Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia de instalação e otimização do Windows 7 para SSDs e HDs


NyanDere

Posts recomendados

Uma duvida, qualquer .iso do Windows 7 e Windows 8, ja vem com suporte para AHCI ? é só eu colocar AHCI na BIOS, e instalar o Windws 7 ou 8, e instalar o drive do AHCI ?

ou eu preciso modificar a .iso do Windows ?

Nas placa AMD FM1,o 7 não instala no modo ahci,se voce não instalar o drive sata primeiro,deixe na bios no modo ide,instale o drive sata, e depois do 7 instalado mude na bios para o modo ahci.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nyan, a versão desse guia pra Linux sai quando??? :lol: :lol: :lol:

Queria saber se há otimização em Linux também e quais seriam. Tens alguma informação?

Abraço!

Oi Dalai_Brahma,

Eu comentei com o NyanDere essa semana que esse guia me inspirou a fazer um dedicado para o GNU/Linux. Eu estou fazendo um aqui, que já tem 5 páginas. Tem muitas opções interessantes também. Espero que ele esteja pronto até dezembro.

Abraços

PS: será um guia para distribuições GNU/Linux em geral, ou seja, um guia agnóstico. Um cuidado que estou tendo é o de evitar que esse guia seja focado em uma ou outra distribuição. Portanto, há coisas que não devem entrar, como o processo de instalação, já que ele varia de distribuição para distribuição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preparação do Sistema!

Tenha certeza de não só seguir a lista de procedimentos abaixo mas criar sua própria lista para se certificar que fez tudo o que podia ser feito ou não antes de fazer a instalação. Sinta-se livre para compartilhar cada mudança que você fez no processo.

Lista de procedimentos:

  1. Faça o favor de ler o manual da sua placa-mãe! Isto o livra de todo o rolo de perguntar qual porta SATA onde colocar o drive e tudo mais...
  2. Se seu sistema estiver com algum overclock, deixe tudo em stock para prevenir qualquer tipo de erro na instalação.
  3. Ative o modo SATA AHCI no setup da placa-mãe. Use o modo RAID se você decidir utilizar uma configuração RAID ou Intel Smart Response (cachê de SSD).
  4. Verifique se o ACPI 2.0 ou superior no BIOS/UEFI está habilitado. Se estiver desabilitado, habilite, mas se não existir esta opção na sua placa-mãe, não fique preocupado.
  5. Verifique e veja se existe algum update do seu SSD ou HD e faça a atualização se for necessário.
  6. Desconecte todos os drives deixando apenas aquele que será instalado o SO. Você poderá reconectar tudo no passo 5 do “Configurando o sistema após a instalação”. Isto livra o instalador de instalar a partição de boot do Windows 7 em outro drive e também previne de você formatar ou deletar os dados do disco errado.

Como vou instalar uma atualização no SSD sendo que ele não tem um SO ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

uma duvida, com o ssd e seu tamanho menor, o ideal é desabilitar a criacao de pontos de restauracao do sistema ou apenas reduzir a porcentagem destinada a isso? nao entendi muito bem

eu tenho costume de fazer um ponto de restauracao mais por precaucao mesmo de 15 em 15 dias.. e ai, eu elimino essa minha atitude ou reduzo o tamanho destinado a isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos. Perguntinhas diretas ao grande colaborador NyanDere rs :

Estou com um SSD Samsung 830 de 256GB e um HDD Seagate Barracuda de 3TB. Instalei o SO no SSD e quero instalar nele também os jogos e programas de maior uso. Usarei o HDD para armazenar ao restante. Utilizo o Windows 7 Ultimate 64 bit

2. Desativando ou diminuindo a proteção do sistema (Para SSDs e HDs)

Você não poderá utilizar a recuperação do sistema com a proteção do sistema desativada. Porém, desativar o sistema irá deixar um bom espaço em disco livre, além de ganhar tempo instalando coisas novas já que os pontos de restauração não são criados. Eu digo para fazer isso se precisar, pois desativar a proteção do sistema evita que um SSD faça mais escritas. Sean costuma utilizar a restauração do sistema para voltar um ou dois dias anteriores a um problema que ele tem no sistema, assim ocupando 3,58GB no SSD dele (Crucial M4 128GB). Siga as instruções:

Abra o menu Iniciar

Clique com o botão direito em Computador

Clique em Propriedades

Clique em Proteção do Sistema (está no lado esquerdo da janela)

Selecione C:

Clique no botão de configurações

Clique “Desligar proteção do sistema” ou ajuste o tamanho desejado da proteção do sistema.

Clique OK.

Teria como colocar essa função direcionada para o HD? Assim poderia deixar um espaço maior (do HD) para a Restauração de sistema.

4. Desativar ou diminuir arquivo de paginação (Para SSDs e HDs)

Quando você resolve diminuir o seu arquivo de paginação, a maioria das pessoas recomendam 512MB ou 1024MB, sendo que o tamanho mínimo e de 400MB. Se você tiver 4GB de RAM ou menor quantidade de memória ou se você for uma daquelas pessoas que usam vários aplicativos ao mesmo tempo, sugiro não desativar o arquivo de paginação, apenas diminuir o arquivo até um tamanho aceitável porque a regra de ter um arquivo de paginação igual ou 1,5x maior que a quantidade de memória RAM do seu sistema já está ultrapassada. Diversos programas utilizam o arquivo de paginação quando ativados, como o VMWare, alguns jogos, aplicativos gráficos, programas de office, etc. O Windows utiliza o arquivo de paginação quando ele está presente e apenas irá utilizá-lo quando ele for eficiente para as tarefas. O arquivo de paginação também faz leituras no boot para acelerar o tempo. Não coloque o arquivo de paginação na memória RAM, é bem melhor utilizar o arquivo de paginação no HD ou no SSD.

  1. Abra o menu Iniciar
  2. Clique com o botão direito em Computador
  3. Clique em Propriedades
  4. Clique em Configurações Avançadas do Sistema
  5. Dentro da seção Desempenho, clique em Configurações.
  6. Vá para a aba Avançado
  7. Dentro de Memória Virtual, clique em Alterar.
  8. Desmarque a opção de Gerenciar Automaticamente o tamanho do arquivo de paginação
  9. Selecione o drive C: drive
  10. Clique em “Sem arquivo de paginação” ou selecione o tamanho mínimo e máximo
  11. Clique em “Definir”
  12. Escolha Sim na caixa de diálogo que aparecer
  13. Clique OK e depois clique OK novamente.

Tem como direcionar essa função para o HD, certo? Fazendo isso não irá influenciar em nada para o SSD?

6. Instalando Drives da placa-mãe (Para SSDs e HDs)

Isto irá assegurar que seus componentes funcionem de forma adequada e eficiente.

  1. Obtenha drivers da sua placa-mãe, placa de vídeo, placa de som, etc. através de discos de instalação e downloads, de preferência aqueles presentes em sites e fóruns da fabricante.
  2. Instale de acordo com as instruções e reinicie quando necessário.

7. Instalando os drivers SATA e de chipset mais novos (Para SSDs e HDs)

Isto vai assegurar que seu SSD/HD rode em estado pleno. Os drivers Intel e AMD mais novos suportam TRIM, mas o suporte a TRIM para SSDs em modo RAID é apenas suportado pela controladora Intel 6GB/s atualmente. Para deixar as coisas claras, quando o modo SATA está em RAID porém o SSD não faz parte de um volume RAID, o TRIM é suportado mesmo pelas controladoras mais fracas. Se o SSD fizer parte de um volume RAID, a uma controladora mais limitada não irá permitir que o comando TRIM funcione.

  • Para sistemas AMD, use o drive de chipset mais novo no link ao lado. (link)
  • Para sistemas Intel, use o drive Rapid Storage Tecnology mais novo no link ao lado. (link) (Organizado por datas)
  • Para outras controladoras, clique ao lado. (link)

8. Executar Windows Update (Para SSDs e HDs)

Tenha certeza que todas as atualizações estão instaladas. A instalação de atualizações pode fazer o sistema reiniciar algumas vezes até que elas sejam completamente instaladas. Isto vai assegurar que seu sistema não tenha vulnerabilidades e a irá resolver qualquer tipo de problema que você pode encontrar com as atualizações que não foram instaladas. Você pode deixar esta etapa para depois se preferir. Eu prefiro fazer isso no momento.

Abaixo estão minhas opções preferidas.

http://cdn.overclock.net/b/b9/586x470px-LL-b9c46bc2_533d9bc35b10466cb317051.png

Tanto a instalação e atualização dos drives quanto as Atualizações do Windows pelo Windows update podem ser feitas tudo direto no SSD sem diminuir a performance?

14. Instalando proteções contra vírus e aplicativos (Para SSDs e HDs)

  1. O Windows Update pode instalar o Microsoft Security Essentials para você. Ele é simples, com poucos recursos e fácil de usar. Outros antivírus não são realmente necessários. Apesar disso eu sugiro que você pegue o Malwarebytes, mas você pode escolher as coisas da forma que preferir.
  2. Vá para a internet e instale todos seus programas favoritos.

Melhor no SSD ou no HD?

Desde já muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho rs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida com relação ao SSD.

Comprei um ultrabook Samsung que veio com 16Gb de SSD + 500Gb em HD tradicional.

Fiz a formatação para incluir uma nova partição "D", para arquivos pessoais.

A duvida seria com relação a instalação do Windows 8. Devo fazê-la no SSD ou no HD tradicional? Quais as vantagens e desvantagens ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre!

Eu instalei o SSD novo, mas meus outros HDs que uso de secundário rodam em RAID !

Aí eu instalei o SSD e tava marcado RAID na BIOS, depois eu pluguei os HD e tão funcionando normal.

Mas o TRIM não deve tar ligado, não tem como deixar AHCI só pro SSD ?

Eu preciso reinstalar tudo de novo ?

Era pra deixar RAID mesmo né? se não não consigo por RAID nos HDs secundários não é? Ou eu precisava ter botado AHCI e depois mudado pra RAID? E agora?

Meu SSD é um OCZ Vector de 128gb (o resto tá na descrição)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida com relação ao SSD.

Comprei um ultrabook Samsung que veio com 16Gb de SSD + 500Gb em HD tradicional.

Fiz a formatação para incluir uma nova partição "D", para arquivos pessoais.

A duvida seria com relação a instalação do Windows 8. Devo fazê-la no SSD ou no HD tradicional? Quais as vantagens e desvantagens ?

Esses 16GB que vem devem ser pra cache e talvez nem seja disco, pode ser um mSATA. Deve haver algum software gerenciando isso. Se há, ele joga no SSD os arquivos mais acessados, do SO e de outros aplicativos, para acelerar o que está em uso (mesmo princípio da cache de CPU's e memória RAM. 16GB não são suficientes pro Win8.

Para fazer o que queres, seria um de 60GB no mínimo - recomendável 120GB e confortável 180/2240GB) - mais o HD pra armazenamento.

Mestre!

Eu instalei o SSD novo, mas meus outros HDs que uso de secundário rodam em RAID !

Aí eu instalei o SSD e tava marcado RAID na BIOS, depois eu pluguei os HD e tão funcionando normal.

Mas o TRIM não deve tar ligado, não tem como deixar AHCI só pro SSD ?

Eu preciso reinstalar tudo de novo ?

Era pra deixar RAID mesmo né? se não não consigo por RAID nos HDs secundários não é? Ou eu precisava ter botado AHCI e depois mudado pra RAID? E agora?

Meu SSD é um OCZ Vector de 128gb (o resto tá na descrição)

O Padawan responde: :D

Conheço o setup, minha placa trabalha com modos SATA por grupos de portas também.

Pode setar modo 'RAID' pra tudo. O controlador (driver) AHCI é o mesmo do RAID, é uma coisa só. Você perde o TRIM quando/se monta o arranjo ('array'). No caso, o SSD está 'single', então, TRIM funciona.

Considero que você seguiu o Guia e fez a instalação no SSD sem os demais discos conectados, coo recomendado.

O que me lasca aqui é o UEFI da mobo que desde o terceiro BIOS lançado não 'enxerga' RAID, mesmo 'single'. Pra atualizar BIOS, espeto um pendrive.

Uma baita ambiguidade, não?! Configura RAID, mas, UEFI não "lê".

Um dos vários 'bugs' da 'Saberbug' 990FX (vide - http://forum.clubedohardware.com.br/asus-sabertooth-990fx/966675)

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guia de instalação e otimização do Windows 7 para SSDs e HDs por Sean Webster (Traduzido por NyanDere)

Porque Criei este Guia? (Por Nyan)

Eu vejo como é difícil encontrar informações unificadas sobre hardware e software em português, tanto que a maioria das pessoas costuma bater cabeça por aí com informações desencontradas e com a limitação de não conhecer a língua inglesa, então acredito que este guia será um bom ganho de tempo para quem quer pesquisar sobre o assunto. Tentei traduzir da melhor forma que encontrei, e eu espero que ele sirva de referência para quem quer evitar o excesso de textos em inglês para instalar bem um HD de alta capacidade ou deixar um SSD tinindo na máquina.

Como esta é uma tradução, eu tive que reproduzir a voz do Sean para digitar alguns textos, até porque eu ainda não tenho um SSD e por isso mesmo não utilizo vários procedimentos deste guia. Também cortei alguns links, vídeos e fotos em inglês para adaptar o guia para os fóruns daqui.

Porque Criei este Guia? (Por Sean)

Eu fiz este guia originalmente para mim mesmo, minha família e amigos, mas como os guias por aí estão ficando desatualizados e com falta de informações relevantes, decidi compartilhá-lo a todos. Gastei horas e dias pesquisando, testando, e confirmando toda a informação que você pretende buscar aqui. Este guia foi criado para ajudar qualquer um que tenha SSD ou HD a instalar e aperfeiçoar o Windows 7 do seu sistema para esta instalação. Se você tem algum problema ou questão, não fique com medo de perguntar. Seria interessante ler este guia passo a passo, eu sei que há um monte de informação, mas a instalação do sistema dura poucos minutos e este guia pode demorar a mesma quantidade de tempo para ser lido. Eu garanto que você irá aprender algo novo após ler este guia. Caso necessite que eu coloque um passo a mais ou algo importante, apenas fale comigo e eu farei as modificações de acordo.

Pequeno resumo sobre SSDs:

Os SSDs não requerem intalações complicadas e confusas como muitas pessoas sugerem. Hoje os SSDs são muito mais confiáveis e literalmente tudo necessita que você troque o modo SATA para AHCI no seu BIOS/UEFI, então faça esta pequena mudança no setup da sua placa-mãe e você estará muito bem. Eu recomendo reinstalar seu sistema ao invés de ficar fazendo cópia ou migração do SO do seu HD quando tiver o seu SSD. O processo pode até demorar mais, mas vai valer muito a pena no final.

Requerimentos do sistema:

  • Processador de 1GHz de 32 bits (x86) ou de 64 bits (x64)
  • 1GB de memória RAM (32 bits) ou 2GB de RAM (64 bits)
  • 16GB de espaço em disco livre em disco (32 bits) ou 20GB de espaço livre (64 bits)
  • DirectX 9 com WDDM 1.0 ou driver superior.
  • Acesso à internet
  • Dependendo da resolução, execução de vídeos e jogos pode pedir maior quantidade de memória e placa de vídeo mais poderosa.
  • Alguns jogos e programas requerem uma placa de vídeo compatível com DirectX 10 para obter melhor desempenho.
  • Para algumas funcionalidades do Windows Media Center, um sintonizador de TV ou hardware adicional são necessários.
  • Windows Touch e Tablet PCs necessitam de hardware específico.
  • O HomeGroup requer uma rede e PCs rodando Windows 7.
  • Discos de DVD/CDs necessitam de um drive de disco óptico compatível.
  • O BitLocker precisa do Trusted Platform Module (TPM) na versão 1.2.
  • O BitLocker To Go necessita de drive USB.
  • O Modo Windows XP requer 1GB de memória RAM extras e 15GB de espaço disponível em disco a mais no seu sistema.
  • Obviamente, música e som precisam de saída de áudio para serem executados.

Antes de começar:

  • Por favor, adeque a configuração do seu sistema a esses requerimentos acima antes de perguntar.
  • Instalação e otimização do sistema pode demorar entre 10 minutos e 3 horas dependendo do seu sistema.
  • O Windows ocupará entre 7 e 15GB de espaço em disco depois dos procedimentos desse guia serem completados.
  • Tenha certeza que todos os seus arquivos pessoais estejam protegidos ou estejam em backup, pois todos os dados do seu sistema serão deletados antes da instalação.
  • A seção de instalação do sistema desse guia não serve para quem irá fazer dual boot.
  • Assegure-se que você tenha todos os drivers da sua placa-mãe e dos outros componentes e periféricos do seu PC.
  • Qualquer programa instalado num Windows de outro drive poderá ser usado numa nova instalação em outro drive, terá que ser reinstalado mesmo que esteja em outro drive.

ISOs do Windows

Nota importante: Isso não é pirataria, a própria Microsoft disponibiliza links de isos do Windows 7 para backup no caso de você perder o disco de instalação e permite que você use o sistema gratuitamente por 30 dias, mas por favor, baixe o Windows correspondente à licença legítima que você possui. Se você não tem uma chave de produto, compre uma.

  • Você perdeu ou danificou seu disco de instalação e precisa de uma cópia legítima do Windows 7?
  • Você está tendo mensagens de erro ou telas azuis com a instalação?
  • Você precisa de uma cópia do Windows 7 com o Service Pack 1 instalado?

Abaixo estão as novas ISOs SP1-U (Versões em Inglês):

Windows 7 Home Premium SP1-U ISO:

English 32-bit

English 64-bit

Windows 7 Professional SP1-U ISO:

English 32-bit

English 64-bit

Windows 7 Professional N SP1-U ISO: (OBS: Edições N não contém componentes de mídia)

English 32-bit

English 64-bit

Windows 7 Ultimate SP1-U ISO:

English 32-bit

English 64-bit

Versões de Windows 7 em outras línguas neste link: (link)

Criando um instalador bootável do Windows 7 no pendrive:

- Como criar um instalador bootável do Windows 7 no drive USB para a placa-mãe com BIOS/UEFI pelo formato MBR de instalação:

  1. Abra e rode o CMD como administrador.
  2. Digite Diskpart, aperte Enter.
  3. Digite List Disk, aperte Enter.
  4. Digite Select Disk # (# é o número do drive USB que será utilizado), aperte Enter.
  5. Digite Clean, aperte Enter.
  6. Digite Create Partition Primary, aperte Enter.
  7. Digite Active e aperte Enter.
  8. Digite Format Quick FS=FAT32 e depois Enter.
  9. Digite Assign, e depois Enter.
  10. Digite Exit e finalmente Enter.
  11. Copie todo o conteúdo da instalação do Windows 7 em DVD para o drive USB. Um simples arrastar e soltar já completa o processo, e se você ter alguma .iso, extraia ou monte a .iso primeiro.

- Como criar um instalador bootável do Windows 7 no drive USB para a placa-mãe com UEFI pelo formato GPT de instalação:

Primeiramente, seu drive USB precisa ser bootável e estar formatado no sistema de arquivos FAT32, pois o UEFI não identifica um drive USB formatado em NTFS como drive de boot UEFI.

  1. Abra e rode o CMD como administrador.
  2. Digite Diskpart, aperte Enter.
  3. Digite List Disk, aperte Enter.
  4. Digite Select Disk # (# é o número do drive USB que será utilizado), aperte Enter.
  5. Digite Clean, aperte Enter.
  6. Digite Create Partition Primary, aperte Enter.
  7. Digite Active e aperte Enter.
  8. Digite Format Quick FS=FAT32 e depois Enter.
  9. Digite Assign, e depois Enter.
  10. Digite Exit e finalmente Enter.
  11. Copie todo o conteúdo da instalação do Windows 7 em DVD para o drive USB. Um simples arrastar e soltar já completa o processo, e se você ter alguma .iso, extraia ou monte a .iso primeiro.

Após isso, seu drive USB precisa ter o diretório e o arquivo “*:\efi\boot\bootx64.efi (* é a letra do drive USB que contém a instalação do Windows 7. A extensão .efi é a extensão do boot loader da instalação do Windows. Se você não tem este diretório ou arquivo no seu drive USB, siga as instruções abaixo para criar:

  1. Primeiro, crie uma pasta chamada boot dentro da pasta “efi” do drive USB.
  2. Você precisa copiar todos os arquivos do diretório *:\efi\microsoft\boot dentro do diretório *:\efi\boot que foi criado.
  3. Depois, use o 7-Zip para abrir o arquivo localizado em *:\sources\install.wim.
  4. Dentro do arquivo, ache o arquivo localizado na pasta 1\Windows\boot\efi\bootmgfw.efi.
  5. Copie este arquivo para o diretório *:\efi\boot que você criou antes. Lembrando que esse arquivo é encontrado em qualquer instalação do Windows atual, mais especificamente no diretório C:\Windows\Boot\EFI.
  6. Depois de copiar o arquivo para a pasta *:\efi\boot, renomeie o arquivo bootmgfw.efi para “bootx64.efi”. Você terá completado a pasta de boot do Windows com este processo.
  7. Seu drive de instalação USB ou DVD precisa ser inserido no seu PC para que o UEFI registre seu dispositivo DVD ou USB como drive de boot UEFI.

Tenho um SS de 60Gb que está com o sistema operacional WIn7 Ultimate e quero mudar o sistema para o SSD de 240Gb. Já coloquei o SSD no compartimento, os cabos... só não sei como devo proceder agora! Quero o SSD vazio e o sistema operacional no SSD de 240Gb. Podem me ajudar?

Minha máquina tem os seguintes componentes:

Placa mãe Asus Crosshair V Formula;

Placa de video Sapphire AMD HD 7970;

Processador AMD FX 8150 3,6GHz;

Memoria 16Gb corsair vengeance;

HD Samsung 1,5 TB;

SSD 60GB;

SSD 240GB;

Fonte TX850 corsair;

Nobreak SMS Power Sinus II 3.2KVA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como eu testo se o TRIM tá funcionando? porque pelos comandos num rolou =/

Amizade,

é só seguir o capítulo 11..

"

11. Verificar se o comando TRIM está com problemas (Apenas para SSDs)

TRIM basicamente mantém seu SSD rodando em bom desempenho ao otimizar o Garbage Collection. Você não precisa seguir este passo, mas isto serve para ver se o comando está funcionando em ordem.

Abra o menu Iniciar e digite CMD.

Clique com o botão direito em CMD e rode como administrador.

Digite fsutil behavior query disabledeletenotify

Se a o valor estiver em 1 quer dizer que o comando TRIM está desativado. Se o valor for 0, o comando TRIM está ativado.

Para habilitar o TRIM, siga os passos 1 e 2 anteriores, mas digite fsutil behavior set disabledeletenotify 0 e habilite o TRIM.

"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

No meu PC da assinatura irá mudar a MoBo, para uma Z77. A primeira vez fiz a instalação seguindo esse tutorial daqui, e deu tudo certim, certim.

Mas e agora que vou por o W7 de novo, devo formatar o SSD? Como se formata ele? Ou devo partir direto para a Nova instalação do W7 a partir do meu CD do W7? Há algum procedimento à mais que deva fazer no meu Crucial M4?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...