Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas e sugestões sobre o Folding@Home


Evandro

Posts recomendados

Galera um seguinte!!!

 

Ajudei o folding em 2010! Mas agora mudou muito e estou precisando de ajuda nas configurações!

 

Estou com um core i5 G4 e uma GPU que está variando muito a pontuação, as vezes ela pega WU de 70000 pontos que demora 7 horas para processar, mas na maioria das vezes o client está pegando uma WU de 3:40h com 5500 pts de crédito!

 

Li em outro post que tem como fazer o I5 melhorar a performace! Alguma dica?


Lembrando que estou no client modo advanced

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, vamos esperar os colegas que entendem mais e que podem colaborar melhor do que eu, pois não sei qual o melhor driver da Nvidia para o folding atualmente, e como a sua GPU já é uma Maxwell é melhor esperar alguém do time que tenha uma, como o Vix e o @cristianogro

 

No seu i5, acho que podes ir no browser mesmo, que renderá bem.

 

ah, windows ou linux o SO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Windows!

 

Estou rodando com o último driver da Nvidia o driver v350.12

 

As Maxwell funcionam bem com os drivers novos, mas se todos funcionam bem é questão de testar com cada driver. Em relação à pontuação que as WU's te oferecem ao final, o negócio é o seguinte: agora as WU's de GPU dão bônus por entrega rápida ou Quick Return Bonus (QRB), mas não são todas as WU's que oferecem bônus. Somente as Core17, Core18 e Core19. As Core15 não dão bônus e é bem possível que a WU que te rendeu apenas 5500 pontos seja uma dessa família. O negócio é configurar o slot com "client-type" em "advanced" ou "beta". No Windows eu não sei que tipo de WU's serão entregues se configurar com essas flags, mas no Linux, quando eu coloco "beta" recebo WU's Core18, que não rendem tão bem quanto as Core17.

 

Quanto ao i5, geralmente configurações para receber WU's grandes são boas, pois você recebe bons bônus num micro dedicado. Eu colocaria a flag "max-packet-size" "big".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Pessoal, boa noite. Não sei se este é o tópico certo, mas estou pensado em montar uma fazenda minha. A questão é que o foco não será em performance bruta, mas em performance por watt. Estou pensando em algo que dê o melhor rendimento x consumo de energia. Pensei em placas micro itx com boot via rede ou pendrive. O que me dizem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Marcelo da Costa movi pra cá acho que é o local correto. 

 

Então, foldar em notebook tem isso, o sobreaquecimento é inevitável, ainda mais que tem gpus dedicadas. 

 

A 750ti, está rendendo algo em torno de 60k ppd (talvez mais dependendo da wu, como o colega lark relatou algumas wu´s exclusivas para Nvidia). E há alguns modelos dessa placa que não requer cabo extra de força. a 750 "non ti" deve render uns 45/50k ppd e consumir um pouco menos e é mais barata em relação a  versão "ti". 

 

A gtx960 pelo pouco que vi em foruns gringos, rende em torno de 140/150k ppd.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ApoloBrz, obrigado pelas informações. Agora que já defini na minha cabeça qual GPU usar, estou pensando na CPU. Como o F@H precisa de um core de CPU para cada GPU, pensei no i3-6600T para duas GPUs, para começar. Não pretendo utilizar o equipamento para mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então Marcelo, Esse lance de usar um núcleo para a GPU não estou bem atualizado a respeito, um tempo atrás tinha isso, mas hoje não sei se ainda rola.

 

Essa arquitetura da intel estou por fora também, já são os sky(alguma coisa de 10nm) ? 

 

Pode ser que um dual core já seja o suficiente pra máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, são os Skylake, mas a Intel lançou com a arquitetura de 14nm ainda. Ela decidiu adiar o uso dos 10nm para 2017 somente.

O i3 Skylake é dual core, mas tem dois "núcleos" HT também. A não ser que eu consiga uma placa com o Core M (dual core de 4,5 W TDP. Não deve precisar nem de fan mesmo em load 100%), vou com este mesmo per ter o menor TDP.

Quanto ao uso da CPU com a GPU, o fato é que o cliente por padrão, mesmo configurado em full, não deixa eu associar todos os núcleos da CPU se eu estiver utilizando uma GPU. Ele corta um núcleo da CPU para cada GPU adicionada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, são os Skylake, mas a Intel lançou com a arquitetura de 14nm ainda. Ela decidiu adiar o uso dos 10nm para 2017 somente.

O i3 Skylake é dual core, mas tem dois "núcleos" HT também. A não ser que eu consiga uma placa com o Core M (dual core de 4,5 W TDP. Não deve precisar nem de fan mesmo em load 100%), vou com este mesmo per ter o menor TDP.

Quanto ao uso da CPU com a GPU, o fato é que o cliente por padrão, mesmo configurado em full, não deixa eu associar todos os núcleos da CPU se eu estiver utilizando uma GPU. Ele corta um núcleo da CPU para cada GPU adicionada.

 

Até dá para configurar os 4 threads para um slot SMP e ainda assim configurar slots GPU, mas isso é um erro tão grande que eu não estranharia se o pessoal de Stanford criasse uma rotina que banisse essa possibilidade em versões futuras do cliente V7.

 

Não sei te dizer quais são as placas de vídeo com melhor custo-benefício por watt, mas posso te repassar o link de um tópico em que calculei o rendimento de minhas placas de vídeo por KWh, pode lhe ser útil, já que o que a gente "acha" nem sempre é a realidade. De fato, o cálculo é o que nos leva à resposta dessas questões.

 

Ei-lo: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1060932-avalia%C3%A7%C3%A3o-de-rendimento-consumo-e-efici%C3%AAncia-energ%C3%A9tica/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pessoal, acabei desistindo de utilizar as GPUs do meu laptop. Não deu, instável demais. Dava mais erro que qualquer outra coisa.

Entretanto, estou surpreso com o desempenho médio do i7-4700MQ. 11k PPD é bom para uma CPU, principalmente porque eu não coloquei todos os cores (coloquei 7 dos 8) para processar.

Uma correção: Os Core M também são dual core com HT, igual ao i3. Claro que com TDP de 4,5 Watts não dá para esperar o mesmo desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...