Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

daviddatal

Membro Pleno
  • Posts

    842
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

23
  1. Olá, Recebi um documento que tem níveis de entrada da guia referências. Ocorre que não consigo excluir esses níveis, eu coloco "não mostrar no sumário" mas não sai, continua marcado lá "Nível 1". Além disso, quando tento inserir um nível em outro local ele não adiciona. Em outros documentos, essa ferramenta funciona normalmente. O que devo fazer para eliminar esses níveis?
  2. Olá, Gostaria de saber se alguém conhece um aplicativo android que tem o ícone abaixo, são 3 barras verticais com tamanhos diferentes, creio que seja para mensagens.
  3. Realmente o Help do VBA é de grande ajuda, estou sempre consultando ele. Pena que não tem para baixar, se tivesse eu iria fazer um índice tópico por tópico para realizar consultas futuras. Percebi que até o momento de capturar o caminho da pasta onde estão os arquivos, não precisa dessa biblioteca Microsoft Scripting Runtime. Fiquei pensando em outra maneira de manipular arquivos sem usar essa biblioteca, algo mais simples talvez. Pois basta colocar, por exemplo, Name CaminhoDoNomeAntigo As CaminhhoDoNomeNovo que o VBA renomeia. Agora preciso saber se existe também alguma instrução/palavra chave que consiga capturar o nome dos arquivos em uma pasta, sem recorrer à criação de objetos.
  4. Obrigado também, @Edson Luiz Branco. Vou analisar suas contribuições. Por hora, eu fiz uns pequenos ajustes no código, compartilho com vocês como ficou. Indiquei células para o usuário digitar o texto procurado e o texto substituto, entre alguns outros pequenos detalhes. Caso tenham sugestões ou melhorias, podem informar. RenomearArquivos - Muca Costa - Fórum 2021.06.20.rar
  5. Obrigado. Cogitei a possibilidade do trecho da Sub Excluir ter relação com a Sub principal pelo fato da Excluir está sendo solicitada na principal... Mas eu sei que cada Sub tem sua independência, a menos que variáveis sejam dimensionadas como Public ou no espaço de declarações (antes das Subs). Testei a instrução Name especificando diretamente o CAMINHO + nome do arquivo atual As CAMINHO nome novo do arquivo novo. Então essa instrução independe do código anterior. Só com isso, já é possível renomear os arquivos. Mas seu código é de grande ajuda porque faz isso dinamicamente. Muito obrigado.
  6. Entendi. 1) PERGUNTA: Então c1, c2, etc são parâmetros de quem? De objFile.Name lá da Sub Listar_arquivos()? 2) PERGUNTA: Set objFSO = CreateObject("Scripting.FileSystemObject") serve para criar uma pasta temporária?
  7. @Muca Costa, Tenho duas perguntas e gostaria que você me respondesse: 1) DÚVIDA Na Sub Excluir(), na linha de renomear os arquivos, gostaria de entender para que serve esse c1 no começo, é uma variável qualquer? Ou um item de algum objeto? c1 = Cells(repete, "B").Replace("iii", "kkk", xlPart) 2) DÚVIDA Na Sub Renomear_Arquivos, na última linha, Name NomeAntigo As NovoNome de onde vem essa palavra name? Pertence a algum item da Sub ListarArquivos()? Explica essa parte se possível.
  8. Obrigado. Eu também sou autodidata, sou matemático mas gosto de programar nas horas vagas. Se surgirem outras questões sobre VBA irei postar aqui, espero que veja sempre que possível. Abraço!
  9. @Muca Costa Eu que agradeço. Esses hifens eu colocava quando terminava de ver um vídeo, mas agora quero "zerar" para revê-los. Estou lendo o livro "Programando o Excel Vba Para Leigos - 2ª Ed 2013", simples mas está ajudando muito. Você indica algum outro material/canal de vídeos?
  10. Deu certo aqui, troquei "----- " por "-----". Ficou somente um espaço entre o último hífen e Geometria, no seu exemplo.
  11. Deve ser porque no seu tem um espaço entre o último hífen e o restante do texto. Vou testar aqui colocando: c1 = Cells(k, "B").Replace("-----", "", xlPart) Deu certo! Muito obrigado, @Muca Costa! Agora vou analisar detalhes do seu código, sou iniciante em VBA.
  12. Creio que o ajuste deva ser feito na Sub Excluir(). Em que momento os arquivos da pasta são, de fato, renomeados?
  13. @Muca Costa Consegui aqui com outro programa. Testei, mas pelo visto o código não retirou os hifens.
  14. Gostaria de saber se é possível programar em VBA para alterar o nome de arquivos em uma pasta qualquer. Por exemplo, retirar os traços "-" repetidos de todos os arquivos como mostra na foto. No caso do arquivo "Aula 69 - ----- Geometria Espacial Métrica - Cilindros Pate 1.avi", ficaria: "Aula 69 - Geometria Espacial Métrica - Cilindros Pate 1.avi".

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...