Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

marceloveit

Membro Pleno
  • Posts

    58
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Boa tarde pessoal. Recentemente eu montei um PC novo. Reaproveitei apenas o HD e o gabinete de um PC velho que eu tinha aqui. Comprei placa de vídeo, placa mãe,fonte,processador, memória... enfim, tudo novo. Instalei tudo certinho, coloquei sistema operacional Windows 7, instalei todos os drivers. Porém está com um problema. Qualquer transferência de dados que eu faça, em qualquer porta usb do PC, fica lenta pra caramba. Ela começa em 30MB/s e vai diminuindo gradativamente, até KB/s. Já cheguei a deixar uma noite inteira transferindo um arquivo de 20GB pra um HD externo e quando eu acordei ainda não tinha terminado. Já testei com diferentes dispositivos USB(pendrives,HD externo, tudo) e se comporta sempre da mesma forma. Minha placa mãe é uma MSI AMD Gaming 970 AM3+. Tem inclusive porta USB 3.0. Pente de memória da marca Kingston, Hyper XFury, 1600MHz, 8GB. Já tentei desativar o antivirus, e nada também.(Uso o Norton, pago, ganhei um ano de assinatura junto com compra da placa mãe). O que pode ser o problema? Aguardo resposta, Desde já, grato.
  2. Pessoal perdão por não entrar em maiores detalhes, mas é o seguinte: Meu circuito inteiro(incluindo fonte), deve ser compacto e caber dentro de uma caixinha pequena que tenho aqui. Por isso não considerei a ideia de usar essas fontezinhas externas prontas. E usar um transformador seria inviável pelo custo. Não que seja totalmente inviável, mas sai muito mais barato fazer com fonte capacitiva. Eis o por que de eu insistir tanto nela. Não tem isolação, porém é barata e é compacta. E mesmo assim obrigado pelas respostas!
  3. Meu circuito precisa ser compacto. E como não vai puxar muita corrente(vou ligar um microcontrolador 12F675 e um relé), então não sei por que seria tão absurdo assim usar fonte capacitiva. O que você me recomendaria @Isadora Ferraz?
  4. Bom dia amigos. Para circuitos de baixa corrente costumo usar fontes capacitivas com o mesmo formato do esquema abaixo: O valor de C1(que é o capacitor em questão) varia de acordo com a tensão da rede(220VAC ou 110VAC) Geralmente eu uso capacitores de poliester, por aguentar mais tensão. Porém vez em quando dá problema no capacitor, sem falar no barulho que ele faz. Minha dúvida é a seguinte: Existe algum tipo de capacitor específico para se usar em fontes capacitivas(em rede AC)? É errado usar capacitor de poliester? Desde já, grato.
  5. É... então deve ser algum bug do CCS. Perguntei pro meu colega de trabalho que também tem 10 anos de experiência em programação, ele também nunca viu nada do tipo. Eu no teu lugar faria assim: Tira função por função do programa(comentando uma por uma), até conseguir compilar sem erro. Quando achar o trecho do programa em que se encontra o erro, tenta reescrevê-lo de outra forma.
  6. Deve ser algum problema de endereço. Ao declarar a variável ela foi alocada em algum endereço indevido. Não sei como ta teu código, mas seguem minhas sugestões: -Tenta mudar o endereço da variável. Logo depois que tu declara ela. Tem um comando no CCS (pra alocar a variável x no endereço tal), se não me engano é #byte nomedavariavel = endereçoemhexadecimal; Abre o help do CCS e vê direitinho como se faz ou -Deleta a variável e compila, mesmo dando erro, só pra salvar. Copia teu .c e tuas bibliotecas .h da pasta em que se encontra o programa, cola em outra pasta e cria um projeto novo lá. Quando for criar o projeto inclui esses arquivos nele, daí compila de novo e vê se o erro persiste.
  7. Exato. Acho que alguns colegas aqui não entenderam, mas a última frase do @aphawk meio que resume minha ideia. Meu controlador não vai ser feito pra trabalhar com tanta potência assim. Como eu falei, 5A no máximo. Além da sobrecorrente ele vai controlar o sentido de giro e potência por PWM. Tudo por microcontrolador + ponte H. O problema do ruído já resolvi. Filtros RC não me adiantaram, talvez eu não soube calcular corretamente, mas tentei fazer de acordo com o datasheet da ponte H. O que resolveu foi usar amplificadores operacionais, como eu havia comentado anteriormente. E o problema de ter que considerar a corrente de partida do motor(para ele não ler como se o motor tivesse em curto) também foi resolvido. A corrente de curto só vai ser considerada após 2s de leitura acima do limite do comparador, assim não vai pegar aquele pico de corrente da partida do motor e nem os picos que acontecem ao aumentar a potência por PWM de forma "rápida". Creio que 2s em sobrecorrente não será problema para o motor e nem para minha ponte H(que terá boa dissipação de calor, além de ventilação com cooler). Terei que tomar cuidado no roteamento da placa, pois ruído aqui é meu maior "inimigo". Vou separar a parte digital da de potência, evitando ao máximo que o ruído chegue ao meu microprocessador. Já tive problemas em que meu controlador "pendurava" ao chegar em determinado nível de potência, era até engraçado. Funcionava de 0 a 96%, e de 98% a 100%, mas no maldito 97% teimava em pendurar! Fui ver era problema de roteamento. Tinha um capacitor de filtro da parte digital próximo ao GND de potência, e acho que quando o motor chegava aos 97% gerava alguma ressonância com a frequência e me quebrava tudo, hehe. Obrigado a todos que ajudaram até agora. Críticas e sugestões são bem vindas.
  8. Bom, minha ponte H na verdade é um L6203(http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/stmicroelectronics/1373.pdf). Não quis postar antes pra não complicar. Mas sim, ele tem um pino de Vsense ligado a um resistor. O Vsense é basicamente o "fim" da ponte H, e o resistor ligado nele nada mais é do que um resistor ligado em série com o motor(como eu havia postado antes). @MatheusLPS dei uma olhada no link, eles falam em usar um ampop pra amplificar a tensão sobre o resistor, como o @aphawk falou. Então o que eu fiz: -Coloquei um ampop para amplificar a tensão sobre o resistor, amplifiquei em 10x. -Como o ampop tem uma alta impedância de entrada, eu "linearizei" a saída colocando um capacitor e o PWM sobre o motor não foi afetado. Agora eu tenho um sinal linear na saída do ampop, que varia de acordo com a corrente do motor. Basta eu colocar um comparador pra quando a corrente passar de "tal" valor desligar meu circuito certo? O chato é que eu tenho que considerar a corrente de partida do motor. Dúvida: Meu motor ta trancado e a corrente subiu. O valor dessa corrente é maior do que a corrente de partida dele certo? Ou não?
  9. Olá. A ideia não é tão simples como o título do tópico, mas vamos lá. Estou construindo um controlador de motor DC(de até 5A). Meu circuito consiste basicamente em uma ponte H controlada por um microprocessador. Faço o controle de potência através de PWM. Quero controlar a corrente que esse motor puxa da seguinte forma: se aumentar demais o peso que a carga exerce sobre o eixo do motor, irá aumentar a corrente. Se a corrente subir acima de 5A eu desligo o circuito. Mas como medir essa corrente? Me veio na cabeça a ideia de colocar um resistor de baixa resistência e alta potência em série com o motor, para assim poder medir o valor de tensão sobre esse resistor e ter o valor da corrente. Pus o circuito em prática, e eis que surge o meu problema. Obviamente, o motor gera uma ruideira danada, e fica impossível de ler o valor de tensão sobre o resistor. Como eu posso eliminar este ruído? Lembrando que: Uso PWM para controlar a potência do motor, logo não posso usar capacitores em paralelo, pois isso iria linearizar meu sinal, acabando com o princípio do PWM. Outros métodos para medir a corrente também são bem vindos. Desde já, grato.
  10. Eu uso a Ya Xun 878D+. Na minha opinião é ótima pois é bem simples e eficiente.
  11. Exato. Também já tive esse tipo de problema com fornecedores. Cheguei a mandar 3 emails e nada, parece que eles não lêem os emails... só tem pra "bonito". Comecei a atrasar o prazo do meu projeto por causa deles e então resolvi ligar. No mesmo dia me mandaram o orçamento.
  12. Muito bem lembrado. Como o Matheus falou, deve-se ter bastante cuidado com o roteamento da placa. O datasheet do TNY280 te dá uma "luz" de como posicionar os componentes e fala os cuidados que devem ser tomados ao rotear a placa. Nós mandamos fazer as PCBs em diversos lugares diferentes, dependendo do tipo de placa e preço. Mas tudo perto aqui da região, no Rio Grande do Sul.
  13. Com adaptações é claro hehe. Já fiz uma fonte com o tny280 também. Os diodos que o software indica são diodos rápidos e ultra rápidos. Geralmente ele indica alguns difíceis de se achar, mas da pra substituir por outros mais populares. Já vou adiantando pra você: O diodo que é ligado no dreno do TNY é o que mais esquenta, dependendo da potência que tu exige. Por isso na maioria dos casos é recomendável usar um diodo ultra rápido. Eu sempre uso o MUR460. Os demais diodos(fora a ponte e o zener é claro) são diodos rápidos. Eu uso o 1N4937, que é bastante popular e fácil de encontrar. Quanto a empresa que fabrica os transformadores.... Conheço a A.R Severo, que é nossa fornecedora. Fabricamos todos os nossos transformadores com eles. Te aconselho a mandar um email pedindo um orçamento antes com as especificações do transformador que o programa da Power te mostra(tensão de entrada/saída,duty cycle, frequência,corrente etc).
  14. Cara eu uso muito no trabalho os CI's da Power Integration, da família TinySwitch( 2 à 4, de acordo com a potência ). Tu vai encontrar por aí como TNY2xx. http://www.powerint.com/en/products/tinyswitch-family/tinyswitch-4 E pra projetar a fonte chaveada eu uso o próprio software da Power Integration (que tem disponível para download no site deles). O nome é PI Expert. Tu pode tanto projetar a fonte a partir do CI que tu escolher, ou a partir do trafo que tu tiver disponível em mãos. Espero ter ajudado, abraço!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!