Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Converter 12V em 5V

Posts recomendados

Olá a todos, tenho a seguinte dúvida, tenho um circuito com partes em 12V e outras em 5V, a corrente seria de no máximo uns 600mA, qual seria a maneira mais eficiente de fazer isso, os famosos 7805 e LM317 não pretendo utilizar pela baixa eficiencia, fora o enorme dissipador que vai ser necessário, já ouvi falar em conversores buck e outros tipos, o problema mesmo é os componentes, quais CI's vocês me recomendam??

Grato à todos pela atenção

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também usaria o LM05, mais como você prefere não utilizar o mesmo você pode fazer um divisor de tensão com resistores, mais recomendo o uso dessa configuração apenas se a carga for fixa, pois a tensão e os valores dos resistores vai variar conforme a carga... espero ter ajudado...:D

Link para o post
  • Membro VIP
Na minha opinião a melhor forma é o lm7805 sim. Ele não é nada ineficiente e pra 600mA acredito que você não precise nem de dissipador.

Dissipação de (12-5) x 0,6A = 4,2 Watts.. Ele tem a ineficiência inerente a qualquer solução linear desse tipo. Necesita sim de dissipador para não entrar em proteção.. Do volume de uma caixa de fósforos ou pouco menor, dependendo da quantidade de aletas para troca de calor. Usar o 7805 sem dissipador, pela prática, só se dissipar até 2 Watts..

Mas sem a menor dúvida é a solução mais imediata e prática.

Link para o post
Olá a todos, tenho a seguinte dúvida, tenho um circuito com partes em 12V e outras em 5V, a corrente seria de no máximo uns 600mA, qual seria a maneira mais eficiente de fazer isso, os famosos 7805 e LM317 não pretendo utilizar pela baixa eficiencia, fora o enorme dissipador que vai ser necessário, já ouvi falar em conversores buck e outros tipos, o problema mesmo é os componentes, quais CI's vocês me recomendam??

Grato à todos pela atenção

Talvez este: http://www.dealextreme.com/p/vmp3203-5v-high-efficiency-dc-dc-module-47817

Link para o post

Só desculpem a demora para responder o tópico, estive sem tempo esses últimos dias.

eficiencia que me referia era a elétrica, esqueci de dizer isso, o 7805 é eficiente para dar uma tensão estabilizada, mas joga muita energia fora, se for utilizar uma bateria então, a autonomia do circuito vai cair bastante.

Divisor de tensão por resistor não adianta no meu caso, preciso de uma tensão precisa e não será uma carga fixa.

Quanto ao VMP3203-5V, pareceu muito interessante, vou pesquisar se há algum modelo similar para correntes mais baixas, aparentemente tem uma boa eficiencia, só o custo que achei um pouco elevado.

Obrigado a todos pela ajuda, se alguém mais tiver alguma sugestão agradeço muito!!

Link para o post

Use o LM2576, é um regulador de tensão não linear. É um conversor DC-DC Step down. Aguenta até 3A com eficiência de 75%.

Você pode usar também o LM2675 (1 Amper), que tem eficiência de até 96%, mas ele é mais difícil de encontrar.

Ambos têm disponíveis nas tensões 3.3V, 5V, 12V, 15V, e ajustável.

LM2576 datasheet

LM2675 datasheet

Link para o post
  • Membro VIP

Olha ai: http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_8606_4689_Circuito-Integrado-Regulador-LM2576T-50V-Cod-Loja-2638

Também não é muito barato não..

Talvez o VMP3203-5V seja a melhor solução e de melhor cudto/benefício.. Por estar pronto..

Link para o post

Obrigado pelas dicas, me pareceu interessante os LM2576 e LM2675, nunca tinha visto esses antes, dei uma rápida pesquisada e pareceram ser bem interessantes.

Vou analisar qual vale mais à pena, o VMP3203-5V está o dobro do preço, não sei se os componentes necessários para acompanhar o LM2576 chega a dar o mesmo valor. Agradeço muito pelas dicas, vou pesquisar mais a fundo sobre esses 3 CI's, pareceram bem interessantes.

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!