Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Como alterar MAC de placa wireless no Windows 7 (o MAC inteiro)


Walrus.Silva

Posts recomendados

Neste tutorial vou ensinar uma maneira eficiente de mudar o endereço MAC de sua placa wireless no ambiente do Windows 7.

Mas antes de prosseguir, quero fazer uma advertência. Não tive a oportunidade de testar a funcionalidade desses procedimentos em outros computadores e em outros modelos de placa wireless. Então, vou fornecer as minhas especificações para que não fiquem dúvidas quanto ao meu caso. Se coincidentemente você tiver a sorte de usar as mesmas configurações, eu tenho absoluta certeza de que funcionará também no seu caso. Meu sistema operacional é o Windows 7 Ultimate 64 bits e minha placa wifi é uma PCI Encore ENLWI-G2, com chipset da Realtek.

Há um bom nível de chance de com outras configurações, seja Windows 7 x86 (32 bits) ou com outras placas wireless, isso dar certo. Escrevi esse tutorial porque é visível na internet afora a confusão que os usuários têm na hora de quererem mudar seu MAC da placa wireless dentro do Windows 7, para quaisquer fins. Divulga-se que é impossível. Então, vamos à prática e depois às considerações a respeito de isso ser verdade ou não.

Primeiro, baixe o Technitium MAC Address Changer (ou TMAC) aqui:

http://www.technitium.com/tmac/index.html

Recomendo atualizá-lo pelo próprio programa. Depois de instalado e aberto, clique em Help e depois em Check for software updates. Esse programa, por si só, já é uma mão na roda. Ele, assim como outros que funcionam alterando o registro do Windows, consegue mudar o endereço MAC dentro do Windows 7 numa boa.

Para usar é fácil. Na tela principal você seleciona qual placa wireless quer mexer. A guia "Information", pré-selecionada, lhe dará alguns dados. Clique em "Random MAC Address"para gerar um MAC aleatório (note que abaixo aparecerá o nome do fabricante correspondente). Para colocar você mesmo um MAC, basta digitá-lo nas linhas (lembre-se que os MAC's obedecem padrões de código de fabricantes, então não perca tempo inventando um). De preferência, deixe as duas primeiras opções marcadas ("Automatically restart network connection to apply changes" e "Make new MAC address persistent"). A terceira opção é onde está o "caroço" da história. Mas deixe marcada por enquando. Clique em "Change Now!". Seu dispositivo wireless será reiniciado com o novo MAC. Do lado direito, você terá o "Original MAC Address" e abaixo disso, se tudo correu bem, o "Active MAC Address", com o número alterado do seu MAC.

Mas vamos ao tal caroço. Provou-se, com isso, que é possível alterar o MAC no Windows 7. Mas comigo, qualquer endereço que iniciasse com "00" não era aceito. Como vocês puderam ver, o TMAC sempre sugere "Use '02' as first octet of MAC Address". Se você clicar no link "Why?", o blog do criador do programa abre e você encontra uma possível explicação, que está neste link

http://blog.technitium.com/2011/05/tmac-issue-with-wireless-network.html

Como conseqüência de usar o "02" forçado pelo programa no início do novo endereço MAC, eu senti alterações significativas na qualidade da captação e recepção de sinal da minha placa que, como a maioria no mercado, inicia com "00". No meu caso foi como trocar as rodas normais de um carro por rodas quadradas. Se no seu caso você não sentiu perdas nem diferenças no comportamento da placa, ótimo. O tutorial acaba aqui.

A parte mais importante desse tutorial é agora. Como mudar esse MAC deixando um "00" no primeiro octeto dentro do Windows 7? O segredo está no driver. Nada mais. Você precisa ir atrás de um driver para WINDOWS XP de sua placa wifi. No meu caso, tive a sorte de encontrar no site da Encore todos os drivers para minha ENLWI-G2 num mesmo arquivo zipado. Havia uma pasta com um driver muito antigo para XP64 que eu instalei, mas não funcionou direito. Funcionou mesmo foi um mais atual que estava noutra pasta onde também estavam os drivers para Windows 7. Eu simplesmente peguei o tal drive para Windows XP 64, nem tão novo mas nem tão velho, e instalei no Windows 7.

post-955288-13884961976992_thumb.jpg

Para nossos propósitos, recomendo que você instale o seu driver de XP no Windows 7 assim:

Abra o Gerenciador de Dispositivos (Iniciar, botão direito em Computador, Propriedades, à esquerda da tela Gerenciador de Dispositivos). Expanda os Adaptadores de rede e clique com botão direito em cima do hardware que você vai mexer, clique em Atualizar Driver. Clique em Procurar software de driver no computador e na próxima tela clique em Permitir que eu escolha... Na tela seguinte, clique em Com disco. Agora você irá apontar qual a localização do driver de Windows XP. Se você conseguiu pelo menos dois drivers, instale primeiro o mais atual. Não se preocupe, apesar de ser feito para XP, ele será reconhecido e normalmente instalado mesmo no Windows 7. Não esqueça, se seu Windows for 64 bits, o driver do XP também deve ser 64 bits. Idem para x86 (32 bits).

Normalmente, a instalação não pede que reinicie. Mas pode acontecer. Agora, vamos de novo ao TMAC. Abra-o para testar se você pode ter um "00" no MAC alterado. Primeiro, desmarque a opção "Use '02' as...". Tente uma combinação aleatória clicando em "Random...". Agora clique em "Change now!". Se conseguiu, pronto, comemore. Se não, tente outro driver de XP. Só recomendo expressamente que você não use um muito antigo. Pode causar dor de cabeça. Perceba se junto com os arquivos pegos no site do fabricante você encontra as "Release notes" dos drivers. Nelas há informações de quando foram feitos. Se você só conseguiu um "installer" (.exe), desses que escolhe o sistema operacional automaticamente durante a instalação, tente descompactá-lo usando o Winrar. Na maioria deles isso funciona.

Uma observação final: para restaurar o MAC original de sua placa, você clica em "Restore Original" no TMAC.

É provável que em algum momento você queira reverter o driver de sua placa também ou instalar um mais atual. Não houve problema algum quando fiz isso.

É bom dizer também que eu não bolei essa solução do acaso. Fui juntando algumas indicações daqui e dali que soltas pareciam não ajudar e arrumadas aqui podem ser de serventia pra quem apresenta o mesmo problema que eu.

Desculpem as falhas, as redundâncias e meu jeito prolixo. Se alguma coisa ensinada aqui acabar por destruir seu PC, juro que a intenção era ajudar. hehehhe

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...