Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Macro para inibir o menu e tecla de atalho para reexibir


sergioolisi

Posts recomendados

Bom dia,

Gostaria que quando o usuário abrisse o arquivo do Excel aparecesse somente a planilha em tela cheia com a barra de menus oculta. Seria possível utilizar uma macro para fazer isso, mas que para o menu voltar a ser exibido fosse utilizada uma tecla de atalho?

Num outro fórum me foi sugerido o seguinte:

1 - No Excel, pressione ALT + F11 para acessar a IDE do VBA.

2 - Na IDE do VBA, veja a janela VBAProject do lado esquerdo da tela. Lá existirá um ítem chamado "EstaPasta_de_trabalho". Dê um duplo clique nesse ítem.

3 - Na janela de código que se abrirá do lado direito da tela, observe as duas caixas combo que aparecem no topo da tela. A da esquerda é para escolher objetos e a da direita para escolher eventos. Selecione na caixa da esquerda o objeto Workbook e na caixa combo da direita, selecione o evento Open.

4 - Veja que o VBA inseriu duas linhas de código para você.

5 -Copie todo o código abaixo por cima desse código que foi aberto, salve e fecha a janela do VBA. Salve seu arquivo Excel e feche-o.

Private Sub Workbook_Open()

Application.DisplayFullScreen = True

End Sub

6 - Quando você abrir o arquivo novamante, o mesmo já será aberto em tela cheia. Para voltar a tela normal basta clicar em ESC.

O código funciona do jeito que eu pedi, mas aí tenho 02 problemas que não sei se alguém pode me ajudar.

O primeiro é que esta condição de tela inteira está em qualquer arquivo do Excel que eu abra e não somente nesta planilha e o segundo é que eu enviei a planilha para outra pessoa abrir em outro computador, mas ela não abriu em tela cheia apesar de eu ter verificado que o código foi junto.

Desde já agradeço - Sergio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tentando colaborar com os dois problemas:

Dúvida 1: Coloque a instrução para tirar do modo tela cheia ao fechar:

Private Sub Workbook_BeforeClose()

Application.DisplayFullScreen = false

End Sub

Duvida 2: O nível de segurança de macros deve estar em médio/alto no micro onde está abrindo a planilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Flavio e desculpe a demora em responder.

Não tenho prática em VBA e devo ter feito algo errado ao adicionar o seu código para solucionar o primeiro problema porque estava dando erro ao salvar a planilha. De qualquer forma em outro fórum me recomendaram apagar o código que eu havia colocado antes e colocar este abaixo e deu certo.

Private Sub Workbook_Activate()

Application.DisplayFullScreen = True

End Sub

Private Sub Workbook_Deactivate()

Application.DisplayFullScreen = False

End Sub

Muito Obrigado - Sergio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...