Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

E que Venhao os CLONES !


bargarelo

Posts recomendados

em TI para min sempre foi e sempre será AUTOMÁTIZAR, acelerar processos, e tornar mais solidos os meios para alcançar o "estado da arte" sempre foram a busca das diversas áreas que compõe a infra-estrutura de TI.

Ferramentas que fazem isso estão dispostas nos mais diversos lugares e atendem a uma gama ridiculamente grande de soluções para os mais diversos problemas.

As ferramentas para a replicação de discos são algo muito interressante, principalmente no mundo LINUX, e atacam uma ponto crucial de TI.

""INSTALAÇÕES""

Quando a pouco tempo atrás me deparei com cerca de 100 máquinas que deveriam apresentar o mesmo conteúdo em software e em OS, tive que buscar ferramentas que me agilizassem o processo de instalação pois levaria cerca de "um mês" para terminar uma instalação de um laboratorio com 15 máq. Tendo 12 Laborátorios levaria um ano, todo o serviço e mesmo assim quando eu terminasse o último teria que partir para o primeiro novamente para o processo de atualização.

""AS ARMAS""

'Criando Matrizes'

Para começar é bom sondar a arquitetura de suas máquinas. Lembre-se os kerneis normalmente vem compilados otimizados. São as famosas nomenclaturas I386, I686, I586, esse e um problema pois ainda não descobri um kernel GENERICO, sem essas arquiteturas, que funcionasse em qualquer micro. Por tanto instalações feitas em máquinas com processadores AMD não funcionaram em PENTIUM. O tamanho dos discos também e necessário saber pois clones não podem ser menores que sua matriz.

Descoberta a partir da sondagem quais máquinas serão matrizes vamos partir para a decisão do que instalar de OS em cada matriz. O dual boot e um problema pois envolve um vilão da microsoft - o fidsk o XP ira SEMPRE eu disse SEMPRE esculhambar sua tabela de partiçoes, o grande problema esta na arquitetura usada pelo XP ele usa apenas uma particão primaria, enquanto o fdisk do linux usa até 4 partições primarias, resultado o XP deixa louco o superbloco do EXT3 e deixa todas as primarias mal formatadas, alguns problemas que ocorrem são: - grub não instala, - Xp não instala, - impossivel aproveitar espaço restante no disco ápos a clonagem, e perda total das instalações quando houver muitos dados no disco.

Minha primeira matriz deu pau por causa do XP, portanto se for dual boot construa a matriz dessa forma:

1º Apague o hd completamente, apague todas as particões existentes, crie uma unica partição com todo o tamanho do disco, formate-a com EXT3.

Pois se houver um Vfat com XP no disco, o XP ira restaurar a instalação baleada no disco, inclusive se a partição tiver sido apagada e recriada o xp enxerga fragmentos do sistema no disco e tenta restaura-lo ao invés de instalar-se novamente.

Pronto agora só exclua a partição grandona formatada em EXT3

2º Comece instalando o XP, de boot pelo disco do XP crie apenas uma partição a C: mais nada e instale o XP, lembre-se que o disco no Dual-Boot deve acomodar mais duas partições um para o linux O ''/'' e o SWAP, portanto sua partição do XP não pode ocupar o disco todo.

3º Instale o linux crie Swap primeiro, o meu padrão é 512Mb swap, e depois o ''/'' usando todo o espaço restante no disco e force ela a ser uma primaria você vai ver que swap e / trocam de lugar e o disco fica utilizado completamente. Esse e o resultado esperado quanto mais possivel for consumir todo o espaço do disco menos chance de falhas nos próximos processos, se restar espaço edite a particão e redimensine ela para que ocupe o restante do espaço livre.

Minha matriz um Samsung de 15 gb, fica dessa forma

1 - XP com 8000 Mb formatada em NTFS

2 - Linux Fedora Core II com 6512 Mb formatada em EXT3

3 - Swap 512 Mb

após ferita a matriz você pode usar este para outros fins essa e mai uma coisa muito legal..!

E que venhão os CLONES!!!

o DD e incrivel usando ele você pode jogar todo o conteúdo dessa matriz que esta no disco para um arquivão que pode ser clonado futuramente para um novo disco..

EX.. dd if=/dev/hdc of=/home/felipe/Matriz-050101-Linux&XP-15Gb

e você terá a matriz salva dentro do seu home

[felipe@info7 xclients]$ pwd

/isos/hds/xclients

[felipe@info7 xclients]$ ll

total 16828032

-rw-r--r-- 1 felipe suprt 4303756800 Set 13 09:30 XCamdk6II-PentiumMMX-5Gb-13092004

-rw-r--r-- 1 felipe suprt 4303756800 Jul 23 15:14 XCathlon-5Gb-23072004

-rw-r--r-- 1 felipe suprt 4303756800 Ago 11 13:28 XCpentiumII-5Gb-11082004

-rw-r--r-- 1 felipe suprt 4303756800 Jul 21 12:57 XCpentiumIII-5Gb-21072004

para devolver para o disco e só usar o caminho inverso:

dd if=/home/felipe/Matriz-050101-Linux&XP-15Gb of=/dev/hdc

o problema do DD e que ele esta limitado ao numero de discos que voce pode por em uma máquina normalmente e 4, pois sempre será um :

disco com o sistema - /dev/hda

disco com a matriz - /dev/hdb

e o clones - /dev/hdc e /dev/hdd

isso limita quando você for clonar a matriz para 15 máquinas pois com o DD você clona apenas dois discos por vez, e uma clonagem via DD leva cerca de 90 Minutos, portanto não e viavel o DD grandes volumes de clonagens para isso use algo que pode ser usado em rede onde você possa clonar várias máquinas ao mesmo tempo.

O UDP CAST vem bem de encontro ao problema não vou falar sbre ele mais vou passar o lugar onde aprendi a usa-lo:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verAr....php?codigo=923

assim e possivel clonar varias máquinas simultaneas e está resolvido o problema de clonagens em grandes volumes de máquinas.

para finalizar fica minha história sobre o colnagem espero que essas idéias tenham ajudado se não vou me esforçar mais pra agradar a todos

Valeu Abraços !!!!

uma matriz de 15 gb linux e XP, clonadas para hds de no minimo 20 Gb, clonado eu crio mais uma partição estendida onde ponho o /prg e o d:,

era assim

/dev/hda1 - XP

/dev/hda2 - linux

/dev/hda3 - swap

fica assim

/dev/hda1 - XP

/dev/hda2 - linux

/dev/hda3 - swap

/dev/hda4 - estendida

/dev/hda5 - /prg

/dev/hda6 - D:

faço as modificações necessária nas matrizes e uso o udpcast para clonar para as outras máquinas, minhas matrizes tem a config necessária pra qualquer ponto da rede dai vai da experiencia de cada um,

Tente sempre construir a matriz com o maximo de recursos possiveis para agilizar a config individual de cada nova máq

:devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais tenho um problemao não criei minha matriz particionando via windows o portanto usei o fdisk do linux mas cada vez que clono um disco com tres partiçoes 1º fat 32 de 8gb, 2º ext3 de 6gb, 3º swap de 512, onde so a um linux instalado o fedora 2, na segunda particao, e então parto para uma instalacao do XP pois o discos que estou clonando serão minhas novas matrizes o XP bagunça a tabela de partiçoes de deixa uma mensagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca vi um tópico tão mal-escrito e mal elaborado. Não entendi quase nada. Qual é a perguunta, a dúvida...?

Ou você veio esclarecer que clonagem de disco existe ? óó suehsaea

Não leve a mal, mas bota pelo menos umas virgulas aí...

Outra...se o problema fosse só linux, usaria o sistema kickstart, muito legal. Faz um dsiquete com a configuração, liga os pcs em rede e ia instalando em todos. (ADORO o kickstart)

Mas, o problema mesmo é que o XP bagunça a tabela de partições ? Bem, vou lhe ser sincero, o recomendável é instalar o XP primeiro e depois o Linux. Como não entendi sua dúvida e você também nem escreveu a mensagem de erro....fica pra próxima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hey Marshall!@14 jan 2005, 17:45

Nunca vi um tópico tão mal-escrito e mal elaborado. Não entendi quase nada. Qual é a perguunta, a dúvida...?

Ou você veio esclarecer que clonagem de disco existe ? óó suehsaea

Não leve a mal, mas bota pelo menos umas virgulas aí...

Outra...se o problema fosse só linux, usaria o sistema kickstart, muito legal. Faz um dsiquete com a configuração, liga os pcs em rede e ia instalando em todos. (ADORO o kickstart)

Mas, o problema mesmo é que o XP bagunça a tabela de partições ? Bem, vou lhe ser sincero, o recomendável é instalar o XP primeiro e depois o Linux. Como não entendi sua dúvida e você também nem escreveu a mensagem de erro....fica pra próxima...

:naonao: bom foi mau ai se te ofendi com meu post mal feito mais se a ##### do servidor da lista não tivesse dando pau eu teria postado algo melhor vou consertar pelo de desaforo e de quebrar vou te ensinar uma coisa ou duas sobre clonagem !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara...

Não é nem questão de tutorial..

Mas isso é um pouco básico, tenta ver no wikipedia sobre arquiteturas de pc, eu sei o conceito teórico, mas não posso te explicar agora (pressa), iria demorar um pouquim,.

Ah..talvez tenha isso no livro de hardware do morimoto

www.guiadohardware.net

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre as arquiteturas o Hey Marshall! ta certo, se voce compilar o kernel em i386 ou i486 (um pouco mais otimizado que o i386) vai funcionar em qualquer processador x86 (até em Athlon 64 :joia: ) só que logicamente com uma perda de desempenho (e claro, voce não vai usar i486 em um 386).

sobre o windows voce (na minha opnião) SEMPRE deve instalar primeiro, não importa qual windows, e pode até fazer 2 partiçoes NTFS por exemplo ocupando o disco todo, ai quando for instalar o linux usa o particionador e refaz o d: do windows com o seu sistema de arquivos preferido (ext2, ext3, reiserfs...) e a swap.

falou

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em termos eu jogo um disco de pra qualquer tipo de disco, sempre instalo o win primeiro o guru e que no queriamos um disco com linux e uma particao vazia pra futuramente instalar XP pois a licença muda depois de tudo pronto e que a gente se ligou mais como a gente ta adquirindo licença open agora da pra usar a mesma licença em varios micros, e agora que descolei umas treta pra trocar a licença do xp ficou barbada. AS soluçoes chegaram na hora :joia::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...