Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualizar BIOS pelo disco de inicialização


idelson13

Posts recomendados

Boa noite a todos

Estou com um processador da série "Ivy Bridge" I7 3770k e uma placa mãe Pegatron IPMH61R2 da PCWARE, mas ela não liga pela incompatibilidade, li que placas do chipset H61 fazendo a atualização da bios é possível ter a compatibilidade com esse processador.

Esse site explica como fazer tal procedimento

http://www.pcwarebr.com.br/produtos_mb_ipmh61r2.php?id=4

Segue abaixo o procedimento para atualização do BIOS:

1 - Criar um Disco de Inicialização MS-DOS;

2 - Descompactar o conteúdo do arquivo do BIOS no Disco de Inicialização MS-DOS criado no ítem 1;

3 - Iniciar a máquina em que seja necessário fazer a alteração de BIOS com o Disco de Inicialização MS-DOS;

4 - Executar o arquivo "atualiza.bat";

5 - Após a atualização ter sido completada, reiniciar a máquina.

Mas não consigo entender como salvar os arquivos no disco de inicialização como o site fala, já fiz pesquisas e tudo que encontro sobre disco de inicialiação que eles são para instalação do sistema, não consigo coompreender como faço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz isso e deu a mesma mensagem, e quando não aparece isso da outra mensagem dizendo que "afudos.exe" não é reconhecido como arquivo de lotes.

Comandos que já tentei

atualiza.bat

afudos h61r207c.rom

afudos h61r207c.rom /p /b /n /k /x

todas dão a mensagem "o sistema não pode encontrar o arquivo afudos.exe

já tentei baixar outros utilitários, mas não dá certo por não ser a placa mãe correta do fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, algumas coisas a considerar. O pendrive: que tamanho tem? está formatado para FAT 32? Se for, formate-o para FAT16 É demorado). Outra coisa, o nome do arquivo do BIOS é esse mesmo? tem certeza? E o comando está errado. Considerando que este é mesmo o arquivo, o correto é:

afudos /ih61r207c.rom /n . O /n irá ignorar verificação e fará a gravação direta. Se o arquivo estiver errado, para de funcionar a mobo e terá de regravar o EEPROM do BIOS. No post inicial do BIOS, depois de iniciar de pause/breake e poste o nome exato que aparece no topo da tela com o nome da mobo descrito lá. Provavelmente tem que renomear o arquivo. Não execute com o /n se não tiver absoluta certeza de estar tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pendrive: que tamanho tem? está formatado para FAT 32? Se for, formate-o para FAT16 É demorado)

pendrive é de 8GB, ele foi formatado em NTFS para pode transformá-lo em disco de inicialização, utilizo o windows 7, foi a única maneira de gravar os arquivos da bios juntamente com disco de inicialização. Não possuo disquete e em CD/DVD não estava obtendo êxito.

Outra coisa, o nome do arquivo do BIOS é esse mesmo? tem certeza?

Isso não sei, mas é o único arquivo que o site disponibiliza para esssa placa.

E o comando está errado. Considerando que este é mesmo o arquivo, o correto é: afudos /ih61r207c.rom /n .

Acabei de tentar afudos /ih61r207c.rom, mas não com /n

No post inicial do BIOS, depois de iniciar de pause/breake e poste o nome exato que aparece no topo da tela com o nome da mobo descrito lá. Provavelmente tem que renomear o arquivo.

Não da pra ver pois aparece apenas a tela da logo da pcware, mas ao entrar na bios exibe Model Name IPMH61R2, VBIOS Version 2089

O /n irá ignorar verificação e fará a gravação direta. Se o arquivo estiver errado, para de funcionar a mobo e terá de regravar o EEPROM do BIOS.

Estou ficando tentado a fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta tentar com esse pen drive, não vai rolar assim. Essa mobo tem como base o BIOS da Asus. Como é mais antiga, não vai reconhecer NTFS para esse fim. O sistema de atualização desse BIOS baseia-se no Win98, portanto, formate o pen drive para FAT16. Faça isso com um de menor tamanho se tiver, senão demora uma eternidade, mais de 1 hora com 8GB. Se tiver um de 1 ou 2 GB seria o ideal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema de atualização desse BIOS baseia-se no Win98, portanto, formate o pen drive para FAT16. Faça isso com um de menor tamanho se tiver, senão demora uma eternidade, mais de 1 hora com 8GB. Se tiver um de 1 ou 2 GB seria o ideal.

Eu sei que estou sendo intrometido, mas 1 hora deve ser pra sobrescrever o pendrive inteiro. Por que não se pode usar formatação rápida nesse caso? Eu só faço formatação total quando tem erros no disco.

Quanto ao tamanho do pendrive, é isso mesmo, 2 GB é o limite do FAT16, acima disso somente FAT32.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que tens que copiar algo para o pen, no caso Win98, para poder fazê-lo bootável. O HP Tools apenas fornece os meios. Deve inserir também os arquivo ROM do BIOS junto. Podes tentar usar o outro pen que conseguistes para boot, formate o pen de 2 GB normalmente em FAT16 e coloque nele o ROM, o sistema irá reconhecer os 2 pens como 2 HD's. Conseguindo o boot, no prompt do MS-DOS, mude para a letra respectiva que o FAT16 ficou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvido!

Como o disse Dom Bonilla o programa apenas fornece o meio. Mas consegui encontrar na internet apenas os arquivos necessários pra fazer o pendrive bootável, depois indiquei o caminho dos arquivos da bios pelo prompt.

Mas pra minha infelicidade, mesmo com a bios atualizada a placa mãe não reconheceu o processador.

Dom Bonilla, obrigado mesmo cara!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...