Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hyper TX3 - Desempenho pior que stock?


ttorquati

Posts recomendados

Buenas rapaziada,

Dei uma pesquisada no fórum antes de vir aqui perguntar, mas parece que nenhuma das soluções coube no meu caso.

Então comprei um computador há uns 2 meses

placa-mãe Asus P8H61-M

Processador i5 2500k

Video Sapphire 6850 hd

Fonte Corsair cx 600w

Estive jogando esse tempo todo sem me preocupar com a temperatura, alias nunca nem olhei ...

Essa semana comecei a jogar Guild Wars 2, e percebi vários alertas de temperatura em relação a CPU estar mais de 72º...

Fiz alguns testes:

Idle: 38~40

Call of Duty MW3: 45~50

Diablo 3: 55~60

Guild Wars 2: 70~75

Dei uma pesquisada bem de leve, e me disseram que o Cooler de fábrica da intel não era bom e que eu deveria trocar, me recomendaram alguns de 50~60 reais e pesquisei um pouco sobre o Hyper Tx3 galera sempre flando que diminuia a temperatura e blablablabla...

Resolvi comprar, chegou hoje, junto com uma arctic Silver 5.

Montei tudo certinho, coloquei a pasta, montei o Cooler, e para minha supresa nada mudou ... as temperaturas foram identicas e até piores viu...

Desmontei, limpei de novo, monte novamente, e mais uma vez, nada mudou ...

Ja fiz isso 4 vezes, e agora estou com o gabinete aberto, literalmente aberto aqui e tentei jogar guild wars, para minha supresa cheguei a picos de 80º...

Eu sinceramente não estou entendendo, mesmo aberto nenhuma baixa na temperatura, nd resolve, seria mesmo esse Cooler bem fraco em relação ao do fabricante? joguei dinheiro fora? aberto com um vantilador creio que nao seja problema de gabinete mal ventilado ne

Em relação as temperaturas, 80º é bem prejudicial?

Quando entro no setup da BIOS parece que o Cooler vai voar pela casa e a temperatura fica tão alta que parece que a BIOS ta rodando gw2...

Sinceramente pensando em voltar o stock...

Temperatures em Idle

tumblr_m9z9y0yXEe1qfjvflo1_500.jpg

Temperatures em 10 segundos de Guild Wars 2

tumblr_m9z9yd8f451qfjvflo1_500.jpg

Fotos do computador

tumblr_m9zfkfEd4P1qfjvflo1_1280.jpg

tumblr_m9zfiw45hb1qfjvflo1_1280.jpg

Dicas?

[]s bom feriado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo verificou se não ficou algum "pushpin" com folga ou não ficou presa?

Pois isso pode elevar e muita a temperatura, já tive um hyper TX3 e ele vazia bem o trabalho! O TX3 que você comprou é a revisão RR-910-HTX3-GP? Pois ele ainda teve uma melhora! Como foi a aplicação da pasta? Pois em excesso, vai aumentar as temps!

Cabos bem organizados? Existe outros fans no gabinete? Injetando e removendo ar?

E outra, essas temps são dos Cores ou do "CPUTIN"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo verificou se não ficou algum "pushpin" com folga ou não ficou presa?

Pois isso pode elevar e muita a temperatura, já tive um hyper TX3 e ele vazia bem o trabalho! O TX3 que você comprou é a revisão RR-910-HTX3-GP? Pois ele ainda teve uma melhora! Como foi a aplicação da pasta? Pois em excesso, vai aumentar as temps!

Cabos bem organizados? Existe outros fans no gabinete? Injetando e removendo ar?

E outra, essas temps são dos Cores ou do "CPUTIN"?

Chequei tudo sim, está bem preso mais que isso não vai :(

o que comprei foi exatamente esse que você falou, segue o link

http://www.terabyteshop.com.br/cooler-cpu/cooler-master-hypertx3-rr-910-htx3-gp-am2-am3-754-939-940-775-1156.ptml

Apliquei pasta como manda no site da ac5, um filetinho uma linha no centro do processador, tb tinha tentado com uma gota no tamano de um feijão e tb não adiantou...

No momento não existem outras FANs, so 1 FAN na parte de trás removendo ar, mas o gabinete está todo aberto e em cima da mesa agora, isso não deveria ajudar um pouco??

Essas temperaturas que passei são sim do core, o CPUTIN esta em 80~90 em idle, o que seria isso??

Adicionei screenshoots com mais informações das temperaturas no primeiro post...

Tb fiz o teste com um ventilador de sala ligado na cara da placa mãe e nd mudou ... temperatura no guild wars chegou ainda a 75º ... algo errado nas voltagens? placa mãe enviando mais que deveria não sei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chequei tudo sim, está bem preso mais que isso não vai :(

o que comprei foi exatamente esse que você falou, segue o link

http://www.terabyteshop.com.br/cooler-cpu/cooler-master-hypertx3-rr-910-htx3-gp-am2-am3-754-939-940-775-1156.ptml

Apliquei pasta como manda no site da ac5, um filetinho uma linha no centro do processador, tb tinha tentado com uma gota no tamano de um feijão e tb não adiantou...

No momento não existem outras FANs, so 1 FAN na parte de trás removendo ar, mas o gabinete está todo aberto e em cima da mesa agora, isso não deveria ajudar um pouco??

Essas temperaturas que passei são sim do core, o CPUTIN esta em 80~90 em idle, o que seria isso??

Adicionei screenshoots com mais informações das temperaturas no primeiro post...

Tb fiz o teste com um ventilador de sala ligado na cara da placa mãe e nd mudou ... temperatura no guild wars chegou ainda a 75º ... algo errado nas voltagens? placa mãe enviando mais que deveria não sei?

Nossa amigo que trágico. Posta uma foto ai pra agente ver.

Pode ser que seja erro na leitura da temperatura.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa amigo que trágico. Posta uma foto ai pra agente ver.

Pode ser que seja erro na leitura da temperatura.

Abraço.

Foto do computador aberto? screenshot das temperaturas esta no primeiro post ...

Segue as fotos do computador

tumblr_m9zfkfEd4P1qfjvflo1_1280.jpg

tumblr_m9zfiw45hb1qfjvflo1_1280.jpg

Detalhe mesmo aberto com um ventiladro na face a temperatura da CPU n está baixando, acho que aberto com ventilador o problema não pode ser de ventilação no gabinete ne

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A instalação da fan no cooler conforme a foto que você postou está certa.

No caso, a fan injeta ar por dentro do dissipador e a fan da traseira deve jogar o ar quente para fora do gabinete.

Veja se a fan traseira do gabinete está instalada como exaustor.

Veja se a sua placa mãe é o mesmo do site abaixo.

http://www.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_1155/P8H61M/#overview

Na sessão de downloads tem um utilitário da Asus que é o Asus Suite II.

O utilitário tem um sensor que monitora a velocidade das fans conectadas na CPU Fan e na Chassis Fan, além de informar as temperaturas da CPU e da placa mãe.

Pode ser que a temperatura da CPU seja menor do que o HWMonitor.

Confie na temperatura do HWMonitor.

Porém, o controle de velocidade da fan vai ser de acordo com a temperatura do sensor do utilitário.

O utilitário tem também o Fan Xpert+ onde tem um gráfico que permite acompanhar a % rotação da fan conforme a temperatura da CPU aumenta ou diminui.

Veja como está a % de rotação da fan e em quantos rpm a fan fica quando a temperatura da CPU sobe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A instalação da fan no cooler conforme a foto que você postou está certa.

No caso, a fan injeta ar por dentro do dissipador e a fan da traseira deve jogar o ar quente para fora do gabinete.

Veja se a fan traseira do gabinete está instalada como exaustor.

Veja se a sua placa mãe é o mesmo do site abaixo.

http://www.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_1155/P8H61M/#overview

Na sessão de downloads tem um utilitário da Asus que é o Asus Suite II.

O utilitário tem um sensor que monitora a velocidade das fans conectadas na CPU Fan e na Chassis Fan, além de informar as temperaturas da CPU e da placa mãe.

Pode ser que a temperatura da CPU seja menor do que o HWMonitor.

Confie na temperatura do HWMonitor.

Porém, o controle de velocidade da fan vai ser de acordo com a temperatura do sensor do utilitário.

O utilitário tem também o Fan Xpert+ onde tem um gráfico que permite acompanhar a % rotação da fan conforme a temperatura da CPU aumenta ou diminui.

Veja como está a % de rotação da fan e em quantos rpm a fan fica quando a temperatura da CPU sobe.

A FAN traseira está como exaustor sim ...

A placa mãe é essa mesma, e realmente o utilitario vem mostrando uma temperatura um pouco menor que o HWMonitor...

Nas horas em que a temperatura sobe muito a fan gira a 2800RPM, creio que seja o maximo que ela consegue de acordo com as especificações da Hyper Tx3.

Depois de uma limpada, outra encaixada, outra tentativa de pasta termica, parece que deu uma leve melhorada... acho cedo dizer que está funcionando corretamente ainda ... continuarei testando ...

Estranho que no asus suite está mostrando cerca de 5~10º graus a menos que no HWMonitor ...

O que seria aquele valor na informação de CPUTIN pois gira entre 85~95, é ruim isso?

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Hyper 212+ e não tenho problema de aquecimento do processador.

No meu caso as vezes também acontece da CPUTIN mostrar uma temperatura alta.

Creio que essa informação possa não ser confiável.

Quando eu faço teste de stress, realmente o sensor da Asus mostra uns 5 a 10C a menos do que o HWMonitor.

Confie mais na temperatura dos cores apresentado pelo HWMonitor.

O mais importante era saber que conforme for a temperatura da CPU, a fan também aumenta a rotação.

Tem um outro programa que se chama AIDA64.

No menu Computador / Sensor, o utilitário mostra várias informações como as temperaturas do processador e GPU.

Tais informações são idênticas ao HWMonitor.

O AIDA64 não mostra a temperatura máxima atingida pelo processador tal como o HWMonitor.

O utilitário ainda mostra a temperatura da placa mãe e a velocidade da fan do processador.

Tais informações são idênticas ao sensor da Asus.

Eu não sei se o seu problema pode ter haver ou não com a forma que você aplicou a pasta térmica.

O TX3 tem os heatpipes espaçados, dai eu não sei se isso pode influenciar na forma de aplicar a pasta térmica.

Dá uma olhada no tópico abaixo:

http://www.tomshardware.com/forum/265475-29-very-high-temps-installing-hyper-ideas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A FAN traseira está como exaustor sim ...

A placa mãe é essa mesma, e realmente o utilitario vem mostrando uma temperatura um pouco menor que o HWMonitor...

Nas horas em que a temperatura sobe muito a fan gira a 2800RPM, creio que seja o maximo que ela consegue de acordo com as especificações da Hyper Tx3.

Depois de uma limpada, outra encaixada, outra tentativa de pasta termica, parece que deu uma leve melhorada... acho cedo dizer que está funcionando corretamente ainda ... continuarei testando ...

Estranho que no asus suite está mostrando cerca de 5~10º graus a menos que no HWMonitor ...

O que seria aquele valor na informação de CPUTIN pois gira entre 85~95, é ruim isso?

[]s

Não sei o que é esse CPUTIN, mais dei uma pesquisada rápida tem muitos relatos de temperatura altas, a galera fala que é erro de leitura.

Quando a temperatura ai fica elevada ocorre algum tipo de travamento ou instabilidade?

Olha meu print: (não tem isso)

temeraturasemfull.png

Programas para Leitura de Temperatura:

  • AIDA64 Extreme Edition
  • HWMonitor
  • Core Temp
  • RealTemp
  • SpeedFan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, como ninguém se pronunciou, aqui vai o meu pitaco, eu também tenho o TX3 (no segundo PC) e a instalação dele é simples, mas a aplicação da pasta térmica não é, acontece que a base dele é irregular principalmente entre os heatpipes(acho que assim que escreve), o método de colocar um pouco no centro do processador e a pressão do encaixe fazer o resto do serviço não funcionou comigo, tiver que passar a pasta na em toda superfície do processador(camada bem fina) e passar na base do TX3 também, mas somente para tapar os "vãos" entre os heatpipes, depois disso ele segurou o Phenom II 965 C3 @ 3.4 Ghz em teste de stress (OCCT) com temperatura máxima de 54º/55º C com temperatura ambiente na casa dos 32º C e o troquei porque não tive como não comprar um A70 por R$70,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A FAN traseira está como exaustor sim ...

A placa mãe é essa mesma, e realmente o utilitario vem mostrando uma temperatura um pouco menor que o HWMonitor...

Nas horas em que a temperatura sobe muito a fan gira a 2800RPM, creio que seja o maximo que ela consegue de acordo com as especificações da Hyper Tx3.

Depois de uma limpada, outra encaixada, outra tentativa de pasta termica, parece que deu uma leve melhorada... acho cedo dizer que está funcionando corretamente ainda ... continuarei testando ...

Estranho que no asus suite está mostrando cerca de 5~10º graus a menos que no HWMonitor ...

O que seria aquele valor na informação de CPUTIN pois gira entre 85~95, é ruim isso?

[]s

Olha é ruim sim, pois o máximo e 72º C

Máximo dos cores e 100ºC

Mas estou com quase certeza que no seu caso é erro de leitura, PC chegou a reiniciar ou apareceu algum tipo de mensagens de super aquecimento?

As suas temperaturas deveriam estar próximas p/ mais ou p/ menos (algo em torno de 5%~10%) das temps apresentadas pelo Rivanio: temeraturasemfull.png

**Isso se ele estiver usando um TX3 (pois comparou temps), mas acho que ele está usando um hyper 212 EVO (assinatura dele), pois as temps estão super baixas p/ um TX3 ;D

**Não estou conseguindo abrir as suas prints :/

Não sei o que é esse CPUTIN, mais dei uma pesquisada rápida tem muitos relatos de temperatura altas, a galera fala que é erro de leitura.

Quando a temperatura ai fica elevada ocorre algum tipo de travamento ou instabilidade?

Olha meu print: (não tem isso)

....

Tem, apenas está com outro nome, creio que seja o TMPIN0.

As vezes podem ocorrer erro de leitura em algumas unidades, mas não são todas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem, como ninguém se pronunciou, aqui vai o meu pitaco, eu também tenho o TX3 (no segundo PC) e a instalação dele é simples, mas a aplicação da pasta térmica não é, acontece que a base dele é irregular principalmente entre os heatpipes(acho que assim que escreve), o método de colocar um pouco no centro do processador e a pressão do encaixe fazer o resto do serviço não funcionou comigo, tiver que passar a pasta na em toda superfície do processador(camada bem fina) e passar na base do TX3 também, mas somente para tapar os "vãos" entre os heatpipes, depois disso ele segurou o Phenom II 965 C3 @ 3.4 Ghz em teste de stress (OCCT) com temperatura máxima de 54º/55º C com temperatura ambiente na casa dos 32º C e o troquei porque não tive como não comprar um A70 por R$70,00.

ttorquati

O que nosso colega ApoloBrz postou está certíssimo, passei pela mesma

situação com o Hyper TX3 e a solução que adotei foi a mesmo que ele

descreveu, tente preencher as cavidades existentes entre os heat pipes

com a pasta térmica e aplique na superficie do processador uma camada

bem fina da pasta, talvez resolva seu problema.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que é comum no sistema de fixação dele é o pino não abrir por completo na parte de trás da placa-mãe.

Já aconteceu isso comigo e só notei olhando na parte de trás da placa-mãe, onde vi que dois dos pinos estavam mais para fora do que os outros dois, ai fui entender direito o sistema de fixação e vi que ele forma tipo de um "T" depois que o pino passa pela placa-mãe.

Veja se o seu problema não é esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, acho que podemos fechar esse tópico ...

Agradeço a todos pela ajuda e atenção ...

Explicando, a resolução foi bem simples mesmo, eu tirei tudo novamente limpei e coloquei uma camada fina no cooler, bem fina mesmo, finisima hehe e preenchi os vãos ... também passei uma camada bem fina no processador, utilizei um cartão de crédito para deixar a superficie fina e reta ...

Notei que quando eu seguia as dicas do fabricante e outras dicas de colocar apenas no meio a pasta não estava espalhando muito bem, resolvi eu mesmo espalhar ...

Com essas mudanças a temperatura abaixou de 70~80 para 60º no gw2 e no Diablo3 não passa de 50º ... Não sei se é o bastante ou o maximo que o cooler consegue fazer, mas só de ter um pouco de sucesso nessa compra já fico bem feliz ... para ajudar um pouco comprei duas akasa de 120mm e coloquei no gabinete tb, mas essas eu não noto influencia nessa temperatura ...

enfim, qualquer duvida só dizer =)

Mais uma vez agradeço a ajuda e atenção de todos ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um cooler que tem esses mesmos vãos no dissipador e estou com duvida na aplicação da pasta térmica. Você preencheu esses vãos com pasta termica? Pois vai bastante pasta termica pra preencher esses vãos. É isso mesmo? Se puder esclarecer direitinho como fez esta aplicação fico grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um cooler que tem esses mesmos vãos no dissipador e estou com duvida na aplicação da pasta térmica. Você preencheu esses vãos com pasta termica? Pois vai bastante pasta termica pra preencher esses vãos. É isso mesmo? Se puder esclarecer direitinho como fez esta aplicação fico grato.

eu usei a arctic silver 5 ...

eu so mirei a ponta da onde saia pasta nos vãos e fui preenchendo de leve .. todos os vãos ...

depois passei um cartão de plastico pra tirar o que ficou em excesso pra fora, e com esse tantinho q ficou pra fora eu ja aproveitei e usei pra passar nas outras partes de aluminio do cooler, mas ficou bem pouca coisa mesmo, dava ate pra ver algumas partes de aluminio e tal ... não sei se é o recomendado ...

no processador eu fiz o mesmo com um cartão e deixei uma camada bem fina tb mas um pouco mais grossa da q eu fiz no cooler ...

Novamente, não sei se realmente é assim que se faz, mas aqui funcionou =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...