Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Traçador de curvas


Posts recomendados

pelo que li sim

pelo que entendi esse circuito ocasiona alguns efeitos eletricos que fazem o osciloscopio funcionar como um traçador de curvas como o osciloscopio virtual ou não é um osciloscopio e não gera esses efeitos precisa desse circuito eu achei muito legal super interessante mesmu isso ai esse newton C braga é fogo ele tem uns experimentos que servem para testar se a ovini's na terra kkkkk esse site é muito bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brigadinho mister só que continua algumas duvida ex: para poder colocar para trabalhar o eixo x e y de todo ociloscopio é preciso um circuito como este ? os ociloscopio digitais mais modernos tambem precisa destes circuito para ver a curva de um transistor ? e esses circuitos precisa ser sempre de corrente alternada ? duvidas como estas que gostaria de esta descultindo aqui mas muito obrigado e gostaria de lembrar que a seção esta aberta para todos

 

o que quero é fazer isso

post-562496-13884961882827_thumb.gif

post-562496-13884961883364_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Bom, o layout da placa ficou pronto, foi aprovado pelo próprio professor Newton C. Braga, que é o autor do esquema. Mantivemos contato por e-mail e já autorizei a confecção da placa. Algo bem feito por uma pequena empresa especializada daqui. Uma PCI com máscara e de tamanho reduzido. Pretendo montar este projeto em uma caixa, usar ponteiras de teste coloridas do tipo pinça, uma para cada côr para E, B e C ( emissor, base e coletor ) conectores BNC para o osciloscópio. A grande vantagem deste circuito, e é o que me atraiu nêle, é o fato de que, além de traçar as curvas características de ganho de um transistor, êle pode ser usado como traçador de curvas de outros componentes de dois terminais ( diodos, capacitores, resistores ), bastando pra isso que que sejam usadas as conexões do circuito de coletor e emissor. Esta característica não ví em nenhum outro circuito desse tipo, à não ser em traçadores de curvas de componentes caríssimos. Agora é aguardar a PCI ficar pronta,  montar a placa e fazer os testes. À medida que tudo for acontecendo vou documentando aqui com descrições e fotos.

 

 

traçador de curvas ncb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
21 horas atrás, aphawk disse:

@Lívio Cardoso ,

 

Interessante esse projeto. Mas não consigo entender o que que está conectado no ponto X .... do jeito que está o esquema, o canal X está em aberto. Acerte o esquema ok ?

 

Paulo

Paulo, esse circuito faz o osciloscópio virar um traçador de curvas de transistores, Não sei se os osciloscópio digitais de hoje possui essa opção, mas a maioria dos analógicos de dois canais, tinha como fazer o canal "A" virar "eixo" X e o canal "B" virar "eixo" Y, a ligação no coletor do transistor em teste é o terra do osciloscópio.

Um traçador de curvas hoje deve estar custando quase 3 vezes (ou mais) o preço de um osciloscópio...

Como esse abaixo:

QT4810A-TRANSISTOR-CURVE-TRACER.jpg_220x

Já esse outro abaixo, já é um pouco mais barato.

QT4812A_TRANSISTOR_CURVE_TRACER.jpg

 

@Lívio Cardoso Se o circuito funcionar certinho, não deixe de nos dar um retorno!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, aphawk disse:

@Bcpetronzio ,

 

Sim, eu cheguei a trabalhar com um aparelho desses, sei vem como ele funciona, e até comprei um kit no Ebay para

montar um simples.

 

O que eu estou comentando é que o local no esquema de se ligar o canal X deve estar errado.

 

Paulo

Sim @aphawk (Paulo), Bem observado! Pois coloca o canal X em curto com o terra do osciloscópio!

Agora que percebi sua dúvida!...

Vamos aguardar um retorno do colega @Lívio Cardoso, pois deve faltar algo no esquema!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio ,

 

É o que eu também verifiquei..... Porisso que fiz o post acima.

 

Eu comprei este kit :

http://www.ebay.com/itm/Transistor-Curve-Tracer-adapter-XY-Oscilloscopes-2-ranges-Bias-Unassembled-kit-/141138017533?hash=item20dc7b3cfd

 

Me pareceu bastante interessante, pois funciona tanto com NPN como com PNP, mostra 8 curvas diferentes de corrente de base, e pode selecionar transistores de sinal e transistores de média potencia, tipo os Bdxxx .

 

Limitação : tensão máxima VCE de 10V, e corrente máxima de coletor de 1 A.

 

Mas já dá para casar transistores, verificar linearidades, etc.

 

Eu sempre procuro no ML para ver se aparece algum traçador de curvas a um preço razoável, mas isso é mosca branca !

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixo o layout da placa e a placa pronta... Vou fazer a montagem e posto aqui as impressões...

Bom, o terra de X, Y e o negativo da fonte ficam ligados em comum. O ponto J1 do layout da placa, entre o resistor de 390R e o coletor do componente em teste é a conexão de X. Esse layout foi verificado pelo professor Newton C. Braga e aprovado...

5773a9c933461_ARTIF1.png.5844b0fbee260315773a9d64e053_IMG-20160621-WA00071.thumb5773a9e3533fe_IMG-20160621-WA00081.thumb5773a9d64e053_IMG-20160621-WA00071.thumb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
Em 03/02/2012 às 17:31, caroline cabral disse:

olar a todos do forum gostaria de saber-se é preciso um circuito como este mesmo para um ociloscopio virtual como o VA ??

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/78-artigos-diversos/3650-ins152.html

 

adicionado 5 minutos depois

Boa noite .caroline tudo bom ?meu nome é marcos vinicius, sou aqui de engenheiro pedreira, vizinho de nova iguaçu.eu sou técnico de turbinas hidráulicas e geração de energia .vi que você é uma garota muito inteligente.estou montando uma mini fabrica de turbinas queria saber se você gostaria de atuar nessa arêa.você entende de controlador de carga?.assim que você receber esta mensagen por favor me retorne.ok

adicionado 16 minutos depois

Vii uma pergunta sua sobre gerar energia e extornar o excedente a concessionária é muito simples .se o seu gerador for assincrono ele injeta a energia direta na rede ok.se for gerador sincrono você tem que ter o medidor bidirecional .uma peça que reconhece fase e neutro se for monofásico ou trifásico ela não deixa você inverter fase e neutro ou fases entre fases ok

Qualquer coisa que você quiser saber só me perguntar ok sou do ramo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
2 horas atrás, Murilo Previatti Estevanato disse:

Eaí amigo funcionou certinho?? Montei esse circuito no protoboard e não estou conseguindo traçar as curvas no osciloscópio, como você deixou configurado seu osciloscópio?

adicionado 1 minuto depois

@Lívio Cardoso

 

Acho que não vai funcionar está errado, acabei encontrando a página de onde ele tirou o esquema (pois me interessei em montar):

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/9297-tracador-de-curvas-ins573

No esquema o eixo X está aterrado, então não vai funcionar nunca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
Em 01/01/2018 às 23:03, WILSON RODRIGUES DA SILVA disse:

Boa noite!

Lívio, teria como entrar em contato com você sobre o projeto do Professor Newton Braga?

 

 

Em 20/11/2017 às 23:29, Mestre88 disse:

 

Acho que não vai funcionar está errado, acabei encontrando a página de onde ele tirou o esquema (pois me interessei em montar):

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/9297-tracador-de-curvas-ins573

No esquema o eixo X está aterrado, então não vai funcionar nunca.

olá boa noite,na placa dele faltou R5 2K2 que tambem é ligado no gnd o negativo do X e Y é ligado no  mesmo luga entre R6 e coletor do transistor em teste e X é ligado no gnd junto com R5, emissor do  transistor em teste.

  

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
5 horas atrás, Eduardo Buosi disse:

Não tem como ter referências diferentes em dois canais do osciloscópio, vai fechar um curto tirando do circuito o componente em teste, ou você vai medir a corrente de base somada a corrente de coletor se usar como ref o gnd.

Pelo que entendi não é pra usar os dois canais verticais do osciloscópio. 

É pra usar só uma entrada vertical, a outra é o horizontal. 

Não dá curto, pois já é previsto que o osciloscópio possui somente um terra como referência. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...