Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asrock K7s8xe 3.0


Rafael Coelho

Posts recomendados

  • Membro VIP

Finalmente adquiri minha asrock k7s8xE 3.0. Depois de muita especulação sobre o preço que ela iria aparecer, se seria muito mais caro do que a k7s8x, achei ela (na Waz) pelo mesmíssimo preço que os modelos mais simples. Beleza! Lembrando que a diferença entre a k7s8x e a k7s8xE é apenas o chipset (sis746fx contra sis748) e a diferença da versão 1.0 para a 3.0 (de qualquer uma das duas placas) é a existência de algumas opções de overclock e o desenho da placa completamente diferente. Na verdade a versão 1 e a versão 3 são placas completamente diferentes, tendo em comum apenas o chipset.

Mas vamos às minhas impressões sobre a placa.

Primeiro, ao pegar a caixa, é uma coisa interessante, a caixa é menor do que as outras, não é quadrada como as MicroATX, é comprida e estreita. Obviamente, isso porque a placa é comprida (pois é atx padrão) e estreita (uma placa de vídeo grande ficaria para fora da placa-mãe, por exemplo). Isso me deixou feliz: placa menor irradia menos calor e facilita a circulação de ar.

Ao abrir a caixa, a gente não fica muito feliz não... Além da placa, só o essencial. Cabo IDE (comum), cabo de floppy, espelho traseiro, CD e manual. Aliás, manual não, um mero "quickstart guide", que não traz sequer a descrição de todos os jumpers. Você tem que ir na versão PDF do manual, no CD, e imprimir as tabelas. A Asrock economizou para valer no quesito "extras".

Quanto à placa em si, é bem legal, pequena como eu falei, com 5 slots pci, nenhum AMR nem CNR, e um agp8x comtrava. A placa é verde, os slots de memória são azuis, os pci são brancos e o agp é marrom, ou seja, nada demais. A M848 é uma placa bem mais bonita, com seu verniz vermelho e slot agp laranja.

Não há "color map". Sobre a ponte norte (sis748), há o típico dissipador passivo da asus, aquele alto.

Tem alguns detalhes interessantes: Existe a furação em torno do soquete (para waterblocks, por exemplo), e o conector da fonte (atx padrão, não usa o conector de 12V extra) fica no canto da placa, perto das memórias, que é a melhor localização possível, pois os cabos de alimentação não precisam passar sobre o processador como na maioria das placas. Os slots de memória (3) ficam longe o suficiente do slot agp para não ter problemas com isso. Ou seja, o layout da placa é excelente.

Olhando os jumpers, vê-se mais uma economia da asrock: existem 2 jumpers para setar o fsb (depois, no setup, você escolhe o fsb entre "by jumper" ou manual, onde pode ajustá-lo de 1 em 1 MHz), normais, e 5 jumpers que permitem mudar o multiplicador. Ao retirar esses 5 jumpers, a placa reconhece o multiplicador padrão do processador. Mas qual a economia? Os 5 jumpers simplesmente não acompanham a placa. Para nós, tarados por hardware, tudo bem, jumper é o que não falta. Mas custava a asrock ter mandado 5 jumperzinhos? Isso encareceria a placa?

Aí vem um ponto positivo da placa: a seleção de multiplicador é de 5bits, ou seja, permitindo multiplicadores até 24x. Muitas placas boas (como a k7n2-delta-L) não permitem isso, indo só até 12.5x.

Ligando a placa, indo no setup (padrão da asus), surpresas agradáveis e outras desagradáveis. O fsb é ajustado de 1 em 1Mhz, até 248MHz. Mas o ajuste de temporização da memória resume-se a selecionar o cas entre 2, 2.5 e 3. Só. O único ajuste de tensão oferecido é o "cpu overvolt", que aumenta o vcore em 5%. Só. De resto, nada demais...

Usando: gostei muito da placa. Estabilidade total. Compatibilidade perfeita com minha memória (samsung, pc-3200, 256MB). Inclusive rodando essa memória, que é cas3 em 400MHz DDR, em cas 2.5. Acredito que isso aconteça porque, segundo eu li em algum lugar, essa placa alimenta as memórias com 2.7V, o que permite um bom fôlego para overclock quanto às memórias.

Outro ponto interessante refere-se ao painel traseiro. Ela usa um padrão bem diferente, com apenas 1 serial, e colocando os conectores de teclado e mouse no lugar que seria da outra serial. Isso permite, além das 4 usb e 1 rede traseira, conectores de som "à moda antiga", ou seja, COM CONEXÃO GAMEPORT. Acho que é a única placa atual que tem essa conexão, o que é bom para quem tem um joystick antigo e não quer investir comprando um joystick usb.

Outro detalhe interessante desse conector traseiro é que no lugar onde ficaria o conector de teclado (bem no canto), está o do mouse, sendo que o do teclado é um pouco mais embaixo. Isso pode confundir um pouco na hora de instalar a máquina, mas não é problema.

No mais, fica a minha avaliação: Uma boa placa, por um excelente preço, com opções de overclock razoáveis, mas que não se comparam com as das placas famosas para overclockers...

Quanto a testes de desempenho, seria interessante ter comparado ela com uma placa semelhante em recursos, tipo a soyo dragon kt600. Digo semelhante em recursos como fsb de 400MHz e opções de overclock pobres, mas a soyo kt600 tem a vantagem de ter uma ponte sul maravilhosa, com sata raid nativa e 8 portas usb. Testes que eu tenho visto mostram que o sis748 é um pouco mais rápido do que o kt600, mas eu gostaria de ter a chance de ver isso pessoalmente. Mas vai ficar para a próxima.

Gostaria de pedir aos moderadores pinarem esse tópico, pois acho que muitos vão gostar de ler...

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí pessoal !

Em primeiro lugar me dêêm as boas vindas porque acabei de me cadastrar eheh

Tem uma galera muito fissurada em computador e eu to gostando disso, porque não manjo muito.

Bom, eu acabei de fazer um upgrade no meu computador e comprei uma placa asrock dessas, a K7S8XE 3.0 . Foi a melhor opção, visto o preço.

Achei no geral uma boa placa, porém tenho algumas dúvidas quanto a ela e e também alguns probleminhas

POR FAVOR ME AJUDEM

1- Tá rodando nela um Duron 1.8, FSB 266, com 256Mb DDR400. Porém a memória não foi reconhecida como DDR400, mas DDR333. Um outro camarada também comprou a mesma placa e processador , mas 128Mb DDR400 Kingston, e aconteceu a mesmíssima coisa. Então descartei o problema como sendo da memória.

Aconteceu isto com alguém aqui ????? Como resolvo ???

2- Quero fazer overclock no meu duron. Andei lendo (e li bastante ) neste forum que os Duron são bons de overclock. Alguém experiente (pode ser você coelho72) me explica como fazer isto com esta placa mãe? Mexo apenas no FSB ou também nos jumpers dos multiplicadores ?"

(meu msn é [email protected] e meu icq é 64676220 se alguém quiser me adicionar pra me explicar....)

3- Estou usando cooler de p3 original da Intel (bem silencioso, muito bom). Qual seria melhor pra overclock ? o Vcom 21b ? acho no paragua ou só no brasil ?

OBRIGADO,

Buzato - Floripa-SC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza di review :)

essa é a placa q eu vou cata :D

mas diz aí uma coisa, c pode medir a distância entre o espelho e o soquete??!

é q eu quero saber se no gabinete vcom 6nc3 elegance o duto vai ficar em cima do processador :P

essa placa é td q eu tinha lido mesmo hehe

excelente custo/benefício... e ainda dá pra mete um overclockzin ;)

pena não ter mais opções pra configurar as memórias... mas por menos de 200 reais os recursos q ela tem sao mais q suficientes :P

eras isso, falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Eu adquiri esta placa (K7S8XE Rev 3.01) hoje por 180,00 na Santa Ifigenia (São Paulo). Ela é tudo de bom mesmo! Não tive nenhum problema com ela tanto na instalação do hardware quanto na instalação do sistema (WindowsXP).

A unica coisa que eu achei estranho é quando eu cheguei em casa e abri a caixa, onde contia um pacote lacrado com o conteúdo:

Espelho traseiro

FlatCable (180vias)

FloppyCable

Quick Installation Guide

Nada mais. Eu achei estanho a falta de um CD que geralmente é chamado de CD de Suporte.Irei amanhã logo cedo conversar com o vendedor pra saber o que houve.

A placa esta funcionando perfeitamente. Esse CD é importante? o que contem ele e se possivel me mandem um screen dele pra eu ver como é formado os diretorios do CD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí coelho72

tem como me ajuda aí

to com essa placa-mãe

mais já setei 166(333ddr) na memoria e beleza liga e tal

mais chega no windows e rodo o sandra da q a memoria ta a 2 x 133 (266)

já botei 100(200ddr) ai a banda abaixa e botei 133(266) e fica a mesma coisa em 166 e em 200

banda de 1.504mb :(

sera q minha placa-mãe veio com defeito

atualizei a bios pra ultima versao e nada

t+ :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coelho

Tem como você fazer um teste? É um pequeno problema que existe com as duas versões da K7S8X. O som onboard. O codec tem conflito com os drivers da C-Media (Fabricante do Codec). Instale qualquer driver da C-Media e jogue um jogo por aproximadamente 40 Minutos, veja se ocorre tela azul. Se puder fazer isso eu agradeço.

Bom, quanto a placa. Eu tenho uma K7S8X Rev 3.0. O único problema que encontrei foi o do som. A placa é muito estável, muito fácil de se trabalhar. E olha que não tenho muita experiência, mexi com uma M810 e a K7S8X se mostrou 3x mais fácil de se trabalhar. Os slots não são apertados, o soquete tem uma boa posição, não possui muitas trilhas próximas a ele e a parte aonde usa se usa a chave de fenda é quase no fim da placa, sendo assim, se a chave escapar tem chance de nem pegar na placa.

Minha placa está ótima, o unico defeito dela é o som e o HORROSO suporte Asrock. O site é muito mal explicado, não especifica direito qual a BIOS certa, manual que acompanha a placa é uma porcaria. Manual mesmo só PDF. Já a BIOS até hoje não solucionei o Enigma. Se vai no site da Asrock e tem lá. BIOS K7S8X/K7S8X R 3, lá tem duas BIOS, mas ela não especifica se as duas BIOS servem para ambas placas, nem nada, elas estão literalmente jogadas lá, o usuário que procure informações :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spider_Rap@22 abr 2004, 23:53

Coelho

Tem como você fazer um teste? É um pequeno problema que existe com as duas versões da K7S8X. O som onboard. O codec tem conflito com os drivers da C-Media (Fabricante do Codec). Instale qualquer driver da C-Media e jogue um jogo por aproximadamente 40 Minutos, veja se ocorre tela azul. Se puder fazer isso eu agradeço.

Bom, quanto a placa. Eu tenho uma K7S8X Rev 3.0. O único problema que encontrei foi o do som. A placa é muito estável, muito fácil de se trabalhar. E olha que não tenho muita experiência, mexi com uma M810 e a K7S8X se mostrou 3x mais fácil de se trabalhar. Os slots não são apertados, o soquete tem uma boa posição, não possui muitas trilhas próximas a ele e a parte aonde usa se usa a chave de fenda é quase no fim da placa, sendo assim, se a chave escapar tem chance de nem pegar na placa.

Minha placa está ótima, o unico defeito dela é o som e o HORROSO suporte Asrock. O site é muito mal explicado, não especifica direito qual a BIOS certa, manual que acompanha a placa é uma porcaria. Manual mesmo só PDF. Já a BIOS até hoje não solucionei o Enigma. Se vai no site da Asrock e tem lá. BIOS K7S8X/K7S8X R 3, lá tem duas BIOS, mas ela não especifica se as duas BIOS servem para ambas placas, nem nada, elas estão literalmente jogadas lá, o usuário que procure informações  :wacko:

aqui eu tenho a mesma placa-mãe que você, e não tenho problemas com o som, ele funciona muito bem, estou adorando esta placa, muito estável, rápida, ótimo som e rede, e barata!

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens pelo topico!! estava mais do que na hora de fixar essa placa ai!! :bandeira:

To querendo pegar essa placa e por um 2400+ xp mas to com a mesma duvida do McPrunes ... o gabinete vcom 6nc3 elegance acima citado fica com o duto em cima do processador?........ Tenho um topico na area de casemods q tem as fotos desse gabinete....olha ai meu post

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto ao driver de som, não achei nenhum problema. Usei o driver que veio no CD.

Aliás, foi perguntado se o CD é importante, não muito, você baixa os drivers do som e do chipset pela internet.

O suporte da asrock realmente é péssimo, o site consegue ser BEM PIOR do que o da pc-chips.

Quanto às outras dúvidas, esse é um tópico de comentários sobre a placa, por favor criem um tópico para solucionar suas questões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal coelho essas informações são de grande valia só que eu achava que as opções de over dela fossem melhores pois a pagina da Asrock faz um grau com esse Hybrid Bosster.

In order to provide advanced performance, the Hybrid Booster provides the CPU Multiplier, CPU Vcore voltage adjustment, CPU Frequency Stepless control, and AGP/PCI Frequency control features.

With the CPU Multiplier, power user could change the processor multiplier setting to get the best performance of CPU speed.

The CPU Vcore adjustment helps to power up the CPU core voltage to support the CPU overdrive demand.

The CPU Frequency Stepless control provides a CPU clock frequency upward/downward adjustment interface.

The AGP/PCI Frequency control provides the interface of AGP/PCI frequency value setting.

However, to perform overclocking is at risk of hardware damage and boot failure. With two safety features, "ASRock U-COP" and "Boot Failure Guard", Hybrid Booster will minimize the risk of overclocking.

ASRock U-COP helps to protect the CPU from overheating while the CPU frequency or core voltage is overdriven.

The Boot Failure Guard will be automatically issuing the safe boot up mode while the improper overclocking setting inducing the system boot fail.

Under the double safety protections and with performance enhancement, Hybrid Booster is definitely a Safe Overclocking design for you.

Parabens .... :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coelho e Pessoal, me ajudem nessas pequenas dúvidas:

Essa Placa tem PCI-LOCK?

Alguem poderia confirmar se a tensão das memos é mesmo 2.7v ? (acho q dá pra ver na bios ou usando o Hwinfo ou o Mother board Monitor)

Desde já muito obrigado :joia:

PS - muito bom seu comentário sobre a placa coelho :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí comprei essa placa-mãe hoje

instalei tudo certinho mas quando rodei o 3dmark meu desempenho até diminuiu um pouco,eu usava uma shuttle ak32l kt266,to com a mesma memo 256mb 266mhz,eu acreditava que era para aumentar meu desempenho só pelofato da troca de placa-mãe mas isso não tá acontecendo

a não ser que eu esteja configurando algo errado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hehehe... O Hybrid Booster parece ser uma propaganda enganosa...

Mas o que diz na página é que é um "safe overclock utility", e isso ele é, "safe", ou seja, seguro.

Seguro porque não te permite aumentar o vcore, o que normalmente é o que pode causar problemas.

Mas eles disseram que era seguro, não que era poderoso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Spider_Rap@22 abr 2004, 23:53

Coelho

Tem como você fazer um teste? É um pequeno problema que existe com as duas versões da K7S8X. O som onboard. O codec tem conflito com os drivers da C-Media (Fabricante do Codec). Instale qualquer driver da C-Media e jogue um jogo por aproximadamente 40 Minutos, veja se ocorre tela azul. Se puder fazer isso eu agradeço.

Na minha ASRock K7S8X acontecia a mesma coisa. Dei uma procurada na net e atualizei os drivers da C-Media AC97 e foi o fim da tela azul!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí achei um negocio muito interessante,os BIOS Mods!!!

você bai as BIOS desse link ->http://www.ocworkbench.com/2003/asrock/k7s8xe/bios/betabios.htm

recomenda-se pegar a versao 1.40a

aí quando você atualiza abrem-se algumas opçaoes para melhorar a performance das memos eu fiz aqui e melhorou sim com certeza,testei no Sandra,muito bacana!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera eu queria saber c tem mtaaa diferença entre ASROCK K7S8X entre a K7S8XE rev3

porque essa rev3 eu não achei... =/

meu pc vai fikr assim

placa-mãe: ? ?

PROC: ATHLON XP 1600+ PALOMINO

MEMO: 256Mb DDR 400

2XHD: 15.3Gb 7200RPM

PLAVI: GF4 MX 440 64Mb DDr TV-OUT 64Bits

Sera q vou perder muito desempenho c pegar a K7S8X ???

E pra fazer OC?? vou conseguir??

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais ou menos isso...

Na verdade a diferença entre o modelo com "E" e sem o "E" é que o "E" usa o chipset sis748 em vez do sis746fx. Mas não é que o 748 seja mais rápido, a única diferença é que ele aceita fsb de 200Mhz e o 746fx aceita até 166MHz.

Já a versão 3.0, como eu disse, é uma placa com um design totalmente diferente, e tem algumas opções para overclock... Tanto a k7s8x 3.0 quanto a k7s8xE 3.0 são iguais, mudando apenas o chipset, assim como a k7s8x e a k7s8xE são iguais, mudando apenas o chipset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...