Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acesso ao modem e ao roteador ao mesmo tempo.


Mascarado

Posts recomendados

Minha rede doméstica tem como protagonistas um modem em modo bridge (SpeedStream 4200 ) e um roteador (TP Link WR 941 ND),o problema é que eu não consigo ter acesso a interface de configuração de ambos ao mesmo tempo (aquele processo em que digitamos o IP do aparelho no navegador pra entrar dentro do mesmo)

Pra eu ter acesso à interface de configuração do roteador basta manter a instalação normal,pra ter acesso à interface de configuração do modem eu tenho que desplugar o cabo de rede que fica ligado no roteador e ligá-lo diretamente ao modem.

Antes quando meu modem era roteado eu tinha acesso às duas interfaces ao mesmo tempo,agora que o modem está em modo bridge (como tenho o roteador TP Link não há necessidade do modem roteado) eu tenho que desplugar cabos daqui e ali de vez em quando para alternar em às duas interfaces de configuração (modem e roteador).

Gosto de ter acesso ao modem porque gosto de monitorar os parâmetros da ADSL (SNR e atenuação),se tivesse alguma maneira de se visualizar esses parâmetros pelo roteador o problema estaria resolvido, pena que não dá.

Existe algum meio pra que eu volte a ter acesso fácil às duas interfaces ao mesmo tempo sem voltar a sacrificar o pobre modem em modo roteado? ( em tese todo modem foi projetado pra trabalhar em modo bridge,o roteamento é só um quebra galho que só deveria ser usado em caráter temporário)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, No meu caso, como ambos (Modem e Roteador) possuiam o mesmo endereço Ip, não conseguia nem conectar a rede, então mudei o ip do roteador Encore ENHWI-SG (original 192.168.1.1) para 192.168.2.1, além de conseguir conectar a rede, também consigo acessar as duas interfaces simultaneamente. Não sei se resolve pra você. O meu modem da GVT DSLink 260E é roteado. E mantive ele assim pois veio assim. Não passei para modo bridge, pois não sei fazer isso e fiquei com medo de fazer besteira.. rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Dafner, eu também conseguia acessar as duas interfaces quando o modem era roteado,agora que o modem deixou de ser roteado ela não aparece,ao menos que eu o conecte direto ao PC, mas assim não é nada prático.

Quando a gente tem modem e roteador, não seria desejável usar modem roteado (seria o mesmo que você tivesse uma máquina fotográfica top e continuasse usando a limitada função de tirar foto no celular).

Por isso apertei o botão resetear do modem (assim ele volta com a mesma configuração de fábrica) e ele voltou ao modo original que é bridge.

No meu caso não preciso mudar o IP pois já são diferentes um do outro,mas mesmo assim eu agradeço sua atenção.

Quem souber, estou aí pra o que der e vier.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nada a ver, mesmo em modo bridge o modem geralmente responde ao seu IP interno sem problemas, quando você aponta para o ip do modem não há resposta?

Sim, o modem responde,mas só se eu ligar ele direto no PC (ignorando o roteador),caso contrário ele não responde ao chamado via browser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com o modem ADSL em modo router você tem o roteador configurado em PPPoE_LLC e a tradução de rede -- leia-se NAT -- é executada pelo modem ADSL e publicada para a rede interna, e por isso o acesso à interface de ambos pode ser efetuada simultaneamente.

Com o modem ADSL em modo bridge, você provavelmente tem o roteador configurado em Dynamic IP mode (modo de IP Dinâmico) a tradução de rede (NAT) é gerida pelo seu roteador e assim a tabela NAT do seu roteador não lhe oferece acesso ao seu modem pois este esta atuando justamente como um bridge: basicamente na camada 2 e não na 3 como um roteador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o modem ADSL em modo router você tem o roteador configurado em PPPoE_LLC e a tradução de rede -- leia-se NAT -- é executada pelo modem ADSL e publicada para a rede interna, e por isso o acesso à interface de ambos pode ser efetuada simultaneamente.

Com o modem ADSL em modo bridge, você provavelmente tem o roteador configurado em Dynamic IP mode (modo de IP Dinâmico) a tradução de rede (NAT) é gerida pelo seu roteador e assim a tabela NAT do seu roteador não lhe oferece acesso ao seu modem pois este esta atuando justamente como um bridge: basicamente na camada 2 e não na 3 como um roteador.

Obrigado pela resposta!

Então confirmando: Não existe solução prática pra ser ter acesso simultâneo às interfaces de configuração de um roteador e um modem em modo bridge? só ligando o modem diretamente no PC (ignorando o roteador) toda vez que eu for consultar os parâmetros ADSL?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...