Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem Como Fazer Cooler Gabinete Girar Mais Rapido?


Posts recomendados

Existe alguma forma de fazer com que os outros coolers girem mais rápido, como o da fonte, os de gabinete, placa de vídeo, etc??

Um colega meu disse que dá pra fazer um esquema parecido com o do Volcano 7+, mas não vi pessoalmente, isso é verdade???

Se alguem sabe, manda o esquema aí,

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu conhesso 2 esquemas ..o 1º é o mais seguro ... pegue o cooler olhe atras dele .. provavlemente voce vera um adesivo ocm o logotipo da empresa ... arranque fora ocm a ajuda de uma chave de fenda depois voce ve-ra um borracha ... arranque também e voce vera o eixo que roda da helice ... ok pegue um cotonete e tire todo o oleo velho de la ... peque um oleo qualquer menos olei de cozinha claro ... eu smepre usei WD40 e pingue la ... ponha a borracha e joge o adesivo fora .... o meu de 4500 RPM foi para 6000 RPM mas ele demora um pouco para chegar em sua aceleracao maxima ....

o 2º é o que ue acabei de invendar agora euAHUEha Pegue uma fonte normal de CD player de qualquer coisa .... de 20 ou 24volts .... ligue na parede e ocnecte ocm os fios do cooler ( SEM ELES ESTAREM LIGADOS NA FONTE DO PC !!!!) voce vera que ele acelera mtttt passado dos 10000 RPM fácil mas isto poderá acaretar na queima do cooler ... a longo prazo ... eu já fiz isto ocm uma ofnte de 15V e de 4500 RPM foi para 8500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode seguir os passos mathiasvalente , mas num vai querer tacar 24 volts com ele ligado no PC ou senao vai ver o que q da!!!pode testar fora, mais o cooler num vai durar muito tmp ligado!é muito mais recomendado usar o 1° esquema, e c em caso você não conseguir tirar a borracha pode usar um cotonete por fora mesmo, mas lembre c tirar a barracha é melhor! aqui em casa eu uso oleo q é usado em motor de carro com grafite misturado, olha q fica uma beleza! eu já ate tenho pronto numa seringa caso eu precise já esta pronto!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, fiz isso, inclusive no cooler do processador e deu muito certo, troquei o óleo, hehehe, o do processador estava seco, por isso ele roncava de vez em quando

eu tenho dois coolers gabinetes, mas eles não passam de 2500 rpm, mas só que quando eu coloco a mão na frente deles, eles se aceleram, e então, existe algum jeito de fazer girar mais rápido como quando eu coloco a mão na frente???

e eu não entendi como ligar nos 15v que você falou, se puder re-explicar, obrigado

valeu pelas respostas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por andredasilva@12 abr 2004, 21:32

Valeu, fiz isso, inclusive no cooler do processador e deu muito certo, troquei o óleo, hehehe, o do processador estava seco, por isso ele roncava de vez em quando

eu tenho dois coolers gabinetes, mas eles não passam de 2500 rpm, mas só que quando eu coloco a mão na frente deles, eles se aceleram, e então, existe algum jeito de fazer girar mais rápido como quando eu coloco a mão na frente???

e eu não entendi como ligar nos 15v que você falou, se puder re-explicar, obrigado

valeu pelas respostas

Compra duas mãos daquelas de borracha e deixa sempre na frente deles. :D

Essa desaceleração acontece porque você obstrui o ar que faz uma resistência nas hélices do cooler, daí eles vão precisar movimentar menos ar.

O melhr jeito de deixar um cooler mais rápido é comprando outro com rpm maior. Não é muito legal ficar ultrapassando o limite de tensão do cooler, ele vai se desgastar muito mais rápido e vai fazer uma barulheira danada, se bem que uma vida curta de um cooler de 5 Reais não é grande perda.

Uma boa dica é procurar ventiladores de fonte de XT, só em ferro velho de informática mesmo, só tome muito cuidado! Esses ventiladoes não são CC nem de 12V, são AC e de 127V mesmo, você vai ter de ligar ele direto na tomada. O ruim é que a velocidade deles é muito alta, mas o ruído é muito desagradável, quem já trabalhou com XT sabe, lembra até uma turbina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e tu sabe onde eu acho cooler gabinete bem rápido???

porque esse, depois que troquei o óleo aumentou 400 rpm, mas tá praticamente na mesma coisa

tem um colega meu que comprou o pc dele e veio com um cooler gabinete de 7000 rpm, esse gela mesmo

e ve se vocês aprovam meu sistema de ventilação

cooler gabinete na parte de baixo, jogando ar para dentro

cooler gabinete em baixo da fonte, jogando ar para fora

cooler de processador normal, vagabundo da cybercooler, que trocarei por um cud 725

tenho ainda dois exaustores de sobra para colocar

e o pc agora com need for speed underground, internet, emule e winamp tá a 63 no diodo, pra mim tá alto, mas gostaria de saber a opinião de vocês se possível

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Megapersu@13 abr 2004, 22:14

63° no diodo tá até bom, isso que dizer que seu processador está a 48° ou um pouquinho mais no encapsulamento.

Eu também procuro esses coolers rápidos, o único que encontrei foi um da Thermaltake com controle de velocidade, um cor de abóbora.

éo smart FAN II arrebenta d+++ so que é caru.... R$50.00 muito rápido dá 6000RPM e 80CFM muito bom mesmo so que faz um barulho do ######.... muito alto mesmo... dai nux arrebenta e com esse preço então nem se fala

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por arbalest+13 abr 2004, 22:39-->
Megapersu@13 abr 2004, 22:14

63° no diodo tá até bom, isso que dizer que seu processador está a 48° ou um pouquinho mais no encapsulamento.

Eu também procuro esses coolers rápidos, o único que encontrei foi um da Thermaltake com controle de velocidade, um cor de abóbora.

éo smart FAN II arrebenta d+++ so que é caru.... R$50.00 muito rápido dá 6000RPM e 80CFM muito bom mesmo so que faz um barulho do ######.... muito alto mesmo... dai nux arrebenta e com esse preço então nem se fala

É, bem carinho, encontrei ele por 52 Reais. Eu vou tentar comrar um para colocar no meu dissipador VCom, ele dá 50° em full, com esse cooler deve baixar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Bad_Evil@14 abr 2004, 00:56

será q se falarmos com alguem q entenda de eletrônica, não coseguiriamos abrir a placa impressa do cooler e aumentar algo (capacitor por exemplo) e fazer ele girar mais? algo do genero, e não coisa como ligar uma fonte externa ou sei lá, simplesmente "turbinar" o cooler ???? :D

dá sim, uma vez coloquei um capacitor variável, não me lembro o nome, em um ventilador daqueles de caminhão, e ele acelerou uns 30%, mas como o capacitor era variável, esses 30% ficavam na faixa de 20% a 40%, nunca estável

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Memphys@14 abr 2004, 11:35

bom, eu acho q o legal mesmo é colocar ele para funcionar a 17v

a vida util dele vai para 1ano aproximadamente.

mas uma fan de 5 reais por ano, por uma qualidade melhor, vale a pena  B)

e você diz para usar uma fonte externa de 17v???

e se utilizar uma fonte at e ligar todos os coolers nela e criar um botão on/off?

tem como fazer ela trabalhar mais do que 12v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até semana passada eu tinha aqui na loja um ventilador 12X12, 110/220 muito filé rodava muito, pode tirar todos e deixar so ele, não me lembro ao certo a marca dele, vou verificar e posto aqui. Um camarada fez um esque legal com um desse, ligou na fonte e colocou uma chave liga/desliga na frente do gabinete, ficou show.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por igremp@14 abr 2004, 15:55

Até semana passada eu tinha aqui na loja um ventilador 12X12, 110/220 muito filé rodava muito, pode tirar todos e deixar so ele, não me lembro ao certo a marca dele, vou verificar e posto aqui. Um camarada fez um esque legal com um desse, ligou na fonte e colocou uma chave liga/desliga na frente do gabinete, ficou show.

e como ele ligou na fonte esse cooler?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não têm muito milagre não, a bobina interna do cooler é feita para utilizar uma certa tensão e corrente. Se você modificar qualquer um destes itens para mais, esta peça terá automaticamente seu tempo de vida reduzido e isso vai variar de acordo com o quanto mais você irá "injetar".

Valeu?!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Bad_Evil@15 abr 2004, 00:35

eheh

ele deve ter feito igual eu =P

pega, abre a fonte, tira os fios lá de onde encaixa o cabo de força e liga um no cooler 110v, outro leva ate na chave on/off e depois volta o que sobra da chave pro cooler ;D

vou tentar fazer isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Bad_Evil@15 abr 2004, 00:35

eheh

ele deve ter feito igual eu =P

pega, abre a fonte, tira os fios lá de onde encaixa o cabo de força e liga um no cooler 110v, outro leva ate na chave on/off e depois volta o que sobra da chave pro cooler ;D

Tentei e deu #####, queimou o cooler quando liguei no 110v, girou a uns 20000 rpm sem mentir, daí queimou, saiu uma fumaça fedorenta e não funciona mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por metallica@17 abr 2004, 13:43

como ve quantos rpm tem o cooler???

o AIDA diz quantos rpm tem o cooler do processador mas o cooler de gabinte que eu tenho não aparece lá.....como posso ver?

o 20000 rpm que eu disse é suposição, não sei o valor real e você só consegue ver no aida se o cooler gabinete for ligado na placa mãe, se a ligação for na fonte, não dá, pois a mesma não tem sensor de rpm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...