Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe risco de ligar o PC direto na tomada?


Posts recomendados

Em 03/08/2012 às 09:05, Kayke disse:

Existe risco de ligar o PC diretamente na tomada?

Essa é a dúvida angustiante de muitos usuários de computador. Mas os próprios fabricantes de computadores, fontes de alimentação e eletrônicos em geral instruem, nos respectivos manuais, a fazer isso. E isso por si só já responde a dúvida.

mmxtgg.jpg

Observe aí o manual do XBox 360. O equipamento deve ser ligado à fonte e a fonte, por sua vez, deve ser plugada na tomada da parede. Isso vale para o computador, a televisão, o DVD player, o carregador do celular, etc.

No entanto, vamos tentar aprofundar um pouco mais o tema, didaticamente, em forma de perguntas e respostas.

Não há risco de ligar o pc diretamente na tomada?

As tomadas são feitas para que se ligue tudo que funciona com energia elétrica: Computador, fogão elétrico, televisão, videogame, microondas, geladeira, ferro de passar roupa, liquidificador, batedeira elétrica, etc.

O que não se pode dizer é que não há risco. Eletricidade envolve alguns riscos. Há riscos para os usuários; há riscos para os equipamentos. Usuários tomam choque, que em alguns casos podem ser fatais; equipamentos podem queimar se houver anomalia na rede elétrica. Também há risco em andar de carro, de ônibus, de avião... Onde entra o estabilizador nessa história? Não entra. O estabilizador não ajuda em nada.

O mito de que computador queima se ligar direto na tomada vem do fato de que, em muitas regiões do Brasil, a tensão é 220V. E aí o usuário infeliz liga a fonte com o seletor de tensão em 115V. Não dá outra, a fonte estoura. Se a fonte não tiver tensão universal - nem for bivolt automática - há que ser ajustada para a tensão correta da rede elétrica.

E em casos de falta de energia?

Em caso de falta de energia o computador deixa de funcionar, a televisão deixa de funcionar, a geladeira, o microondas, o rádio-relógio do vovô... Tudo que funciona com eletricidade desliga, não funciona. Nem as lâmpadas acendem. Onde entra o estabilizador nessa história? Não entra. A vovó acende velas para iluminar a sala, a mamãe se desespera em perder o capítulo da novela, o filho se chateia porque fica sem videogame e nós ficamos sem computador...

Note que em casos críticos existem alternativas: O hospital faz uso de geradores e tudo continua funcionando lá, senão morreriam os pacientes. Os bancos continuam funcionando e fazem uso de UPS (nobreaks) porque tempo é dinheiro... Só estabilizador não ajudaria em nada.

A falta de energia elétrica não danifica computadores nem eletrônicos modernos. O que pode haver, em algumas situações raras, é a corrupção de arquivos de sistema. O Windows carrega muitos arquivos na memória RAM, que é volátil. Cortando-se abruptamente a energia, alguns desses arquivos podem sofrer corrupção e exigir a restauração do Windows. Por outro lado, se isso era até bem comum nos tempos do Windows 98, é raro atualmente, porque o sistema de arquivos NTFS, utilizado nos tempos modernos, previne que o fato ocorra.

Como suprir todos os cabos do pc em uma única tomada?

Supre-se falta de tomadas com multiplicadores de tomada, popularmente chamados de extensões (power cord ou extension cord em inglês). Mas no PC o recomendado é o filtro de linha com proteção contra surtos - ou simplesmente protetor contra surtos (surge protector em inglês) - justamente porque além de suprir a necessidade dos cabos, também dá proteção. Aí voltamos à primeira dúvida, que é sobre os riscos da eletricidade. O usuário recebe proteção com o uso de aterramento nas tomadas. Os equipamentos recebem proteção com o uso de protetores contra surtos.

Nas lojas do mundo inteiro existem protetores e mais protetores contra surtos à venda. E a maioria deles é comprada justamente para o uso no PC.

Veja-se aqui, por exemplo, na famosa loja Amazon: são mais de 4 mil produtos disponíveis:

http://www.amazon.com/b?ie=UTF8&node=761520

Já no Brasil se conhece apenas mais ou menos meia dúzia de protetores contra surtos de qualidade: Clamper, SMS, Clone F8 Plus e UPSAI FHT.

- Mas aqui onde eu moro todo mundo usa estabilizador, então não é o que eu devo usar também?

Bom. Isso explica os 4 mil protetores à venda na Amazon e a meia dúzia de protetores que prestam à venda no Brasil. É justamente porque todo mundo no Brasil usa estabilizador no PC. E se perguntar a cada um por que usa, a pessoa vai arriscar uma resposta sem pé nem cabeça ou vai justamente dizer que é porque todo mundo usa. É aí que entra a história dos 5 macacos e a necessidade de quebrar paradigmas:

Os 5 Macacos (Como nascem os Paradigmas) - YouTube

e quelas fontes de r$ 60,00? posso ligar sem estabilixador, porém com o filtro de linha??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em domingo, 13 de março de 2016 às 21:59, Dharos disse:

Pode sim. Essas fontes já são ruins e com estabilizador elas pioram, mas com o filtro de linha tá tranquilo.

@Dharos   e  @silas paixao873,

 

Apenas para complementar a afirmação acima: o uso de filtros de linha é sempre recomendado, mas o uso dele não transforma uma fonte porcaria em fonte de qualidade, ok? Uma fonte ruim, que entrega energia de péssima qualidade, repleta de ruídos, etc, continuará sendo ruim mesmo se você colocar um filtro de linha de 300 reais (por exemplo).

 

Abraços! =)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Oi gente

 

Eu comprei um PC novo e sempre liguei os que tive em estabilizador. Porém o que eu tenho aqui já tem quase a minha idade. Eu usava no meu pc antigo e no atual. O Atual ja tem 6 anos. Não quero usar no que esta chegando.

 

Alguém poderia me recomendar um filtro de linha com proteção contra surto? Ou outra opção seria melhor?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para bem recomendar um filtro de linha por favor descreva como entra a internet ai na sua casa.

Os caminhos da internet são potenciais entradas de surto de tensão em sua máquina e devem receber proteção contra surtos.

Como ela chega em sua casa?

- Via rede lan;

- Via linha telefônica (ADSL);

- Sobre o cabo da TV a cabo;

- Sobre fibra ótica até dentro de casa (FTTH);

- Via rádio.

 

Como é distribuída, depois do modem /router internet?

- Via rede lan;

- Via WiFi

 

Fora de se fazer uma análise sensata e completa em cima de sua situação seria palpite e não sugestão.. Prefiro evitar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É, mas o que não entendi foi porque você falou do risco cabo de internet (felizmente em Salvador é bastante raro problema com raios). Pelo que eu saiba a fibra ótica é o meio mais seguro de se transmitir dados pois não propaga raios (vidro é isolante), mas o meu Vivo "Fibra"  de 50mb é por par trancado e modem VDSL2 (cabo metálico), o que no final acaba me colocando sob certo risco (mas aqui em Salvador é preciso ser bastante azarado para ser atingido por raios, mas nem tanto para problema com cabo de alta tensão). A fibra ótica de verdade é a melhor forma de se estar protegido de todos os eventos elétricos das redes, muito melhor que qualquer filtro de linha, protetor de surto e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, Intrudera6 disse:

É, mas o que não entendi foi porque você falou do risco cabo de internet (felizmente em Salvador é bastante raro problema com raios). Pelo que eu saiba a fibra ótica é o meio mais seguro de se transmitir dados pois não propaga raios (vidro é isolante), mas o meu Vivo "Fibra"  de 50mb é por par trancado e modem VDSL2 (cabo metálico), o que no final acaba me colocando sob certo risco (mas aqui em Salvador é preciso ser bastante azarado para ser atingido por raios, mas nem tanto para problema com cabo de alta tensão). A fibra ótica de verdade é a melhor forma de se estar protegido de todos os eventos elétricos das redes, muito melhor que qualquer filtro de linha, protetor de surto e etc.

É que você não entendeu.... Solicitei que o demandante me desse a topologia da entrada da internet na casa dele e para facilitar arrolei alguns métodos mais comuns para que ele entendesse o que eu desejava saber. Em não fazendo isso outro dia um cidadão me respondeu, à mesma pergunta que fiz com um sonoro: "Aqui a internet entra por um cabo branco grosso...."    Sacou. Para facilitar o entendimento do que buscava citei vários mas sem sequer fazer análise crítica do que se deve fazer de caso a caso muito menos sugeri que por fibra poderia vir a ser problemático o que realmente não o é, desde que seja FTTH, que é fibra de ponta a ponta até seu modem fibra, dentro de casa.. Tem muita fibra por ai que o modem fibra fica lá na rua e desse modem, andando sei lá uma ou duas quadras, desce dois fios até seu router. Isso não é FTTH... Isso é uma distribuição que mantém a fibra na espinha e depois é par metálico..

 

Ademais, mesmo se entrar em sua casa com fio, se usares um router WiFi elimina a necessidade de proteger, pois surtos adentrando por ai não vão ser transferidos ao PC por WiFi...

 

Errado mesmo é o cidadão recomendar uma proteção sem levar em conta a topologia dessa entrada de internet. Fica assim uma sugestão meia boca quando não preveja adicional de proteção, quer agregada ao filtro de linha quer individualizada, quando sua internet adentrar sua casa via cabo metálico e for linkada com seu PC via cabo lan...

 

Na verdade você não entendeu a continuidade da sugestão que iria dar, se o demandante se interessasse, e já saiu deduzindo respostas ou o que fosse. Se atirou igual lambari no cuspe, sem entender a coisa...

 

Ai em Salvador-BA, segundo o ELAT se apresenta o seguinte quadro:

 

Concentração de raios na cidade

 

Cidade/UF: Salvador / BA
Densidade de descargas: 1,02 por km²/ano
Ranking densidade nacional: 5015
Ranking densidade estadual: 308

 

Segundo isso dai e se for na sua quadra pode, estatisticamente, cair um raio a cada ano.. Tomara que não pegue seu equipamento..

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu te interpretei mal, me desculpe, deveria ter lido melhor.

 

O frequência de raios aqui em Salvador é baixa, mas é claro que eles existem. Aqui no meu prédio tem um para-raios que é praticamente pró-forma pois o mesmo fica abaixo das antenas de TV. Sei que se cair um raio aqui perto eu provavelmente estarei ferrado (eu e todos aqui no meu prédio). Aqui em Salvador o pessoal relaxa demais na proteção contra os raios por eles serem pouco frequente (nem se comparando ao sul e sudeste). A maioria dos prédios aqui tem o para-raios colocado numa altura inadequada para proteger qualquer coisa.

 

Já teve algumas tempestades de raios que realmente me deixaram bastante preocupado, principalmente que eu sei que a proteção aqui é simbólica. Realmente queria que o Vivo Fibra fosse realmente de fibra (quem sabe o de 100mb realmente seja ???), pois seria uma coisa a menos para me preocupar, e conexão de dados com fibra ótica tende a ser muito mais estável. Eu nem sabia que o VDSL2 poderia chegar até 100mb, mas ele pode (no limite do link praticamente). Pelo menos aqui o transformador é interno, acho que isto diminua um pouco os problemas com transientes na rede elétrica mas nada pode contra os que entram pela rede telefônica, antenas e outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Rapaziada se alguém puder me dar uma luz.

eu ligo meu PC direto na tomada a fonte é bivolt etc... De um dia pro outro ele ficou  desligando sozinho logo depois de dar imagem na tela (se eu apertar uma vez o Power o pc liga 1seg e desliga se eu segurar o Power ele chega até dar imagem e desliga)

Levei em um técnico ele disse que a placa-mãe já era tenho que comprar outra e que a rede elétrica da cidade é muito instável e só nobreak resolve isso, o que vcs acham?

Se eu comprar outra placa-mãe e usar filtro de linha já resolveria meu problema ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, mrr1787 disse:

Rapaziada se alguém puder me dar uma luz.

eu ligo meu PC direto na tomada a fonte é bivolt etc... De um dia pro outro ele ficou  desligando sozinho logo depois de dar imagem na tela (se eu apertar uma vez o Power o pc liga 1seg e desliga se eu segurar o Power ele chega até dar imagem e desliga)

Levei em um técnico ele disse que a placa-mãe já era tenho que comprar outra e que a rede elétrica da cidade é muito instável e só nobreak resolve isso, o que vcs acham?

Se eu comprar outra placa-mãe e usar filtro de linha já resolveria meu problema ?

 

 

@mrr1787

Depende, esse técnico é de confiança? 

Ele pode estar querendo te empurrar algo desnecessario

Qual modelo e marca de sua fonte, fontes genericas tem grandes chançes de dar problema

Nobreaks existem 2 tipos, senoidal puro e semi-senoidal, os semi nada mais são que estabilizadores com bateria para segurar o pc ligado em caso de queda, não recomendo, os puros trabalham diferentes e são bem mais eficientes porém custam o olho da cara, o ideal seria testar peça por peça em outra maquina para ter certeza do problema

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Victor zacaron disse:

@mrr1787

Depende, esse técnico é de confiança? 

Ele pode estar querendo te empurrar algo desnecessario

Qual modelo e marca de sua fonte, fontes genericas tem grandes chançes de dar problema

Nobreaks existem 2 tipos, senoidal puro e semi-senoidal, os semi nada mais são que estabilizadores com bateria para segurar o pc ligado em caso de queda, não recomendo, os puros trabalham diferentes e são bem mais eficientes porém custam o olho da cara, o ideal seria testar peça por peça em outra maquina para ter certeza do problema

Não é de muita confiança não TB penso isso de algo desnecessário

A fonte é uma bluecase 500w (Blu 500 PFC ativo)

Os senoidal puros tb seguram caso a energia caia? Ele não falou muito sobre só disse isso de segurar caso caia, preço tá por volta de 300.

Testei tudo que consegui acho que deve ser placa-mãe ou fonte mesmo não sei.

Digamos que eu troque tudo defeituoso no pc apenas um filtro de linha já seria suficiente pra me proteger da rede instável etc, você sabe dizer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, mrr1787 disse:

Rapaziada se alguém puder me dar uma luz.

eu ligo meu PC direto na tomada a fonte é bivolt etc... De um dia pro outro ele ficou  desligando sozinho logo depois de dar imagem na tela (se eu apertar uma vez o Power o pc liga 1seg e desliga se eu segurar o Power ele chega até dar imagem e desliga)

Levei em um técnico ele disse que a placa-mãe já era tenho que comprar outra e que a rede elétrica da cidade é muito instável e só nobreak resolve isso, o que vcs acham?

Se eu comprar outra placa-mãe e usar filtro de linha já resolveria meu problema ?

No-break, desses que o mercado oferece por menos de R$ 1.500,00 não tem a finalidade de corrigir variação da tensão da energia elétrica dai. Se isso fosse verdade e sabendo-se que esses no-breaks tem bateria para aguentar minutos de suprimento de energia para sua config, ele só conseguiria dar suporte a sua config por esses minutos ou quem sabe no máximo dos máximos 1 hora. Depois disso ele necessita de pelo menos de 6 a 10 horas para repor a carga das baterias, e dai, nesse tempo de onde vai vir a eletricidade para seu PC operar???  Da casa da mãe do seu técnico, digo "ténico"..

Tu tens ai uma fonte podre, sem PFC ativo (que lhe permitiria operar com tensões de 90 a 264 Volts) sem ter de trocar chave nenhuma..

 

Veja ai, tente entender as vantagens de uma fonte com PFC ativo:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/625791-fonte-com-pfc-ativo-matando-a-cobra-e-mostrando-o-pau/

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Foi aqui no Clube que aboli o estabilizador que usava no PC que meu filho ganhou da Avó e depois que queimou a fonte, investi numa com PFC ativo. Com o passar do tempo, comecei a comprar filtros de linha recomendados aqui no Clube. Em meados de 2013, montei o PC da assinatura e com a fonte ligada direto na tomada e nunca tive um problema de queima de placa ou outro item do PC por causa da má qualidade da energia elétrica aqui no Rio de Janeiro.

Parabéns pelo tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...