Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Renomear arquivos e criar um txt com informações específicas


Posts recomendados

Boa tarde a todos!

Sou inexperiente em programação, preciso de ajuda (muita)!

Minha situação é a seguinte:

Criei 17mil pastas usando um software exe para criação de pastas, estão organizadas em ordem numérica.

Eu vou colocar arquivos jpg dentro de cada uma destas pastas. Não tem um número determinado, pode variar.

Primeira coisa: as imagens tem um nome padrão fornecido pelo scanner que as digitalizou. Eu preciso renomear seguindo um padrão. O padrão é: 0.jpg 1.jpg 2.jpg e assim vai.

Portanto, se a pasta 1 tiver 4 imagens, seguirá esse padrão até chegar em 3.jpg, pois partirá de 0. Em seguida a pasta 2 terá as imagens renomeadas dentro dela seguindo esse padrão, seja quantas imagens tiver sempre partindo de 0,  e assim o mesmo com cada pasta.

Eu quero saber se tem uma maneira de renomear esses arquivos automaticamente, sem ser 1 a 1, pasta por pasta.

Depois eu preciso de um TXT, com mudança de linhas usando CHR(13). A função desse txt é informar quantos arquivos de imagens existem em cada pasta.

A estrutura dele é: "1" "3", onde nesse exemplo 1 é o número da pasta, e 3 é a quantidade de arquivos de imagem dentro dela:

Exemplo:

"1" "3"

"2" "5"

"3" "8"

"4" "3"

e assim vai.

"1815" "2"

 

Existe uma maneira de gerar esse txt automaticamente puxando as informações de cada pasta e preenchendo automaticamente a quantidade de arquivos existente em cada pasta?

Desde já agradeço muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, isso é uma coisa simples de fazer, mas se você não tem segurança com programação, sugiro procurar uma ferramenta automática para cumprir a tarefa. Começar a programar por isso aí pode ser um pouco frustrante.

 

Se quiser insistir em fazer programando, sugiro usar Python. É uma linguagem tranquila para começar e depois de apanhar um pouco você vai tirar de letra isso aí.

 

Faça um backup dos seus dados! Comece com programas simples, vá aumentando a complexidade e depois dê uma olhada na biblioteca "os" do Python, que tem funcionalidades próprias para essas coisas.

 

Boa sorte e divirta-se! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!