Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar Regulador: entrada 0-110vcc, Saída 24vcc 10a.


Rafaela-Sama.

Posts recomendados

Boa tarde,

estou tentando montar uma fonte reguladora. Bom, está mais para um circuito regulador do que fonte.

Eu preciso alimentar um motor de aproximadamente 5a - 24V, e outros periféricos, porém a alimentação da minha placa será variada de 0 - 100Vcc.

Eu não controlo esta alimentação, apenas sei que se não tiver outras cargas junto a está alimentação, elá terá uma tensão de saída de aproximadamente 100Vcc, porém se houvem cargas, está tensão cairá para aproximadamente 30V.

Pensando nisto, montei o seguinte circuito:

Fonte.png

Após montado, apliquei tensão contínua no coletor deste transistor de potência e dos 0v até 24v, a tensão no emissor do transistor acompanhou a tensão de entrada. Quando a alimentação no coletor passou dos 24v e foi até os 110vcc, a tensão de saída se manteve 24vcc.

Levando em consideração que o transistor 2SD1047, de encapsulamento to-247 com 100W e dissipador de calor, 140V e 12A, já liguei o motor na saída para testar.

O transistor entrou em curto, o zener entrou em curto, e o fusível rompeu.

=/

A corrente deve ter ido pra cima do componente e não pro motor, fazendo com que tudo entrasse em curto.

Com este circuito sei que posso colocar um 7805 na saída e alimentar um PIC, e depois controlar a tensão do motor por pwm.

Mas além de muito complicado, e de eu não ter ideia de como fazer, eu quero outras soluções.

Se alguém puder me ajudar, eu ficarei muito grata.

Desde já agradeço.

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se mais cem vezes fizeres esse circuito 101 vezes irá explodir..

Experimente calcular a potência dissipada no transistor em regime, para alimentar o motor..

Im = 5A

Vm = 24V

VCE = 110-24 = 86 Volts...

Se o transistor é para 100 Watts a máxima corrente que poderias ter ai seria 100/86 = 1,16 Amperes, pois 1,16 x 86 = 100 Watts

Se realmente exigires 5 Amperes o transistor, nessa hora, dissiparia 86 x 5 = 430 Watts.. O que achas que aconteceria???

Essa solução dai de tomar os 24 Volts para o motor com regulador (transistor) linear a partir dos 110 Volts é muito, mas muito ruim... Já viste porque..

Além do mais motores, ao partir, exigem correntes da ordem de 20 vezes sua corrente de regime, no caso 20 x 5A = 100 Amperes, por curto intervalo de tempo, mas exigem. Se negares essa corrente de partida aos mesmos pode não vencer a inércia, pode, conforme o carregamento mecânico sobre o mesmo, dar problemas de outras ordens..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VCE = 110-24 = 86 Volts...

Se o transistor é para 100 Watts a máxima corrente que poderias ter ai seria 100/86 = 1,16 Amperes, pois 1,16 x 86 = 100 Watts

Acho que agora eu compreendi. Com base nisto, pesquisei um pouco mais sobre usar o transistor como regulador de tensão, e vi mesmo que o transistor fica em série com a carga, funcionando como um 'resistor variável'.

Um amigo comentou sobre usar o transistor na configuração Darlington, mas acredito que eu teria o mesmo problema, certo?

Faller, no caso então de eu trocar o transistor por um de potência similar, e chaveamento rápido, eu poderia estar controlando o motor em PWM? Sem que ele se danificasse, e é claro, usando um optoacoplador? Já que o mesmo estará funcionando como chaveador e não divisor de tensão?

Vou começar a pesquisar uma maneira de controlar esta tensão, para que os 90v não vá para o motor.

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Matheus, estou tirando de uma máquina de solda. Por isto a variação tão grande.

Por que tem que tirar a alimentação da máquina de solda?

Máquina de solda é um transformador limitado em corrente. Chega a uns 200 a 400 A mas quando em trabalho a tensão praticamente zera, pois é o momento de maior corrente para derreter os eletrodos.

O transformador foi projetado para trabalhar assim.

Seu circuito terá que lidar com estas faltas de tensões, o que já complica muito.

Acredito que você esteja trilhando o caminho mais difícil.

Por que não alimentar o circuito com um simples transformador direto da rede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que não alimentar o circuito com um simples transformador direto da rede?

E o desafio Albert? rsrs

Eu medi as tensões da máquina em vazio e trabalhando, consegui valores de 15vcc até 80vcc. Com 5v já é suficiente para alimentar o pic, e com os 15 para fazer com que o motor rode.

Fiz o motor girar usando um transistor mosfet irf640, agora falta só acertar os cálculos para não deixar os 80v irem para o motor.

Ainda to meio sem ideia de como fazer a leitura de tensão.

=/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente andei pesquisando, e agora preciso montar um leitor de tensão no pic. Para que eu possa trabalhar com a pwm do mesmo.

Se eu montar um divisor de tensão (usando valores de resistores comuns de 220k e 10k ambos 1/8W) eu terei uma corrente baixa, o que não prejudicará o meu pic, e um valor analógico proporcional a minha entrada de tensão elevada(110vdc).

Já que, 110V/230kOhms = 4,7e-4 Amperes.

Está certo o jeito que eu estou tentando montar o leitor de tensão?

Desde já, obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente andei pesquisando, e agora preciso montar um leitor de tensão no pic. Para que eu possa trabalhar com a pwm do mesmo.

Se eu montar um divisor de tensão (usando valores de resistores comuns de 220k e 10k ambos 1/8W) eu terei uma corrente baixa, o que não prejudicará o meu pic, e um valor analógico proporcional a minha entrada de tensão elevada(110vdc).

Já que, 110V/230kOhms = 4,7e-4 Amperes.

Está certo o jeito que eu estou tentando montar o leitor de tensão?

Desde já, obrigada.

O jeito de mensurar a tensão está certo, pode ser assim.

Mas deve tomar cuidado com PWM.

O PWM diminui apenas a largura dos pulsos, diminuindo a tensão RMS e não a tensão de pico.

110 Vac 60Hz senoidal tem o pico da senoide em 154V, portanto os capacitores de filtro dos retificadores ficam sempre carregados com este pico de 154V.

Mesmo depois de ter diminuído a tensão RMS para 15V com o PWM, a tensão de pico ainda será de 154V, e qualquer capacitor que for posto aí, se carregará com 154V.

Isso ocorre pois o PWM não diminui a amplitude da tensão, apenas a largura dos pulos que diminui a tensão RMS (Estude sobre tensão TRUE RMS).

Para abaixar a amplitude do da tensão para 15V, é necessário um indutor que faz tornar média a tensão tal como os indutores na saída de uma fonte ATX.

Veja:

http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/abw_smps_e.html

Com esta topologia de fonte chaveada nesta calculadora on-line, você poderá estudar as simulações e até calcular o indutor necessário.

O diodo de retorno também será necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

110 Vac 60Hz senoidal tem o pico da senoide em 154V, portanto os capacitores de filtro dos retificadores ficam sempre carregados com este pico de 154V.

Albert, apenas lembrando que é Vdc e não Vac.

Tenho ciência de que a tensão de pico ainda será alta. Porém pretendo alimentar um motor CC, que leva em consideração a tensão RMS.

E medir um indutor fixo para uma alimentação que varia vai complicar tudo.

Fiz alguns testes alimentando este motor com 24(de pico mesmo, levando em conta que o duty pwm estava em 100%) e consegui variar sua velocidade.

Porém estou tendo problemas agora com o Optoacoplado que protege o PIC.

Pretendo usar o 4N35, que é o que vai acionar o gate do mosfet.

Fiz testes, e a saída do optoacoplado que acionava o gate(do mosfet) tinha que ser igual a do Source.

Exemplo:

Se eu acionava o mosfet com 5volts, mesmo tendo alimentação de 24vcc no source, eu só conseguia o sinal de 5volts indo para o drain do mosfet.

(consegui fazer entender? Eu me confundo tentando explicar)

O sinal PWM saia perfeito(foi analisado por osciloscópio).

No datasheet do mosfet, ele diz que a tensão de gate é +-20V. Será que se eu acionar o gate com +-20v e colocar os 100vdc no source eu consigo os 100V de pico no Drain?

Poque agora, irei trabalhar o sinal pwm usando um Source de 100Vdc(valor que varia). Já o 4N35 suporta a tensão coletor-emissor de apenas 30v.

O certo neste caso, seria usar o optoacoplador acionando um transistor, que acionará o mosfet? Ou era os 5V que não eram suficientes para acionar o gate do Mosfet?

É isto? Que transistor seria recomendado neste caso?

=/ Só problemas hasuhasuahs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Albert, apenas lembrando que é Vdc e não Vac.

Tenho ciência de que a tensão de pico ainda será alta. Porém pretendo alimentar um motor CC, que leva em consideração a tensão RMS.

E medir um indutor fixo para uma alimentação que varia vai complicar tudo.

Fiz alguns testes alimentando este motor com 24(de pico mesmo, levando em conta que o duty pwm estava em 100%) e consegui variar sua velocidade.

Porém estou tendo problemas agora com o Optoacoplado que protege o PIC.

Pretendo usar o 4N35, que é o que vai acionar o gate do mosfet.

Fiz testes, e a saída do optoacoplado que acionava o gate(do mosfet) tinha que ser igual a do Source.

Exemplo:

Se eu acionava o mosfet com 5volts, mesmo tendo alimentação de 24vcc no source, eu só conseguia o sinal de 5volts indo para o drain do mosfet.

(consegui fazer entender? Eu me confundo tentando explicar)

O sinal PWM saia perfeito(foi analisado por osciloscópio).

No datasheet do mosfet, ele diz que a tensão de gate é +-20V. Será que se eu acionar o gate com +-20v e colocar os 100vdc no source eu consigo os 100V de pico no Drain?

Poque agora, irei trabalhar o sinal pwm usando um Source de 100Vdc(valor que varia). Já o 4N35 suporta a tensão coletor-emissor de apenas 30v.

O certo neste caso, seria usar o optoacoplador acionando um transistor, que acionará o mosfet? Ou era os 5V que não eram suficientes para acionar o gate do Mosfet?

É isto? Que transistor seria recomendado neste caso?

=/ Só problemas hasuhasuahs

5V não é suficiente para acionar mosfets.

Também o foto-acoplador 4n25 não é adequado para acionar mosfets.

+-20v para o gate, é o máximo teórico. Na prática use entre 12V a 15V.

Use um foto-acoplador TLP250

Use uma fonte referenciada ao Source, que pode ser de 12V até no máximo 15V para acionar o mosfet.

O TLP250 é um driver de mosfet isolado completo.

Você não terá problemas com ele.

Mostre o esquema para entendermos melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5V não é suficiente para acionar mosfets.

Também o foto-acoplador 4n25 não é adequado para acionar mosfets.

+-20v para o gate, é o máximo teórico. Na prática use entre 12V a 15V.

Use um foto-acoplador TLP250

Use uma fonte referenciada ao Source, que pode ser de 12V até no máximo 15V para acionar o mosfet.

O TLP250 é um driver de mosfet isolado completo.

Você não terá problemas com ele.

Mostre o esquema para entendermos melhor.

Squema%2520R.jpg

No caso de eu não usar os 24vdc regulado pelo zener, eu trocarei o zener por um de 12v, e usarei apenas um 7805.

Pesquisei sobre o TL250 no google e vi que você mesmo o recomenda em aplicações de inversores de frequência, estou estudando um pouco mais sobre ele, já que analisando seu datasheet não entendi muita coisa.

Não dá certo mesmo com o 4n35? =(

Eu fiz o teste tentando acionar o gate do mosfet com os 15vdc, o Source nos 40vdc e joguei o duty pra 99%, porém no Drain só tinha 15Vdc.

;(

E o sinal de gate variando 1~99% o Drain variou de 0 a 15vdc. E não de 0 a 40vdc.

Não tenho este TL250 aqui no momento para fazer testes..

=/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Squema%2520R.jpg

No caso de eu não usar os 24vdc regulado pelo zener, eu trocarei o zener por um de 12v, e usarei apenas um 7805.

Pesquisei sobre o TL250 no google e vi que você mesmo o recomenda em aplicações de inversores de frequência, estou estudando um pouco mais sobre ele, já que analisando seu datasheet não entendi muita coisa.

Não dá certo mesmo com o 4n35? =(

Eu fiz o teste tentando acionar o gate do mosfet com os 15vdc, o Source nos 40vdc e joguei o duty pra 99%, porém no Drain só tinha 15Vdc.

;(

E o sinal de gate variando 1~99% o Drain variou de 0 a 15vdc. E não de 0 a 40vdc.

Não tenho este TL250 aqui no momento para fazer testes..

=/

Em baixa freqüência até funciona mas não acho muito confiável.

Que mosfet é aquele? De canal N ou de canal P?

Tendo em vista que mosfets de potência só se acham em canal N na sua maioria, achei estranho o mosfet estar chaveando o polo positivo.

Mosfet de cal N chaveia o polo negativo, pois seu source tem que ficar ligado diretamente ao ponto terra do circuito. Caso contrário ele não funcionará corretamente.

O simples fato do motor estar no source do mosfet cria uma tensão entre source e terra que vai impedir a carga e descarga correta do gate.

Já se ele for de canal P, tem que receber tensão negativa no gate para conduzir, e descarregar o gate no positivo da fonte para ele deixar de conduzir. Contudo o dreno tem que ficar diretamente ligado ao polo positivo da fonte.

Tem coisa estranha aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em baixa freqüência até funciona mas não acho muito confiável.

Que mosfet é aquele? De canal N ou de canal P?

Tendo em vista que mosfets de potência só se acham em canal N na sua maioria, achei estranho o mosfet estar chaveando o polo positivo.

Mosfet de cal N chaveia o polo negativo, pois seu source tem que ficar ligado diretamente ao ponto terra do circuito. Caso contrário ele não funcionará corretamente.

O simples fato do motor estar no source do mosfet cria uma tensão entre source e terra que vai impedir a carga e descarga correta do gate.

Já se ele for de canal P, tem que receber tensão negativa no gate para conduzir, e descarregar o gate no positivo da fonte para ele deixar de conduzir. Contudo o dreno tem que ficar diretamente ligado ao polo positivo da fonte.

Tem coisa estranha aí.

entendi, não sabia isso de polo N e polo P. Fiz chaveando o negativo e funcionou certinho.

*-*

Obrigada.

Rafaela

Qual é a frequência do seu PWM?

Agricio

1kHz.

Porém não sei se esta é a melhor frequência para se usar em um motor.

Ainda vou pesquisar sobre isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 KHZ é uma frequência muito audível. Dependendo do motor é insuportável.

O esquema abaixo é basicamente o mesmo usado em controles de esteiras. Tenta ligar a saída do seu PWM direto na entrada do MOSFET via o resistor de 220R, sem usar o fotoacoplador.

Devido à corrente de trabalho aí do seu circuito o D1 (amortecedor de picos) é obrigatório.

ControlederotaoRafaela.jpg

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 KHZ é uma frequência muito audível. Dependendo do motor é insuportável.

O esquema abaixo é basicamente o mesmo usado em controles de esteiras. Tenta ligar a saída do seu PWM direto na entrada do MOSFET via o resistor de 220R, sem usar o fotoacoplador.

Devido à corrente de trabalho aí do seu circuito o D1 (amortecedor de picos) é obrigatório.

ControlederotaoRafaela.jpg

Agricio

A primeira montagem que eu fiz foi sem optoacoplador.

Liguei com o resistor de 200r, porém quando eu liguei o motor queimou a saída do PIC. =x

rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente agora só estou com um probleminha.

A leitura da tensão DC de 0 - 110v.

Já fiz lógica com resistores de 5w e valores de 4k7 e 200ohms, reduzindo a entrada de tensão para no máximo 5vdc, mas não deu certo.

A saída pwm fica variando e o LED piscando..

Levando em consideração a lei de Ohm(básico do básico), para 4k9 a corrente sobre os resistores é de 22mA, ou seja, não queimaria o pic.

Porém, quando a tensão está lá pelos 20V a corrente é de 4mA e a entrada analógica não consegue ler.

Estou esquecendo de considerar algo?

Alguém teria uma solução para fazer esta leitura de tensão DC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente agora só estou com um probleminha.

A leitura da tensão DC de 0 - 110v.

Já fiz lógica com resistores de 5w e valores de 4k7 e 200ohms, reduzindo a entrada de tensão para no máximo 5vdc, mas não deu certo.

A saída pwm fica variando e o LED piscando..

Levando em consideração a lei de Ohm(básico do básico), para 4k9 a corrente sobre os resistores é de 22mA, ou seja, não queimaria o pic.

Porém, quando a tensão está lá pelos 20V a corrente é de 4mA e a entrada analógica não consegue ler.

Estou esquecendo de considerar algo?

Alguém teria uma solução para fazer esta leitura de tensão DC?

Resistor de 5w por 4,7K para ler tensão?

Está fazendo isto errado.

O pic não ler a corrente, ele tem que ler a tensão.

Com um resistor de 1/4 W por 100K na linha positiva 110V e outro de 1/4W por 5K na linha de negativa, os dois ligados em série, entre os dois para o terra daria 5V.

Mas acredito que para o pic ler esta tensão e interpreta-la, 5V já é demais tendo em vista que a tensão de alimentação dele já é 5V.

Use 100K por 1/4W no positivo, e um de 2,2K no negativo.

Do meio para o negativo dará 2V.

Se ainda não der certo ou funcionar mais ou menos, use 1K na linha negativa.

Mesmo quando se quer mensurar a corrente de um equipamento por meio de um transformador de corrente ou mesmo resistor shunt, o que se ler não é corrente, é a tensão.

O transformador de corrente então transforma as variações de corrente de 0 a 50A por exemplo em 0 a 2V, daí o pic interpreta isso como corrente.

Para mensurar tensão não deve ser diferente. Use tensões de 0 a 2V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resistor de 5w por 4,7K para ler tensão?

Está fazendo isto errado.

O pic não ler a corrente, ele tem que ler a tensão.

Com um resistor de 1/4 W por 100K na linha positiva 110V e outro de 1/4W por 5K na linha de negativa, os dois ligados em série, entre os dois para o terra daria 5V.

Mas acredito que para o pic ler esta tensão e interpreta-la, 5V já é demais tendo em vista que a tensão de alimentação dele já é 5V.

Use 100K por 1/4W no positivo, e um de 2,2K no negativo.

Do meio para o negativo dará 2V.

Se ainda não der certo ou funcionar mais ou menos, use 1K na linha negativa.

Mesmo quando se quer mensurar a corrente de um equipamento por meio de um transformador de corrente ou mesmo resistor shunt, o que se ler não é corrente, é a tensão.

O transformador de corrente então transforma as variações de corrente de 0 a 50A por exemplo em 0 a 2V, daí o pic interpreta isso como corrente.

Para mensurar tensão não deve ser diferente. Use tensões de 0 a 2V.

Sim, estava fazendo a lógica de um divisor de tensão e não de corrente.

Comecei com valores parecidos com o que você me falou, de 1/8. Não deu certo. Então tentei diminuir o valore deles, e nada. Dai então tentei colocar os resistores desses mesmos valores só que de 5w. Nada também.

Vou tentar trabalhar com MOSFETs agora de canal P.

Acho que vai facilitar um pouco o projeto.

=\

Albert, eu usando o Mosfet de canal P irei chavear o gate usando o negativo, e quando o positivo de 15V estiver no gate, ele não deixará passar corrente, certo?

E eu posso jogar dai os 100V no source?

Porque eu vejo em muitos circuitos as pessoas usarem a mesma tensão que vai no gate, no source.

No datasheet do meu componente ele diz aguentar.

(IRF9640)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não esqueça que mosfet P tem que receber tensão negativo no gate para conduzir. Veja a diferença entre P e N:

imageO9S.JPG

Outra coisa é que todos os dois mosfets tem que receber o sinal do gate referenciado a source e não a dreno.

No mosfet canal N, o source é negativo e isso facilita bastante o acionamento já que o pic possui por natureza, sinal referenciado a negativo.

O problema é que o source do mosfet canal P é positivo e o sinal de acionamento tem que ser referenciado a positivo. Isso complica o circuito driver

Sim, estava fazendo a lógica de um divisor de tensão e não de corrente.

Comecei com valores parecidos com o que você me falou, de 1/8. Não deu certo. Então tentei diminuir o valore deles, e nada. Dai então tentei colocar os resistores desses mesmos valores só que de 5w. Nada também.

Vou tentar trabalhar com MOSFETs agora de canal P.

Acho que vai facilitar um pouco o projeto.

=\

Albert, eu usando o Mosfet de canal P irei chavear o gate usando o negativo, e quando o positivo de 15V estiver no gate, ele não deixará passar corrente, certo?

E eu posso jogar dai os 100V no source?

Porque eu vejo em muitos circuitos as pessoas usarem a mesma tensão que vai no gate, no source.

No datasheet do meu componente ele diz aguentar.

(IRF9640)

Faça um esquema e coloque aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde Albert, me desculpe a demora de resposta.

Primeiro montei o seguinte esquema, que é praticamente o mesmo que o do meu ccto com MOSFET de canal N, porém ao invés de chavear sinal positivo no gate, agora estou chaveando sinal negativo no gate do MOSFET(que agora é de canal P).

CCTO0.jpg

Ele funcionou, mas desde que meu sinal de VCC fosse até 15V(igual o sinal de pull-up no gate).

Dei uma pesquisada na internet sobre como usar o mesmo Mosfet que eu estou usando(irf9640) para chavear e encontrei o seguinte esquema:

CCTO.jpg

Onde VCC era uma fonte de 24V, e os resistores eram R1 10k, e R2 4k7.

Na pratica funcionou, então decidi quadruplicar os valores dos resistores, já que o meu VCC seria variando até 100VCC.

Então usei resistores de R1 = 39k, e R2 18K.

O mosfet queimou quando chegou nos 60V, não entendi muito o porque, já que a tensão do gate deveria estar em 18V aproximadamente.

Sou meio leiga com relação a este componente, mas tenho muito interesse em entende-lo melhor.

Agradeço a ajuda de todos..

Se puderem continuar me ajudando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Albert, me desculpe a demora de resposta.

Primeiro montei o seguinte esquema, que é praticamente o mesmo que o do meu ccto com MOSFET de canal N, porém ao invés de chavear sinal positivo no gate, agora estou chaveando sinal negativo no gate do MOSFET(que agora é de canal P).

CCTO0.jpg

Ele funcionou, mas desde que meu sinal de VCC fosse até 15V(igual o sinal de pull-up no gate).

Dei uma pesquisada na internet sobre como usar o mesmo Mosfet que eu estou usando(irf9640) para chavear e encontrei o seguinte esquema:

CCTO.jpg

Onde VCC era uma fonte de 24V, e os resistores eram R1 10k, e R2 4k7.

Na pratica funcionou, então decidi quadruplicar os valores dos resistores, já que o meu VCC seria variando até 100VCC.

Então usei resistores de R1 = 39k, e R2 18K.

O mosfet queimou quando chegou nos 60V, não entendi muito o porque, já que a tensão do gate deveria estar em 18V aproximadamente.

Sou meio leiga com relação a este componente, mas tenho muito interesse em entende-lo melhor.

Agradeço a ajuda de todos..

Se puderem continuar me ajudando.

Primeiro que no seu esquema o mosfet está invertido.

Sendo canal P o dreno é negativo e não positivo.

Queimou pois o mosfet passou a operar em zona linear.

É para ele operar como chave, ligando e desligando.

Totalmente saturado e totalmente aberto.

O que você fez foi um divisor de tensão. Não é assim que se faz.

Geralmente em PWM se quer que o mosfet conduza o mais rápido possível.

Se fosse possível nem usaria resistor de gate. Mas acontece que o gate se comporta como um capacitor e capacitor quando posto em uma fonte sem limitação de corrente por resistor, sua corrente tende ao infinito.

Isso danifica o mosfet.

Por isso você vai até o datasheet do mosfet e observa quanto de energia o gate consegue absorver e calcula um resistor de gate para que libere uma energia segura durante o processo de carga do gate, bem abaixo do limite.

Na prática costuma-se usar de 4,7R a 10R.

Um exemplo é quando a freqüência é alta, como 60Khz por exemplo, então você pode usar 4,7R para limitar a corrente de carga do gate, e um diodo no sentido da descarga.

No seu caso que é apenas 1Khz, pode usar resistor de gate de 10R, sem o diodo de descarga.

O resistor de gate no seu esquema é o R2. Ele deve ser de 4,7 a 10R.

R1 faz a descarga do gate, o que não é muito eficiente pois se trata de um resistor de valor elevado. Segundo vocês mesmo é de 18K.

Teria que ser de no máximo 1K e ainda assim não seria muito eficiente. Deveria ser um circuitinho com um transistor para fazer a descarga. Mas para freqüência de 1Khz ainda pode funcionar assim com resistor. Para freqüências maiores nem pense em usar resistor.

Resumindo:

O ideal seria o gate do mosfet ser acionado por um circuito push pull a transistor, onde um transistor carregaria o gate (O gate é como um capacitor), e o outro transistor descarregaria o gate.

Outra coisa muito importante é que o gate só suporta até 20V.

No seu esquema o gate do mosfet está recebendo 110V pois o D que deveria ser S (Está invertido), está em VCC, e o gate é chaveado por um transistor em GND através de um resistor de gate. Então de VCC a GND tem 110V e está tensão está no gate.

Segue a polarização correta do mosfet cala P e canal N:

imageO9S.JPG

Observe que para o mosfet canal P conduzir ele precisa de tensão negativa no gate. Mas seu Source também é ao contrário, é alimentado com positivo.

O drive se torna mais complicado.

Sugiro que volte a usar mosfet de cana N

No seu esquema o VCC teria que estar em Source.

O resistor de descarga teria que estar ente gate e Source (+ neste caso).

E o mosfet alimentaria a carga com o Dreno (- neste caso).

Teria que ter uma fonte de 12 a 15V em Source, onde o transistor chavearia ela em gate para fazer o mosfet conduzir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro que no seu esquema o mosfet está invertido.

Sendo canal P o dreno é negativo e não positivo.

Eu inverti na hora de desenhar, mas no meu esquema liguei certinho =x

Eu achei que seria fácil trabalhar com mosfets, rsrs.

Vou pesquisar soluções para o meu projeto usando mosfet de canal N, pelo menos já consegui fazer ele funcionar. Senão.. terá que ser com o de canal P, já que eu preciso do comum(-) do motor.

=p

Muito boa sua explicação.. eu realmente estava um pouco perdida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...