou chegar no máximo até 1.5V.

Ele pode ir feliz numa Vengeance também, uma Dominator, uma Enhance Corsa da Geil.

Eu recomendaria essa aqui:

http://www.pichau.com.br/ecommerce_site/produto_22841_4109_Memoria-GEIL-Enhance-Corsa-2x4GB-1600Mhz-DDR3-GEC38GB1600C9DC-BOX

Tem essa Vengeance também:

http://www.pichau.com.br/ecommerce_site/produto_20893_4109_Memoria-Corsair-Vengeance-8GB-2-x-4GB-DDR3-1600Mhz-CMZ8GX3M2A1600C9-BOX

Claro, se ele quisesse mesmo um dual channel de 8GB.

Já sobre o cooler, a melhor coisa a fazer é esperar um mês e meio e pôr a mão em um EVGA Superclock que tem um desempenho suficiente pra fazer um Corsair H70 pedir água na relação custo x desempenho.

Ele deixa o processador 1~2°C mais frio que um H70 e foi lançado nos EUA por 50 doletas.

Olá amigo. Não é que eu não faça questão da placa de video, eu faço questão sim!

O problema é o seguinte: sou biólogo e vivo viajando fazendo consultorias, além disso eu preciso corrigir minha dissertação de mestrado. Meu notebook queimou o video e eu não acho a placa de video para substituir.

A consultoria exige de mim MOBILIDADE. Isto significa que ou eu pego um notebook ou um netbook + desktop. Não quero um notebook porque:

1- Mais peso

2- Chama mais atenção para roubo (muitas vezes eu trabalho no interiorzão do Brasil onde até chuveiro elétrico é luxo)

3- Pelo preço, o desempenho para jogos é baixo comparando com o desktop

4- Fiquei muito chateado por não conseguir substituir a placa de video do meu notebook que estava em excelente estado e por isso vai ter que ser vendido peça por peça.

Como eu ainda preciso comprar um netbook, quis não comprar a placa de video AGORA, para não torrar todo meu dinheiro de uma só vez. Assim que a situação financeira melhorar eu "termino" de montar a máquina, deu pra entender?

Agradeço muito sua sugestão sobre as memórias, era exatamente o que eu achava que poderia estar "capando" a configuração, mas não tinha certeza absoluta disso! Entretanto, estas memórias sugeridas não estão disponíveis. Achei estas:

Patriot - R$ 54,31 (não sei se funciona em dual channel. Aliás, qual a vantagem de usar uma dual channel?)

Memória Patriot 2GB DDR3 1600 MHz PC3-12800 PSD32G16002H

Patriot G2 - R$ 121,00

Memória Patriot G2 Séries 4GB (2x2GB) DDR3 1600Mhz PC12800 PGD34G1600ELK

Esta atende ou precisa ser melhor?

Alguma sugestão de bom custo beneficio?

Quanto ao cooler, ele só será necessário quando eu fizer o overclock, correto? Usando as configurações de fábrica (que devo usar apenas agora no início, só mais pra frente farei o over) o arrefecimento que já vem nele e no gabinete resolvem?

Bom, primeiro venho dizer para ficar atento com a tensão das memórias, não aconselho que venham de fábrica já a mais de 1,5V pra uma configuração com Sandy Bridge. Todas as memórias funcionam em dual channel.

Vou tentar fazer uma explicação bem rudimentar do que é o dual channel, é basicamente assim:

Digamos que temos dois Y na placa mãe, onde ficam as memórias (No caso de 4 slots), se você tiver um pente em uma ponta de um Y, vai ter uma comunicação com o processador, pois na outra ponta só sai um, mesma coisa pra dois pentes. Já se você tiver um pente na ponta do Y¹ e outro pente na ponta do Y², vai ser uma comunicação dobrada com o processador, certo?

Mas o desempenho verdadeiro disso só dá pra notar quando você tá usando múltiplas tarefas e todas pesadas.

Sim, sobre o cooler você só vai precisar mesmo quando fizer overclock, enquanto isso pode ficar na paz sem um. É até melhor esperar um pouco mais pra já poder pegar um melhorzinho e tal, recém saído do setor da engenharia.

Desculpem pela resposta longa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos pelas respostas! Estou aprendendo bastante com vocês e os outros post pelo fórum.

Bem, houve mais uma reviravolta. Um grande amigo meu que trabalha com T.I. e com quem eu mais costumo jogar me convenceu a desistir do overclock para poder investir em uma placa de vídeo melhor (quando eu puder comprar uma). Desta maneira, a configuração ficou da seguinte maneira:

Gabinete: Cooler Master Elite 430 - R$ 135,00 (Hardplus + Motoboy) comprado

Placa-mãe: Gigabyte GA-Z68MA-D2H-B3 - R$ 391,98 (Balão + Frete) comprada

Processador: Intel Core i5 2300 - R$ 415,88 (Balão + Frete) comprado

Fonte: Seasonic S12-II Bronze 520W - R$ 204,80 (Just Shop + Frete) comprada

Memória: Corsair 4GB DDR3 1333 MHz - R$ 74,72 (Kabum)

Disco rígido: Western Digital Caviar Green 1TB - R$ 135,06 (Kabum)

Gravador DVD: Sony SATA 24x - R$ 44,11 (Kabum)

Leitor de cartão: Spire SP332-CB - R$ 16,06 (Kabum)

Teclado: Pisc PS2 - R$ 10,96 (Kabum)

Mouse: Genius USB 1200 dpi - R$ 12,66 (Kabum)

Frete: R$ 15,65

TOTAL: R$ 1.456,88

1) Alguma sugestão de alteração nesta configuração?

2) Preciso de sugestões de cabo de força para a fonte, pois a mesma não acompanha o cabo! :o

3) Sugestões de placas de video nvidia ou AMD + monitor Full HD onde o combo não ultrapasse os R$ 1000 (mil reais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabo de força voce pode comprar na sua cidade mesmo, eles são baratos e geralmente com boa condutividade eletrica nas saidas^^ (de preferência com o novo padrão de tomadas ligado em um bom filtro de linha como os da clone F8 vendidos no kabum^^)

Monitor + placa de video, pode ser isso aqui então:

VGA

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-190804784-placa-de-video-radeon-hd6870-dual-fan-xfx-1gb-gddr5-_JM

Monitor:

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=21369&Promocao=monitor_philips_21_5_led_wide__dvi__1920_x_1080_pixeis_full_hd___contraste_20_000_000_1___brilho_250_cd_m%C2%B2___tempo_de_resposta_5_ms_philips

Total: R$: 909 + fretes^^

o/

EDIT: O HD pode ser um samsung spinpoint F3 1TB que costuma ser o + barato entre eles e possui um rendimento identico ao WD Caviar Black 6gb/s^^

O resto ta legal para o orçamento^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...