Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lidar com a estática na hora de tocar no hardware?


Nightwish

Posts recomendados

Marcos valeu pela melhor explicação, é que tenho lido isso a algum tempo e na verdade sou do ramo eletrônico, então nao me ando estão atualizado com as normas eletricas.

Mas é isso ai mesmo.

Qto a fazer uma rede com o terra separado, quis dizer que o correto é termos uma fase um neutro e um terra e isso se torna um custo considerado dependendo do tamanho da instalação, incluindo cabos e tomadas dentro dos padroes. Mas é o correto!

Exatamente como no esquema TN-S ou TN-C-S: as linhas de alimentação (F/F ou F/N + PE).

N e PE conectados na entrada.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Aí galera, gostaria de saber como vocês fazem para evitar a estática na hora de mexer no hardware do PC, tipo, naquele vídeo da AMD, o cara mostra aquela pulseira q ele liga num fio terra(neutro) e coloca no braço na hora de manusear o Processador, mas quem não tem a pulseira, faz o q?, e onde posso encontrá-la, ela é necessária na hora de mexer nas placas de vídeo, som, Hds e etc? B)

com seu pc desligado você pega com as mãos na parede duranta 10 segundos ou pisa no chão descalço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

A pulseira eu vou comprar assim que possível, vende em qualquer loja de componentes eletrônicos, custa 10 reais no máaaaaaaaaaaximo.

Terra é diferente de Neutro e diferente de Massa, o terra é uma conexão que se faz basicamente fincando uma haste metálica na terra e então verificando se a resistência dela (usando um terrômetro) é de 10 ohms, se não for tem que colocar mais hastes.

O neutro é fornecido pela distribuidora, é um segundo ou terceiro fio que vem da rede para sua caixa de luz.

Ja a massa é a carcaça de um componente elétrico, geralmente geralmente a carcaça de alguns componentes metálicos é ligada à massa para dissipar estática DO aparelho(como a armadura de um potenciometro ou o escudo de um cabo blindado/coaxial).

métodos simples para se descarregar é o de tocar materiais dielétricos grandes por alguns segundos, mas não é muito prático ja que seria necessário fazer isso constantemente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Se me permitem,gostaria de informar de que o nosso vestuario ajuda muito a carregar "criar" a estática , assim como tambem o proprio calçado se é esolante ou de sola. Assim sendo,ter atenção no que tem vestido e calçado,sapatos de sola ou borracha/tenis ou se anda descalço. As fibras sintéticas são as que mais carregam no nosso corpo, por exenplo, as capas que pomos a forrar os estofos nos carros são altamente bons geradores de carga estática assim como a cera que se mete a proteger a pintura depois de lavar o carro, a fricção do vento nos objetos cria estática que pode atingir milhares de volts. Se uma descarga entre um dedo e a porta de um carro fôr em distancia entre os dois,de dez centimetros, pode ter uma tensão de descarga na ordem dos " cento e cinquenta mil volts " em estática . Conforme a distancia assim o valor " um centimetro + - 15 mil volts " .

Anselmo

manselmaa

:cool:

Um metro de fio de 0,30 ou 0,50 de espessura, tanto faz , se tiver esolamento retira 25 centimetros dessa capa ficando o fio nu e enrola no pulso para fazer contacto com a pele a outra ponta do fio descarna tambem um ou dois centimetros e no sitio onde vai mexer " PC " ??, liga na chapa e já está . Assim já ficou no mesmo potencial ( corpo = chapa ) TER ATENÇÃO QUE NÃO TEM DESCARGAS ELETRICAS ONDE VAI MEXER SUPERIORES A 20 VOLTS, PORQUE PODE ELECTRECUTAR, apanhar choke eletrico, não deve ter em carga o equipamento .

Anselmo

manselmaa

A pulseira eu vou comprar assim que possível, vende em qualquer loja de componentes eletrônicos, custa 10 reais no máaaaaaaaaaaximo.

Terra é diferente de Neutro e diferente de Massa, o terra é uma conexão que se faz basicamente fincando uma haste metálica na terra e então verificando se a resistência dela (usando um terrômetro) é de 10 ohms, se não for tem que colocar mais hastes.

O neutro é fornecido pela distribuidora, é um segundo ou terceiro fio que vem da rede para sua caixa de luz.

Ja a massa é a carcaça de um componente elétrico, geralmente geralmente a carcaça de alguns componentes metálicos é ligada à massa para dissipar estática DO aparelho(como a armadura de um potenciometro ou o escudo de um cabo blindado/coaxial).

métodos simples para se descarregar é o de tocar materiais dielétricos grandes por alguns segundos, mas não é muito prático ja que seria necessário fazer isso constantemente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
Nightwish, você deverá soldar um pino banana em um fio primeiro, de preferência um fio de boa flexibilidade, um cabo de 1mm2 serve. O pino banana é este:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img63.photobucket.com/albums/v191/cassiano/pino.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Você acha em uma loja de eletrônica este pino. Depois solde um dos terminais do resistor de 1 mega ohm no fio.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img63.photobucket.com/albums/v191/cassiano/resistor.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Depois solde outro pedaço de fio no outro terminal do resistor. A ligação ficará assim:

o ---- é o fio que soldou

pino banana-------resistor-------------contato da pulseira

o contato da pulseira é que acho mais complicado de fazer devido não ter disponível para você compra-lo. Tem que ser uma fita elástica, com um contato de metal em forma de placa. O Welington citou que a que ele usava no Japão não tinha resistência, o ideal é isso mesmo, porque qualquer acumulo mínimo de carga de baixa tensão vai se escoar mais facilmente sem o resistor. Eu uso uma pulseira da 3M que tem este resistor de 1 mega. Acho que eles colocaram por motivos de segurança este resistor. Tem uma foto da pulseira para você ver:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img63.photobucket.com/albums/v191/cassiano/pulseira.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

poste aí para qualquer dúvida.

serve resistor de lampada??

tipo assim:

eu faço a pulseira, soldo um fio nela

depois coloco na ponta desse fio um pino banana ligado ao resistor

depois do resistor coloco mais outro fio e este ligado ao aterramento??

outra coisa é q uma vez aqui veio um tecnico e mexeu na tomada

não sei se ele trocou a posicao do negativo/postivo ou colocou o neutro como aterramento pro pc

como descubro isso?

da uma olhada aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3030966&postcount=839

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá, meu pc desligou de repente quando eu estava usando (como se tivesse acabado a energia), e não liga mais, quando ligo a fonte apenas a LUZ DO LED DA PLACA MÃE ACENDE, porém nada acontecer quando aperto para ligar, meu amigo falou que é problema com energia estática, o que faço? Obrigado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
meu amigo falou que é problema com energia estática, o que faço? Obrigado..

Troque de amigo, ou pelo menos não discuta eletricidade com ele pois disso ele não entende "lhufas"......

Sua fonte bem pode ter morrido, ou apresentado algum defeito no circuito de power-on da placa mãe.

Um bom teste para se poder verificar se sua fonte está ou não boa é ligá-la de modo independente de sua config e testar as tensões da mesma.

Para tal desligue a sua fonte da placa-mãe, e também dos periféricos (HD, DVD, etc..)

Agora somente com a fonte ligada na tomada da parede provoque uma ligação entre o fio verde e algum dos pretos do conector da fonte, aquele de 20/24 pinos que iria na placa mãe. Esse curto pode ser provocado por algum fio desencapado ou até mesmo por um clip aberto. Não se preocupe pois não vai levar choque ai não...

http://www.adrenaline.com.br/forum/showpost.php?p=553574&postcount=12

http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1489859&postcount=8

Desse modo a fonte deverá partir, rodar seu fan, e você poderá, se tiver um multímetro medir as tensões em cada linha da fonte (em um conector molex entre os fios preto e vermelho deverá ter 5 volts e entre os fios preto e amarelo 12 volts) É tolerada uma variação de +-5%

Se tudo isso der certo, religue cada um de seus equipamentos novamente, e quem sabe as coisas voltam a operar numa boa ai...

Outra alternativa seria colocar uma outra fonte em seu PC para verificar se ele parte... Se partir, acho que sua fonte foi pro vinagre..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troque de amigo, ou pelo menos não discuta eletricidade com ele pois disso ele não entende "lhufas"......

Sua fonte bem pode ter morrido, ou apresentado algum defeito no circuito de power-on da placa mãe.

Um bom teste para se poder verificar se sua fonte está ou não boa é ligá-la de modo independente de sua config e testar as tensões da mesma.

Para tal desligue a sua fonte da placa-mãe, e também dos periféricos (HD, DVD, etc..)

Agora somente com a fonte ligada na tomada da parede provoque uma ligação entre o fio verde e algum dos pretos do conector da fonte, aquele de 20/24 pinos que iria na placa mãe. Esse curto pode ser provocado por algum fio desencapado ou até mesmo por um clip aberto. Não se preocupe pois não vai levar choque ai não...

http://www.adrenaline.com.br/forum/showpost.php?p=553574&postcount=12

http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1489859&postcount=8

Desse modo a fonte deverá partir, rodar seu fan, e você poderá, se tiver um multímetro medir as tensões em cada linha da fonte (em um conector molex entre os fios preto e vermelho deverá ter 5 volts e entre os fios preto e amarelo 12 volts) É tolerada uma variação de +-5%

Se tudo isso der certo, religue cada um de seus equipamentos novamente, e quem sabe as coisas voltam a operar numa boa ai...

Outra alternativa seria colocar uma outra fonte em seu PC para verificar se ele parte... Se partir, acho que sua fonte foi pro vinagre..

Abraço..

Obrigado, realmente a fonte estragou, liguei com uma genérica aqui somente a placa-mãe e lenvatou! Já comprei uma um pouco melhor, da coolar master 650w reais, obrigado a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Opa pessoal, hoje comprei uma fonte da CoolerMaster 500w reais e a Hd 4850 que tanto queria. Agora vou instalar elas no gabinete...

Eu li aqui neste tópico que pra quem mora em apartamento se encostar a mão em torneira metálica ja descarrega um pouco a energia estática?

E se eu manusear a placa de vídeo pelas partes de plástico, não há riscos?

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas a todos, para resolver tal problema estou bolando um aterramento, para descarregar a energia estatica com o "toque" no gabinete metalico, mas você ja diz ter um otimo aterramento fica mais fácil. No meu caso montei ate um projeto, pesquisei razoavelmente sobre o assunto para executar o projeto.

Ira consistir no seguinte, ligar um fio de cobre ao 3º pino da tomada onde for ligado o filtro de linha (com plugue 3 pinos) o 3º e para o aterramento, depois levar o fio até a área externa da residencia, onde o mesmo entrara numa caixa de inspeção de madeira mesmo, pequena uns 20x20x10 para manutenção e humidificação do sistema, depois o fio ja dentro da caixa sera ligado a haste em barra metalica(ainda nao defini qual material usar, em duvida entre cobre ou aço), tal haste nos primeiros 50cm ou +, estara dentro de um tubo de pvc 25mm, para facilitar quando for molhar o sistema (recomendação que encontrei pesquisando), apos os 50cm o fio estara livre em contato com o solo, tanto a tampa da caixa quanto o fundo, farei furos para o escoamento de aguas pluviais que virem a ficar sobre a mesma, ja que a tampa da caixa ficara quase no nivel do solo, espero que resolva. ate+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

desenterrando o tópico... hehehe

Só pra não criar outro topico sobre isso, eu ainda fiquei com uma duvida:

Se eu desmontar meu micro sentado no chão, com bermuda(aqui é um calor do caramba, e como o chão é piso frio (não moro em apartamento) alivia o calor) e perto da porta da sala (que é de aluminio) e de vez em quando ficar encostando nela isso eliminaria os risco de queimar alguma placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desenterrando o tópico... hehehe

Só pra não criar outro topico sobre isso, eu ainda fiquei com uma duvida:

Se eu desmontar meu micro sentado no chão, com bermuda(aqui é um calor do caramba, e como o chão é piso frio (não moro em apartamento) alivia o calor) e perto da porta da sala (que é de aluminio) e de vez em quando ficar encostando nela isso eliminaria os risco de queimar alguma placa?

Não.

A eletricidade estática pode passar do chão para você, fazendo o caminho inverso do desejado.

Eletricidade estática não é tão simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Desculpem desenterrar o tópico, mas achei exagero abrir um só para essa dúvida.

Pretendo montar um PC novo e como fazem 5 anos que montei meu último PC estou pesquisando tudo sobre montagem para não fazer nenhuma besteira. Foi quando vi no CdH recomendarem esse vídeo como guia:

Aí surgiu a dúvida sobre a pulseira de aterramento/antiestática. Pesquisei mais e achei esse tópico, mas não tenho certeza de que entendi tudo direito.

Nesse vídeo o cara conecta a pulseira antiestática diretamente no gabinete. Esse gabinete não precisaria estar aterrado para a pulseira "puxar" a estática?

Se eu instalar no gabinete primeiro a fonte e conectar essa fonte num filtro de linha e conectar esse filtro numa tomada com aterramento, mas deixar o filtro desligado, o gabinete todo estará aterrado? Nesse caso a pulseira conectada no gabinete "puxará" a estática corretamente? Ou tenho que deixar o filtro ligado?

Mais uma vez peço desculpas por desenterrar o tópico e já agradeço pela ajuda e atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...Se eu instalar no gabinete primeiro a fonte e conectar essa fonte num filtro de linha e conectar esse filtro numa tomada com aterramento, mas deixar o filtro desligado, o gabinete todo estará aterrado? Nesse caso a pulseira conectada no gabinete "puxará" a estática corretamente? Ou tenho que deixar o filtro ligado?

Não necessita nem deves deixar o filtro ligado bem como não deves deixar a chave da fonte ligada.

Nem a chave do filtro nem a chave da fonte desligam a malha de aterramento, só desligam o fio fase..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não necessita nem deves deixar o filtro ligado bem como não deves deixar a chave da fonte ligada.

Nem a chave do filtro nem a chave da fonte desligam a malha de aterramento, só desligam o fio fase..

Eu até havia esquecido da chave da fonte, pensei só na do filtro. Bem lembrado.

Obrigado pela ajuda! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, surgiram algumas dúvidas:

O neutro não poderia ser utilizado para ligar a pulseira?

Essa "manta anti-estática" só funciona quando ligada no terra?

Como posso ver qual é o fio terra de uma tomada através de um multimetro? (aqui tem uma tomada de ar condicionado com um fio verde no pino do meio, porém a construtora que fez o prédio é famosa por não seguir padrões de cores... o pessoal que veio instalar o interfone estava reclamando da fiação do mesmo)

Ao manter o pc ligado em um filtro, sem aterramento, com a chave desligada, o neutro ficaria "aterrando" o gabinete? (para ligar a pulseira em sua carcaça)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...