Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CMOS, Cache & RAM


cdh_metroid

Posts recomendados

Esse é meu primeiro post aqui nesse forum, mas já faz um tempo que eu acompanho o forum antes de me registrar...e pude perceber que tem bastante gente aqui que entende de hardware, por isso resolvi postar isso aqui.

seguint...eu faço um curso tecnico em informática, e outro dia na aula, o professor tava explicando sobre o SETUP, dai ele mencionou que o SETUP fica gravado numa ROM, e que as modificações são gravadas na CMOS, que ele também classificou como ROM! :zoio: dai eu discordei, e ele tentou me convencer que estava certo, eu não aceitei mas deixei pra lá.

cheguei em casa e fui logo no livro CURSO COMPLETO DE HARDWARE IV EDIÇÃO, do Gabriel torres(pg. 69), pra saber a verdade, e vi que meu professor é louco... :tantan:

no outro dia, levei o livro pra ele ver e comecei a discutir com ele de novo: :muro:

O PROFESSOR DIZ:

quem a CMOS é uma "memória de configuração" e que não pode ser classificada como sendo RAM (na visão dele CMOS e Cache não são nem RAM nem ROM :blink: ) porque RAM (Random Acess Memory) é uma memória de acesso aleatório, isso quer dizer que pode ser acessada por varios dispositivos, e que a CMOS só é acessada pelo SETUP e que só armazena as modificações do SETUP, assim como o Cache, que ele também diz não ser RAM, porque só o processador tem acesso a ela, então não é aleatório (Ramdom) :tantan::tantan: .

EU DIGO:

que a CMOS é sim RAM, e que a parte Ramdom do nome se refere à aleatóriedade (não sei se essa palavra existe <_< ) das operações de leitura e escrita, ou seja, uma memória é RAM porque permite leitura e escreita aleatóriamente.

Assim a CMOS e o Cache são RAM's.

peço a opinião de vocês sobre o assunto e me ajudem a resolver essa questão... :help:

flws

t+

metroid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu explicar uma coisa...

Cache é RAM. PONTO FINAL. (Pode-se considerar que o usuário não tem "liberdade total" para ler ele, mas se considera que Cache é RAM SIM)

Não faz sentido discutir se CMOS é RAM/ROM.

Em Primeiro lugar: CMOS - Complementary Metal-Oxide Semiconductor. É uma TÉCNICA de construção de dispositivos. (de FETs, aliás)

A região onde se gravam as configurações do micro normalmente é uma EEPROM (que não é RAM mas também não é ROM) ou uma memória RAM alimentada por uma bateria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EU DIGO:

que a CMOS é sim RAM, e que a parte Ramdom do nome se refere à aleatóriedade (não sei se essa palavra existe  ) das operações de leitura e escrita, ou seja, uma memória é RAM porque permite leitura e escreita aleatóriamente.

Assim a CMOS e o Cache são RAM's.

A CMOS não é uma memória RAM.

Realmente, o que o seu profº. falou é verdade. A memória ROM tem os seguintes componentes :

- Setup;

- CMOS;

- POST;

- BIOS;

Antigamente a BIOS não era programada, hoje em dia as BIOS na verdade são Flash BIOS, que permitem a alteração dos seus dados.

Setup é o programa que configura as informações da BIOS, mas logicamente como a BIOS não é "gravável", as informações são gravadas na CMOS, que por vez é "alimentada" pela EEPROM, que por sua vez, necessita da bateria, para manter a informações do SETUP.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lOcAlZiN@28 nov 2004, 13:07

EU DIGO:

que a CMOS é sim RAM, e que a parte Ramdom do nome se refere à aleatóriedade (não sei se essa palavra existe  ) das operações de leitura e escrita, ou seja, uma memória é RAM porque permite leitura e escreita aleatóriamente.

Assim a CMOS e o Cache são RAM's.

A CMOS não é uma memória RAM.

Realmente, o que o seu profº. falou é verdade. A memória ROM tem os seguintes componentes :

- Setup;

- CMOS;

- POST;

- BIOS;

Antigamente a BIOS não era programada, hoje em dia as BIOS na verdade são Flash BIOS, que permitem a alteração dos seus dados.

Setup é o programa que configura as informações da BIOS, mas logicamente como a BIOS não é "gravável", as informações são gravadas na CMOS, que por vez é "alimentada" pela EEPROM, que por sua vez, necessita da bateria, para manter a informações do SETUP.

:joia:

A CMOS não fica na ROM e sim integrada no chipset da placa mãe.

quanto a ROMs do tipo FLASH elas são reprogramáves e não permitem alteração de dados, o que elas permitem é que você possa apagar o seu conteudo e gravar outra versão da bios, uma atualização da BIOS...

"....informações são gravadas na CMOS, que por vez é "alimentada" pela EEPROM, que por sua vez, necessita da bateria, para manter a informações do SETUP."

nada a ver...

EEPROM é uma tecnologia de contrução de ROM para bios similar ao FLASH ROM.

a bateria alimenta a CMOS que é RAM SIM!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...