Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Java ou c++?


Visitante

Posts recomendados

Estou pretendendo iniciar o estudo de uma dessas duas linguagens, contudo estou em dúvida qual delas devo optar. Por favor me ajude a escolher. Sua opinião e muito bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de quais linguagens você já sabe e o que pretende fazer... sao duas linguagens bem distintas, com um campo de aplicaçao diferente... se você está pretendendo começar a programar, fuja delas... se já programa em outras linguagens estruturadas e quer aprender orientaçao a objetos, eu recomendo Python... agora se você já programa com fluência em várias linguagens, inclusive OOP, vai fundo em Java porque o mercado de trabalho é muito bom (apesar da linguagem ser um saco)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o mundo da programação está dividido em C - e o resto, na teoria, quem é um bom programador em C, basta apenas um manual ou um tutorial para aprendert a programar na mesma, se estiver realmente afim de programar, aceitando as dificuldades os desafios que C oferece, recomendo C, caso queira uma coisa mais "light", opte por Java, apesar de nenhumas das duas oferecerem facilidades.

espero que tenha ajudado.

Rodrigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cortex... C é muito importante, claro, mas eu costumo avaliar o quao bom um programador é pelo quao pouco ele usa C para programar. Numa boa, quem hoje em dia, com as máquinas com performance absurda que existem,  quer se preocupar em fazer sua própria alocaçao de memória, compilaçao, etc, etc, etc... sem contar que fazer interfaces, de qualquer tipo, em C, é um saco... é perda de tempo... se você realizar projetos complexos nela, você estará perdendo seu tempo e sua energia criativa brigando com a linguagem, ao invés de criar o seu código...

Eu acho que o mundo da programaçao está dividido entre programadores que realizam seus projetos em uma linguagem e programadores que sabem usar várias linguagens, extraindo o melhor de cada uma. Se vou criar um sistema de gerenciamento de banco de dados, posso fazer um parser em Perl porque a linguagem é brilhante lidando com regexps, a parte de cálculos complexos, onde a performance é crítica em C e a interface do usuário em Python.

Aprender C é ótimo, e fará de qualquer um um bom programador, mas como primeira linguagem C é intragável, breca o aprendizado e cria vícios difíceis de serem largados depois.  Linguagens interpretadas dinamicamente sao muito melhores para aprendizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Programadores, vamos dizer "muito bom" ou aqueles caras que tem o QI muito elevado... com certeza vão preferir usar C/C++(e vão trabalhar no exterior). Essa é a melhor linguagem por que você faz o que desejar com ela... um exemplo do poder dessa linguaguem:

-O Kernel do Windows é feito em C

-O Kernel do Linux é feito em C

-As bibliotecas OpenGL é feito em C

-O icq é feito em C/C++

-O Office é feito em C/C++

-Quase todos os jogos são feitos em C/C++, é só ver quais os requisitos para se trabalhar em uma empresa que faz jogos

Mas dificilmente alguém faz esses tipos de programas(principalmente no Brasil) e no seu caso você não vai fazer programas como esses, então aprenda Java, que é uma linguaguem que está cada vez crescendo mais e é orientada a objetos... e muitas empresas(brasileiras) estão procurando pessoas que programam em Java para fazer sistemas comerciais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um programador "muito bom" vai usar a linguagem mais adequada para o trabalho... nenhum programador experiente vai fazer uma biblioteca gráfica em perl, ou um parser em C, ou um jogo 3d em Ruby... por isso que existem várias linguagens... pra que você possa extrair o melhor delas de acordo com a necessidade...

Se C fosse a melhor linguagem para TUDO, nem existiriam outras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você esta começando, comece com Pascal q não serve pra muita coisa hoje em dia, mas você vai aprender a programar...

Depois, passe para o DELPHI... q adivinha? Usa pascal como linguagem... Depois q aprender a programar no DELPHI, passe a programar no C++ ... ai passe a utilizar o  C Builder... depois que souber programar em C++ e Pascal, passe a estudar programação orientada a objetos.. e adivinha de novo?? Pascal Objetc você pode usar no proprio Delphi... e adivinha de novo? C++ também tem objetos.

Depois de saber muito programar COM OBJETOS muito bem nessas linguagens , passe a programar em JAVA... ai você arruma um emprego muito bom de varios milhares mensais e me manda uma grana por ensinar o caminho.

O carinha que disse que tudo é feito em C++ tem razão. Mas o outro cara que desmentiu tem mais razão ainda.

Faz o seguinte: Aprende programar muito bem em Delphi pra fazer programas comerciais... Aprenda muito bem C e C++(Tem muita diferença?) pra fazer algumas coisas mais baixas que o Delphi pode e depois aprenda JAVA e faça o que quiser, para o tipo de máquina que quiser, sistema operacional, internet... bla bla bla...

DICA: JAVA É UM PÉ NO SACO... enquando as outras linguagens PODEM ser orientadas a objetos, em JAVA tudo é objeto, classe, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DanielCapelari+22 Abr. 2003,06:11-->
(...) passe a programar no C++ (...) depois que souber programar em C++ (...), passe a estudar programação orientada a objetos..

E que diabos você estaria fazendo aprendendo C++ sem usar objetos? Você então teria aprendido C, não C++.

Postado Originalmente por DanielCapelari@22 Abr. 2003,06:11

Aprenda muito bem C e C++(Tem muita diferença?)

Tem MUITA diferença, são linguagens bem distintas.

Postado Originalmente por DanielCapelari@22 Abr. 2003,06:11

e depois aprenda JAVA e faça o que quiser, para o tipo de máquina que quiser, sistema operacional, internet... bla bla bla...

Como todos dizem, use a ferramenta certa pro trabalho certo; você não vai poder usar java para fazer o que quiser, nem Delphi ou C. Cada um se encaixa para certas finalidades, e querer usá-los para outras coisas é dar murro em ponta de faca; você até pode conseguir fazer, mas a custo de um desperdício imenso.

DanielCapelari@22 Abr. 2003,06:11

DICA: JAVA É UM PÉ NO SACO... enquando as outras linguagens PODEM ser orientadas a objetos, em JAVA tudo é objeto, classe, etc.

Hehe... então você não conhece C# ainda...  :cool:

Prá variar, tópicos assim não tem utilidade, apenas para discursos; "qual a linguagem melhor" depende do que você quer fazer; da mesma maneira que você não pode responder "qual a melhor ferramenta, um martelo ou uma chave de boca?", elas servem para coisas diferentes. Minha recomendação é que os moderadores tranquem isso aqui, duvido que apareça mais algo útil neste tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por hme@06 Abr. 2003,19:51

Estou pretendendo iniciar o estudo de uma dessas duas linguagens, contudo estou em dúvida qual delas devo optar. Por favor me ajude a escolher. Sua opinião e muito bem vinda.

Pense o seguinte... 95% dos programas "grandes" que estão rodando/instalado no seu computador e nas grandes organizações, são feitos em C/C++!

Enquanto que 95% dos programas comerciais "pequenos/medios" são feitos em outras linguagens... VB, Delphi, Java, PHP e etc... e também em C/C++.

ou seja, se um programa for muito complexo... ele tem 95% de chances de ser feito em C/C++ única e exclusivamente. Mas o contrários não pode ser afirmado.

Pra você ter uma ideia, vários programas que geram programas Java,HTML, e etc são feitos em C/C++.

Mas como todo mundo sabe, ninguém vai usar um cgi feito em C/C++ para imprimir uma página de HTML de empresas pequenas. Para isso existem várias outras alternativas... mas se for um site de grande porte, tal como o Itaú, que precisam de velocidade/desempenho/qualidade, pode ver que eles utilizam dll's ou executáveis, provavelmente feitos C/C++...

É lógico que sempre vai ter gente falando que pra fazer uma coisa é melhor tal coisa... e isso até é verdade(custo/beneficio)! Mas se uma empresa for fazer um programa de grande porte, a probablilidade da linguagem escolhida ser C/C++ é muito grande.

Agora, você está pensando... ah, então vou aprender C/C++ e serei feliz para sempre... Também não é assim, para fazer programas comerciais... seria melhor você utilizar "JAVA", VB, ASP, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, java é muito difícil de aprender logo de cara. A não ser que você já tenha uma boa experiencia em programação (e muita paciência), é melhor começar por c. Se você quiser mesmo aprender java dá uma olhada no básico de c, sem mexer com ponteiros ou arquivos, e depois migra pra java.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o cara não sabe programar tem q pegar uma coisa fácil né... não adianta falar em mercado de trabalho, q c++ foi usado no kernel da batedeira da minha vó... que java é só pra internet... javascript é pra q então? Pra fazer efeitos visuais na geladeira da vó.. só pode...

Primeiro aprenda programar com uma linguagem bem tosca q ninguém da valor tipo Clipper... depois você passar a pensar em mercado de trabalho e o escambau...

Na minha opinião aprenda Clipper q é mais fácil, depois Delphi que é onde todo mundo trabalha no Brasil e depois passe pro Java se você tiver algum interesse e possiblidade de trabalhar com isso... não adianta também aprender programar em Java e ficar em casa calculando raiz quadrada...

a Borland ta dizendo ha muito tempo pro pessoal prestar atenção em Java q ela ta ligada cada vez mais nisso...

E outra coisa, depois que você aprende umas duas ou tres linguagens, sendo uma Orinentada a Objetos, pronto, você sabe praticamente qualquer porcaria que aparecer.... então você vem aqui e fica falando que sabe igual tudo igual esses idiotas.

Tchau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra finalizar:

Acho c/c++ uma grande porcaria. Aqui no Brasil ninguém faz nada com isso... Aqui é Delphi e provavelmente Java... pra q diabos alguem vai aprender c/cc+? Pra ir trabalhar no exterior?

então manda um email la da India... é la q se programa pra caramba em c/c++... e o legal q se programa em 486s super potentes... dá ate gosto...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Neanderthal@30 Abr. 2003,04:51

Acho c/c++ uma grande porcaria.

Você pode até dizer que é inútil (para o Brasil), mas está longe de ser porcaria. Se tudo que você consegue enxergar no seu futuro profissional é ficar fazendo sistemas informatizados, seu rumo é VB, Delphi e Java; e, de fato, ninguém lá fora vai querer contratar você prá fazer isso; como dizem, "programador Delphi tem um em cada esquina" (a piada era mais zombeteira, mas omiti algumas palavras porque aqui tem criaturas de espírito muito sensível).

Quanto ao "aprenda programar com uma linguagem bem tosca q ninguém da valor", duvido que seja um bom conselho; uma linguagem tosca que não tem valor é normalmente perda de tempo; se ninguém dá valor a ela, qual a vantagem didática em aprendê-la? Passatempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

falei q não voltava mais .. mas voltei de novo

A ideia de aprender uma linguagem tosca é a facildade de aprender logica de programação... é muito mais fácil o cara aprender o sistema da programação sem ter q por um monte de ponto e virgula, sem ter que criar objetos, etc...

Se vocês ficam indicando Java pro cara aprender logo de cara ele vai ter q se preocupar em entender a logico de programaçao e a linguagem java junto...

Clipper é tosco mesmo e ninguém vai te pagar 10 conto por um programa em Clipper. Mas se você não aprender logica de programação antes de aprender programar em linguagens mais dificeis você vai sofrer muito...

O salario de um programador Java é por volta dos 6000... o q você vai fazer no exterior programando em c++? Sair do brasil e morar fora só pra "Trabaiá no Estrangeiro"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Neanderthal@30 Abr. 2003,04:51

Acho c/c++ uma grande porcaria. Aqui no Brasil ninguém faz nada com isso...

Essa foi a maior bobagem já dita na internet.

C/C++ é o que o software nacional nescessita.

Fechem esse topico mais nada util saira daqui!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

afff...

se o cara tiver como universo o Brasil, ou ele deve ter algo muito bom para que o prenda aqui ($$$$TRAMPO$$$$), ou é um cara sem perspectiva que vai querer sempre fazer um sisteminha para a "Padaria do Seu Manél", nunca vai querer expandir seus limites, então, não que eu esteja "desmerecendo" o Brasil, mas se ele não achar nada que de bom no Brasil, é melhor cair para o exterior, e se quiser fazer isso, não vai ser uma linguagem "mole" que vai te dar pão pra comer....

fechem logo o tópico...

putz....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico Encerrado

Motivo: Topico aberto ha quase 30 dias, sem qualquer palavra adicional de seu originador, entendo q o mesmo já deve ter se tido a sua resposta.

Caso o mesmo queira q este topico seja reaberto, me procure via PVT.

Obrigado pela atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...