Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memoria Testar Com MEMTEST86, Dúvida ??


Paulo Tacco

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pela primeira vez, gravei o CD de boot para testar as memorias com o software Memtest86, versão 4.0. Para tirar de vez dúvidas se estão perfeitas.

Dizem que o pior é o tempo da tarefa que pode demorar infinitas Horas. Isto é realmente verdadeiro. Tenho 2GB Ram, 02 pentes da Kingston 1GB cada.

Dúvida: Tem que dar o Boot na Bios em primeiro ?? Como de uma formatação ??

Sendo demorado como fazer para Cancelar a operação ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Paulo

O Memtes86+ tem uma nova versão que é a 4.20 : http://www.memtest.org/#downiso

Quanto mais memória, maior a demora. No seu caso que são 2 GB, não é muito demorado não. Você tem que dar o boot pelo cd e deixar o programa rodar. Cada "Pass" é uma bateria de testes completa e se houverem erros eles são reportados (em vermelho) e se estiver tudo ok aparece "No errors". Um bom teste seria no mínimo uns 5 "Pass". A qualquer momento que você quiser pode interromper é só apertar a tecla "Esc"

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ribeirão, a versão MemTest86, peguei esta que citou é a mais nova. Como tinha dúvidas antes de executar, resolvi perguntar. Onde achei comentários na internet, tem os que dizem que chegou a 7 horas e não terminava o teste. Loucura ??

Obrigado, valeu.

Se você não interromper o teste ele roda em loop infinito. Com alguns usuários com 8, 16, 32 GB de memória aí o teste é demorado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse lance de demorar varia muito.

Comparemos então alguns valores referentes a tempo de acesso e tamanho da memória.

Dois pentes semelhantes em relação ao tempo de acesso: Os tempos de acesso tem que ser semelhantes mesmo.

Um pente de 1 gb demora mais que 1 pente de 512 kb

Dois pentes semelhantes em relação ao tamanho: por exemplo 1 gb mas podia ser 512 k

Basicamente...

1 pente DDR demora mais que um 1 pente DDR2. 1 pente DDR2 demora mais que 1 pente DDR3. No entanto, se a memória DDR for muito rápida, ela pode até chegar perto do mesmo tempo que a DDR2. Isso tudo vai depender muito do tempo de acesso da memória.

Quanto ao lance de muita gente falar que dura infinitas horas, é exagero. Usar o termo "infinito" é um tanto quanto exagerado. Demora sim mas isso vai depender de como é feito o teste. Vejamos então...

Tens 2 pentes de memória certo? OK.

Então, faça o seguinte. Teste 1 pente de cada vez. Por que isso? Oras!!! Simplesmente para saber se é somente 1 dos pentes ou os dois pentes que estão com problema. Podes testar os dois? Claro que pode mas vais ter que saber qual o pente que está com problema atraves das informações dos endereços. testando 1 pente de cada vez, você já mata a charada e não perde tempo.

Outra coisa... Você não precisa ir com o teste até o final se o Memtest acusar falha em alguma célula. Pintou problema, pare o teste e coloque o outro pente para testar. E já marca esse pente como defeituoso. Na hora que aparecer uma célula ou mais células com defeito, irão aparecer endereços em vermelho e que tipo de problema está ocorrendo. Se o teste for até o final sem problemas, deixe passar pelo menos mais uns dois passos. Se quiser fazer mais passos, aí fica a critério seu. Tu só não vai deixar o teste completar se o pente a ser testado estiver com problema. Aí é dar murro em ponta de faca.

Basicamente é isso.

Para assegurar-se de que o teste rode legal, ou seja, não dê margens a dúvidas, limpe os contatos da memória com uma borracha de látex, com cuidado, para não danificar os componentes da memória. Pegue a memória pelas bordas menores e passe a borracha nos contatos. Antes, assegure-se de descarregar-se primeiro. Como? Basta simplesmente encostar as mãos numa grade metálica. Feito isso e depois de limpo os contatos, faça os testes com um pente de cada vez. Pintou problema com um, pare o teste, retire o pente defeituoso e coloque o outro. Detectado o pente defeituoso, marque com uma caneta de escrever em CDs para não misturar com outros que estejam fuincionando numa boa. O que fazer com ele ou eles? Aí depende do estado do pente, ou seja, em que endereço está a célula problemática. Se a célula com problemas está no início dos endereços, complica. É melhor usar como chaveiro geek. Se for um endereço do meio e para quem usa Linux e conhece bem as ferramentas que tem nele, pode isolar esse endereço e usar a memória numa boa pois esse endereço não será usado. Isso tudo vai depender de quantas células estão danificadas. Para saber a quantidade de células danificadas é só ver os endereços que estão com erro de leitura. Se aparecer somente um endereço, é só 1 célula com problema. Se for 2 células com problema, serão 2 endereços e assim por diante. Por isso que quando tem mais de 1 pente é preciso fazer o teste em cada um dos pentes, ou seja, cada um por vez.

Óbvio, que se aparecer muitos endereços com problema, é sinal que a memória tá bem estressada.

Cuides na hora de comprar uma nova, se precisar. Não deixe o vendedor pegar na memória como se fosse um objeto qualquer. Em primeiro lugar, memórias tem embalagem própria justamente para evitar problemas de ESD. Segundo, se precisar ver as informações na memória, dependendo da embalagem, dá para saber sem tocar nela. terceiro, como o vendedor, tem que escrever com a caneta a informação da adat de compra e assinatura dele, peça para ele não tocar na memória e se escrever, escreva com a memoria na sua embalagem. Se for aquela embalagem plastica especíca para memórias, basta ele por o pente em cima desse saco específico dela, segurar pelas bordas e escrever. Você é comprador e sabendo disso, tem direito de exigir isso. Não custa nada. Tem muito vendedor que não se importa com isso e aha que não tem nada a ver mas tem sim. E explicar prum caboco desse que focinho de porco não é tomada vai ser complicado. Vendedor que sabe do riscado não dá bobeira. Manuseio incorreto da memória faz com que ele dê algum problema futuro. É óbvio que uma fonte problemática pode até mandar pro espaço uma memória 100 % e com uma manuseada incorretamente, aí que o caldo entorna.

Bom. Tá aí minhas considerações acerca de um teste básico com o Memtest e uma maneira "lógica" de testar as memórias.

Meus pentes de memória do meu "velho" PC são de 2002 e nunca deram problemas. Uso ele até hoje! Por que? Ora... Porque adquiri corretamente(encho o saco do vendedor mas numa boa) e sempre que preciso limpar as ditas, me descarrego. Além de sempre usar uma fonte condizente e de acordo com o equipamento. Já tive problemas com memória? Já! Já sim e foi justamente por manuseio incorreto das mesmas. E não fui eu que comprei as distintas. Foram adquiridas por doação e como elas chegaram, deu até dó. Envolvidas em saco plástico de supermercado. Nem preciso dizer o que aconteceu.

.

.

.

Quanto ao boot. De fato. Se tu gravou um CD com o memtest e se esse CD é "bootável", tens que dar o boot pelo CD. Isso é configurado no Setup. Você informa que o micro vai inicializar pelo drive de CD. É o mesmo procedimento que se faz quando vai instalar um sistema como Xp, Vista, Seven, Ubuntu, etc. Se esse Cd que você gravou é bootável, ou seja, é inicializável, o micro vai fazer o boot por este CD.

Tendeu caboco?

.

.

.

A propósito... Qualquer CD do Ubuntu tem o Memtest. Se esse CD que tu gravou não funcionar, consigas qualquer CD de instalação do Ubuntu ou Kubuntu ou Xubuntu emprestado. Quando se faz o boot por qualquer um desses CDs, aparece um menu com várias opções e uma delas é justamente o uso do Memtest. Entendas que não vais instalar o Ubuntu, Kubuntu, Xubunt, etc e sim escolher o uso da opção do Memtest.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconselham 12 pass por memoria, e quanto mais, melhor. Teste um pente de cada vez. O ideal é ir dormir e deixar a noite toda.

Vou tentar exemplificar, no que acredito que seja esse teste. Digamos que você deixe apenas 2h e não apresente erros, interrompa o teste. Mas aí você decide executar o teste novamente e em alguns minutos apresente erro, ou só em três horas apareça um erro. Quando você começa o teste vai ler a palavra Random, ou seja, aleatório. Ele pega endereços aleatórios e vai testando. Uma infinidade deles, e que o teste por ser randômico não repete exatamente a mesma ordem de antes. Acredito eu, posso estar errado.

De qualquer forma, por via das duvidas deixei cada memoria 4gb cada, por 12horas, deu 12 pass. Mesmo se não acusar erro, não é descartada a possibilidade de haver instabilidade na maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caros colegas, agradeço todos esclarecimentos e não tenho mais dúvidas. Afinal tenho o PC a 6 anos, nunca se preocupei nesta questão. Ultimamente devido a pequenos problemas inesperados de travamentos e falhas, tudo está perfeito, falta apenas as memorias.

Com o tempo costumo verificar e limpar os contatos deixando como espelho, segurando pelas bordas e tomando os cuidados. Em circuitos eletrônicos tenho prática.

Devido a muitas tarefas, ainda não executei o teste. Logo posto uma resposta.

Obrigado Colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colegas, teste concluído. Testei um pente de cada vez e não apresentou nenhum erro ou defeito nas memorias, estão perfeitas.

Conclusão: O Pass rodou até 100%, executou 8 itens na etapa, cada pente de 1GB, demorou exatamente 20 minutos. Após o término da tarefa, mostrou aviso: NO ERROR, clique Esc para sair. Beleza.

OBS: Achei o tempo até rápido, claro que depende de cada caso. E o tamanho em (GB) em memoria Ram. Nesta base agora dá para fazer o calculo da espera. Diziam em longas e longas horas, até assustava.

Gostei do programa, excelente dica.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...