• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
bargarelo

E que Venhao os CLONES !

9 posts neste tópico

em TI para min sempre foi e sempre será AUTOMÁTIZAR, acelerar processos, e tornar mais solidos os meios para alcançar o "estado da arte" sempre foram a busca das diversas áreas que compõe a infra-estrutura de TI.

Ferramentas que fazem isso estão dispostas nos mais diversos lugares e atendem a uma gama ridiculamente grande de soluções para os mais diversos problemas.

As ferramentas para a replicação de discos são algo muito interressante, principalmente no mundo LINUX, e atacam uma ponto crucial de TI.

""INSTALAÇÕES""

Quando a pouco tempo atrás me deparei com cerca de 100 máquinas que deveriam apresentar o mesmo conteúdo em software e em OS, tive que buscar ferramentas que me agilizassem o processo de instalação pois levaria cerca de "um mês" para terminar uma instalação de um laboratorio com 15 máq. Tendo 12 Laborátorios levaria um ano, todo o serviço e mesmo assim quando eu terminasse o último teria que partir para o primeiro novamente para o processo de atualização.

""AS ARMAS""

'Criando Matrizes'

Para começar é bom sondar a arquitetura de suas máquinas. Lembre-se os kerneis normalmente vem compilados otimizados. São as famosas nomenclaturas I386, I686, I586, esse e um problema pois ainda não descobri um kernel GENERICO, sem essas arquiteturas, que funcionasse em qualquer micro. Por tanto instalações feitas em máquinas com processadores AMD não funcionaram em PENTIUM. O tamanho dos discos também e necessário saber pois clones não podem ser menores que sua matriz.

Descoberta a partir da sondagem quais máquinas serão matrizes vamos partir para a decisão do que instalar de OS em cada matriz. O dual boot e um problema pois envolve um vilão da microsoft - o fidsk o XP ira SEMPRE eu disse SEMPRE esculhambar sua tabela de partiçoes, o grande problema esta na arquitetura usada pelo XP ele usa apenas uma particão primaria, enquanto o fdisk do linux usa até 4 partições primarias, resultado o XP deixa louco o superbloco do EXT3 e deixa todas as primarias mal formatadas, alguns problemas que ocorrem são: - grub não instala, - Xp não instala, - impossivel aproveitar espaço restante no disco ápos a clonagem, e perda total das instalações quando houver muitos dados no disco.

Minha primeira matriz deu pau por causa do XP, portanto se for dual boot construa a matriz dessa forma:

1º Apague o hd completamente, apague todas as particões existentes, crie uma unica partição com todo o tamanho do disco, formate-a com EXT3.

Pois se houver um Vfat com XP no disco, o XP ira restaurar a instalação baleada no disco, inclusive se a partição tiver sido apagada e recriada o xp enxerga fragmentos do sistema no disco e tenta restaura-lo ao invés de instalar-se novamente.

Pronto agora só exclua a partição grandona formatada em EXT3

2º Comece instalando o XP, de boot pelo disco do XP crie apenas uma partição a C: mais nada e instale o XP, lembre-se que o disco no Dual-Boot deve acomodar mais duas partições um para o linux O ''/'' e o SWAP, portanto sua partição do XP não pode ocupar o disco todo.

3º Instale o linux crie Swap primeiro, o meu padrão é 512Mb swap, e depois o ''/'' usando todo o espaço restante no disco e force ela a ser uma primaria você vai ver que swap e / trocam de lugar e o disco fica utilizado completamente. Esse e o resultado esperado quanto mais possivel for consumir todo o espaço do disco menos chance de falhas nos próximos processos, se restar espaço edite a particão e redimensine ela para que ocupe o restante do espaço livre.

Minha matriz um Samsung de 15 gb, fica dessa forma

1 - XP com 8000 Mb formatada em NTFS

2 - Linux Fedora Core II com 6512 Mb formatada em EXT3

3 - Swap 512 Mb

após ferita a matriz você pode usar este para outros fins essa e mai uma coisa muito legal..!

E que venhão os CLONES!!!

o DD e incrivel usando ele você pode jogar todo o conteúdo dessa matriz que esta no disco para um arquivão que pode ser clonado futuramente para um novo disco..

EX.. dd if=/dev/hdc of=/home/felipe/Matriz-050101-Linux&XP-15Gb

e você terá a matriz salva dentro do seu home

[felipe@info7 xclients]$ pwd

/isos/hds/xclients

[felipe@info7 xclients]$ ll

total 16828032

-rw-r--r-- 1 felipe suprt 4303756800 Set 13 09:30 XCamdk6II-PentiumMMX-5Gb-13092004

-rw-r--r-- 1 felipe suprt 4303756800 Jul 23 15:14 XCathlon-5Gb-23072004

-rw-r--r-- 1 felipe suprt 4303756800 Ago 11 13:28 XCpentiumII-5Gb-11082004

-rw-r--r-- 1 felipe suprt 4303756800 Jul 21 12:57 XCpentiumIII-5Gb-21072004

para devolver para o disco e só usar o caminho inverso:

dd if=/home/felipe/Matriz-050101-Linux&XP-15Gb of=/dev/hdc

o problema do DD e que ele esta limitado ao numero de discos que voce pode por em uma máquina normalmente e 4, pois sempre será um :

disco com o sistema - /dev/hda

disco com a matriz - /dev/hdb

e o clones - /dev/hdc e /dev/hdd

isso limita quando você for clonar a matriz para 15 máquinas pois com o DD você clona apenas dois discos por vez, e uma clonagem via DD leva cerca de 90 Minutos, portanto não e viavel o DD grandes volumes de clonagens para isso use algo que pode ser usado em rede onde você possa clonar várias máquinas ao mesmo tempo.

O UDP CAST vem bem de encontro ao problema não vou falar sbre ele mais vou passar o lugar onde aprendi a usa-lo:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verAr....php?codigo=923

assim e possivel clonar varias máquinas simultaneas e está resolvido o problema de clonagens em grandes volumes de máquinas.

para finalizar fica minha história sobre o colnagem espero que essas idéias tenham ajudado se não vou me esforçar mais pra agradar a todos

Valeu Abraços !!!!

uma matriz de 15 gb linux e XP, clonadas para hds de no minimo 20 Gb, clonado eu crio mais uma partição estendida onde ponho o /prg e o d:,

era assim

/dev/hda1 - XP

/dev/hda2 - linux

/dev/hda3 - swap

fica assim

/dev/hda1 - XP

/dev/hda2 - linux

/dev/hda3 - swap

/dev/hda4 - estendida

/dev/hda5 - /prg

/dev/hda6 - D:

faço as modificações necessária nas matrizes e uso o udpcast para clonar para as outras máquinas, minhas matrizes tem a config necessária pra qualquer ponto da rede dai vai da experiencia de cada um,

Tente sempre construir a matriz com o maximo de recursos possiveis para agilizar a config individual de cada nova máq

:devil:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais tenho um problemao não criei minha matriz particionando via windows o portanto usei o fdisk do linux mas cada vez que clono um disco com tres partiçoes 1º fat 32 de 8gb, 2º ext3 de 6gb, 3º swap de 512, onde so a um linux instalado o fedora 2, na segunda particao, e então parto para uma instalacao do XP pois o discos que estou clonando serão minhas novas matrizes o XP bagunça a tabela de partiçoes de deixa uma mensagem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca vi um tópico tão mal-escrito e mal elaborado. Não entendi quase nada. Qual é a perguunta, a dúvida...?

Ou você veio esclarecer que clonagem de disco existe ? óó suehsaea

Não leve a mal, mas bota pelo menos umas virgulas aí...

Outra...se o problema fosse só linux, usaria o sistema kickstart, muito legal. Faz um dsiquete com a configuração, liga os pcs em rede e ia instalando em todos. (ADORO o kickstart)

Mas, o problema mesmo é que o XP bagunça a tabela de partições ? Bem, vou lhe ser sincero, o recomendável é instalar o XP primeiro e depois o Linux. Como não entendi sua dúvida e você também nem escreveu a mensagem de erro....fica pra próxima...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Hey Marshall!@14 jan 2005, 17:45

Nunca vi um tópico tão mal-escrito e mal elaborado. Não entendi quase nada. Qual é a perguunta, a dúvida...?

Ou você veio esclarecer que clonagem de disco existe ? óó suehsaea

Não leve a mal, mas bota pelo menos umas virgulas aí...

Outra...se o problema fosse só linux, usaria o sistema kickstart, muito legal. Faz um dsiquete com a configuração, liga os pcs em rede e ia instalando em todos. (ADORO o kickstart)

Mas, o problema mesmo é que o XP bagunça a tabela de partições ? Bem, vou lhe ser sincero, o recomendável é instalar o XP primeiro e depois o Linux. Como não entendi sua dúvida e você também nem escreveu a mensagem de erro....fica pra próxima...

:naonao: bom foi mau ai se te ofendi com meu post mal feito mais se a ##### do servidor da lista não tivesse dando pau eu teria postado algo melhor vou consertar pelo de desaforo e de quebrar vou te ensinar uma coisa ou duas sobre clonagem !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li o seu texto agora editado, bem legal .)

Só uma coisa, os kernels i386 funcionarão em provavelmente todos os computadores da classe PC (não vale ppc, sparc, etc...)

Eles são os mais genéricosp possíveis, funcionam desde um 386, passando por pentium , athlon, sempron, etc..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara poderia me indicar um tutorial sobre essas arquiteturas ou me explicar como elas funcionam

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara...

Não é nem questão de tutorial..

Mas isso é um pouco básico, tenta ver no wikipedia sobre arquiteturas de pc, eu sei o conceito teórico, mas não posso te explicar agora (pressa), iria demorar um pouquim,.

Ah..talvez tenha isso no livro de hardware do morimoto

www.guiadohardware.net

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sobre as arquiteturas o Hey Marshall! ta certo, se voce compilar o kernel em i386 ou i486 (um pouco mais otimizado que o i386) vai funcionar em qualquer processador x86 (até em Athlon 64 :joia: ) só que logicamente com uma perda de desempenho (e claro, voce não vai usar i486 em um 386).

sobre o windows voce (na minha opnião) SEMPRE deve instalar primeiro, não importa qual windows, e pode até fazer 2 partiçoes NTFS por exemplo ocupando o disco todo, ai quando for instalar o linux usa o particionador e refaz o d: do windows com o seu sistema de arquivos preferido (ext2, ext3, reiserfs...) e a swap.

falou

B)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

em termos eu jogo um disco de pra qualquer tipo de disco, sempre instalo o win primeiro o guru e que no queriamos um disco com linux e uma particao vazia pra futuramente instalar XP pois a licença muda depois de tudo pronto e que a gente se ligou mais como a gente ta adquirindo licença open agora da pra usar a mesma licença em varios micros, e agora que descolei umas treta pra trocar a licença do xp ficou barbada. AS soluçoes chegaram na hora :joia::-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0