Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na criação de uma placa com o módulo GSM SIM900


Plateu

Posts recomendados

  • Membro VIP
Estava viajando, mas já retornei.

Estamos na área.

Aproveitando a ocasião, por acaso você já fez o seu SIM900D comunicar com algum microcontrolador? Estou criando um tópico aqui no forum para discutir a questão sobre as diferenças nos níveis lógicos de operação do PIC e do GSM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim comunicou beleza.

A diferença é que o Módulo GSM usa nível LVTTL(3.3V) e o PIC é TTL(5V).

Daí é só usar um coversor de nível lógico.

Um forte abraço à todos.

Veja o título abaixo:

RC – Arduino Integrado com GPS ME-1000RW.

No endereço:

http://moraesgyn.wordpress.com/tag/fpv/

Um fote abraço e boa sorte na montagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim comunicou beleza.

A diferença é que o Módulo GSM usa nível LVTTL(3.3V) e o PIC é TTL(5V).

Daí é só usar um coversor de nível lógico.

Um forte abraço à todos.

Veja o título abaixo:

RC – Arduino Integrado com GPS ME-1000RW.

No endereço:

http://moraesgyn.wordpress.com/tag/fpv/

Um fote abraço e boa sorte na montagem.

Compreendido, Geovane. Nesse caso, qual foi o conversor que você usou?

Vocë poderia me ajudar nessa dúvida aqui também: http://forum.clubedohardware.com.br/interface-serial-entre/1036462

Abraço.

Assim que chegar em casa vou olhar isso com calma e te dou um feedback porque não consigo acessar esse site de onde estou usando a internet.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O circuito tá no site, são apenas dois transistores, caso não queira montar com o MAX232.

Beleza, boa sorte.

Entendido. No caso o TXD e o RXD serial o módulo GPS ou o GSM e o TXD' e o RXD' serial o PIC?

Uma outra questão é o seguinte: O MAX232 é para operar com TTL 5v, certo? Sendo assim, como ele vai converter LVTTL 3.3v para a faixa de 5v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O MAX232 eu utilizei pra comunicar com o módulo SIM900 e a serial do pc, na realidade fiz essa interface pra poder injetar os comandos AT e testar o módulo, antes de partir pra comunicação com o PIC.

Pra fazer a comunicação do módulo SIM900 com o pic usei o par de transistores.

Um forte abraço à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Geovane, eu estou desenvolvendo um projeto de tcc que utiliza os mesmos hardwares que esta nessa discussão, você poderia me ajudar nessa questão de conversão do nivel LVTTL do sim900 para TTL do PIC? Poderia me passar seu contato pra gente conversar?!

Abraço.

Eu resolvi usando um MOSFET de N-Canais, tal como o 2N7000, para o caso de converter de LVTTL para TTL e para o caminho contrário eu utilizei 2 resistores de 10k fazendo um divisor de tensão. Segue abaixo duas ótimas referências para você.

http://www.hobbytronics.co.uk/mosfet-voltage-level-converter

(Olhe o texto e o esquema)

http://www.sparkfun.com/products/8745

Por curiosidade, onde e por quanto você adquiriu o SIM900?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia plateu, td bem cara?!

Então, o módulo ainda eu não comprei pois estou estudando tudo com cuidado antes de comprá-lo, mais eu vi no site solda fria http://www.soldafria.com.br/modulo-gprsgsm-smd-sim900-85090018001900-mhz-p-4286.html.

Quanto a questão da conversão ainda tenho dúvidas, você diz que para que o pic e o sim900 se comunique, eu preciso de um circuito como o que você citou com o MOSFET para converter LVTTL para TTL, e para a conversão de TTL para LVTTL eu preciso de 2 resistores de 10K, mais como eu faço essa ligação? Seria ligar TXD do SIM900 no low side do circuito citado e high side no RXD do PIC? E ao contrário seria ligar TXD do PIC no divisor de tensão e a saída do divisor no RXD do SIM900 ?

Se você pudesse colocar o esquema do circuito completo aqui seria de grande utilidade para os usuarios com duvidas nesse sentido, ou se puder me enviar por email ficaria grato, [email protected]

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom dia plateu, td bem cara?!

Então, o módulo ainda eu não comprei pois estou estudando tudo com cuidado antes de comprá-lo, mais eu vi no site solda fria http://www.soldafria.com.br/modulo-gprsgsm-smd-sim900-85090018001900-mhz-p-4286.html.

Quanto a questão da conversão ainda tenho dúvidas, você diz que para que o pic e o sim900 se comunique, eu preciso de um circuito como o que você citou com o MOSFET para converter LVTTL para TTL, e para a conversão de TTL para LVTTL eu preciso de 2 resistores de 10K, mais como eu faço essa ligação? Seria ligar TXD do SIM900 no low side do circuito citado e high side no RXD do PIC? E ao contrário seria ligar TXD do PIC no divisor de tensão e a saída do divisor no RXD do SIM900 ?

Se você pudesse colocar o esquema do circuito completo aqui seria de grande utilidade para os usuarios com duvidas nesse sentido, ou se puder me enviar por email ficaria grato, [email protected]

Abraço.

Ai vai anexado o esquema que havia lhe dito. Uma outra dica que te dou, caso não consiga encontar o 2N7000 é garimpar em placas-mãe com defeito porque elas tem uma pohada de MOSFETs de N-Canais. O que estou usando nesse momento eu tirei de uma placa-mãe velha de um Pentium 3 e o MOSFET em questão é o CEB6030L que é muito mais parrudo que o 2N7000 e cumpre com o mesmo papel. Em geral, nas placas-mãe os MOSFETs de N-Canais costumam ficar próximos ao processador, chipset ponte norte, os quais estão próximos dos estágios de filtragem (onde tem uma pohada de capacitor). Quase sempre estão no encapsulamento TO-263. Confira o datasheet dele, logo abaixo, para você ter uma ideia do que estará procurando, caso não encontre o 2N7000. Caso não tenha acesso a nenhuma das duas alternativas, busque pelos equivalentes do 2N7000, tais como o BS170, BSS138, 2N7002 ou qualquer outro mosfet de N-canais que atenda aos requisitos de tensão.

http://www.datasheetsite.com/extpdf.php?q=http%3A%2F%2Fweb2.cetsemi.com%2FPDF%2FTO-220-263-N%2FP6030L.PDF

Duas últimas considerações:

1) Se você não dispoem de estação de solda à ar ou não tem perícia em soldagem, sugiro que você compre o SIM900D, pois a distancia dos pinos é bem maior que no SIM900. Eu mesmo custei para soldar o SIM900 não tendo estação à ar.

2) Evite de usar transistores bipolares, tais como BC547 e equivalentes, para fazer a conversão de nível. Eles tem, em geral, um tempo de chaveamento (comutação) consideravelmente elevado. Acredito que no caso do SIM900 não venha a dar problemas, mas em alguns casos você poderá ter degeneração do sinal enviado.

Qualquer dúvida estamos aí.

Abraço,

Pedro Rosa!

esquemai.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite plateu,

mais uma vez obrigado pelas dicas, estou juntando tudo e tirando todas as dúvidas para começar a montar o "quebra cabeças"...

Ficou claro p mim essa questão de conversão de nivel LVTTL para TTL, grato...

Com relação a fonte de tensão você esta utilizando o regulador lm317 como havia citado em comentários anteriores? Funciona certinho? Mais uma coisa, para configuração do sim900 você converte nível LVTTL para RS232 com o MAX232?

Abraço, e valeu pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa noite plateu,

mais uma vez obrigado pelas dicas, estou juntando tudo e tirando todas as dúvidas para começar a montar o "quebra cabeças"...

Ficou claro p mim essa questão de conversão de nivel LVTTL para TTL, grato...

Com relação a fonte de tensão você esta utilizando o regulador lm317 como havia citado em comentários anteriores? Funciona certinho? Mais uma coisa, para configuração do sim900 você converte nível LVTTL para RS232 com o MAX232?

Abraço, e valeu pelas dicas.

Quanto a fonte de tensão, eu a montei usando um LM350 que é quase igual ao LM317 mas suporta até 3A de corrente. Preferi usá-lo do que o 317 porque o fabricante diz que podem ocorrer casos de rajadas de dados e que o módulo venha a requerer 2A de pico. Eu acho isso meio surreal, mas quando fui comprar o preço dos dois era quase o mesmo e ai optei pelo LM350.

Em relação a converter de LVTTL para RS232 você tem duas opções:

1) Usar um MAX3232, o qual é capaz de converter LVTTL e TTL para RS232, ou seja, é sensível tanto a 3.3v quanto a 5v sem a necessidade de adicionais.

2) Usar um MAX232 convencional (que é alimentado por 5v e, portanto, é sensível somente a TTL) associado ao esquema do MOSFET de N-Canais para converter o sinal de LVTTL para TTL.

Esses chips da MAXIM são dificeis de se encontrar por aqui em BH. Como ganhei um MAX232 e não achei o MAX3232 para comprar em lugar nenhum, converti o LVTTL para TTL usando o 2N7000 e a liguei a saída no MAX232. Tem gente que diz que se alimentar o MAX232 com 3.3v e mandar o sinal em LVTTL ele pode funcionar. No meu caso não deu certo.

Qualquer dúvida estamos ai.

Abraço,

Pedro Rosa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Plateu,

Cara ficou claríssimo agora o esquema de comunicação entre PIC e SIM900, quanto a comunicação entre SIM900 e PC também está bem claro, só que ainda nao achei o max3232 por aqui e acho que vou optar pelo MAX232 em conjunto com o circuito de conversão de LVTTL para TTL, você fez assim e funcionou beleza?

Com relação a antena, você utilizou algum circuito (datasheet SIM900) ou ligou ela direto através do conector no SIM900?

A fonte que você utilizou com o LM350 obedece o mesmo esquema do datashet do SIM900 ou é um esquema diferente?

Abço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa tarde Plateu,

Cara ficou claríssimo agora o esquema de comunicação entre PIC e SIM900, quanto a comunicação entre SIM900 e PC também está bem claro, só que ainda nao achei o max3232 por aqui e acho que vou optar pelo MAX232 em conjunto com o circuito de conversão de LVTTL para TTL, você fez assim e funcionou beleza?

Com relação a antena, você utilizou algum circuito (datasheet SIM900) ou ligou ela direto através do conector no SIM900?

A fonte que você utilizou com o LM350 obedece o mesmo esquema do datashet do SIM900 ou é um esquema diferente?

Abço.

O esquema com o MAX232 associado ao 2N7000 (MOSFET N-Canais) funcionou perfeitamente comigo. O MAX232 é mais fácil de achar que o MAX3232 que é somente encontrado em SMD (pelo menos até hoje nunca vi um com encapsulamento DIP).

Quanto a antena do SIM900 eu fiz uma trilha mais grossa na placa para fazer a ligação com a antena. A antena que comprei é daquelas rosqueáveis e que tinha um pequeno cabo com conector SMA. Retirei o conector SMA e soldei o fio central na trilha mais grossa que fiz para a antena e o a malha no terra analógico. Se você quiser fazer um circuito simples com indutor e capacitores de filtragem também dará certo. Procure no Google por antena GSM e casamento de impedância (Impedance matching).

O esquema do regulador de tensão presente no datasheet do SIM900 não é pino-compatível com o LM350, pois um tem 4 e o outro tem só 3 pinos. O esquema básico do LM350 é o mesmo do LM317 e que pode ser encontrado no link abaixo.

www.electronics-lab.com/articles/LM317

Qualquer dúvida estamos ai.

Abraço,

Pedro Rosa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Creio que o ideal é utilizar o regulador MIC29302WU, e os diodos TVS, você não esta procurando este regulador ?

Como já havia dito anteriormente, eu montei a fonte para o SIM900 usando um LM350 que é capaz de fornecer até 3A de corrente. O MIC293002WU é difícil de achar e o LM350, se montado com os devidos estágios de filtragem, suprirá totalmente a necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-conector-card/1041351

preciso de ajuda para encontrar a biblioteca do Eagle que contém o conector Card Edge no Eagle com 20 pinos e pitch de 0.156 inch ou 3.96mm.

preciso da biblioteca para este conector:

http://www.ebay.com/itm/1pcs-Card-Edge-Connector-2x10-Row-20-Pin-3-96mm-Panel-Mount-Slot-Solder-Socket?item=120770590003&cmd=ViewItem&_trksid=p5197.m7&_trkparms=algo%3DLVI%26itu%3DUCI%26otn%3D4%26po%3DLVI%26ps%3D63%26clkid%3D8167442811409433028#ht_4240wt_1163

Você sabe qual é ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Meu tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-conector-card/1041351

preciso de ajuda para encontrar a biblioteca do Eagle que contém o conector Card Edge no Eagle com 20 pinos e pitch de 0.156 inch ou 3.96mm.

preciso da biblioteca para este conector:

http://www.ebay.com/itm/1pcs-Card-Edge-Connector-2x10-Row-20-Pin-3-96mm-Panel-Mount-Slot-Solder-Socket?item=120770590003&cmd=ViewItem&_trksid=p5197.m7&_trkparms=algo%3DLVI%26itu%3DUCI%26otn%3D4%26po%3DLVI%26ps%3D63%26clkid%3D8167442811409433028#ht_4240wt_1163

Você sabe qual é ?

Com essas medidas não consegui achar no Google. A sugestão que eu lhe dou é você mesmo construir o seu Card Edge Connector usando as ferramentas que o Eagle te fornece. Tem vários tutoriais no Google e no YouTube ensinando a criar novos componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...