Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial de atualização da BIOS do Semp Toshiba STI AS-1560 (c/ gforce 7400go)


fenixman

Posts recomendados

Galerinha, mais um tutorial que com certeza será de grande ajuda para os proprietários desse excelente notebook. Eu tenho o modelo STI AS-1560 Turion X 2 TL-50 que eu adquiri no submarino. É exatamente igual ao modelo do EXTRA. O STI AS-1560 Turion TK-36. A única diferença entre eles é o processador.

Desde o início percebi que o nosso notebook vem com BUG de fábrica, a BIOS da placa-mãe dele é totalmente desatualizada, ele vem com a versão 1.1C (para verificar a versão da sua Bios use o programa CPU-Z). Essa versão por ser muito antiga não corrige um BUG relacionado ao IRQ da placa-mãe que acaba entrando em conflito dois dispositivos de hardware, o mouse e a placa de rede sem-fio WI-FI.

Esse BUG é irritante porque ele faz o ponteiro do mouse sumir (vira um fantasminha, você ainda consegue usar o mouse só que não aparece o ponteiro), só que ele faz travar a placa de rede sem-fio e com isso a conexão com a internet cai e nenhuma rede passa a ser reconhecida. A solução é desligar o notebook e ligá-lo novamente. Liguei para várias assistências técnicas da Semp-Toshiba e o pessoal parece desconhecer esse BUG.

O colega Elio Filho descobriu que o nosso notebook é o mesmo modelo do Amilo-Siemens Pa 1538/1539. E viu que no site deles tinha várias atualizações da BIOS que corrigiam diversos erros inclusive esse do mouse-fantasma.

Como eu já tava revoltado com esse BUG e num ato meio insano resolvi ser o kamikaze da galera e fazer o upgrade da BIOS. Alguém tem que ser o bucha, boi-de-piranha ou doido pra abrir a porteira hehehehe. Gracinhas a parte vou colocar aqui o passo-a-passo pra galera saber exatamente como fazer o upgrade da Bios e resolver vários probleminhas do nosso querido e amado notebook.

Primeira coisa, baixe a última versão disponível da Bios (1.1P) no site: http://www.easy-share.com/1905137518/bios sti v1P.EXE

Baixe o programa CPU-Z no site: http://www.easy-share.com/1905137544/cpuz_149.zip

Agora prestem atenção: O NOTEBOOK TEM QUE ESTAR NA TOMADA E COM A BATERIA CARREGADA E TODOS OS PROGRAMAS DO WINDOWS FECHADOS, SEM NADA RODANDO. Se o windows travar ou o notebook desligar durante o upgrade a sua placa-mãe pode morrer!!! A garantia não cobre esse tipo de risco e faça o upgrade apenas se achar necessário e quiser arriscar.

Primeiro abra o programa CPU-Z e verifique a versão da sua Bios. É só clicar na ABA MAINBOARD. Agora feche o programa.

Execute o programa de atualização da Bios que você baixou. Ele vai perguntar se você tem certeza se quer atualizar para a versão 1.1P, clique no SIM e aguarde...

Vai dar esse erro aqui: biosij7.jpg

É normal esse erro, ele diz que uma parte do número de identificação da bios é diferente da bios do nosso notebook. Isso acontece porque a semp-toshiba alterou a nossa bios para poder personalizar ela com seu logotipo e nome. Bom, após essa msg é só clicar no OK, agora vem a parte para burlar isso.

Você escolhe a pasta onde vai ficar o backup da sua BIOS original na linha "Specify backup files for existing BIOS" e depois você tem que clicar no ADVANCED SETTING nessa tela aqui:

bios2ul2.jpg

Aí, nessa tela aqui você desmarca a opção VERIFY BIOS PART NUMBER (a 1a linha somente) e depois clica na aba DMI (parte de cima).

bios3yn7.jpg

Na ABA DMI deixa exatamente como está nessa foto abaixo!!! UPDATE THE BIOS AND NOT DMI (isso serve para que não seja apagada algumas informações que a semp toshiba colocou no DMI relacionada ao número de série por exemplo entre outras coisas que identificam o seu notebook). Depois é só clicar em OK.

bios4rp8.jpg

Após isso você clica no botão "FLASH BIOS" que ele vai iniciar o processo, ele vai perguntar se você tem certeza que quer atualizar a BIOS mesmo sabendo que o PART NUMBER é diferente, sendo que um é PTB-50 e o outro é PTB-5F. Você coloca que sim e aguarda calmamente o processo da atualização que demora uns 20 segundos, depois o programa vai reinicializar o notebook já com a BIOS nova.

Quem quiser entrar na BIOS nova é só apertar F-2 durante o BOOT, mas já adianto que não existe nenhuma configuração ou opção nova na BIOS, ela é exatamente igual a antiga nesse quesito. E ela já vem com a opção "legacy USB" habilitada. Aconselho a desabilitar para não travar o boot do windows quando estiver com um pendrive conectado.

Quando iniciar o windows xp com a BIOS nova é como se você estivesse instalando uma nova placa-mãe, ele vai reconhecer várias coisas como "novo hardware encontrado e vai instalando tudo sozinho, redes, som, hd, ide, video, modem, audio, co-processador, tudo, só o video que eu tive que indicar a pasta onde tinha um arquivo do driver antigo. Tive que dar mais um boot para ele poder iniciar o windows com os drivers novos e tudo ficou funcionando igual a antes.

O que eu notei de diferença: a temperatura do processador e da placa de video cairam, o processador trabalha numa velocidade muito menor e só quando você abre um programa ou um jogo que ele aumenta a potência, é tudo automático, achei o sistema mais estável e rápido.

A prova do crime tá aí, é a última foto do tutorial mostrando que a bios nova tá 100% funcional !!! Abraço e espero que tenham gostado, qualquer dúvida postem aqui para ficar organizado.Um obrigado especial ao Elio Filho que teve a ideia e descobriu a BIOS certa para o notebook.

Atualização: obrigado também ao Renato Leite que deu a dica pro Elio. Guardem a BIOS antiga, gravem num cd ou pendrive para poderem fazer um backup caso julguem necessário. No próprio programa de atualização você pode fazer isso e voltar atrás com a Bios antiga. A BIOS nova corrige um problema do cooler do processador, é como se ele trabalhasse diferente e fica muito melhor a refrigeração, o computador virou outro. Vale muito a pena. Se faltou alguma informação é só perguntar e espero que seja útil esse tutorial porque deu trabalho e eu tive que ter muita coragem para arriscar o notebook da patroa huauhauhauha!

bios5ul4.jpg

EDITADO DIA 05/03/2009

Caso você queira voltar com a BIOS original você pode baixá-la nesse link:

http://www.easy-share.com/1905137514/bios sti original.zip

Aí para voltar a BIOS antiga é só executar o programa de atualização da BIOS, clicar em cancelar e escolher o arquivo da BIOS antiga clicando no ícone BROWSER na linha Specify New BIOS FILE. Depois siga o procedimento do início do tutorial.

Foi lançado uma nova versão da BIOS 1.1Q . Não baixem e nem instalem essa versão, ela é pior que a 1.1P e ainda desabilita uma função importante da placa de video nvidia.

w1280.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a lembrança e dedico um abraço duplo especial ao amigo RENATO LEITE (Milktank) que papeando comigo ontem deu a dica do update emergencial da Fujitsu-Siemens...

Eu ia arriscar a versão 1.1L, mas com esse lançamento da 1.1P que corrige algumas questões de aquecimento, vou nela. E torcer para que não dê problemas senão a STI pode enguiçar com a BIOS diferente...

FENIXMAN: com o update de BIOS aparecem novas opções na BIOS ou as mesmas de sempre? Tem como desligar a tela de BOOT, aquela zica colorida cheia de imagens piscantes? Desde sempre eu gosto de tela de boot com letras, números e dados importantes! :D

Abraços agradecidos pelo reconhecimento mas a luta é de todos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a lembrança e dedico um abraço duplo especial ao amigo RENATO LEITE (Milktank) que papeando comigo ontem deu a dica do update emergencial da Fujitsu-Siemens...

Eu ia arriscar a versão 1.1L, mas com esse lançamento da 1.1P que corrige algumas questões de aquecimento, vou nela. E torcer para que não dê problemas senão a STI pode enguiçar com a BIOS diferente...

FENIXMAN: com o update de BIOS aparecem novas opções na BIOS ou as mesmas de sempre? Tem como desligar a tela de BOOT, aquela zica colorida cheia de imagens piscantes? Desde sempre eu gosto de tela de boot com letras, números e dados importantes! :D

Abraços agradecidos pelo reconhecimento mas a luta é de todos,

Dei uma atualizada no tutorial, o macete é deixar a BIOS antiga guardada num CD junto com o programa de atualização. Aí você pode voltar com ela caso ache necessário. Infelizmente não aparece nenhuma opção nova no setup da bios nova. abraços e bem lembrado também a ajuda do RENATO LEITE !!! Cara a BIOS nova corrige um problema do cooler!!! Ele tá trabalhando diferente agora... sério é outro computador!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou de BIOS 1.1P aqui, firme e forte!

Realmente o note fica OUTRA COISA, a cpu trabalha a 34 graus e o cooler fica ligado direto em baixa rotação... Show de bola, recomendadíssimo porém sigam com ATENÇÃO o tutorial do amigo Fenixman!

Fenix, OBRIGADO POR TER FEITO O UPDATE! Salvou nosso notebook do marasmo! :D

Abraços duplos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal, realmente o update melhora o funcionamento do cooler, até no counter-strike a temperatura da CPU que chegada a 80º graus agora não passa de 72º. Impressionante essa melhora. A placa de video também melhorou muito. O notebook com o windows parado trabalha na faixa dos 50º graus, isso antes era impossível. Vale muito a pena fazer a atualização. Senti melhora também na conexão com a internet. A esposa tá feliz da vida mas falou que ia me matar se tivesse dado algo errado hehehhee. adeus ghost mouse!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante notar como essa versão é bem mais recente, data de 14/10/2008, enquanto a 1.1C-5821-8A20 (nativa de fábrica) é datada de 27/06/2007........

Diferença de quase um ano (gritante)....

Sugestão

Fenixman só pra complementar o tópico você poderia colocar aí os dados de temperatura, sob diferentes condições, por exemplo, pra ficar mais claro pra nós (usuários do STi) e curiosos, como estão as novas temperaturas do note e quanto que elas baixaram com relação à BIOS anterior!

Sugestão 2

Fazer o update de BIOS no STiAS1560G single core, i.e, MK-36....Quem, porventura tiver feito tal atualização bem que poderia seguir as sugestões que deixei acima, com relação a temperatura do X2, e quem saber fazer até um passo-a-passo, semelhante ao do colega fenix......

Valeu aí por ter decidido ser a cobaia, hehehehe :D..Felizmente deu tudo certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante notar como essa versão é bem mais recente, data de 14/10/2008, enquanto a 1.1C-5821-8A20 (nativa de fábrica) é datada de 27/06/2007........

Diferença de quase um ano (gritante)....

Sugestão

Fenixman só pra complementar o tópico você poderia colocar aí os dados de temperatura, sob diferentes condições, por exemplo, pra ficar mais claro pra nós (usuários do STi) e curiosos, como estão as novas temperaturas do note e quanto que elas baixaram com relação à BIOS anterior!

Sugestão 2

Fazer o update de BIOS no STiAS1560G single core, i.e, MK-36....Quem, porventura tiver feito tal atualização bem que poderia seguir as sugestões que deixei acima, com relação a temperatura do X2, e quem saber fazer até um passo-a-passo, semelhante ao do colega fenix......

Valeu aí por ter decidido ser a cobaia, hehehehe :D..Felizmente deu tudo certo!

Edsky, cara vale muito a pena, a temperatura caiu cerca de 10º graus, mas não foi somente isso, o notebook virou outro, o acesso ao HD está mais rápido, o windows ficou mais rápido e estável, é como se antes ele tivesse com vírus e eu tivesse matado o vírus entendeu? Até a conexão com a internet melhorou. Cara, pode ser até doideira da minha parte mas até o touchpad ficou melhor hehehe. A bios que vem nele é 1.1C agora vamos analisar:

Bios 1.1C (original) data 27/06/2007

Depois dela foram criadas vários Bios, cada uma corrigia um erro diferente.

1.1D

1.1E

1.1F

1.1G

E por aí vai... só na Bios 1.1L (ainda de 2007) que corrigiram o bug do ghost mouse. E mesmo assim continuaram dando update na Bios até chegarem na última 1.1P (outubro de 2008) que é a última que consta no site e inclusive é nessa que resolveram um problema grave de temperatura e funcionamento do cooler. Então vale muito a pena atualizar pra essa última versão!!! Você só vai perder o logotipo da semp toshiba e mais nada hehehehe abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fenix, vamos comparar temperaturas, acabei de fazer um teste completo.

hahaha, chega a ser TRISTE! O note de fato está outra coisa, mais "leve" e com tudo funcionando melhor... nunca vi uma BIOS mudar tanto um computador, que coisa! Ou nossa BIOS era velha demais ou essa é BOA demais!

Temperaturas:

Em idle (msn, IE e outlook aberto)

NHC setado para 800Mhz

CPU = 33 graus

VGA = 38 graus

Em uso médio (IE, MSN, word, mexendo com fotos e zip)

NHC variando entre 800Mhz e 1,6Ghz

CPU = 38 graus

VGA = 40 graus

Em uso pesado (MSN aberto, teamspeak e jogo 3D)

NHC fixo em 1,8Ghz (clock máximo do X2 TL-56)

CPU = 65 graus

VGA = 63 graus

Realmente esquenta menos o note, mas o cooler interno fica ligado direto (mesmo com clock baixo)... não gostei do zumbido, mas como o note esquenta menos, vá lá...

Desempenho melhorou também, ganhei 3fps no Call of Duty World at War e 8fps a mais no Day of Defeat Source. Day of Defeat simples (engine do CS) não mudou nada, ele roda a 100fps cravados que é o limite do jogo, 1280x800 - 32 bits, high.

Abraços satisfeitos com a bios nova,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehehehe no meu o cooler também fica ligado direto só que na velocidade baixa, praticamente não faz barulho e eu quase não sinto mais o vento quente na mão. Nunca imaginei que esse update faria uma diferença tão absurda!!! A impressão que eu tenho é que o notebook estava capado e que agora tá com o turbo ligado hehehehe. Legal ter melhorado o desempenho até nos games. abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só uma pergunta, como ficou a imagem da inicialização do bios??? continuou o logo da semp toshiba?? ou ficou com alguma coisa diferente?? isso é importante para o caso de ter que mandar pra alguma garantia.:confused:

Mudou o logotipo para o AMILO SIEMENS !!! Muito mais bonito que o da semp toshiba heehhehe! Se tiver que mandar pra garantia é só colocar a bios antiga de volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bios atualizada!

heheheh, boa fenix, mas acho na verdade que com essa nova atualização esse note vai ficar novo por muito tempo, sem ver AT por toda a vida (Deus me ouça), imagina só a quantidade de pessoas que poderiam ter evitado a AT se tivessem o note com o bios atualizado =O

bios novo, vida (do pc) nova (explica-se: trocadilho infame com o ano novo):D

só para completar:

Temps antes da atualização:

Uso normal -> CPU: 59ºC ~ 63ºC

GPU: 60ºC ~ 65ºC

Uso intenso (jogos) -> CPU: 70ºC ~ 74ºC

GPU: 74ºC ~ 75ºC

Depois da atualização:

Uso normal -> CPU: 43ºC ~ 45ºC

GPU: 46ºC ~ 48ºC

Ainda não testei sob uso intenso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aqui essa atualização me deu um baita susto!

Depois da BIOS devidamente instalada seguindo fielmente o tutorial do fenixman, levei um susto na reinicialização. Enquanto os drivers eram reinstalados, apareceu a famosa tela azul e o computador reiniciou. Deixei carregar, e quando reiniciou, bingo: outra tela azul! Tentei modo de segurança e nem chegou a aparecer os ícones, deu tela azul. Modo VGA idem. Não carregava mais o Windows.

Felizmente e para meu alívio, na reinstalação limpa do XP a tela azul não apareceu mais, e o note está tinindo!

Abraços (sem sono por causa do susto)!

***

Edit: nas primeiras horas já dá pra notar uma considerável queda na temperatura, um dos quesitos mais reclamados neste STi! Incrível mesmo essa atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que legal, pelo menos agora temos um usuário que já fez a instalação do windows com o bios novo, posta aí suas impressões depois que o windows estava totalmente instalado e com o bios novo.

essas telas azuis devem ter surgido devido a algum driver básico do sistema que não conseguiu mais acessar os recursos que estavam alocados para ele antes, impedindo que o SO inicializasse devido a atualização de bios que muda alguns endereçamentos exigindo a reinstalação de alguns drivers, mas isso é apenas um detalhe, ainda bem que deu tudo certo por aí, t+.^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Viny, que susto hein!! Dependendo do driver que já tava instalado anteriormente no windows pode dar algum conflito mesmo. É como se fosse uma outra placa-mãe, se eu soubesse que a melhora ia ser assim não tinha me estressado esse tempo todo, aqui não deu mais o ghost mouse e até agora a rede wireless não caiu mais nenhuma vez. Eu só tomei susto mesmo quando eu cliquei no botão FLASH BIOS e deu a msg: tem certeza? o part number é diferente... cara quando eu coloquei que sim eu fiquei os 20 segundos gelado aqui pensando que tava matando o filhote huahuahuauha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba esse com certeza foi o momento mais emocionante da atualização viu fenix..hehehhehe......

Já já quando tiver tempo pra me debruçar diante do note faço o up no meu também e posto os resultados....

Vendo o que o pessoal tem listado as temperaturas do note realmente caíram consideravelmente bem....Muito bom isso!

Valeu cara :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E aí Viny, que susto hein!! Dependendo do driver que já tava instalado anteriormente no windows pode dar algum conflito mesmo.

Se não me engano o erro foi com o nvsmu.sys... faz tempo que não levava um susto tão grande, rs.

Eu só tomei susto mesmo quando eu cliquei no botão FLASH BIOS e deu a msg: tem certeza? o part number é diferente... cara quando eu coloquei que sim eu fiquei os 20 segundos gelado aqui pensando que tava matando o filhote huahuahuauha

Parabéns Fenix, você foi fundamental nesse experimento que certamente vai correr a internet.

Eu também fiquei gelado enquanto o XP era reinstalado, especialmente na hora do primeiro boot depois dos drivers instalados (fiquei imaginando o que faria se a tela azul aparecesse novamente)... mas felizmente o filhote ficou tinindo e a temida tela azul não apareceu mais.

A instalação do XP com a nova BIOS foi super tranquila e muito rápida. Não houve qualquer erro de detecção e com meia hora já estava tudo instalado e configurado! BIOS aprovada!

Nunca tinha alcançado a temperatura de 36º graus em standby...! :wub: Isso graças a atualização de BIOS + mod de calor 1.5 do Elio Filho.

Em breve posto mais impressões com o decorrer do tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, com esse mod 1.5 fica 70% bom, sensacional...

A BIOS nova me deu uma forcinha no note, realmente a STI comeu bola não atualizando a BIOS dela! Mandem emails, reclamem...

De repente eles lançam a versão 1.1P STI e regravamos por cima, fica xuxuzinho, original e com garantia de novo! :D

Abraços já mandei 2 emails,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...