Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida em exercício com matrizes


Mione15
Ir à solução Resolvido por felipe-rj,

Posts recomendados

Oi! Preciso de ajuda com um exercício:

 

Cada pesquisador do eBOPE recebe 100 fichas para uma pesquisa em uma determinada região.  O pesquisador deve conseguir 100 voluntários e coletar, de cada um, as seguintes informações: sexo (M ou F), idade, renda mensal e escolaridade. O campo escolaridade apresenta a seguinte codificação: 0–analfabeta,1-fundamental, 2-médio, 3-superior.
Faça um programa que leia cada uma dessas fichas, armazene-as na memória e, ao final, mostre as seguintes estatísticas: A= a média da renda mensal de cada sexo,  B= a média da renda mensal para cada uma das escolaridades; e C= a média da renda mensal para cada uma das seguintes faixas de idade: 0 a 18, 19 a 29, 30 a 45, 46 a 65, 65 ou mais.

 

OBS: Não pode fazer com struct.

 

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser feito com 4 vetores de tamanho 100: um vetor para sexo, um para idade, um para renda e um para escolaridade. As outras operações dá pra fazer usando laços e condicionais.

 

valeu pela dica, mas não sei como calcular a média da renda mensal de cada sexo;

 a média da renda mensal para cada uma das escolaridades; e  a média da renda mensal para cada uma das seguintes faixas de idade: 0 a 18, 19 a 29, 30 a 45, 46 a 65, 65 ou mais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Isso você faz com contadores e acumuladores. Por exemplo, um acumulador para armazenar o salário de todas as pessoas do sexo feminino seria uma variável do tipo float e um contador para armazenar a quantidade de pessoas do sexo feminino seria uma variável do tipo int. Depois, para calcular a média basta dividir o acumulador pelo contador.

 

Seria mais ou menos assim:

float somaSalariosMulheres = 0; // acumuladorint quantidadeMulheres = 0; // contadorchar sexo[100];float salario[100]; (...) for (int i=0; i<100; i++){ // for para percorrer os vetores    (...)    if (sexo[i] == 'F'){ // não tenho certeza se a comparação é feita assim, mas acho que sim      somaSalariosMulheres += salario[i]; // isso é o mesmo que somaSalariosMulheres = somaSalariosMulheres + salario[i];      quantidadeMulheres++; // isso é o mesmo que quantidadeMulheres = quantidadeMulheres + 1;   }    (...) } // fim do laço for // calcular a média (...) 

Sendo que você terá que fazer um procedimento parecido para calcular as outras médias também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...