Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
mrvalterhugo

Tutorial confecção de placa!

Posts recomendados

Tutorial de confecção de placa de circuito impresso (PCI)

Olá pessoal tudo bem? Espero que sim . Então vamos ao que interessa ,hoje em dia todas as pessoas que entram no mundo da eletrônica se deparam com um probleminha ,na hora de fazer seus circuitos em uma placa de circuito impresso não sabem como fazer, pois bem ,esse tutorial vai ser para ensinar quem tem duvidas a fazer suas tão sonhadas placas de circuito impresso.

Antes de mais nada vou dar umas dicas :

Muitas pessoas passam solda em suas placas para proteger , eu não aconselho porque ela dificulta na hora de soldar os componentes, eu falo por experiência própria, mas fica a seu critério ,se preferir passe.

Se você usa o programa Proteus para elaborar suas placas de circuito impresso lá vai uma dica muito importante , que e quando você vai imprimir seu layout ,não marque a opção mirror , o programa já manda automaticamente o layout pronto para transferência térmica e se você apertar essa opção você estará invertendo o layout sendo que se você for colocar o silk screen o layout não coincidira corretamente. Por esse motivo quando for imprimir seu layout no Proteus , imprima direto.

1° passo: as ferramentas básicas :

Obviamente a placa fenolite:

http://img10.imageshack.us/img10/8353/dsc01407hp.jpg

Uma régua:

http://img710.imageshack.us/img710/2988/dsc01403hi.jpg

Uma tesoura:

http://img545.imageshack.us/img545/50/dsc01408e.jpg

Um estilete:

http://img855.imageshack.us/img855/9894/dsc01405bm.jpg

Uma vasilha com agua:

http://img703.imageshack.us/img703/2982/dsc01415ue.jpg

Uma pedaço de Bombril:

http://img850.imageshack.us/img850/6431/dsc01422i.jpg

Percloreto de ferro: antes eu comprava em pó por 3.50 e eu fazia 500ml de liquido, mas a loja não vende mais do mesmo, agora vende esse da imagem ,liquido de 5 reais de 100ml!!!!!

http://img823.imageshack.us/img823/2092/dsc01411r.jpg

Álcool isopropilico : se você não tiver não tem problema, e só para limpar a placa.

http://img40.imageshack.us/img40/1711/dsc01412ox.jpg

Ferro de passar roupa:

http://img856.imageshack.us/img856/8/dsc01413s.jpg

Um furador: não precisa ser uma super retifica ,para furar tem opções mais baratas como aqueles furadores manuais. Para furar eu uso essa mini furadeira de 75 reais que eu não recomendaria a não ser se você tivesse um suporte vertical, eu recomendaria aqueles furadores manuais são bem mais práticos e baratos. Fica a seu critério.

http://img849.imageshack.us/img849/1784/dsc01420pt.jpg

http://www.google.com.br/url?source=img ... tGaVI5mc0A

O papel que usaremos pode ser de dois tipos: fotográfico ou transparente

Eu recomendo o fotográfico !

http://img545.imageshack.us/img545/5109/dsc01402e.jpg

Transparecia com papel fotográfico:

http://img20.imageshack.us/img20/7332/dsc01283ey.jpg

Vantagens e desvantagens : o transparente não deixa resto de papel na placa ,desvantagem e que se passar mais do que 6 ou 7 minutos debaixo do ferro o desenho começa a borrar, também o transparente muitas veze na hora da transferência ele desliza na placa botando tudo a perder, por isso não passe o ferro com muita força.

Papel fotográfico tem a vantagem de não borrar o desenho e pode ficar embaixo do ferro uns 10 minutos para uma boa transferência e na hora da impressão o toner da impressora lazer adere melhor no papel fotográfico , desvantagem e que deixa restos de papel ,mas pode ser tirado facilmente com aquelas escovas de valar roupa passando de leve. Agora muitas pessoas podem perguntar : mas qual a melhor gramatura do papel fotográfico?

Eu fiz um teste com o papel de gramatura 200 ,eu pensava que quanto maior for melhor seria o resultado , mas ai veio a surpresa ,o resultado foi péssimo.

Comprei outro papel de gramatura 150 e o resultado não poderia ter sido melhor:

http://img507.imageshack.us/img507/3260/dsc01425x.jpg

Aqui esta o péssimo resultado que o papel fotográfico de gramatura 200 me deu!

http://img707.imageshack.us/img707/8805/dsc01335s.jpg

Vou dar mais uma dica muito importante para você economizar papel fotográfico ou transparente e ate mesmo impressão : quando for imprimir o layout, não imprima só um ,imprima vários em uma folha, o máximo que puder.

Como fazer isso? Você precisara de um programinha básico e bom o INKSCAPE ,nele você abrira os layout em pdf sem diminuir a qualidade. No programa você edita da sua maneira o tanto de layout você quer e só copiar e colar

Atenção : não tire um print screen e cole no word, ele fara com que o layout vire bitmap , isso fara com que a imagem do layout fique péssima para impressão. Veja como ficou esse quando copiei do pdf e colei no word:

Exemplo de economia de papel com vários layouts em uma folha:

http://img683.imageshack.us/img683/7372/53354961.jpg

Você ira precisar de uma lixa para tirar a pontas da placa :se eu não me engano essa e uma lixa d’agua .

http://img17.imageshack.us/img17/733/dsc01557l.jpg

Para cortar a placa eu vou ensinar um método bom e muito econômico com o estilete e a régua ,mas se você tiver uma serra de arco tipo essa , serve para corta também.

http://www.google.com.br/url?source=img ... k9C6vCwRnQ

Vamos começar a confeccionar a placa?

Primeiro e preciso que você tenha o layout impresso em um papel fotográfico ou transparente, a impressão deve ser obrigatoriamente em impressora a lazer:

http://img545.imageshack.us/img545/5109/dsc01402e.jpg

Deixe o papel de lado , agora você vai cortar a placa:

Como eu já disse tem varias opções de cortar uma placa, sendo que as mais econômicas são com a régua e um estilete ou com a serra de arco.

Aqui iremos cortar com a régua e o estilete :

Reparem que tem um layout em papel transparente , ele serve para auxiliar a marca o tamanho na placa , sendo que pode ser com o papel fotográfico também.

Com a régua e o estilete passe de leve o estilete onde você quer cortar para marcar , depois tire o papel , agora passe o estilete onde você marcou com força ,para cortar a placa.

http://img43.imageshack.us/img43/9278/dsc01306h.jpg

http://img805.imageshack.us/img805/1489/dsc01305a.jpg

Atenção: você não irá conseguir cortar a placa com o estile definitivamente ,tem que ter uma ajudinha, então quando você perceber que da para destacar a placa do resto faça isso.

Depois de cortada passe a lixa d’agua nas bordas pontudas para dar uma arredonda e ficar mais bonita:

http://img17.imageshack.us/img17/733/dsc01557l.jpg

http://img268.imageshack.us/img268/9076/dsc01553u.jpg

O próximo passo e com a placa já cortada e com as bordas lixadas , você ira polir ela com o Bombril

Atenção: se você que uma placa com um bom visual não passe o Bombril em vários sentidos, se você começou em um sentido continue do mesmo sentido e não passe o Bombril em movimentos circulares e sim em movimentos retos, para que a placa não fique com o visual de arranhada.

http://img521.imageshack.us/img521/8218/dsc01428y.jpg

Após ter passado o Bombril passe o álcool isopropilico com um pedaço de algodão para tirar os resíduos do Bombril.

http://img46.imageshack.us/img46/3923/dsc01338ez.jpg

Depois disso ligue o ferro de passar roupa para ir aquecendo.

Pegue o papel fotográfico ou transparente impresso e corte apenas o layout que você que.

Atenção: se você imprimiu em papel transparente passe o dedo de leve nos dois lados da impressão com a intenção de saber qual e o lado impresso, o que você sentir que tem um relevo e o lado impresso , que deve ser colocado na placa.

Para cortar o layout uso a tesoura ou se preferir o estilete, e corte no tamanho certo:

http://img823.imageshack.us/img823/8394/dsc01401t.jpg

Atenção: se você estiver usando o papel transparente coloque um papel sulfite entre o ferro e a transparência para que ela não derreta.

Com o layout cortado coloque em cima da placa fenolite já limpa e coloque o ferro quente em cima com cuidado para não mexer , deixe o ferro por alguns segundos a fim de que o papel grude na placa e depois tire:

http://img17.imageshack.us/img17/6422/dsc01314ko.jpg

http://img21.imageshack.us/img21/6055/dsc01315cx.jpg

Agora que o papel já esta na placa ,passe o ferro em todo o papel em movimentos não muito forte nem muito fraco:

http://img94.imageshack.us/img94/8779/dsc01317jz.jpg

Fique fazendo isso por aproximadamente 10 minutos para o papel fotográfico e no máximo 6 minutos para o papel transparente.

E muito importante que você não fique ansioso para ver o resultado final , pois pode por tudo a perder!

Depois de ter passado o tempo estimado pegue uma vasilha com agua e jogue a placa dentro, e espere alguns minutos para que a placa esfrie e o papel molhe.

http://img265.imageshack.us/img265/9637/dsc01332jg.jpg

Não se preocupe se o papel ficar preto assim!

http://img593.imageshack.us/img593/6444/dsc01334ek.jpg

Depois de alguns minutos , que você perceber que o papel esta bem molhado , pegue a placa e comece a tirar o papel, não tire o papel com rapidez para não ficar o toner no papel, esfregue com o dedão para sair o resto do papel , um dica que eu dou quando fica resto de papel que não quer sair e com uma escova de lavar roupa , passe de leve onde tem papel para tirar.

Depois de ter tirado os resíduos de papel , o resultado deve ser aproximadamente ou igual a esse: reparem que não ficou nem um erro devido a qualidade do papel , mas se acontecer de sair algumas falhas, você ira passar uma caneta de retroprojetor por onde falhou. Essa caneta você pode comprar em papelarias , pode ser aquela de escrever em CD.

http://www.google.com.br/url?source=img ... f4bw32CRNw

http://img39.imageshack.us/img39/8343/dsc01395gg.jpg

http://img829.imageshack.us/img829/4158/dsc01387n.jpg

Perceba que após alguns minutos a placa ficara branquinha como aqui em cima , não tem problema , esse e o resto de papel secando, só tem problema se essa parte branca estiver no meio das trilhas, ai você ira passar a escova de lavar roupa de leve ate sair. Por que a escova de lavar roupa e não de escovar? Por que a de lavar roupa e um pouca mais rígida do que a de escovar os dentes.

Depois ,com a placa com a layout você ira corroer , em uma vasilha você coloca o percloreto , se possível , você pode acelerar a corrosão , coloque agua para ferver , depois com ela quente coloque dentro de uma vasilha, não precisa ser muita agua só o suficiente para colocar o percloreto dentro, cuidado para não derramar percloreto na agua.

Atenção: nesse processo não use objetos de qualquer tipo de metal, o percloreto certamente ira corroer o metal.

Não toque no percloreto , use luvas se puder, e use roupas e panos velhos , se pingar em qualquer tecido a mancha será permanente.

http://img847.imageshack.us/img847/4954/dsc01414me.jpg

Coloque a placa dentro do percloreto , para mexer use algum objeto de plástico , o mesmo para pegar a placa.

Deixe a placa por minutos , com um objeto mexa a placa para verificar se já corroeu todo o cobre.

Para manusear a placa muitas pessoas fazem um furo na placa e colocam um fio dental por exemplo para facilitar a retirada da placa.

Depois que você perceber que a placa já esta corroída , lave ela com agua para tirar o excesso de percloreto , pode ser na mesma vasilha com agua que você usou para molhar a placa na hora da transferência.

http://img703.imageshack.us/img703/2982/dsc01415ue.jpg

Com a placa corroída , você ira tirar o toner, com o Bombril , passe na placa ate tirar toda aquela parte preta.

http://img507.imageshack.us/img507/3260/dsc01425x.jpg

Como eu já disse . não passe o Bombril em vários sentidos ou em sentido circular , passa em uma única direção para ficar com um visual bonito.

Depois de passar o Bombril a placa deve ficar assim:

Reparem que o Bombril não deixou a placa arranhada devido a os movimentos serem sempre no mesmo sentido.

http://img443.imageshack.us/img443/2969/dsc01439t.jpg

Depois de ter tirado o toner , você ira passar álcool isopropilico só para tirar os resíduos de Bombril e toner, se você não tiver passe agua.

http://img4.imageshack.us/img4/8130/dsc01430jw.jpg

Depois disso e só furar com o seu furador de preferência , no meu caso uso a mini furadeira , mas como já disse e mais recomendado o furador manual , porque ele não dança nas ilhas de cobre.

http://img7.imageshack.us/img7/4625/dsc01444ee.jpg

A broca que e uso de 0,8mm , eu acho muito grossa , e recomendo uma de 0,7mm.

http://img829.imageshack.us/img829/3706/dsc01449e.jpg

Reparem que os furos não ficaram muito profissionais , devido a broca deixar rebarbar , e a broca estar torta.

Para tirar a rebarba passe a lixa de leve para não aranhar a placa.

http://img21.imageshack.us/img21/8130/dsc01450uy.jpg

Muitas pessoas quando fazem suas placas passam solda em todo o cobre para proteger da oxidação , eu mesmo já fiz isso ,veja a foto abaixo, por experiência própria não recomendo que passem , na hora da solda ela só atrapalha , a solda fica se espalhando e se mistura com a placa ,e não solda o componente ai fica a seu critério. Se você quer proteger sua placa passe um verniz próprio que e encontrado no mercado livre por 5 reais , e me parece muito bom ou ate mesmo aqueles verniz de uso geral que você pode comprar um papelarias:

http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_98483513_7739.jpg

http://www.frutodearte.com.br/images/ve ... 0100ml.jpg

Ou ate mesmo fazer um verniz muito utilizado por quem faz placa de circuito impresso , caso encontre breu apenas em forma de pedra, moa bem e o misture em thiner, álcool isopropílico, álcool 96º ou acetona, na proporção de 20:1 (5% ou 1 grama de breu para cada 20 ml de acetona, álcool ou thiner).

Pronto sua placa esta pronta para ser soldada os componentes!!!

Olha ai outra placa minha com solda para proteger:

http://img687.imageshack.us/img687/2629/dsc01554uv.jpg

Muito obrigado por lerem esse tutorial e espero ser de grande ajuda a todos!!!

Créditos: Mrvalterhugo

http://www.4shared.com/document/UJ6_wr_g/tutorial_de_placa_de_circuito_.html?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom, parabéns pelo tuto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal.. brother as dicas ajuda bastante...:cool:

valeu..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa garoto!!!

Gostei do tutorial.

Falou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns, bem objetivo. Muitas informações importantes.

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tutorial, Parabéns!

Sobre o papel eu uso o de revista velha(as letras e fotos das revistas não sai do papel, apenas a impressão de toner mesmo) fica tão bom quanto o fografico e o papel sai muito fácil também:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito obrigado pelos elogios , em breve postarei um video do mesmo,

felipe236 eu ja tentei uma vez com papel de revista , mas não consegui resultados satisfatórios ,vou tentar de novo, voce poderia me dizer como voce imprime no papel?porque ele e muito fino para ir para impressora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola, felipe236 fale como voce faz suas placas com o papel de revista para que outras pessoas possam aprender tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

otimo tutorial. vai ajudar muitos colegas...

fiquei mais interessado na impressao do circuito, gostaria que visitasse meu topico para tentar me ajudar, ... se refere a inserir malha ground na placa no ares.. na imagem o detalhe q queria inserir ..

se puderem ajudar agradeço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola, obrigado pelo elogio, então para fazer isso e muito fácil veja essa imagem que achei aqui mesmo no forum do seguinte topico

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=83382&d=1315004489

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-duvidas-proteus/969394

espero que isso ajude

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mrvalterhugo.. obrigado pela prontidao., mas ao que me refiro é apenas na ligaçao do ground ligado a essa malha.

ali a questao da malha pelo tools, power plane generate, consigo fazer, mas mesmo selecionando ground na configuração nao consigo ligar a malha.. se quiser me ajudar tenho o arquivo la no topico.. aguardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tópico, ficou bom o tutorial.

Unica coisa que eu não tenho é a impressora laser, bem que podiam

inventar uma técnica ou um papel diferente para que a impressão

das impressoras deskjet funcione nesse método de confecção.

tenho uma dúvida; se eu imprimir um circuito em uma folha normal A4 e pedir para

a mulher tirar um xérox em papel fotográfico( com impressora laser), há risco da tinta não sair na placa ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo cesarlg, acho que entendi seu problema , voce quer dizer que quando voce coloca a malha de GND os pinos negativos não são ligados a essa malha certo? olha , isso deve ser no esquema, para que o pino seja incluido voce tem que aterra o pino, se ele não for aterrado no esquema ele não vai ser aterrado no layout.

Se tiver duvidas estamos aqui

agora o amigo Void Main, sim voce corre o risco de o toner não passar para placa ate porque isso depende de varios fatores como a qualidade da maquina de xerox, normalmente são ruins, outro fator e a sua experiencia para na hora de for passa a placa, outro fator e o tipo de papel, como citado no tutorial de preferência 140 a 150 a gramatura.

quero dizer que nada impede de voce fazer uma copia e testa ,quam sabe voce consiga bons resultados? isso so iremos saber se tentarmos ne mesmo.

Amigo cesarlg, acho que entendi seu problema , voce quer dizer que quando voce coloca a malha de GND os pinos negativos não são ligados a essa malha certo? olha , isso deve ser no esquema, para que o pino seja incluido voce tem que aterra o pino, se ele não for aterrado no esquema ele não vai ser aterrado no layout.

Se tiver duvidas estamos aqui

agora o amigo Void Main, sim voce corre o risco de o toner não passar para placa ate porque isso depende de varios fatores como a qualidade da maquina de xerox, normalmente são ruins, outro fator e a sua experiencia para na hora de for passa a placa, outro fator e o tipo de papel, como citado no tutorial de preferência 140 a 150 a gramatura.

quero dizer que nada impede de voce fazer uma copia e testar ,quam sabe voce consiga bons resultados? isso so iremos saber se tentarmos ne mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu determinei a massa ,, veja a imagem do projeto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

verifique se quando voce for adicionar o terra no layout a opção GND esta marcada, as vezes o marcado e vcc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola obrigado. achei o erro. o simbolo gnd estava encostado na trilha, mas nao estava fisicamente ligado.. erro de iniciante kkk .. aproveitando sua generosidade . qual a opção onde aumento o espaço vazio entre trilhas e malha? clearance nao é

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola amigo, dei uma olhada em um tutorial, e vi que para determina o espaço entre trilha ou ilha do plano de terra voce tem que ir na opção relief,

ah em boundary voce determina o limite do plano de terra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!