Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

duvida sobre fundo dos programas


unirio.rafael

Posts recomendados

Salve, Rafael.

Eu me lembro que em Pascal para DOS, existia uma variável que permitia a troca do fundo através de tabelas. BACKGROUND, em inglês. Faz tempo, ehehehehehe

Em C, deve haver alguma coisa parecida, mas, para aplicação console, acredito. Se for para Windows, acho que você pode mudar as opções de exibição, diretamente nas propriedades do objeto, quando você está usando um compilador.

O melhor é consultar o HELP do seu compilador e verificar variáveis/funções que façam isso.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do compilador que você vai usar, para trabalhar com cores e outras "perfumarias" o Turbo C é o mais fácil. Porém você terá que usar a lib. conio.h que não é padrão ANSI. E outra o Turbo C já está obsoleto.

Já no Dev-C++ (que usa o MinGW) a lib. conio.h dele não suporta as mesmas funções do Turbo C, portanto não tem esses recursos de cores, pelo menos não tão facilmente. A vantagem é que o MinGW segue o padrão ANSI.

Eu acho legal que você comece usando o Turbo C, por ser mais fácil.

Exemplos:

No Turbo C você faria assim:

//...

textcolor(RED);

cprintf("Texto em vermelho");

textcolor(BLUE);

cprintf("Texto em azul");

//...

No Dev-C++ você pode fazer assim:

//...

system("COLOR 3C");

//...

O system envia um comando para o sistema, portanto quem troca a cor é o sistema e não o seu programa.

O desvantagem de usar isso é que você poderá usar somente uma cor para o fundo e uma cor para a letra.

Para mais detalhes sobre o comando COLOR, abra o prompt (cmd) e digite COLOR /?.

Existe um projeto para o Dev-C++ que chama-se conio2.h que é a implementação da biblioteca conio.h para o dev-c++.

Teste no Dev-C++:


#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main()
{


system("COLOR 3C");
printf("Estou colorido!");

getchar();
}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...