Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade de Placa 300Mbps com roteador 150Mbps


NoobMaster

Posts recomendados

Olá amigos, tenho quase certeza da resposta mas gostaria de confirmar antes com vocês para não me arrepender depois, rs.

Possuo na minha casa: Um roteador Wireless N/150Mbps, um notebook com wireless N/150, um Mediabox Wireless N/150 e um desktop com wireless B+G.

Estava dando conflito, às vezes o desktop caía, e outras vezes os outros equipamentos caíam, então configurei o roteador para trabalhar apenas em G, o que resolveu o problema. Porém andei pesquisando sobre a tal banda N que trabalha a 150Mbps ou mais dependendo do roteador e dos outros equipamentos e tal... Aí resolvi comprar uma placa PCI-E x1 wireless N/150 para substituir a B+G. Pesquisando, encontrei uma wireless 300/N que baixa a 300 e upa a 150, que me atraiu muito e o preço cabe no meu bolso. o que quero saber é, se eu comprar essa placa para o meu desktop, configurar meu roteador e os outros equipamentos para trabalhar em N/150, essa placa vai funcionar em N/150 igual a eles ou vai ficar a 300/150 e travando a rede? Pergunto isso porque quero usá-la desse modo e futuramente substituir todos os outros equipamentos para N/300, placa de rede do notebook, placa de rede do MediaBox e roteador wireless. Então essa pci-e do desktop seria um "primeiro passo" para o N/300.

Desde já agradeço a atenção e a ajuda de vocês, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acredito que consiga manter uma rede estável a 300 Mbps. Manter uma rede fixa em N é conflito na certa, em especial com Mac's. Em G, terás um alcance um pouco maior, com menor velocidade, mas estável e aceitável a todos os tipos de PC's/notes (Mac inclusive). Por experiencia, quanto mais simples é o dispositivo, mas confiavel ele é. Porém, tudo vai das configurações afinadas nos modens/routers envolvidos. É neles que deve basear-se para adquirir esses equipamentos. Leia atentamente os manuais e veja se compensa investir. Por vezes o router será o o problema. Seja criterioso nessa análise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acredito que consiga manter uma rede estável a 300 Mbps. Manter uma rede fixa em N é conflito na certa, em especial com Mac's. Em G, terás um alcance um pouco maior, com menor velocidade, mas estável e aceitável a todos os tipos de PC's/notes (Mac inclusive). Por experiencia, quanto mais simples é o dispositivo, mas confiavel ele é. Porém, tudo vai das configurações afinadas nos modens/routers envolvidos. É neles que deve basear-se para adquirir esses equipamentos. Leia atentamente os manuais e veja se compensa investir. Por vezes o router será o o problema. Seja criterioso nessa análise.

Entendo, estou avaliando bem as possibilidades, pesquisando na internet sobre os chip's envolvidos, meu roteador é um Multilaser WirelessN 150, que por dentro leva a mesma placa de um certo TP-LINK que um usuário desse mesmo fórum está usando numa rede sem fio N/150. E os outros hardwares também estão bem comentados na internet, os que tenho e o que pretendo comprar, só não achei na internet nada falando sobre a compatibilidade dessa pci-e N/300 com redes N/150. Só quero me certificar da compatibilidade antes de investir R$ 160,00. Obrigado.

Só para constar o produto que pretendo comprar é uma Ralink RT3690 1T2R Pci-e x1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não tiveres um modem/router decente que transmita em 300Mbps, de que adianta comprares uma placa para tal? É um contrasenso e, economicamente falando, um desperdício. Se fores migrar a transmissão para 300 Mbps, aí sim, valeria o investimento e consideraria trocar as demais placas dos outros equipamentos. Avalie sua infraestrutura como um todo, não apenas em um equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não tiveres um modem/router decente que transmita em 300Mbps, de que adianta comprares uma placa para tal? É um contrasenso e, economicamente falando, um desperdício. Se fores migrar a transmissão para 300 Mbps, aí sim, valeria o investimento e consideraria trocar as demais placas dos outros equipamentos. Avalie sua infraestrutura como um todo, não apenas em um equipamento.

^^

Obrigado pela dica amigo, mas a diferença de preço me parece um tanto relevante, duas peças por 160, enquanto a N/150 me custaria 120 duas peças, e como citei acima, vou substituindo aos poucos os equipamentos para o padrão N/300 começando pela PCI-E x1 do desktop, que já vai me possibilitar o uso do modo N/150. Depois troco a do notebook, depois a do mediabox e enfim troco o roteador wireless, e mudo o padrão para N/300.

Então, muito obrigado pela sua atenção e ajuda.

Pesquisando melhor encontrei essas especificações no site do fabricante que acredito terem sanado as minhas dúvidas:

Frequency Range:2.4GHz-2.4835GHz

Radio Data Rate:11n:300/150/135/121.5/108/81/54/40.5/27/15Mbps

130/117/104/78/52/39/26/13Mbps

65/58.5/52/39/26/19.5/13/6.5Mbps

11g: 54/48/36/24/18/12/9/6M(adaptive

11b: 11/5.5/2/1M(adaptive Channel: 1~11 (US, Canada) ; 1~13 (Europe) ; 1~14 (Japan)

Peraí não fecha o tópico não!!!!! Rs, é possível na banda N ter equipamentos trabalhando a 150mbps e outros a 300mbps simultaneamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. O modem/router quem determina isso. Quem estiver abaixo disso, ficará pela sua própria limitação.

Então com um Roteador N 300mbps, os dispositivos de 300mbps a 300, e os de 150 a 150, simultaneamente! Isso mesmo que eu queria!

Só que depois de trocar a pci-e dos desktops vou trocar imediatamente o roteador!

Brigadão amigo!

Tudas dúvidas solucionadas! Podem fechar o tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então com um Roteador N 300mbps, os dispositivos de 300mbps a 300, e os de 150 a 150, simultaneamente! Isso mesmo que eu queria!

Só que depois de trocar a pci-e dos desktops vou trocar imediatamente o roteador!

O raciocínio está correto, mas se apenas os clientes 300 Mbps estiverem conectados. Se os de 150 se conectarem, a rede passa a funcionar nesta velocidade para melhorar a compatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigos,

As vezes eu fico em dúvida se todos vão trabalhar na velocidade mais baixa, acho que isso depende do seu roteador.

Aqui em casa meu roteador está configurado para o modo mix B, G e N. E pelo que eu vejo aqui, cada um trabalha na sua velocidade padrão. Os notebooks G estão a 54mbps e os N a 150mbps. Sem problemas, tudo bem que as vezes é um pouco díficil confiar nesses diagnósticos de status do windows, mas aparentemente está correto.

O modelo que utiliza aqui é o TP-Link TL-WR2543ND de 450mbits.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá amigos,

As vezes eu fico em dúvida se todos vão trabalhar na velocidade mais baixa, acho que isso depende do seu roteador.

Aqui em casa meu roteador está configurado para o modo mix B, G e N. E pelo que eu vejo aqui, cada um trabalha na sua velocidade padrão. Os notebooks G estão a 54mbps e os N a 150mbps. Sem problemas, tudo bem que as vezes é um pouco díficil confiar nesses diagnósticos de status do windows, mas aparentemente está correto.

O modelo que utiliza aqui é o TP-Link TL-WR2543ND de 450mbits.

falou

Realmente o windows não é um bom parâmetro para saber se está funcionando na velocidade correta.

Quanto se faz o mix entre BGN, por causa do BG ser mais antigo ele aceita apenas canais de 20Mhz em vez de 40Mhz do N. Assim a antena não pode transmitir ora em um e ora em outro porque poderia causar quedas, logo fixa em 20Mhz. Desta forma, o BG já limita a velocidade por este motivo.

O segundo é que a codificação é diferente em ambos e pelo mesmo motivo é utilizado a codificação do padrão mais lento, logo o mais lento é que determina a velocidade da rede sem fio.

A vantagem de deixar habilitado o modo mix é que mais clientes podem se conectar, a desvantagem é a perda da velocidade. Agora, no modo mix se todos os clientes forem do mesmo tipo, a velocidade geralmente volta a aceitar o padrão mais rápido. Digo geralmente porque quando as conexões são realizadas existe um handshake, mas por exemplo existia um cliente G, outro 150 e outro 300. Se o cliente G sair, o roteador poderia tentar passar para o padrão 150, mas nem sempre ocorre porque ele estava operando e conectado no modo G. Aí se ambos desconectarem e depois apenas os clientes 150 e 300 se conectarem a rede passa a ser 150. Por este motivo muitas vezes é possível configurar o modo de operação, para que ele não caia de um determinado padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Realmente o windows não é um bom parâmetro para saber se está funcionando na velocidade correta.

Quanto se faz o mix entre BGN, por causa do BG ser mais antigo ele aceita apenas canais de 20Mhz em vez de 40Mhz do N. Assim a antena não pode transmitir ora em um e ora em outro porque poderia causar quedas, logo fixa em 20Mhz. Desta forma, o BG já limita a velocidade por este motivo.

O segundo é que a codificação é diferente em ambos e pelo mesmo motivo é utilizado a codificação do padrão mais lento, logo o mais lento é que determina a velocidade da rede sem fio.

A vantagem de deixar habilitado o modo mix é que mais clientes podem se conectar, a desvantagem é a perda da velocidade. Agora, no modo mix se todos os clientes forem do mesmo tipo, a velocidade geralmente volta a aceitar o padrão mais rápido. Digo geralmente porque quando as conexões são realizadas existe um handshake, mas por exemplo existia um cliente G, outro 150 e outro 300. Se o cliente G sair, o roteador poderia tentar passar para o padrão 150, mas nem sempre ocorre porque ele estava operando e conectado no modo G. Aí se ambos desconectarem e depois apenas os clientes 150 e 300 se conectarem a rede passa a ser 150. Por este motivo muitas vezes é possível configurar o modo de operação, para que ele não caia de um determinado padrão.

Oi dwatashi,

Entedi perfeitamente.

Esse roteador da TP-Link que estou usando, mesmo no modo Mix ele deixa colocar canais de 20Mhz, 40Mhz ou no modo Auto que está agora.

Não sei se faz alguma diferença, não testei colocar em 40mhz no modo mix.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...