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Existe risco de ligar o PC direto na tomada?


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E é essa segunda opção que devo fazer, mas tenho algumas duvidas, que sao:

A tomada que estará o filtro de linha tem que ter um aterramento?(nao sei se ela tem,pois o meu estabilizador é isolador também)

Disponibilizar aterramento na tomada é sempre uma ótima opção, mas não é indispensável para a operação de seu PC. É sim uma proteção para o usuário desse PC... É isso que buscas???

Usar módulo isolador estabilizado só representa uma ótima maneira de elevar o consumo de energia e estressar a fonte.. Se realmente necessitas usar um módulo isolador, já deverias tê-lo comprado sem estabilizador, que estressa demais e sem nenhuma necessidade as fontes.. Fontes como essa sua, a Corsair de 500 Watts, tem PFC ativo e operam desde 90 até 265 VAC. Desse modo a última coisa de que as mesmas necessitam é de estabilidade para operar. Módulos isoladores sem o maldito estabilizafor existem sim e existem em uma boa faixa de potência.. Não os aconselho a não ser para aplicações muito específicas, em estúdios de áudio, em medicina (para isolar equipamenos elétricos que tomam sinais elétricos de pacientes) para proteção desses pacientes...

Veja ai só como exemplo, de um fabricante conceituado, a Toroid do Brasil, esse equipamento de que lhe falo.. http://www.toroid.com.br/produtos/isobox/

Esse módulo isolador é de Empresa idônea e que aliás, indica o uso do seu transformador isolador mesmo usando aterramento, e não como a finada Microsol, fabricante do MIE, que por anos a fio vendeu o MIE como alternativa para o não uso do aterramento.. Enrolou milhares de usuários, principalmente ai pelo nordeste brasileiro.. Certo que você é um desses..

Sempre um fornecedor de energia deve ser capaz de entregar maior potência do que a demanda de seu consumidor..

No caso de um transformador, um módulo isolador, ou o que valha a potência deles terá de ser maior ou igual aquela da fonte dividida pela eficiência da mesma, somada as demais demandas (monitor por exemplo)

Tornando práticos os números.. Se sua fonte é capaz de entregar 500 Watts a demanda da mesma de quem a alimenta deverá ser de 500/0,8 (onde 0,8 é a eficiência da fonte, de 80%). Ou seja, sua Corsair de 500 Watts demanda coisa de 625 Watts . Se somares isso a algo como 50 Watts para o monitor, dá 675 Watts.. Resumindo, seja o que você for colocar ai antes do PC, que seja capaz de entregar 700 Watts para um correto dimensionamento..

E esse lance de padrão antigo de tomada?Eu so sei que a tomada do PC tem 3 furos, isso é que padrão?

Esse padrão por você citado com certeza é o NEMA ou derivado do mesmo, abrasileirado.. Esse dai: NEMA5-15.jpg

Sim, é padrão, lá nos EUA... O padrão brasileiro, goste ou não, é esse dai, bem da esquerda: Padrodetomadasjaboticaba-StemnoBrasil.jpg

Ah, e meu estabilizador é um igual a esse com potencia de 440va(seguraria uma fonte de 500w?)

Esse estabilizador, oferecendo somente 440 Watts, vai bem alimentar uma moderna fonte de até: 440 - 40 para o monitor = 400 VA. Extraindo a eficiência da fonte de 80% restam 400 x 0,80 = 320 Watts..

Ou seja, só deveria ser usado com fontes de até 320 Watts. Prá cima disso certo que será gargalo..

Livre-se dessa porcaria dai chamada MIE que só faz sua conta de energia subir em 10% no mínimo, no tocante ao PC...

Um bom fltro de linha opera muito melhor, protege mais, é muito mais sensato..

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Colega , muito agradecido pelo seu esclarecimento.Me pairam mais algumas duvidas:

Se caso eu continuasse com o estabilizador(coisa que nao farei) e usasse essa fonte de 500W o que iria acontecer, pois segundo voce o est nao ia segurar a fonte.O PC ia queimar?Ia trabalhar abaixo da capacidade?Ia queimar o fusivel do est?O que ia ocorrer?

Minha tomada é do padrão americano, então no caso vou mudar pro padrão brasileiro por conta do fiiltro.Segundo voce, se caso ela nao tenha aterramento nao vai ter problema nenhum pro PC, takvez pro usuario, é isso ou entendi errado?

Eu vou ter que largar o estabilizador, mas so em parte , pois possuo um volante(jogo simulador de carro) e o mesmo funciona no 110V,no caso o estabilizador converte minha energia de 220 pra 110.Pergunto:algum problema o CPU esta em 220v(direto na tomada) e os perifericos(volante e monitor) no estabilizador?Posso usar assim sem problemas?

PS: o modelo da minha tomada é o ultimo da direita(o tal de modelo universal,rsrs)

Agredeço,abraços.

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Colega , muito agradecido pelo seu esclarecimento.Me pairam mais algumas duvidas:

Se caso eu continuasse com o estabilizador(coisa que nao farei) e usasse essa fonte de 500W o que iria acontecer, pois segundo voce o est nao ia segurar a fonte.O PC ia queimar?Ia trabalhar abaixo da capacidade?Ia queimar o fusivel do est?O que ia ocorrer?

Um estabilizador com menor capacidade de oferta do que a demanda pode:

- Aquecer muito, queimar, prender fogo até, no extremo...

- Limitar a energia oferecida a fonte, arriando a tensão entregue a mesma, tentando desesperadamente com o bater de seus relés, corrigir o problema que ele mesmo oferece;

- Não deixar ligar de modo correto seu PC, exigindo várias tentativas de ligamento, até que os capacitores da fonte se encham de alguma carga, só ai partindo;

Ou seja, tudo condições ruins de trabalho, e desnecessariamente impostas a sua fonte...

Minha tomada é do padrão americano, então no caso vou mudar pro padrão brasileiro por conta do fiiltro.Segundo voce, se caso ela nao tenha aterramento nao vai ter problema nenhum pro PC, takvez pro usuario, é isso ou entendi errado?

É exatamente isso dai.. Aterramento é desejável, mas faça uma estatística você mesmo e perceberás que 90% ou mais das instalações de PC não tem aterramento e eles operam numa boa... Não defendo não ter aterramento, muito pelo contrário. Defendo não te escabelares por não ter. Eu mesmo, aqui em casa não o tenho, assim com a imensa maioria das configs por ai ligadas. Faça um levantamento e verás..

Eu vou ter que largar o estabilizador, mas so em parte , pois possuo um volante(jogo simulador de carro) e o mesmo funciona no 110V,no caso o estabilizador converte minha energia de 220 pra 110.Pergunto:algum problema o CPU esta em 220v(direto na tomada) e os perifericos(volante e monitor) no estabilizador?Posso usar assim sem problemas?

PS: o modelo da minha tomada é o ultimo da direita(o tal de modelo universal,rsrs)

Agredeço,abraços.

Não, nenhum problema.. Quando se tem esse tipo de problema, faça a coisa certa, use um autoransformador para converter os 220 Volts em 110 Volts para seu dispositivo..

Veja ai só como exemplo, como resolver o problema de uma forma enxuta..

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=AUTOTRAF305

Uma boa loja de eletricidade tem desses ai, de 20, 40, 60, 100, 200, 500 Watts.. Adote algum que seja suficiente (tenha potência) para alimentar seu volante (geralmente menos de 10 a 20 Watts)..

Mas como tens ai o trambolho, podes até mesmo usar ele para alimentar seu volante..

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Eu vou ter que largar o estabilizador, mas so em parte , pois possuo um volante (jogo simulador de carro) e o mesmo funciona no 110V,no caso o estabilizador converte minha energia de 220 pra 110.Pergunto:algum problema o CPU esta em 220v(direto na tomada) e os perifericos (volante e monitor) no estabilizador? Posso usar assim sem problemas?

Para que diabos você quer converter o monitor para 110? Para o monitor há problemas sim, além de ser inteiramente desnecessário. Para o volante o problema é o desperdício enorme de energia que o Microsol dará para alimentação de um volante. Use um simples transformador de tensão.

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Amigos, ainda nao comprei a fonte mas farei logo em breve e me deparo com o seguinte:

Me parece que o modelo de saida do filtro de linha é o "padrão novo brasileiro" e o modelo de saida do cabo da minha fonte é outro o que chamaram de "NEMA", como faco?

Tenho que comprar outro cabo pra fonte com a saida do novo padrão brasileiro?

PS: filtro de linha que eu vi isso é esse:

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=34445&Promocao=filtro_de_linha_sms_62330_protector_clean_energy_prot_1000_sms

Agradecido.

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Amigos, ainda nao comprei a fonte mas farei logo em breve e me deparo com o seguinte:

Me parece que o modelo de saida do filtro de linha é o "padrão novo brasileiro" e o modelo de saida do cabo da minha fonte é outro o que chamaram de "NEMA", como faco?

Tenho que comprar outro cabo pra fonte com a saida do novo padrão brasileiro?

PS: filtro de linha que eu vi isso é esse:

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=34445&Promocao=filtro_de_linha_sms_62330_protector_clean_energy_prot_1000_sms

Agradecido.

Nema é o padrão americano, 2 pinos chatos e um redondo no meio que é o terra. Compre um adaptador 2p+t para o novo padrão e problema resolvido. Se conseguir o cabo, melhor ainda, um adaptador a menos :D

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Amigos, ainda nao comprei a fonte mas farei logo em breve e me deparo com o seguinte:

Me parece que o modelo de saida do filtro de linha é o "padrão novo brasileiro" e o modelo de saida do cabo da minha fonte é outro o que chamaram de "NEMA", como faco?

Tenho que comprar outro cabo pra fonte com a saida do novo padrão brasileiro?

Sim, para isso que o cabo das fontes é removível (para que a mesma fonte seja vendida em qualquer país do mundo, bastando trocar o cabo)

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  • mês depois...

Não entendo de equipamentos, por isso gostaria de tirar só mais uma dúvida. Por enquanto uso o estabilizador (nem sabia porque) e noto que só de liga-lo alguns led's da placa-mãe ficam acesos e até os coolers dão uma leve mexida indicando que estão energizados, mesmo sem ligar o PC. Se o PC ficar direto na tomada, mesmo sem liga-lo ele ficará com os seus componentes sempre energizados? Isso não seria prejudicial? Grato.

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Não entendo de equipamentos, por isso gostaria de tirar só mais uma dúvida. Por enquanto uso o estabilizador (nem sabia porque) e noto que só de liga-lo alguns led's da placa-mãe ficam acesos e até os coolers dão uma leve mexida indicando que estão energizados, mesmo sem ligar o PC. Se o PC ficar direto na tomada, mesmo sem liga-lo ele ficará com os seus componentes sempre energizados? Isso não seria prejudicial? Grato.

Para isso usamos um filtro de linha. ;)

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Comprei a Iceage IA500HP80.

Vai substituir uma WiseCase PSTN-450Q - plugue 20 pinos.

Já sei que é produto bomba, mas tem gente aí reclamando de tudo que é fonte boa.

Como podem ver na minha assinatura o meu PC é modesto, ainda nem tenho placa de vídeo. Então não preciso de um motor V8 por enquanto.

Como a Iceage IA500HP80 tem problema com subtensão, seria o caso específico de se continuar com o uso de estabilizador?

Por exemplo se a energia acabar, quando voltar, o estabilizador não vai mandar energia ou vai mandar a tensão correta para a fonte. Isso é correto?

Grato pela ajuda que puderem me dar.

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Comprei a Iceage IA500HP80.

Vai substituir uma WiseCase PSTN-450Q - plugue 20 pinos.

Já sei que é produto bomba, mas tem gente aí reclamando de tudo que é fonte boa.

Como podem ver na minha assinatura o meu PC é modesto, ainda nem tenho placa de vídeo. Então não preciso de um motor V8 por enquanto.

Como a Iceage IA500HP80 tem problema com subtensão, seria o caso específico de se continuar com o uso de estabilizador?

Por exemplo, se a energia acabar, quando volta o estabilizador não vai mandar energia para a fonte. Isso é correto?

Grato pela ajuda que puderem me dar.

O problema é que se tiver uma subtensao o estabilizador nao vai é funcionar.

Se você já tem a fonte, pode enfrentar e usar a mesma sem o estabilizador, se for comprar uma, pode comprar uma melhor e mais barata.

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O problema é que se tiver uma subtensao o estabilizador nao vai é funcionar.

Se você já tem a fonte, pode enfrentar e usar a mesma sem o estabilizador, se for comprar uma, pode comprar uma melhor e mais barata.

Oi Eriberto.

Exatamente o que você quer dizer com o "estabilizador não vai funcionar".

Por exemplo, se a energia acabar mas voltar com 60-80V até normalizar. O estabilizador não vai conseguir manter 110V para a fonte?

E se em vez de acabar, a tensão flutuar em torno de 80V e retornar aos 110V, o estabilizador não vai salvar a fonte mantendo 110 na saída?

Lembrando que a minha fonte não é bi-volt automática, o estabilizador não faz esse papel?

Desculpe a chatice, mas é que eu estou querendo aprender.

Grato.

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Oi Eriberto.

Exatamente o que você quer dizer com o "estabilizador não vai funcionar".

Os que eu vi aqui no Peru nao funcionam abaixo de 110V (acho que até com mais tensão já param). Com 30V nem os leds acendem.

Por exemplo, se a energia acabar mas voltar com 60-80V até normalizar. O estabilizador não vai conseguir manter 110V para a fonte?

Se ele conseguir ficar ligado, deveria manter os 110V, ou na pior das hipóteses, vai passar os volts que conseguir. Ele estabiliza dentro de uma pequena faixa de variacao, nao faz milagre. Quem faria milagre nesse caso seria um ups ou gerador à combustao por exemplo, enquanto dure a bateria e o combustível respectivamente.

E se em vez de acabar, a tensão flutuar em torno de 80V e retornar aos 110V, o estabilizador não vai salvar a fonte mantendo 110 na saída?

Depende do estabilizador, mas como ele trabalha com uma pequena faixa de oscilacao, pode acontecer 2 cenários:

1- Ele nao funciona, logo corta a energia do pc, logo nao serve de nada (o do meu cunhado funciona assim).

2- Manda o que conseguir para a fonte, o que pode mandar subtensao, e queimar a fonte do mesmo jeito. (mais provável).

Lembrando que a minha fonte não é bi-volt automática, o estabilizador não faz esse papel?

Qual papel? Converter 220V em 110V? Alguns fazem, mas para isso se usa um autotransformador para rebaixar ou elevar a tensão.

Desculpe a chatice, mas é que eu estou querendo aprender.

Grato.

Está certo em perguntar, é assim que aprendemos, só nao vale ficar histério e nao se antenar no que explicamos ;) Open mind e se abra as mudancas que lhe serao sugeridas.

No teu caso, se falta luz e você nao quer fritar a fonte em subtensao, troque de fonte (mais barato), ou compre um caríssimo ups online de dupla conversao e um bom banco de baterias + gerador à combustao + combustível de reserva (eu uso assim por causa do trabalho), e fique revezando entre bateria e gerador, enquanto descansa o gerador e o reabastece.

Para evitar surtos ou picos quando volta a luz, um supressor de picos, como os que o faller e demais colegas jà sugeriram.

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Oi Eriberto.

Exatamente o que você quer dizer com o "estabilizador não vai funcionar".

Por exemplo, se a energia acabar mas voltar com 60-80V até normalizar. O estabilizador não vai conseguir manter 110V para a fonte?

E se em vez de acabar, a tensão flutuar em torno de 80V e retornar aos 110V, o estabilizador não vai salvar a fonte mantendo 110 na saída?

Lembrando que a minha fonte não é bi-volt automática, o estabilizador não faz esse papel?

Desculpe a chatice, mas é que eu estou querendo aprender.

Grato.

Um estabilizador é um autotransformador que tem acoplado uma chave seletora que escolhe, os mais simples, 3 relações de transformação, uma que rebaixa ou seja, de relação 0,9 outra que nada faz, nem soma nem subtrai, de relação 1,0 e outra que eleva, ou seja de relação 1,1

Desse modo, se ele busca por exemplo manter em 115 Volts sua saída e a entrada estiver alta, muito alta, digamos entrada em 130 Volts..

ai ele escolhe a relação de transformação de 0,9 e aplica. Ou seja, entra 130 Volts e sai 130V x 0,9 = 117 Volts.. Se subir para 140 Volts vai sair 140 x 0,9 = 126 Volts..

Se a tensão estiver muito baixa ele seleciona a outra relação de transformação, de 1,1 Volts.

Por exemplo, se a tensão de entrada estiver em 100 Volts ele aplica a relação de transformação 1,1 . A entrada estará em 100 Volts e a saída em 100 x 1,1 = 110 Volts.. Se a entrada cair mais ainda, para 90 Volts digamos, a saída subirá para 90 x 1,1 = 99 Volts..

Naqueles seus 60 Volts citados ele, se ainda estiver operando, terá sua saída em 60 Volts x 1,1 = 66 Volts, uma porcaria de tensão para uma fonte que não tem PFC ativo..

Já uma fonte com PFC ativo, essa vai operar até com tensões mais baixas que aqueles 90 Volts que o fabricante garante. Com 90 Volts na entrada ela pode ainda entragar toda a potência da mesma .. Entretanto, se ela não for exigida em toda sua potência, bem pode operar com bem menos, como foi no exemplo dai, que filmei. Com 35 Volts AC de entrada a fonte que estava sendo exigida em 30% somente de sua potência operou numa boa mantendo estáveis todas as tensões que entrega a um PC.. Veja:

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Muita gente desconhece como é o modo de operação de um estabilizador e pensa que ele, com qualquer tensão que seja na entrada, vai deixar a saída na exata tensão que deve, nos 115 Volts AC por exemplo.. Doce ilusão..

Alguns estabilizadores, ao invés de ter somente 3 degraus de relações de transformação, tem 4, 5 6 ou mais até relações. Ai o range de ajuste melhora um pouco, amplia e/ou diminui o passo de ajuste..

Vou te mostrar o precursor, mecânico, do estabilizador. Chama-se regulador de tensão, é datado lá da década de 50, 60 do século passado..

Tai ele em vários exemplos:

Reguladordetenso-Bredinha.jpg

Reguladordetenso_bempequeno.jpg

ReguladordetensodaIntral.jpg

Eles tinham a escolha da relação de transformação escolhida manualmente, com aquela chave seletora..

A grande vantagem dele era a poder escolher uma de 10 diferentes relações e desse modo poderia não só ir de relações da ordem de 0,7 até 1,2 ou seja, 0,5 divididos por 10 daria 0,05% de diferença entre uma e outra..

Mesmo um desses dai, com 60 Volts na entrada, poderia largar em sua saída somente 60V x 1,2 = 72 Volts... Se a tensão ficasse muito alta, digamos uns 160 Volts, ele poderia reduzir a mesma, com a relação 0,7, para 160 x 0,7 = 112 Volts...

Recentemente os estabilizadores agregaram uma opção que é a de desligar a si mesmo se a tensão de entrada ficar muito fora do nominal.. Issi sim pode ajudar sua Ice Age. Mas veja, um filtro de linha como o Clean Energy da SMS também faz a mesma coisa e sem as desvantagens inerentes ao estabilizador... Veja ele ai: Filtro SMS Clean Energy

O mundo evoluiu, a chave mecânica foi substituida por relés, chaves elétricas de seleção mas a maneira de estabilizar (isso está errado, o correto seria a maneira de escolher uma das relações de transformação) continua a mesma, mecânica, e ai reside o problema..

Sua fonte não é bivolt automática e o estabilizador não vai ajudar em nada.. Ela é ruim, muito ruim.. Nada relativo a potência que a mesma conseguirá entregar não. O problema dela é com a energia de entrada e não com a de saída.. Mas não é sempre que elas explodem// Só de vez em quando.. Vai que tu dê sorte..

O problema é que sua fonte é

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Eriberto, grato pela atenção.

Um estabilizador é um autotransformador que tem acoplado uma chave seletora que escolhe, os mais simples, 3 relações de transformação, uma que rebaixa ou seja, de relação 0,9 outra que nada faz, nem soma nem subtrai, de relação 1,0 e outra que eleva, ou seja de relação 1,1

Desse modo, se ele busca por exemplo manter em 115 Volts sua saída e a entrada estiver alta, muito alta, digamos entrada em 130 Volts..

ai ele escolhe a relação de transformação de 0,9 e aplica. Ou seja, entra 130 Volts e sai 130V x 0,9 = 117 Volts.. Se subir para 140 Volts vai sair 140 x 0,9 = 126 Volts..

Se a tensão estiver muito baixa ele seleciona a outra relação de transformação, de 1,1 Volts.

Por exemplo, se a tensão de entrada estiver em 100 Volts ele aplica a relação de transformação 1,1 . A entrada estará em 100 Volts e a saída em 100 x 1,1 = 110 Volts.. Se a entrada cair mais ainda, para 90 Volts digamos, a saída subirá para 90 x 1,1 = 99 Volts..

Naqueles seus 60 Volts citados ele, se ainda estiver operando, terá sua saída em 60 Volts x 1,1 = 66 Volts, uma porcaria de tensão para uma fonte que não tem PFC ativo..

Já uma fonte com PFC ativo, essa vai operar até com tensões mais baixas que aqueles 90 Volts que o fabricante garante. Com 90 Volts na entrada ela pode ainda entragar toda a potência da mesma .. Entretanto, se ela não for exigida em toda sua potência, bem pode operar com bem menos, como foi no exemplo dai, que filmei. Com 35 Volts AC de entrada a fonte que estava sendo exigida em 30% somente de sua potência operou numa boa mantendo estáveis todas as tensões que entrega a um PC.. Veja:

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Muita gente desconhece como é o modo de operação de um estabilizador e pensa que ele, com qualquer tensão que seja na entrada, vai deixar a saída na exata tensão que deve, nos 115 Volts AC por exemplo.. Doce ilusão..

Alguns estabilizadores, ao invés de ter somente 3 degraus de relações de transformação, tem 4, 5 6 ou mais até relações. Ai o range de ajuste melhora um pouco, amplia e/ou diminui o passo de ajuste..

Vou te mostrar o precursor, mecânico, do estabilizador. Chama-se regulador de tensão, é datado lá da década de 50, 60 do século passado..

Tai ele em vários exemplos:

Reguladordetenso-Bredinha.jpg

Reguladordetenso_bempequeno.jpg

ReguladordetensodaIntral.jpg

Eles tinham a escolha da relação de transformação escolhida manualmente, com aquela chave seletora..

A grande vantagem dele era a poder escolher uma de 10 diferentes relações e desse modo poderia não só ir de relações da ordem de 0,7 até 1,2 ou seja, 0,5 divididos por 10 daria 0,05% de diferença entre uma e outra..

Mesmo um desses dai, com 60 Volts na entrada, poderia largar em sua saída somente 60V x 1,2 = 72 Volts... Se a tensão ficasse muito alta, digamos uns 160 Volts, ele poderia reduzir a mesma, com a relação 0,7, para 160 x 0,7 = 112 Volts...

Recentemente os estabilizadores agregaram uma opção que é a de desligar a si mesmo se a tensão de entrada ficar muito fora do nominal.. Issi sim pode ajudar sua Ice Age. Mas veja, um filtro de linha como o Clean Energy da SMS também faz a mesma coisa e sem as desvantagens inerentes ao estabilizador... Veja ele ai: Filtro SMS Clean Energy

O mundo evoluiu, a chave mecânica foi substituida por relés, chaves elétricas de seleção mas a maneira de estabilizar (isso está errado, o correto seria a maneira de escolher uma das relações de transformação) continua a mesma, mecânica, e ai reside o problema..

Sua fonte não é bivolt automática e o estabilizador não vai ajudar em nada.. Ela é ruim, muito ruim.. Nada relativo a potência que a mesma conseguirá entregar não. O problema dela é com a energia de entrada e não com a de saída.. Mas não é sempre que elas explodem// Só de vez em quando.. Vai que tu dê sorte..

O problema é que sua fonte é

Faller.

Grato pela explicação. :cool:

Eu achava que o "estabilizador", como o nome dá a entender, pegava uma ampla faixa de entrada e entregava sempre a mesma tensão na saída. :o

Agora entendí como é que funciona a coisa, e com certeza na próxima troca de fonte pegarei uma com PFC ativo. Dessa vez fui mesmo de IceAge por conta da grana curta, peguei na promoção "Black Friday" na Kabum por um preço muito bom. Aliás, fiquei quase que 24 horas esperando uma fonte PFC, mas não foi oferecida.

Ah! Usei esses "aparelhos" que você mostrou aí. Ih, entreguei minha idade. :lol:

Grato pelo seu tempo.

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Eriberto, grato pela atenção.

Faller.

Grato pela explicação. :cool:

Eu achava que o "estabilizador", como o nome dá a entender, pegava uma ampla faixa de entrada e entregava sempre a mesma tensão na saída. :o

Agora entendí como é que funciona a coisa, e com certeza na próxima troca de fonte pegarei uma com PFC ativo. Dessa vez fui mesmo de IceAge por conta da grana curta, peguei na promoção "Black Friday" na Kabum por um preço muito bom. Aliás, fiquei quase que 24 horas esperando uma fonte PFC, mas não foi oferecida.

Ah! Usei esses "aparelhos" que você mostrou aí. Ih, entreguei minha idade. :lol:

Grato pelo seu tempo.

De nada, só prepare o bolso quando a fonte fizer KAbum também rss.

abraços.

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Boa noite.

Gostaria da ajuda do Faller e do resto da galera.

Acabei de comprar um pc que tem a fonte Corsair TX850. Ela é bivolt.

Moro em Santos e aqui a tensão é 220.

De vez em quando rola uns surtos de energia aqui em santos.

As vezes é aquele desliga e liga rápido.

Outras vezes fica oscilando a luz como se estivesse ameaçando cair a energia.

E raras vezes cai a energia mesmo e só volta depois de um certo tempo

Considerando essa fonte TX850 minhas perguntas são:

1) Ligando o pc/fonte direto na tomada estragaria rápido a fonte ou algum outro componente do PC considerando essas oscilações que eu mencionei ?

2) Um filtro de linha Clone F8 já seria suficiente para proteger meu pc/fonte?

3) Se o filtro acima não for suficiente qual filtro eu poderia usar e em qual site eu poderia comprar sem ser no mercado livre?

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Boa noite.

Gostaria da ajuda do Faller e do resto da galera.

Acabei de comprar um pc que tem a fonte Corsair TX850. Ela é bivolt.

Moro em Santos e aqui a tensão é 220.

De vez em quando rola uns surtos de energia aqui em santos.

As vezes é aquele desliga e liga rápido.

Outras vezes fica oscilando a luz como se estivesse ameaçando cair a energia.

E raras vezes cai a energia mesmo e só volta depois de um certo tempo

Considerando essa fonte TX850 minhas perguntas são:

1) Ligando o pc/fonte direto na tomada estragaria rápido a fonte ou algum outro componente do PC considerando essas oscilações que eu mencionei ?

2) Um filtro de linha Clone F8 já seria suficiente para proteger meu pc/fonte?

3) Se o filtro acima não for suficiente qual filtro eu poderia usar e em qual site eu poderia comprar sem ser no mercado livre?

Ela não é bivolt e sim ela é Full Range..

A diferença???

Bivolt significa que ela trabalha em uma de duas tensões, 110 ou 220 Vlts com uma determinada tolerância ainda...

Full Range é que ela opera em qualquer tensão que lhe apresentares, na faixa de 90 Volts até 265 Volts, e opera numa boa, sem esforço, sem trauma..

Sempre será uma segurança a mais operar qualquer quipamento seu ligado a um bom filro de linha..

Aqui no fórum te um tópico apropriado para discussão acerca deles..

É esse dai: Recomendação de filtro de linha

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Ela não é bivolt e sim ela é Full Range..

A diferença???

Bivolt significa que ela trabalha em uma de duas tensões, 110 ou 220 Vlts com uma determinada tolerância ainda...

Full Range é que ela opera em qualquer tensão que lhe apresentares, na faixa de 90 Volts até 265 Volts, e opera numa boa, sem esforço, sem trauma..

Sempre será uma segurança a mais operar qualquer quipamento seu ligado a um bom filro de linha..

Aqui no fórum te um tópico apropriado para discussão acerca deles..

É esse dai: Recomendação de filtro de linha

Eu sou meio newba, mas eu acho q seria interessante usar nesse caso um nobreak, devido a alta oscilação, pois pelo que ele está relatando são pequenas quedas de energia. Ou estou falando bobeira? Quanto a qualidade da fonte, sem sombra de dúvidas ela é excelente!

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Eu sou meio newba, mas eu acho q seria interessante usar nesse caso um nobreak, devido a alta oscilação, pois pelo que ele está relatando são pequenas quedas de energia. Ou estou falando bobeira? Quanto a qualidade da fonte, sem sombra de dúvidas ela é excelente!

Uma coisa é uma queda de energia, falta, tensão zerada, sem energia..

Outra são as oscilações da tensão dessa energia, aonde seus valores alteram-se a todo instante...

Cada um tem a sua solução..

Quedas, interrupções de fornecimento da energia, a solução é adotar um no-break, de preferência on-line, de dupla conversão (o verdadeiro UPS)

Oscilação de tensão fica ao encargo da fonte resolver esse problema e se os valores de tensão envolvidos nessa oscilação estiverem num range de 90 a 265 Volts, uma boa fonte com PFC ativo resolve o problema de modo ultra satisfatório..

Portanto, com a palavra o demandante, para carecterizar se o que incomoda são as oscilações de tensão, ou as interrupções, as faltas de energia..

E outra consideração importante..

Se usar um no-break desses simples, esses interativos, esses que carregam a bateria por 8 horas seguidas para, na hora da falta da mesma usar dessa energia para manter seu PC ligado coisa de 5 a 10 minutos, ou seja, a maior parte dos no-breaks que por ai andam encostados em um PC.. Raciocine comigo

Usar um desses para resolver problemas de oscilação de tensão é de uma burrice de primeira... Imagine que a tensão de sua rede oscile demais mas dentro da faixa dos 90 a 265 Volts.. Se ao invés de um a fonte com PFC ativop fores botar um no-break desses simples, interativos, é certo que se essa oscilação for grande e de frequência elevada, o no-break passará a gerar energia, digamos por 30 segundos e isso a cada 5 minutos. Mas lembre-se de que o no-break tem nas baterias energia suficiente para 10 minutos de operação somente..

Se ele opera a cada vez que detectar oscilação grande, por 30 segundos, ele terá a chance de somente entrar em operação durante 20 vezes, cada uma de 30 segfundos, totalizando os 10 minutios de energia armazenada nas bateria que ele tem... 20 interrupções se elas acontecem a cada 5 minutos, dá algo como 100 minutos..

Veja, após 100 minutos o no-break estará sem energia nas baterias que levam aproximadamente 8 horas para recerregar..

Viste que 3osta de solução essa dai, de botar um no-break desses simples e baratos para resolver problemas de oscilação de tensão???? Terias a cada dia coisa de 1 hora e 40 de operação com uxílio do no-break. Depois disso terias de tirar o mesmo fora pois suas baterias estariam descarregadas..

Somente dali a 8 horas para usar o mesmo de novo..

Que porcaria de solução essa amigo...

Claro, as oscilações podem não ser tão frequentes assim, mas podem até ser mais frequentes, não sabemos. Os números foram colocados só para se chegar a uma conclusão.. No-break interativo, off-line, definitivamente não é solução para tensão que oscila...

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O problema é que se tiver uma subtensao o estabilizador nao vai é funcionar.

Se você já tem a fonte, pode enfrentar e usar a mesma sem o estabilizador, se for comprar uma, pode comprar uma melhor e mais barata.

Bom, eu já comprei a Iceage IA500HP80 e agora tenho que ver se dou sorte.

Estou esperando chegar.

Uma pergunta, no site onde comprei e em outros são dadas as seguintes informações:

Proteções:

- OVP (Proteção contra sobretensão)

- OCP (Proteção contra sobrecorrente)

- OPP (Proteção contra Sobrecarga)

- UVP (Proteção contra sub-tensão)

- SCP (Proteçao contra curto-circuito)

Esse UVP aí, não seria justamente a tal da proteção contra esse problema da sub-tensão? Ou não tem nada a ver? Será que foi corrigido?

Link da loja: http://www.kabum.com.br/produto/8767/fonte-atx-3r-system-iceage-ia500hp80-500w-bivolt

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Bom, eu já comprei a Iceage IA500HP80 e agora tenho que ver se dou sorte.

Estou esperando chegar.

Uma pergunta, no site onde comprei e em outros são dadas as seguintes informações:

Proteções:

- OVP (Proteção contra sobretensão)

- OCP (Proteção contra sobrecorrente)

- OPP (Proteção contra Sobrecarga)

- UVP (Proteção contra sub-tensão)

- SCP (Proteçao contra curto-circuito)

Esse UVP aí, não seria justamente a tal da proteção contra esse problema da sub-tensão? Ou não tem nada a ver? Será que foi corrigido?

Link da loja: http://www.kabum.com.br/produto/8767/fonte-atx-3r-system-iceage-ia500hp80-500w-bivolt

Sim, é a proteção conta sub-tensão, entretanto por erro de projeto a mesma não funciona!

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Bom, eu já comprei a Iceage IA500HP80 e agora tenho que ver se dou sorte.

Estou esperando chegar.

Uma pergunta, no site onde comprei e em outros são dadas as seguintes informações:

Proteções:

- OVP (Proteção contra sobretensão)

- OCP (Proteção contra sobrecorrente)

- OPP (Proteção contra Sobrecarga)

- UVP (Proteção contra sub-tensão)

- SCP (Proteçao contra curto-circuito)

Esse UVP aí, não seria justamente a tal da proteção contra esse problema da sub-tensão? Ou não tem nada a ver? Será que foi corrigido?

Link da loja: http://www.kabum.com.br/produto/8767/fonte-atx-3r-system-iceage-ia500hp80-500w-bivolt

Todas essas proteções dai são relativas as tensões CC de saída da fonte. Aos 3,3 Volts aos 5 Volts e aos 12 Volts, nenhuma delas é relativa a entrada AC, de 110 ou 220 Volts que é justamente essa que faz a fonte explodir ao ter de enfrentar uma tensão na rede elétrica mais baixa que o normal...

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Todas essas proteções dai são relativas as tensões CC de saída da fonte. Aos 3,3 Volts aos 5 Volts e aos 12 Volts, nenhuma delas é relativa a entrada AC, de 110 ou 220 Volts que é justamente essa que faz a fonte explodir ao ter de enfrentar uma tensão na rede elétrica mais baixa que o normal...

Perguntando e aprendendo.

Grato mais uma vez.

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Vídeo: http://youtu.be/XjQ0CzvgvJs

Instalei a Fonte IceAge IA500HP80 500W e fiz seu primeiro acionamento após montagem.

A IceAge IA500HP80 passa a sustentar o PC da minha assinatura.

Alguns relataram que a fonte teria queimado logo após ligá-la, outros que a fonte durou poucos mêses.

Aqui ocorreu tudo bem, funcionando normalmente.

Seguindo recomendação dos colegas Kayke e Faller , me divorciei do estabilizador e casei com o filtro SMS Clean Energy.

Fonte instalada em 01/12/2012.

A ideia aqui é verificar a confiabilidade da IceAge IA500HP80 em seu uso no dia a dia.

Comentem sua experiência com essa fonte após terem tomado as devidas providências para sua proteção.

Agradeço a colaboração.

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