Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

POR FAVOR, LEIAM antes de solicitar Drivers de Webcams e outros dispositivos USB


Marcos_Correia

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bem, como os que frequentam esta área já devem ter visto, uma forma fácil de encontrar o driver de uma webcam ou outro dispositivo USB quando não se sabe o fabricante e modelo exato do dispositivo, ou até mesmo naqueles casos em que sabemos o modelo mas o site do fabricante não possui o driver ou até mesmo está fora do dar, é através do utilitário USBView.

Através dele podemos descobrir o fabricante e modelo do chipset do dispositivo.

Este tutorial descreve quais os dados devem ser coletados para a busca do driver do dispositivo USB em questão.

1) Baixe o software USB View, descompacte-o e execute-o com a webcam ou o dispositivo USB em questão ligado.

2) 2º Com ele aberto, selecione a porta USB a qual a webcam está conectada e poste aqui no fórum as informações exibidas. Assim podemos identificar o verdadeiro fabricante e o respectivo modelo do chip da webcam ou dispositivo USB que está conectado e que estamos procurando o driver.

Veja na imagem abaixo que quando o dispositivo está sem o driver instalado o mesmo fica automaticamente destacado do lado esquerdo da tela do USB View. Após clicar sobre o item em destaque, do lado direito da tela do USB View serão exibidas as informações do dispositivo:

aV1dbMLS.jpg

3) Na imagem abaixo estão grifados os dados que precisamos, ID Vendor (fabricando do chipset do dispositivo) e ID Product (Modelo do chip):

exemplo_usb_view_destacado558.jpg.xs.jpg

4) Depois basta jogar os dados na pesquisa do fórum, pois existem centenas de drivers que já foram disponibilizados através dos tópicos existentes ou até mesmo no Google. Vejam exemplos da busca pelo driver da webcam da imagem acima:

Pesquisa no fórum:

aV1df6hS.jpg

Pesquisa no Google:

http://www.google.com.br/search?q=0x0AC8+0x301B&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

Obs.: Os dados de fabricante do chip e modelo também podem ser encontrados através do próprio gerenciador de dispositivos do Windows e neste caso pode ser seguido para buscar drivers de qualquer dispositivo do computador, seja ele USB ou não. Basta seguir o procedimento abaixo:

1) Menu Iniciar > Executar (ou Tecla do Windows + R) > digite devmgmt.msc e tecle Enter ou clique em OK.

2) Clique com o botão direito sobre o dispositivo para o qual você deseja encontrar o driver, e em seguida clique em Propriedades > Guia Detalhes e na Caixa de seleção escolha a opção Identificação de Instância de Dispositivo e na linha abaixo serão exibidas as identificações do fabricante e modelo do chipset do dispositivo.

Exemplo (com a mesma webcam dos dados do USB View mostrados anteriormente):

aV1dgd7S.jpg

O único detalhe é que agora, não aparece o 0x antes do código do fabricante e do código do chip, mas basta você adicionar manualmente ao pesquisar.

Se ainda assim você não conseguir encontrar o driver da sua webcam, crie um tópico na área de Drivers e Manuais com as informações obtidas pelo USBView.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...