Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sentey BX1-4284 v2.1- Review


Posts recomendados

Bom havia comentando em um tópico por ai que quando chegasse meu Sentey BX-4284 2.1 eu faria um review. Cá estou então.

A compra do meu gabinete começou da seguinte forma:

Troquei de processador e como o cooler box dos phenom II é muito barulhento (5000 rpm fácil), troquei de também (por um Corsair a70). Só que para isso precisaria trocar de gainete.

Desse modo acabei indo caçar um gabinete. O que mais me chamou a atenção foi a “completeza” do gabinete: já vinha com 4 fans e 1 controlador de ventoinhas. Somando-se ao preço e ao frete grátis na Techclube, não hesitei muito, mesmo não tendo muito material disponível sobre o gabinete na internet.

Bom depois de uma longa espera (7 dias uteis/ 10 corridos) o gabinete chegou aqui em casa (não tenho o que reclamar, afinal frete grátis por PAC é desse jeito mesmo...).

dsc04284u.th.jpg

Como podem ver, ele veio na caixa original, coberto por papel. Acho que na embalagem de um gabinete num tem muito o que fazer.

dsc04285c.th.jpg

Uma coisa curiosa: A techclube fica na Bahia (a central pelo menos), o engraçado foi quando abri a nota fiscal e no meio tinha umas fitinhas do senhor do bonfim. Interessante.

dsc04286z.th.jpg

Bom num tem muito o que falar da caixa, traz imagens do gabinete por fora e uma alça de transporte.

dsc04292u.th.jpg

Manual e folheto com os produtos da Sentey

E essa é a “cara” dele:

dsc04294uo.th.jpg

Só pra acrescentarão tópico, alguns dados técnicos do mesmo:

  • Tipo de Gabinete:Torre Média
  • Cor Externa: Preto Birlhante (Black Piano)
  • Placa-Mãe: ATX, Micro ATX
  • Baías de 5.25": 4, todas com dispositivo “tool free”.
  • Baías de Ex. 3.5": 1
  • Baías de Int. 3.5": 4, todas com dispositivo “tool free”.
  • Slots de Expansão: 7, todas com dispositivo “tool free”
  • Portas USB: 2 x USB 2.0
  • Portas Audio/MicHD Audio + AC97
  • Parafusos de dedo nas duas laterais
  • Fan Lateral: 2 x 120mm Traqnsparente, LED Azul, c/ filtro
  • Fan Frontal: 1 x 120mm Traqnsparente, LED Azul, c/ filtro
  • Fan Traseiro: 1 x 120mm Preto sem LED
  • coolers opcionais: 2 sueriores(120mm) e 1 inferior (120mm, , c/ filtro).
  • Suporta Watercooling
  • Posição da fonte: Parte inferior traseira do gabinete
  • Dimensões: 485mm (L) x 190mm (W) x 440mm (H)
  • Peso: 6.5 kg
  • Garantia: 1 ano limitado
  • Site do fabricante: http://br.sentey.com/po_index.php

Bom vamos ver o interior. Como citado a tampa lateral vem com dois fans (depois vou falar mais deles) ambos com filtro de poeira, presos por parafusos.

dsc04288bd.th.jpg

O interior do gabinete, todo pintado em preto, e todos os dispositivos “tool free “.

dsc04289j.th.jpg

Gabinete sem a frente:

dsc04303if.th.jpg

Bom queria falar um pouco dos fans, um ponto em que a Sentey deixou muito a desejar e pisou feio na bola.

As informações das ventoinhas podem ser vistas aqui (bom acho que são o mesmo modelo).

Como podem ver são ventoinhas medianas, até ai tudo vem. Mas como podem ver pelas abaixo, os parafusoscom os quais elas vem fixadas simplesmente as fazem trincar. O problema é que os parafusos são grandes e os buracos vem sem rosca, então o processo de montagem os fazem trincar. Lembrando que eles já vem presos de fábrica, portanto já vem trincado de fabrica, com exceção do preto que é de um material um pouco mais maleável.

dsc04297v.th.jpg

Ele trincado:

dsc04300r.th.jpg

Bom outro ponto que me decepcionou um pouco, mas que não é propriamente culpa da Sentey: Com o a70 instalado não consegui instalar um cooler na parte superior, em nenhum dos 2 encaixes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtros de poeira:

Bom os seguintes fans vem são:

  • Os laterais (tela que fica parafusada entra a chapa e o fan),
  • Inferior (tela com armação removível, facilmente retiravel
  • Frontal, uma espuma que cobre todas a frente do gabinete, não consegui descobrir se é retiravel pois não pude tirar a frente (já estava tudo montado, deu uma preguiça de montar todos aqueles cabinhos do painel frontal novamente :D).

Inferior:

dsc04316gk.th.jpg

Frontal:

dsc04318b.th.jpg

Lateral e inferior destacados:

dsc04319q.th.jpg

Bom o hardware montado nele foi o seguinte:

  • Phenom II x6 1055
  • ASUS M3A78
  • 2x2gb RAM ddr800 Kingston
  • HD Samsung 320gb
  • 9600gt XFX
  • Gravadora de DVD LG
  • CorsairVX 450W

Fotos dele montado:

dsc04306jt.th.jpg

Parte de tras da placa mãe, não coloquei todos os cabos para tras com receio de não fechar (esses cabos da corsair vx450 são fogo), mas acho que até que ficou bom(talvez de uma arrumada melhor depois).

dsc04305xa.th.jpg

Painel frontal:

dsc04309s.th.jpg

O controlador de ventoinha é meio fraquinho, liguei 3 fans nele e elas ficaram um pouco mais devagar do que ligadas na fonte.

Completamente fechado:

dsc04315i.th.jpg

Bom analisando todos os pontos:

Prós:

  • Gabinete bastante completo, 4 fans+ controlador inclusos, além de todos os que puxam ar virem com filtros.
  • Bom acabamento (tanto externo quanto interno).
  • Boa quantidade de recursos para um gabinete dessa faixa de preço: slot de expansão e baias com presilhas que dispensam parafusos e gavetas para os HDs.

Contras:

  • Ventoinhas transparentes são de qualidade ruim e método de fixação de fábrica já meio que danifica as mesmas.
  • Contolador não da conta de todas as ventoinhas que acompanha o gabinete
  • Poderia ser 2 cm mais alto pra caber meu a70+ fans superiores :(.
  • Acabamento “black piano” mancha muito, o que não é bem um problema se você não mexe muito no gabinete.
  • Não tem USB 3.0 frontal (o que pra mim não foi lá muito problema).

Conclusão

Apesar dos pesares acho que foi uma boa compra, ainda mais pelo preço que paguei (R$172,00 com frete). Recomendaria cegamente o gabinete se não fosse o problema dos fans trincados, vou tentar entrar em contato com a Sentey pra ver o que ela me diz. Mas tirando isso estou bastante satisfeito com o gabinete.

Estou a disposição para qualquer dúvida, inclusive se precisarem de mais imagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom review xPOD. Vou só fazer algumas sugestões:

1. Coloque essas imagens em forma de thumbnail do próprio Imageshack.. O sistema de de miniaturas de imagens daqui fo fórum é imprestável, ele carrega a imagem toda para só depois gerar a miniatura. Eu inclusive já mandei uma sugestão pedindo mudanças nas regras quanto aos limites de tamanho de imagem por conta desses problemas.

2. Seria interesante você medir qualç é o limite de altura para os coolers do processador., assim como o limite de comprimento para placas de vídeo. Ajudaria.

3. Poste as informações sobre os filtros de poeira. Senão me engano ele só tem na parte frontal e na parte inferior, mas confirme aí.

4. Interessante essa ideia de utilizar uma fita para prender alguns dos cabos. Esse gabinete fica devendo um pouco de espaço atraás da placa-mãe para passar os cabos.

Uma outra dúvida: essas ventoinhas não impossibilitam a asubstituição delas não né?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom review xPOD. Vou só fazer algumas sugestões:

1. Coloque essas imagens em forma de thumbnail do próprio Imageshack.. O sistema de de miniaturas de imagens daqui fo fórum é imprestável, ele carrega a imagem toda para só depois gerar a miniatura. Eu inclusive já mandei uma sugestão pedindo mudanças nas regras quanto aos limites de tamanho de imagem por conta desses problemas.

Também não gostei muito do jeito quer ficou, mudarei logo que possível

2. Seria interesante você medir qualç é o limite de altura para os coolers do processador., assim como o limite de comprimento para placas de vídeo. Ajudaria.
3. Poste as informações sobre os filtros de poeira. Senão me engano ele só tem na parte frontal e na parte inferior, mas confirme aí.

Tirei umas fotos e fiz umas medições jaja posto aqui

4. Interessante essa ideia de utilizar uma fita para prender alguns dos cabos. Esse gabinete fica devendo um pouco de espaço atraás da placa-mãe para passar os cabos.

Eu colei com uma fita isolante mais para segurar mais ou menos no lugar, pra não ficar demais amassando na hora de fechar a tampa.

Acho que em parte o que dificutou um pouco é que a proteção de nylon da fonte é bem rigida, o que atrapalhou um pouco a organização.

Uma outra dúvida: essas ventoinhas não impossibilitam a asubstituição delas não né?

Abraço

Não tem problema nenhum em substituir as inclusas no gabinetes por outras, o problema seria só mudar as incusas de lugar, pois como citei, elas ficam meio fragilizadas pelo método de fixação que utilizaram, pra se ter uma ideia, mudei a lateral superior umas 3 vezes de lugar e um dos cantos da mesma me pareceu já estar quase quebrando (pode ser impressão, não tirei pra ver pra não terminar de quebrar).

Adicionado as informações sobre os filtros de poeira. Sobre as dimensões máximas máximas de cooler de CPU e tamanho de VGA:

CPU:

Bom eu instalei um A70 com 159mm de altura e ele ficou assim:

dsc04323ra.th.jpg

Eu diria, só pra arrendodar, que ele suporte coolers até de 160mm de altura, mais do que isso acho que já pegaria na tampa da placa mãe (aqui a ponta dos heatpipes ficam uns 2~3mm de distância da tampa lateral). Obiviamente isso se retirado o fan lateral superior, senão pode descontar mais uns 3cm dessa medida.

VGA

Medindo da parte onde as placas de expansão encostam até as baias da uns 27,7cm:

dsc04320e.th.jpg

Acho que não teria problema para colocar uma placa de vídeo de 28cm, já que ainda há os espaço vazio das baias para conectar os cabos, caso necessário:

dsc04322am.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não gostei muito do jeito quer ficou, mudarei logo que possível

A verdadeira manha com o Imageshack é colocar o endereço da imagem assim

dsc04323ra.th.jpg

É só colocar o endereço da imagem e no lugar de mandar exibir o endereço da imagem, você coloca o .th antes da extensão (no caso, .jpg)

Eu colei com uma fita isolante mais para segurar mais ou menos no lugar, pra não ficar demais amassando na hora de fechar a tampa.

Bom, eu tenho aqui em casa o irmão maior desse gabinete, que é o Optimus. Eu conseguir passar o cabo da placa-mãe pela parte de trás. O problema é que tem forçar um pouco na hora de fechar a tamppa lateral, mas dá para fazer isso.

Não tem problema nenhum em substituir as inclusas no gabinetes por outras, o problema seria só mudar as incusas de lugar, pois como citei, elas ficam meio fragilizadas pelo método de fixação que utilizaram, pra se ter uma ideia, mudei a lateral superior umas 3 vezes de lugar e um dos cantos da mesma me pareceu já estar quase quebrando (pode ser impressão, não tirei pra ver pra não terminar de quebrar).

Adicionado as informações sobre os filtros de poeira.

Pena que não tem nas laterais.

Sobre as dimensões máximas máximas de cooler de CPU e tamanho de VGA:

CPU:

Bom eu instalei um A70 com 159mm de altura e ele ficou assim:

dsc04323ra.th.jpg

Eu diria, só pra arrendodar, que ele suporte coolers até de 160mm de altura, mais do que isso acho que já pegaria na tampa da placa mãe (aqui a ponta dos heatpipes ficam uns 2~3mm de distância da tampa lateral). Obiviamente isso se retirado o fan lateral superior, senão pode descontar mais uns 3cm dessa medida.

Peraí, afinal você conseguir fechar o gabinete com esse cooler dentro ou não?

VGA

Medindo da parte onde as placas de expansão encostam até as baias da uns 27,7cm:

dsc04320e.th.jpg

Acho que não teria problema para colocar uma placa de vídeo de 28cm, já que ainda há os espaço vazio das baias para conectar os cabos, caso necessário:

dsc04322am.th.jpg

O Clube do Hardware no teste do Optimus colocou que eram 28 cm. Debe ser isso mesmo, talvez mude um pouco dependendo do slot,.

A propósito, você chegou a usar drive ótico? Porque eu particularment não gostei daquele botão. Seria melhjor terem colocado na lateral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena que não tem nas laterais.

Bom tem aquelas telinhas brancas que que fica entre o fan e a chapa, só não é tão pratico como o inferior para tirar

Peraí, afinal você conseguir fechar o gabinete com esse cooler dentro ou não?

Da impressão que não fecha pela foto mais fecha sim (sobram uns 2mm :D).

A propósito, você chegou a usar drive ótico? Porque eu particularment não gostei daquele botão. Seria melhjor terem colocado na lateral.

Uso o drive ótico sim, mas até que achei o botão bem razoável, em comparação a maioria dos gabinetes que usam esse sistema de "portinha", onde alguns só fecham na base do empurrão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tem aquelas telinhas brancas que que fica entre o fan e a chapa, só não é tão pratico como o inferior para tirar

Não lembrava desse detalhe.

Da impressão que não fecha pela foto mais fecha sim (sobram uns 2mm :D).

Nada mal então. O HAF 912 (que é colocado como O gabinete, apesar de que eu não acho ele essas coisas todas) suporta coolers de até 17,5 cm de altura.

Ter essa confirmação aí foi muito boa, ajuda a derrubar um pouco esse mito de que não se poderia instalar cooler torre nesses Sentey.

Só fiquei sem entender uma coisa: com o A70 instalado, naõ dá para amnter uma ventoinha de gbainete na parte superior?

Uso o drive ótico sim, mas até que achei o botão bem razoável, em comparação a maioria dos gabinetes que usam esse sistema de "portinha", onde alguns só fecham na base do empurrão...

Então deve ser um problema específico meu. Infelizmente, por falta de uma mesa decente para o compoutador (seu eu colocar o meu PC nessa mesa ela é capaz de desabar),. ele fica no chão mesmo, do lado direito.Dá para fechar o drive na base do botão, mas tem que ter uma certa paciência porque muitas vezes minha acaba esbarrando em cima da porta e acaba impedindo o drive de fechar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só fiquei sem entender uma coisa: com o A70 instalado, naõ dá para amnter uma ventoinha de gbainete na parte superior?

Infelizmente não, nem na parte superior nem a lateral superior. Pelo menos não na montagem para AMD (onde o fluxo fica para cima), na montagem para para intel, onde o fluxo fica para tras, é possível que caiba.

Dá para fechar o drive na base do botão, mas tem que ter uma certa paciência porque muitas vezes minha acaba esbarrando em cima da porta e acaba impedindo o drive de fechar.

Pra não dizer que não enroscou, foi na primeira vez que fechei, mas depois não enroscou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Sentey Optimus Black e são incriveis as semelhanças em alguns aspectos...

Os filtros de ar, por exemplo. Não sei o que seria de mim sem eles.

É uma pena que não tive a mesma sorte com o cooler do processador. Tive de tirar o fan lateral (230mm) para conseguir fechar a tampa.

Bom review!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Sentey Optimus Black e são incriveis as semelhanças em alguns aspectos...

Os filtros de ar, por exemplo. Não sei o que seria de mim sem eles.

É uma pena que não tive a mesma sorte com o cooler do processador. Tive de tirar o fan lateral (230mm) para conseguir fechar a tampa.

Bom review!

É eu também precisei tirar o lateral superior, a diferença é que era só um de 120mm :D. Deve ter dado um pouco de dó de tirar esse de 230mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Sentey Optimus Black e são incriveis as semelhanças em alguns aspectos...

Os filtros de ar, por exemplo. Não sei o que seria de mim sem eles.

É uma pena que não tive a mesma sorte com o cooler do processador. Tive de tirar o fan lateral (230mm) para conseguir fechar a tampa.

Bom review!

É que eles usam o mesmo chassi. Só uma coreção, a ventoinha lateral do Optimus é de 18 cm, e não de 23.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me perguntem como ele fechou :DA

Na tora! Eu sei como é... No meu caso eu joguei os cabos que estavam sobrando no "chão" das baias de 5,25"... Fiz isso porque estava morrendo de inveja do pessoal que conseguia fazer com que os cabos não ficassem em cima da parte reservada à ventoinha da parte inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Parabéns pelo review ^^

Eu tenho esse gabinete e acho que foi uma das melhores aquisições que eu já fiz,comprei aqui na Bahia por R$145.

Mas sim, não sei se é impressão minha, mas eu acho os FAN's muito fraquinhos. Se fosse apenas os com led que fossem fracos, tudo bem mas até o FAN traseiro, que é ligado diretamente na fonte, quase não desloca ar.

Lembro de um gabinete de um vizinho meu, isso ja faz alguns anos, que quando ligava dava pra sentir aquela brisa fria no pé. Esse mesmo colocando a mão logo atrás quase não dá pra sentir vento ._.'

(Obs: ja tirei as Fan's transparentes aqui algumas vezes e não trincaram nem vieram trincadas. Ou eu dei sorte ou você deu azar xP )

Ah, a espuma da frente é retirável sim, só que é meio chato. São várias "paradinhas" de metal que dobra e segura. Igual ao que segura as Baias (a parte da frente que tapa, nem sei se o nome é esse mesmo ). E por falar em baia, eu nem uso essa que aperta o botão pra abrir e fechar o drive optico, acho que o meu não veio muito legal não ._.'

Tem também alguns pequenos detalhes.

As gavetas dos HD são feitas em alumínio, que não enferruja. E Há também um local para colocar um FAN de 80mm logo abaixo dos HD's.

Apesar dos parafusos serem normais, as "roscas" em que os parafusos da placa mãe são colocados são banhados a Bronze, garantindo assim uma durabilidade maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Eu dei uma olhada nas regras e não achei nada sobre idade dos tópicos, mas uso o gabinete citado aqui e queria deixar a informação de que o watercooler Antec KUHLER H2O 650 não cabe!

 

Comprei o WC e fui montar todo empolgado. Tirei a fan do fundo e pra meu desespero não coube. :(

 

No mais, não tenho o que reclamar! Um gabinete bom como a review informa. Concordo nos "contras" que as ventoinhas transparentes poderiam ser de qualidade melhor e que o gabinete poderia ter 2 cm a mais!

 

 

Hoje tenho isso montado dentro dele:

CPU Intel Core i5 2500K
Cooler Hyper TX3 EVO Cooler Master
MoBo Gigabyte Z68XP-UD3
RAM 2x 4GB Corsair DDR3 1333
GPU PNY Geforce GTX 770
PSU Corsair TX650
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...