Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 280 Torrando a minha Paciência...


jsalme

Posts recomendados

Não sei mais o que fazer, por favor alguém me dê uma luz...

Resolvi desta vez fazer um Upgrade de verdade (me entenderão, logo, logo).

Comprei Bulldozer Six Core Fx-6100 3.3 Ghz 12 Mb Black Ed. - 2 x 4 gb corsair - Placa mãe Asus M5a88-M AM3+ - Fonte 3r System Iceage Ia5000hp80 500w - Um HD seagate Barracuda 500 novo e a minha dor de cabeça Evga Geforce Gtx 280 Superclocked 1gb Ddr3 512 bits.

logo de cara tive problemas com o meu gabinete, que nao cabia a placa de video, comprei um novo nao me lembro bem a marca, mas, tem escrito Forza Tech na frente, pareceu-me bem legal, tem dois fans de 14mm em cima e um de 12mm na frente, a fonte em vez de ficar em cima ela fica embaixo da placa de video, com furaçoes embaixo do gabinete, em cima e na lateral para colocação de fans, mas, a gtx 280 esquentando que dava dó, li o topico do CdH onde dizia no teste que no caso deles era o chipset ponte norte que estava torrando, mas, o fato era que a maquina depois de forçada em algum game, simplesmente desligava, troquei então o cooler do processador, coloquei um Vcom, mas, não encontrei a caixa dele para ver o modelo, sei que é verde e tem 92mm.

Melhorou sensivelmente, mas ainda assim desligava. então coloquei um dos fans de 14mm na lateral jogando ar em cima da vga, do processador e do chipset. Mas não resolveu.

Mudei tudo, abri a GTX 280 e troquei a pasta termica, coloquei os dois fans em cima como exaustores, retirei o fan de 12mm da frente que somente ventilava os hds e coloquei na parte debaixo embaixo da GTX280 e tive um pouco de paz:

No CPUID hardware monitor começou a mostrar:

Em idle bateu:

CPU 31º

GTX280 51° com fan em 40%

Mas não sei exatamente quanto está batendo quando coloco o Sniper Elite, só sei que depois de alguns minutos ele desliga novamente, e somente aceita ser ligado, depois que eu desligo o estabilizador e a luzinha do leitor de cartões apaga, me dizendo que descarregou completamente os componentes.

Perguntas::confused::confused:

O que deve estar acontecendo para que o computador desligue?

Será a fonte que não está aguentando a pressão? Mas é uma fonte recomendada pelo CdH...

Será que é a temperatura da GTX280 que está fazendo o computador desligar, devido a alguma proteção da mobo?

Será que é o chipset ponte norte que está aquecendo demais e desligando o pc?

Será o processador que está esquentando demais?

Não será nada disso, e neste caso vocês me dirão o que pode ser...

Este é o meu calvário, monto uma máquina destas e não posso jogar, já estou com saudade da minha 9600GT 256bits.:angry::angry::angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve geral!

Jsalme, se tua fonte for a Fonte 3r System Iceage Ia CINCO MIL hp80 500w, ela pode ter alguma culpa no cartório, olhe: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-3R-System-iCEAGE-IA6500HP80-650-W/2079/1 . Não deve entregar toda a "gasosa" que a GTX 280 pede quando opera em full e 235W não é pouca coisa. O pior disso tudo que a renomearam para confundir com a outra fonte da empresa, a 3r System Iceage Ia QUINHENTOS hp80 500w, que é melhor: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1911/

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por incrível que pareça, tive esta mesma ideia ontem , e depois fiz testes co o jogo sniper elite, que é o meu calo e não desligou, mas, ainda não me sinto confiante, vejam o que o CPUID Hardware monitor me deu em relação ao jogo:

Cpu 49°

GTX280 86° com fan em 76%

Salve geral!

Jsalme, se tua fonte for a Fonte 3r System Iceage Ia CINCO MIL hp80 500w, ela pode ter alguma culpa no cartório, olhe: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-3R-System-iCEAGE-IA6500HP80-650-W/2079/1 . Não deve entregar toda a "gasosa" que a GTX 280 pede quando opera em full e 235W não é pouca coisa. O pior disso tudo que a renomearam para confundir com a outra fonte da empresa, a 3r System Iceage Ia QUINHENTOS hp80 500w, que é melhor: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1911/

Valeu!

A minha é a recomendada pelo CdH realmente, mas, a minha dúvida é que possuo muitos perifericos:

2 Hds de 500 + 2 fans de 14mm + 1 fan de 12mm + um leitor de cartões + drive de cd.

Tudo bem que desliguei os leds vermelhos dos coolers, até mesmo porque como o gabinete é preto, a mistura do vermelho com preto me causa urticárias, é uma combinação que por mim nem mesmo existiria, mas, quando fui comprar o gabinete, eu não sabia que acenderia as luzes e muito menos vermelho, que mal gosto, aff:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por incrível que pareça, tive esta mesma ideia ontem , e depois fiz testes co o jogo sniper elite, que é o meu calo e não desligou, mas, ainda não me sinto confiante, vejam o que o CPUID Hardware monitor me deu em relação ao jogo:

Cpu 49°

GTX280 86° com fan em 76%

Só de tirar essa porcaria de estabilizador do PC você já avançou 50%. Para avançar mais 50% falta trocar a fonte. A 3RSystem "FireAge" de 500W até entrega a potência rotulada, mas ela tem uma falha de projeto grave que põe em risco o PC após alguns meses de uso. Inicialmente ela parece uma fonte boa, tanto que passou até no teste do CDH, mas com o tempo ela mostra as garrinhas de fonte bomba que ela é.

Quanto a refrigeração, a GeForce GTX 280 é conhecida por ser uma placa quente mesmo. Para melhorar a ventilação você vai ter que gastar dinheiro, pois um investimento num gabinete espaçoso e refrigerado será necessário. Aí você terá que organizar bem os cabos na parte traseira do gabinete para não atrapalhar a ventilação. Fora que uma limpeza interna no PC, especialmente no cooler da placa, pode ser necessária. Aproveite para trocar a pasta térmica da mesma. Seria bom colocar uma pasta térmica melhor, tipo uma Artic Silver 5, por exemplo, o que já deve ajudar um pouco também. Mas só de tirar a poeira já ajuda.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém pode me dizer se a temperatura da placa de video pode vir a desligar o pc?

Já vi relatos que a temperatura muito alta, faz a placa de video não funcionar direito, tipo alguns borroes, lags e coisa do tipo, mas, nunca vi ninguem dizer que cause desligamentos, o processador sim, pode desligar, mas, com este cooler novo que coloquei, nao vi em nenhum momento ele passar dos 60° e, ele traz nas especificações 95° de teto...

Comentem aí...

Só de tirar essa porcaria de estabilizador do PC você já avançou 50%. Para avançar mais 50% falta trocar a fonte. A 3RSystem "FireAge" de 500W até entrega a potência rotulada, mas ela tem uma falha de projeto grave que põe em risco o PC após alguns meses de uso. Inicialmente ela parece uma fonte boa, tanto que passou até no teste do CDH, mas com o tempo ela mostra as garrinhas de fonte bomba que ela é.

Quanto a refrigeração, a GeForce GTX 280 é conhecida por ser uma placa quente mesmo. Para melhorar a ventilação você vai ter que gastar dinheiro, pois um investimento num gabinete espaçoso e refrigerado será necessário. Aí você terá que organizar bem os cabos na parte traseira do gabinete para não atrapalhar a ventilação. Fora que uma limpeza interna no PC, especialmente no cooler da placa, pode ser necessária. Aproveite para trocar a pasta térmica da mesma. Seria bom colocar uma pasta térmica melhor, tipo uma Artic Silver 5, por exemplo, o que já deve ajudar um pouco também. Mas só de tirar a poeira já ajuda.

Boa sorte.

Até entendo a sua implicancia com a fonte Pistigrilo, mas, acho que voce se esqueceu que troquei o gabinete, a fonte, o processador e o cooler, hoje não existe poeira no interior do meu gabinete, e tambem troquei a pasta térmica da placa de video, isso, inclusive, fez a temperatura cair de cara uns 8 graus de cara...

E sobre trocar a fonte, num primeiro momento somente trocarei se observar ser ela mesmo a causadora, pois o investimento que fiz foi um tanto alto, e precisarei confirmar realmente por eliminação o problema, pois vai que compro uma fonte mais poderosa de uns 700 ou 800 watts, e descubro depois que o problema seja por exemplo no cooler do processador, teria que dispor de mais uma grana para bancar no minimo um cooler master hyper tx3, entende?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém pode me dizer se a temperatura da placa de video pode vir a desligar o pc?

Já vi relatos que a temperatura muito alta, faz a placa de video não funcionar direito, tipo alguns borroes, lags e coisa do tipo, mas, nunca vi ninguem dizer que cause desligamentos, o processador sim, pode desligar, mas, com este cooler novo que coloquei, nao vi em nenhum momento ele passar dos 60° e, ele traz nas especificações 95° de teto...

Comentem aí...

Até entendo a sua implicancia com a fonte Pistigrilo, mas, acho que voce se esqueceu que troquei o gabinete, a fonte, o processador e o cooler, hoje não existe poeira no interior do meu gabinete, e tambem troquei a pasta térmica da placa de video, isso, inclusive, fez a temperatura cair de cara uns 8 graus de cara...

E sobre trocar a fonte, num primeiro momento somente trocarei se observar ser ela mesmo a causadora, pois o investimento que fiz foi um tanto alto, e precisarei confirmar realmente por eliminação o problema, pois vai que compro uma fonte mais poderosa de uns 700 ou 800 watts, e descubro depois que o problema seja por exemplo no cooler do processador, teria que dispor de mais uma grana para bancar no minimo um cooler master hyper tx3, entende?:confused:

Eu não estou "implicando" com a fonte. Estou apenas te informando que seu PC está em risco com ela. Já vi relatos de problemas com essa fonte com mais de trinta usuários desse fórum (é só pesquisar um pouco que você acha). Agora, se você quer fechar os olhos para esse fato, minha parte tentando te auxiliar eu já fiz. Se der algum problema não será por falta de aviso. Mas torço para você não ter problemas com ela. Tenho um amigo que usa esse mesmo modelo já faz mais de um ano e ele ainda não teve problemas com ela. Mais isso aí é sorte, nesse caso...

O que posso te adiantar é que 49ºC num FX-6100, apesar de não ser uma temperatura ideal, está muito longe de ser preocupante e que apesar de 86ºC ser bem alto, não põe em risco sua placa-de-vídeo, embora seja sim desejável abaixar essas temperaturas.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...