Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre a Seventeam 500 PNL


Pedro de Lara

Posts recomendados

Srs., boa tarde!

"Seventeam 500W ST 500P-NL"

Eu tenho o PC da minha assinatura.

De todos os itens, o único que tive que engolir goela abaixo foi essa seventeam. Já que o fornecedor que montou o micro só tinha ela e dizia que estava vendo bem e sem problemas.

Inicialmente estava realmente preocupado devidos aos reviews antigos dessa marca.

Entretanto, a ST-650PWL foi recomendada pelo CDH.

A diferença do PWL para o PNL é que não tem o tal do PFC Ativo.

De resto já usei o micro pra várias coisas inclusive jogos. Chegando a deixar tanto o processador como a placa em 70º ao mesmo tempo (Battlefield 3 Beta)

Eu tenho Asus Suite 2, que registra ocorrências em caso de alteração de tensão acima ou abaixo do normal aceitável e até agora nada.

A única coisa que me incomoda um pouco é que, quando estou jogando, o ventilador mais barulhento é o da fonte e não do processador ou da placa de video ou dos coolers adicionais.

Já que não temos um review até o momento da mesma, queria deixar aqui a minha experiência e deixar aberto para quem queira comentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Srs., boa tarde!

"Seventeam 500W ST 500P-NL"

Eu tenho o PC da minha assinatura.

De todos os itens, o único que tive que engolir goela abaixo foi essa seventeam. Já que o fornecedor que montou o micro só tinha ela e dizia que estava vendo bem e sem problemas.

Inicialmente estava realmente preocupado devidos aos reviews antigos dessa marca.

Entretanto, a ST-650PWL foi recomendada pelo CDH.

A diferença do PWL para o PNL é que não tem o tal do PFC Ativo.

Você realmente acha que é só essa a diferença??? Dá uma olhada na eficiência, por exemplo..

compara.jpg

De resto já usei o micro pra várias coisas inclusive jogos. Chegando a deixar tanto o processador como a placa em 70º ao mesmo tempo (Battlefield 3 Beta)

Eu tenho Asus Suite 2, que registra ocorrências em caso de alteração de tensão acima ou abaixo do normal aceitável e até agora nada.

A única coisa que me incomoda um pouco é que, quando estou jogando, o ventilador mais barulhento é o da fonte e não do processador ou da placa de video ou dos coolers adicionais.

Já que não temos um review até o momento da mesma, queria deixar aqui a minha experiência e deixar aberto para quem queira comentar.

Config:

MOBO:Asus P8h61 Pro /

PROCESSADOR: Core I5 2500 /

HD: 1TB Seagate Sata 3/

GABINETE: Cooler Master 430 Black + 2 Fans Tras/Front Azul /

FONTE: Seventeam 500W ST 500P-NL /

MONITOR: LCD Samsung (1920 X 1080, 1080p)

Fonte de entrada de linha, sem PFC ativo, distribuição de potência ainda antiquada, eficiência muito baixa, capacidade final de entrega de potência útil da ordem de 420 Watts. Como já sabes, uma verdadeira porcaria..

SeventeamST-500PNL.jpg

Seu fan roda muito rápido (e barulhento) pois necessita e arrefecimento devido sua baixa eficiência (68% no site da Seventeam). Modernas fontes de 400 Watts chegam a 85% de eficiência e nem por isso são mais caras que essa dai..

Uma fonte com eficiência de 68% ao entregar 350 Watts, por exemplo, pede da tomada 350/0,68 = 514 Watts, botando fora sob a forma de calor 164 Watts, o mesmo que entrega para a PV..

Uma fonte de 85% de eficiência, ao entregar 350 Watts pede 350/0,85 = 411 Watts. Bota fora somente 61 Watts.

Note que são mais de 100 Watts a menos. Adivinha quem paga essa energia??? Adivinha quem tem de arrefecer esse calor gerado e botado fora??? Economizar é comprar bem...

Por exemplo verifique o preço da Seasonic S12II 430 Bronze (que alcaná 85% de eficiência, e que tem PF ativo. Provavelmente o mesmo preço, ou assemelhado, que pagaste por essa sua dai..

Sua config entretanto, demanda coisa de 180 Watts mais a demanda de sua placa de vídeo, que não consta da sua assinatura e sabe-se lá qual seja.

Fosse uma GTX560Ti, por exemplo, a demanda chegaria em 340 Watts..

A fonte ainda aguentaria, o que não faz dela uma fonte boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, bom dia!

Obrigado pelos comentários!

A placa de video está na assinatura sim! E é a 560 ti que você falou!

Infelizmente não podia perder a chance de levar todo o equipamento por R$ 2k.

Valor que você não consegue por ai, mesmo cotando nos sites recomendados pela internet. Então a fonte eu tive que engolir. Sei que fonte tem que comprar com qualidade mas era pegar ou largar.

Quando tiver dinheiro sobrando para trocar a fonte eu troco.

Com relação a perda que ela tem, deixa eu ver se eu entendi.

Supondo que eu gaste em torno de 340w que você falou, com uma 560 TI, em jogos e etc.

O total que estou gastando de energia é 500w? (somando a perda e tal)

E se fosse uma seasonic seria 400w?

É uma diferença de 100w... bastante...

Me diz uma coisa, como eu consigo calcular na prática o quanto isso vai encarecer na minha conta?

Por exemplo, supondo que eu uso o micro 2 horas por dia... isso em Kw/h na conta deve acrescentar quanto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me diz uma coisa, como eu consigo calcular na prática o quanto isso vai encarecer na minha conta?

Por exemplo, supondo que eu uso o micro 2 horas por dia... isso em Kw/h na conta deve acrescentar quanto?

100 Watts a mais em duas horas por dia há de agregar 2h x 100W x 30dias = 60.000 Watts hora num mês.. Ou 60KWh

O preço médio do KWh anda por volta dos R$0,50

Isso agregaria R$ 30 de fatura de energia, se seu PC demandasse sempre a potência total durante as duas horas diárias.. Na prática ele vai pedir menos que isso dai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

100 Watts a mais em duas horas por dia há de agregar 2h x 100W x 30dias = 60.000 Watts hora num mês.. Ou 60KWh

O preço médio do KWh anda por volta dos R$0,50

Isso agregaria R$ 30 de fatura de energia, se seu PC demandasse sempre a potência total durante as duas horas diárias.. Na prática ele vai pedir menos que isso dai..

Faller, bom dia!

Entendi o calculo... só uma dúvida...

Não sei se estou errado mas o cálculo não seria 6.000 watts e por tanto R$ 3,00 a mais na fatura?

Se for isso... vamos supor que eu gastaria R$ 200,00 para comprar uma Seasonic... Financeiramente essa investimento daria retorno depois de 66 meses, ou mais de 5 anos. Técnicamente a melhora seria imediata claro, porém financeiramente o retorno demoraria a chegar...

De qualquer forma, se eu tivesse investido na Seasonic logo de cara com certeza estaria bem melhor agora, mas como já tenho essa fonte, investir uma nova demoraria a ter o retorno. Só se eu vendesse a usada Seventeam, mas ela sozinha acho q ninguém daria mais que R$ 50 usada. Mesmo assim o retorno seria depois de 50 meses, ou pouco mais 4 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, bom dia!

Entendi o calculo... só uma dúvida...

Não sei se estou errado mas o cálculo não seria 6.000 watts e por tanto R$ 3,00 a mais na fatura?

Se for isso... vamos supor que eu gastaria R$ 200,00 para comprar uma Seasonic... Financeiramente essa investimento daria retorno depois de 66 meses, ou mais de 5 anos. Técnicamente a melhora seria imediata claro, porém financeiramente o retorno demoraria a chegar...

De qualquer forma, se eu tivesse investido na Seasonic logo de cara com certeza estaria bem melhor agora, mas como já tenho essa fonte, investir uma nova demoraria a ter o retorno. Só se eu vendesse a usada Seventeam, mas ela sozinha acho q ninguém daria mais que R$ 50 usada. Mesmo assim o retorno seria depois de 50 meses, ou pouco mais 4 anos.

Mil desculpasa amigo.. Me deixei trair pelos zero a mais..

Teu cálculo está correto, são R$ 3,00 a mais por mes por usares essa sua fonte. O cálculo de retorno também, embora deva ser aplicado a diferença de preço das fontes, pois, como sempre digo....

Economizar é comprar bem!!!

Mas não é por economia de energia somente que se adota uma fonte com PFc ativo..

A versatilidade da mesma, a maleabilidade de sua entrada full range, pois não existe ruim para ela, vai operar bem mesmo com tensões de rede muito baixas ou muito altas (opera numa boa co qualqquer tensão de entrada que esteja compreendida entre 90 e 264 Volts AC) e o fato dela não gerar harmônicos para cima da rede elétrica já justiicam a mesma sem a questão da economia de energia..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...