Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito impresso fácil


Posts recomendados

Após muita frustração, tentando fazer um circuito impresso para um Pinguino (Arduino feito com PIC), com os métodos comuns na internet. Que são: Papel fotográfico, transparência e o esc@mb@/, eu fiquei revoltado com a dificuldade e o gasto que esses métodos causam.

E por acidente (eu confesso) eu troco o papel fotográfico pelo papel A4 com uma xerox do circuito, e descubro algo fantástico: DÁ PARA FAZER CIRCUITOS IMPRESSOS COM UMA SIMPLES XEROX E UM FERRO DE PASSAR ROUPA!!!!!

Material: Uma folha de papel A4 (sulfite) com xerox do circuito inpresso (Atenção não pode ser impressão não, tem que ser xerox mesmo).

Um ferro de passar roupa

uma placa de fenolite cobreado (não emporta se é fenolite ou fibra de vidro)

Modo de fazer: Coloque o papel sulfite xerocado com o lado da xerox virado para o cobre da placa, prenda o papel na placa com fita adesiva (durex) e borrife água em cima do papel até ficar bem molhado e conseguir ver a xerox.

Ai coloque o ferro quente em cima do papel e pressione com força, não fique mexendo o ferro.

Quando não ouvir mais o chiado de água fervendo retire o ferro e borrife mais água no papel.

Faça isso umas 2 ou 3 vezes. E vai estar pronto.

Dica: só retire o ferro para burrifar de novo, quando o papel estiver todo seco.

Fica ai minha dica, espero que seja útil a todos.

Que DEUS os abençoe!!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Materiais

7791350162_1e382df67d_m.jpg

7791459730_33447874b6_m.jpgPapel comum A4 xerocado (pessa para fazerem uma xerox bem forte) com o esquema do circuito.

7791445138_3abe6d445a_m.jpgPlaca de fenolíte ou fibra de vidro cobreado (placa comum de circuito integrado).

7791454780_4809731aab_m.jpgFita adesiva (durex comum).

7791449832_463d734058_m.jpgÁgua (em um burrifador).

Ferro de passar roupa.

7791465174_226f13a14b_m.jpg Placa feita com esse processo.

7791440354_2e5767d177_m.jpg Prepare o esquema da placa para ser posto no cobre. Lembre-se de deixar uma margem no papel para que o durex não fique em cima das trilhas.

7791435780_a107a6bd5c_m.jpg Prenda a folha xerocada em cima do cobre usando o durex. deixe bem preso e estique bem o papel.

7791430784_e901de2684_m.jpg Borrife água até que possa ver o esquema do outro lado.

continua abaixo (por causa do limite de fotos :D)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, gosto muito deste site e quer compartilhar minha experiência! Eu sempre desenhei a mão as minhas placas e o acabamento nunca foi lá estas coisas, dai então, por acidente vi na internet o método da termo impresão, que ussa papel Gloss e ferro de passar roupa, bom, o método é bem interessante, mas o ponto crítico é na hora de de decalcar o desenho que em todos os vídeos manda mergulhar o papel na água e mesmo assim ainda fica uma película que é difícil de remover mesmo com escovinha sem que isso danifique trilhas muito próximas. A minha dica de OURO é, ao invés de mergulhar placa e papel na água, coloque-os dentro do congelador da geladeira, imediatamnete após uso do ferro, após 5 ou 10 minutos, dependendo da potência do congelador o próprio papel se destaqua quase que totalmente da placa e voilá, o decalque fica perfeito, pronto para ir ao banho de percloreto. Espero que tenha ajudado, pois comigo funciona perfeitamnete.

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

7791425726_ae54c63bcf_m.jpg Agora aperte com força o ferro de passar, deve estar quente (não coloque no maximo, basta o médio) e segure por cerca de 30 segundos, ou até secar toda a água (vai parar de xiar a água que esta fervendo).

7791420324_6ae8eded4e_m.jpg Retire o ferro e sertifique-se de que esta completamente seco. se não estiver seco coloque o ferro de novo.

Repita o prossesso mais umas 2 ou 3 vezer para garantir a transferência (embora uma vez só ja seja o suficiente)

7791414584_3e84011b7a_m.jpg

7791408796_4e81a8277a_m.jpg

7791402718_9ac4640f6e_m.jpg

Agora retire o papel em agua corrente em água corrente. Tome cuidado para não retirar as trilha junto. Esfregue o de do suavemente até o papel sair todo.

7791397036_2f497d177b_m.jpg

7791390868_4c1e31046c_m.jpg

7791374252_af3ac20f3d_m.jpg

Agora ja esta pronto sua placa. Pode corroe-la sem medo.

7791368396_d23fcc022a_m.jpg

Ultimo conselho: mande tirar uma xerox bem forte, se não vai sair ruim a imagem e consequentemente o resultado da corrosão será terrivel. E na hora da corrosão não deixe a placa mergulhada por muito tempo no percloreto de ferro, porque o toner é poroso e vai absorver o percloreto e danificar a superficie das trilhas dando uma aparência feia as trilhas e isso é ruim para a estética da placa.

Abraço a todos e boa sorte. Que DEUS os abençoe!!!

Olá amigos, gosto muito deste site e quer compartilhar minha experiência! Eu sempre desenhei a mão as minhas placas e o acabamento nunca foi lá estas coisas, dai então, por acidente vi na internet o método da termo impresão, que ussa papel Gloss e ferro de passar roupa, bom, o método é bem interessante, mas o ponto crítico é na hora de de decalcar o desenho que em todos os vídeos manda mergulhar o papel na água e mesmo assim ainda fica uma película que é difícil de remover mesmo com escovinha sem que isso danifique trilhas muito próximas. A minha dica de OURO é, ao invés de mergulhar placa e papel na água, coloque-os dentro do congelador da geladeira, imediatamnete após uso do ferro, após 5 ou 10 minutos, dependendo da potência do congelador o próprio papel se destaqua quase que totalmente da placa e voilá, o decalque fica perfeito, pronto para ir ao banho de percloreto. Espero que tenha ajudado, pois comigo funciona perfeitamnete.

Pauleiras, acho que você não entendeu bem minha dica, estou encinando a fazer o circuito impresso apenas com uma xerox e nada mais. è só colocar axerox em papel comum (A4 - sulfite) e passar o ferro e ta pronto. Faço um circuito em menos de 2 minutos e o resultado é igual ao do papel fotografico ou a transparencia, eu acho muito pratico. Mesmo assim obrigado por sua dica.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei muito da dica. Mas nesse seu processo novo ( que parece ser mais fácil), tem alguma frescura , tipo tem que ser xerocado na impressora de toner (a laser) ou pode ser em uma impressora simples de tinta comum.

valeu por compartilhar essa experiencia vai facilitar minha vida, sempre tenho que fazer umas 5 vezes pra mais pra sair certo a placa.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gostei muito da dica. Mas nesse seu processo novo ( que parece ser mais fácil), tem alguma frescura , tipo tem que ser xerocado na impressora de toner (a laser) ou pode ser em uma impressora simples de tinta comum.

valeu por compartilhar essa experiencia vai facilitar minha vida, sempre tenho que fazer umas 5 vezes pra mais pra sair certo a placa.

É de xerocadora comum mesmo, essas de 15 cents, com toner comum. Testei com minha impressora a jato e nprestou, e na impressora a laser tambem não deu certo. É só uma xerox comum em folha comum(A4 sulfite). Espero que tenha sido claro

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas, parabens pelo post. Uso esse metodo a tempos, porém não molho o papel antes de passar com ferro só na hora de retirar o papel, não sei se o resultado fica melhor ou pior que o metodo aqui descrito mais é uma otima forma de fazer, pode ser que a primeira não fique lá aquelas coisas mais com o tempo se pega pratica e as coisas melhoram bastante... abraço...

  • Curtir 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Boas, parabens pelo post. Uso esse metodo a tempos, porém não molho o papel antes de passar com ferro só na hora de retirar o papel, não sei se o resultado fica melhor ou pior que o metodo aqui descrito mais é uma otima forma de fazer, pode ser que a primeira não fique lá aquelas coisas mais com o tempo se pega pratica e as coisas melhoram bastante... abraço...

Valeu pelo comentário Anderson, eu fiz esse poste por que não aquentava mais pagar caro por métodos complicados como: Gloss( deixava verniz na placa e n corroia toda), Transparencia( acabava derretendo com o calor e deformava as trilhas) e fazer na mão com caneta(é terrivel e não fica bem feito). Perdi muitas horas com esses métodos.

E por assidente eu descubro que uma folha comum xerocada faz o mesmo efeito.

Testei sem água(como você disse) e na primeira não foi muito legal(algumas trilhas não pegaram). Tentei de novo e foi melhor que a primeira vez. Mais ainda acho que com água no papel o toner da xerox sai mais fácil.

Mesmo assim obrigado. E se souber de mais alguma dica valiosa não deixe de postar para os outros usuarios. Valeu. Que DEUS nos abençoe

Link para o post
Compartilhar em outros sites

antigamente eu usava um papel que saia no maximo uns 80% do layout, ai troquei esses tempo atras por outro que sai no minimo uns 95%, não sei o nome do papel acho que é o tal do glossy.

Vou tentar fazer a dica do amigo de tacar no congelador, pois a hora de remover o papel da placa é o mais chato

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testei por aqui e não consegui um bom resultado.

As trilhas que ficaram na placa (cerca de 60%) não me deram confiança de levar a placa ao percloreto. Talvez seja a falta de prática mesmo....

Mas, não tenho só más noticias: Testei do outro lado da placa de fenolite e vi que dá prá fazer a legenda dos componentes com este método e fica bom..

Deve ser por causa do lado do cobre ser mais liso que o outro lado.

Quanto as trilhas da placa para corrosão, vou continuar usando o método que já uso há um bom tempo: fotorevelação com uma tinta chamada Fast PCB.

Circuitos impressos com a tinta FASTPCB - Make your own circuit board device - YouTube

Aqui fotos de uma placa que fiz com o processo acima. (Não sigo todos os passos, conforme mostra o vídeo.)

img0022are.th.jpg

Veja no detelhe astrilhas bem finas..

img0023ai.th.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Testei por aqui e não consegui um bom resultado.

As trilhas que ficaram na placa (cerca de 60%) não me deram confiança de levar a placa ao percloreto. Talvez seja a falta de prática mesmo....

Mas, não tenho só más noticias: Testei do outro lado da placa de fenolite e vi que dá prá fazer a legenda dos componentes com este método e fica bom..

Deve ser por causa do lado do cobre ser mais liso que o outro lado.

Quanto as trilhas da placa para corrosão, vou continuar usando o método que já uso há um bom tempo: fotorevelação com uma tinta chamada Fast PCB.

Circuitos impressos com a tinta FASTPCB - Make your own circuit board device - YouTube

Aqui fotos de uma placa que fiz com o processo acima. (Não sigo todos os passos, conforme mostra o vídeo.)

img0022are.th.jpg

Veja no detelhe astrilhas bem finas..

img0023ai.th.jpg

Obrigado pela dica Helio, mais ela não é meio cara? Fiz do jeito que ensinei e deu certo de primeira. A do tutorial não ficou perfeita porque fiz as pressas só pra ensinar a tecnica.boa sorte.

Há: postando a foto do projeto montado e soldado na placa que fiz utilizando a técnica da xerox.

7804579618_b7edf6b153_m.jpg

7804583944_f5ef779a84_m.jpg

7804588550_bdd5573b34_m.jpg

7804593282_eb16880dcd_m.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente ficou bom o seu projeto. Depois que se domina a técnica, fica fácil..

Vou continuar tentando por aqui.

Obrigado pela dica Helio, mais ela não é meio cara?

Veja neste site . Procure por tinta para fotogravacao.

Como não uso muito, a que comprei já dura quase dois anos..

Neste Forum é explicado o processo com muitas dicas.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah lembrei de uma coisa, que não foi dita no tutorial e eu deixei passar até ler um dos comentários posteriores... Como a superficie da placa e lisa, para que o processo fique ainda melhor passe "Bom Brill" até tirar o brilho, depois faça o processo como descrito pelo amigo que o layout do papel ficara mais firma na placa... Abraço e boas experiencias... :D

Ao ver o circuito ai acima pensei em uma coisa, não tenho como testar no momento, se alguem puder fazer e postar o resultado fico muito grato.. Como o que queremos nos circuitos é uma solda bem feita que torne o trabalho mais esteticamente bonito, pensei no seguinte, se depois de corroer a placa usarmos a caneta que geralmente usamos para fazer o desenho do circuito para pintar as trilhas deixando somente as ilhas de solda sem pintar será que a mesma não ajuda a interromper o processo do estanho escorrer pela trilha na hora da solda, ficando apenas na ilha, deixando o negocio mais bonito... se alguem se propuser a fazer e comentar se funcionou, fico grato e caso funcione fica como dica para os demais abraço... :cool:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah lembrei de uma coisa, que não foi dita no tutorial e eu deixei passar até ler um dos comentários posteriores... Como a superficie da placa e lisa, para que o processo fique ainda melhor passe "Bom Brill" até tirar o brilho, depois faça o processo como descrito pelo amigo que o layout do papel ficara mais firma na placa... Abraço e boas experiencias... :D

Ao ver o circuito ai acima pensei em uma coisa, não tenho como testar no momento, se alguem puder fazer e postar o resultado fico muito grato.. Como o que queremos nos circuitos é uma solda bem feita que torne o trabalho mais esteticamente bonito, pensei no seguinte, se depois de corroer a placa usarmos a caneta que geralmente usamos para fazer o desenho do circuito para pintar as trilhas deixando somente as ilhas de solda sem pintar será que a mesma não ajuda a interromper o processo do estanho escorrer pela trilha na hora da solda, ficando apenas na ilha, deixando o negocio mais bonito... se alguem se propuser a fazer e comentar se funcionou, fico grato e caso funcione fica como dica para os demais abraço... :cool:

Me desculpe por essa gafe, tem que passar bombril no cobre sim pra retirar a parte oxidada que ele cria naturalmente. Valeu por lembrar. Eu não lembrei na hora porque fiz com pressa pra postar :D

Quanto ao uso de caneta pra marcar a trilha pra deixar a solda bem feita, eu acho que pode dar certo sim. Pode usar ate esmalte de unhas (serve pra desenhar as trilhas tambem :rolleyes: usei pra dar retoque nas trilhas que ficaram mal feitas ou fracas)

Ps.: minhas soldas ficaram feias mesmo :lol: mais foi porque fiz tudo correndo e sem atenção :wacko:

Valeu por seu comentario e dicas!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!