Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar Ubuntu em Notebook Samsung


eeiji

Posts recomendados

Iae galera,

Quero relatar minha Odisseia e mostrar minhas dúvidas:

Comprei recentemente um notebook da Samsung e ele veio com um único problema ao meu ver, ele veio com o Windows 8. Não que eu deteste Windows mas é que ele é incompativel com alguns hardwares que eu possuo, então fui tentar instalar o windows 7. Após vários erros, como por exemplo, quando dava o boot não acontecia nada, apenas mostrava mensagens de erro, desisti. Então eu comecei a tentar instalar o Ubuntu. Descobri que a Bios do Samsung bloqueia os programas que tentam iniciar antes do windows (Safe boot, UEFI, etc). Concertado isso, consegui finalmente instalar o Ubuntu, mas quando ele deu boot, deu erro. Ai o problema: Não sei se foi corretamente instalado e quando eu vou instalar novamente dá erro. Já restaurei meu note duas vezes (demora umas 4 horas) e as vezes parece que o ubuntu mal-instalado continua lá.

Queria ajuda pra conseguir deletar o ubuntu defeituoso e conseguir instalar o ubuntu corretamente. Parece que a samsung + o windows 8 estão tentando dificultar ao máximo isso. valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eeiji espero que ajude;

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Notebooks/Problemas-com-a-Instalacao-Linux-no-Samsung-RV415

leia o post 7 do arossini;

1o Passo - Restaurar as configurações padrões da BIOS

1) Ao iniciar o computador, pressione a tecla indicada para acessar a BIOS (no meu computador a tecla é F2)

2) No meu computador a tecla para restaurar as configurações padrões é F9, clique nela e confirme em Yes

3) Salve as mudanças e saia da BIOS (no meu computador a tecla para isso é F10)

2o Passo - limpar tudo do HD (partições e dados)

1) Ligue o computador com o dvd de instalação do Windows para que dê boot nele

2) Ao aparecer a tela de idioma (primeira tela da instalação do Windows), clique SHIFT+F10 para abrir a tela de prompt

3) No prompt, digite:

3.1) diskpart

3.2) select disk 0

3.3) select partition #

onde # é o número da partição do Windows, normalmente é 0 (zero)

3.4) detail partition

3.5) clean

3.6) exit

4) Reiniciar o computador

3o Passo - criar as partições

1) Reinicie o computador com o cd/dvd de instalação do Linux (eu usei o Ubuntu 11.10) para que dê boot nele

2) Selecione a opção de usar o linux sem instalar no computador (Live CD)

3) Ao entrar no linux, abra o terminal e digite "sudo gparted" (sem aspas)

4) Ao abrir a tela do GParted, crie uma nova tabela de particionamento ("Dispositivo > Criar Tabela de Partição...")

5) Na sequência, particione o HD de acordo com as suas necessidades (não se esqueça de reservar uma parte para a swap). Eu criei na sda1 o Windows (ntfs), na sd2 o Linux (ext4), depois reservei um espaço para os meus dados (ntfs) e, por fim, para a swap (swap-linux)

5) Salve a nova tabela de particionamento (ícone da direita em formato de V - Aplicar/Apply)

6) Reiniciar o computador

4o Passo - Instalar o Windows

1) Reinicie o computador com o dvd de instalação do Windows para que dê boot nele

2) Instale o Windows normalmente, lembrando de instalá-lo na partição reservada a ele

3) Reiniciar o computador

5o Passo - Instalar o Linux

1) Reinicie o computador com o cd/dvd de instalação do Linux para que dê boot nele

2) Instale o Linux normalmente, lembrando de instalá-lo na partição reservada a ele. Neste ponto, o Windows e o Linux estão instalados no computador, mas o computador só dá boot para iniciar o Windows

6o Passo - Finalizar com o Super Grub2

1) Entre no site http://www.supergrubdisk.org/category/download/supergrub2diskdownload/ e baixe o Super Grub2 em alguns dos mirrors (esta etapa tanto faz se está no Windows ou Linux)

2) Ao terminar o download, grave a imagem (.iso) em um CD/DVD ou em um pendrive com um programa próprio para torná-lo "bootável" (UNetBootIN, por exemplo)

3) Reinicie o computador com o CD/DVD/PenDrive com o Super Grub2 inserido para que dê boot nele

4) Na tela do Super Grub2, selecione a opção "detect any operating system" e comemore. Neste ponto, tudo deve estar funcionando.

nao testei mas espero der ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...